Sie sind auf Seite 1von 10

Universidade Anhanguera Uniderp Pedagogia

Adeilma Pedra Lorenzo dos Santos RA 358436 Email: adeilma.to@hotmail.com Auriclia Abreu Penedo RA 358543 Email: auriceliacat@yahoo.com.br Clia da Silva Brito Sousa RA 359786 Email:cleiabrito2010@hotmail.com Odete Guilherme da Silva RA 361960 Email:odeteguilherme2010@hotmail.com Mrian Correia Lima RA 361837 Email:mirian.to@hotmail.com Dalilla RA Email: lyllah_angel02@hotmail.com

Educao e Diversidade

Brasil um pais multicultural


O Brasil um pas onde as raas se misturam, formando assim vrias culturas. Cada indivduo tem uma forma de falar, agir, pensar.

Fazem parte desta grande mistura de raas: Afrodescedente , ciganos,


japoneses e vrias outras etnias, que por sua vez devem ser respeitada e aceitas sem qualquer preconceito e descriminao.

A diferena entre culturas fruto da singularidade desse processo em cada


grupo social; pensando nisto podemos afirmar que a pluralidade nos torna um ser nico.

Pluralidade na Escola
Alguns conflitos relacionados a pluralidade cultural na escola so:
Questes socioeconmicas, polticas e tnicas culturais. O preconceito e descriminao tendo em vista as dificuldades do ser humano de receber com agrado e poder conviver com as diferenas.

Direitos humanos
Todo ser humanos nasce em lares diferentes, porm com direitos totalmente

iguais.
Liberdade de expresso um desses direitos, liberdade esta que est dentro de cada indivduo.

Todo ser humano ter influncia familiar, escolar e at mesmo em meio a


sociedade em que vivem, na formao do seu carter. Todos podem at ser diferentes, seja de classe social, crena, cultura, se

homem ou mulher, os direitos fundamentais so para todos.

Racismo na Escola
No Brasil o preconceito racista ocorre principalmente em relao ao negros, pelas as suas caracterstica fsicas aparentes como: cabelo, cor de pele, formato do nariz e boca. As relaes estabelecidas no ambiente escolar referente ao ensino e aprendizagem no deixam dvidas sobre a dificuldade em se tratar da temtica racial, tornando tais questes como via de regras pra que se torne possvel por parte da maioria dos professores e da comunidade escolar.

Gnero na Escola
Precisamos discutir o conceitos de gnero e sexualidade no mbito escolar por meio de um processo desconstrutivo, em que a questo de identidade do ser humano no que diz respeito ao valores e normas afirma-se que: Sexualidade, os corpos e os gneros vem sendo descritos, compreendidos, explicados, regulados e educados pelas instituies sociais: igrejas, famlia e especialmente escolas.

A responsabilidade do educador.
Influenciar o educando em um jeito melhor de pensar, agir, falar, para que assim se forme um novo cidado.Cidado esse que aprenda a compreender e respeitar as diferenas, independente de raa, gnero, classe social ou crena.

A opo por contedos que relatem o cotidiano social e cultural vivido no


ambiente escolar, tentando assim repassar da melhor forma de compreender as culturas que os cercam.

A inveno da infncia

Das könnte Ihnen auch gefallen