Sie sind auf Seite 1von 26

1

FILOSOFIA PARA QU?


Na antiguidade, a imagem do filsofo era algum que dedicava a vida a contemplar as coisas distantes e complicadas. (Chaui, p.9) Qual a utilidade prtica da filosofia? Que uso proveitoso ou vantajoso posso fazer disso?

Os fundamentos tericos das cincias no so cientficos, mas filosficos, e, sem a filosofia, as cincias no seriam possveis. (Chaui, p.11) Para outros, a filosofia, se encontra nos ensinamentos morais ou ticos. Seria ento a arte do bem viver, ou da vida correta e virtuosa. Sua finalidade seria ensinarnos a virtude, o princpio do bem viver. (Chaui, p.11)

BOM ESTAR EM CRISE!


Vivemos no senso comum de nossa sociedade. Nunca nos passa pela cabea contestar. Todavia, nunca perguntamos o que essas palavras, ideias nos transmitem, por que as valorizamos (Chaui, p.13) Ser que as coisas so assim como eu pensava? Estamos em crise! Desejo de saber, atitude filosfica. (Chaui, p.13-14)

A atitude filosfica compreender as coisas, idias, fatos, situaes e avaliarmos. Para que filosofia? Para no darmos nossa aceitao imediata das coisas, sem maiores consideraes. (Chaui, p.16) Filosofar exigir provas e justificaes racionais. (Chaui, p.16)
5

A ATITUDE FILOSFICA

1. Negativa: um dizer no ao senso comum, a crenas, opinies e valores recebidos na experincia cotidiana. (Chaui, p.17) 2. Positiva: uma interrogao sobre o que so as coisas, as ideias, os fatos, as situaes, os comportamentos, os valores, ns mesmos. o que ? Por que ? Como ? (Chaui, p.17) - Caracterstica Negativa + Caracterstica Positiva = Atitude Crtica.
7

Crtica: gr. krisein sig.: 1) capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; 2) exame racional de todas as coisas sem preconceito ou prejulgamento; 3) atividade de examinar e avaliar detalhadamente alguma coisa (ideia, valor, costume, comportamento, obra de arte ou de pensamento). (Chaui, p.18)
8

A filosofia se interessa preferencialmente para os momentos de crise: - no pensamento; - na linguagem; - e na ao; esses momentos tornam manifesta a necessidade de fundamentao das ideias, dos discursos, dos valores, dos comportamentos e das aes. (Chaui, p.19)
9

PERGUNTAS FUNDAMENTAIS DA ATITUDE E DA REFLEXO FILOSFICA

10

Realidade Exterior

Crise

Atitude crtica

ATITUDE FILOSFICA

O que ? Como ? Por qu? Para qu?


11

Realidade Interior

Pensamento; Linguagem; Ao

Conscincia desse processo

Qual o motivo? Qual o sentido? Qual a inteno?

REFLEXO FILOSFICA
12

REFLEXES FILOSFICAS

O que so? Ateno aplicada s operaes do entendimento, aos fenmenos da conscincia e s prprias ideias. O estudo do pensamento; A razo debruando-se sobre si mesma. Exame de conscincia.
13

Por que bom estar em crise? O que filosofar? O que ter uma atitude filosfica? Quais as caractersticas negativas e positivas da atitude filosfica? O que crtica? Por que preferencial para a filosofia os momentos de crise? - Porque eles geram as fundamentaes. Quais so as quatro perguntas fundamentais da atitude e da reflexo filosfica?
14

DEFINIES DE FILOSOFIA

15

DEFINIES LIVRES DE FILOSOFIA


viso de mundo

sabedoria de vida

compreenso totalizante do Universo


16

DEFINIO MAIS ADEQUADA DE FILOSOFIA fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e prticas
intelectual
realizado pelo intelecto ou pela razo, e produz ideias

porque, como todo trabalho, produz alguma coisa

encadeamento lgico
sistemtico
17

trabalho

O TRABALHO DA FILOSOFIA

18

ANLISE, REFLEXO E CRTICA


A atividade filosfica , portanto (Chaui, p.35-36) : - Anlise das condies e princpios do saber e da ao, isto , dos conhecimentos, da cincia, da religio, da arte, da moral, da poltica e da histria; - reflexo ou volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ao; - crtica, isto , avaliao racional para discernir entre a verdade e a iluso, a liberdade e a servido, investigando as causas e condies das iluses e enganos das teorias e prticas cientficas, polticas e artsticas, dos preconceitos religiosos e sociais, da presena e difuso de formas de irracionalidade contrrias ao exerccio do pensamento, da linguagem e da liberdade.
19

O QUE NO FILOSOFIA
No cincia: uma investigao sobre os fundamentos da cincia; No religio: uma investigao sobre os fundamentos da religio, causas, origens e formas das crenas religiosas; No arte: uma investigao sobre os fundamentos da arte, sobre os contedos, as formas, as significaes das obras e dos trabalhos artstico; No sociologia nem psicologia: mas interpretaes e avaliao crtica dos conceitos e mtodos da sociologia e da psicologia; No poltica: mas interpretao, compreenso e reflexo sobre a origem, a natureza e as formas do poder e suas mudanas; No histria: mas investigao sobre o sentido dos acontecimentos inseridos no tempo e compreenso do seja o 20 prprio tempo.

O FILOSFO O AMIGO DA SABEDORIA


philosophos 1) filsofo, algum dado busca da sabedoria ou conhecimento 2) num sentido restrito, algum que investiga e discute a causa fundamental das coisas e o bem supremo Philo aquele que tem um sentimento amigvel; deriva de phila amizade e amor fraterno. sophos 1) sbio 1a) hbil, experto: de artfices 1b) sbio, hbil nas letras, cultivado, instrudo 1b1) de filsofos e oradores gregos 1b2) de telogos judeus 1b3) de mestres cristos 1c) que elabora os melhores planos e que usa os melhores meios para a sua execuo
21

FILOSOFIA: Sabedoria humana em contraste com o conhecimento revelado por Deus. FILSOFO era uma pessoa que procurava compreender e explicar o sentido da experincia humana.
22

A UTILIDADE DA FILOSOFIA
Filosofia para qu? Mas o que significa ser til? Para que e para quem algo til? O que intil? Por que e para quem algo intil? til para o senso comum o que d prestgio, poder, fama e riqueza. Mas para a filosofia o que ser til, o que ter utilidade?
23

SE - reconhecer a prpria ignorncia e abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for til; - adotar a atitude crtica e reflexiva que investiga a origem e o sentido da realidade e das prticas humanas for til; - Buscar o conhecimento de si for til; - Desenvolver uma conscincia crtica for til; - Buscar compreender a significao do mundo, da cultura, da histria for til; - Conhecer o sentido das criaes humanas nas artes, cincias e na poltica for til; - Dar a cada um de ns e nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas aes, numa prtica que deseja a liberdade e a felicidade para todos for til; ENTO - A Filosofia o mais til de todos os saberes de que os seres humanos so capazes. (Chaui, p.42-43)
24

Um pouco de filosofia leva a mente humana ao atesmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religio. (Francis Bacon) A superstio pe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as. (Voltaire) A filosofia composta de respostas incompreensveis para questes insolveis. (Henry Adams) Cl 2.8 Tenham cuidado para que ningum os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vm da sabedoria humana. Essas coisas vm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espritos que dominam o Universo e no de Cristo.
25

O que Filosofia? Qual o trabalho da Filosofia? O que no Filosofia? Para qu Filosofia? Boas-vindas FILOSOFIA!
26

Das könnte Ihnen auch gefallen