Sie sind auf Seite 1von 19

SOCIEDADE LIMITADA

Direito Empresarial e Legislao Trabalhista Professora: Leila Beuttenmller

Equipe
Nayara Sales

Priscila Alves
Priscila Gondim

Sociedade Limitada

Art. 1052, CC Na Sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social.
Sociedade Limitada aquela formada por duas ou mais pessoas as quais se responsabilizam limitadamente ao valor de suas quotas, respondendo os scios solidariamente pela integralizao do capital social.

Origem da Sociedade Limitada

No sculo XV, as sociedades que existiam no estavam atendendo a demanda do Mercado Europeu. Houve ento a necessidade de criar empresas que tivessem um capital maior e no fossem to burocrticas.
No sculo XIX, na Alemanha foi criada a Sociedade Limitada.

No comrcio ingls, a criao da sociedade limitada ocorreu em meio ao desenvolvimento e a Revoluo Industrial, quando os comerciantes evitavam a criao de complexa sociedade annima e da responsabilidade ilimitada.
Inicialmente era chamada de Sociedade por quotas de responsabilidade limitada e ela foi reconhecida como empresas legais em 1900.

Sociedade Limitada no Brasil

Em 1865, o Ministro da Justia, Jos Thomaz Nabuco de Arajo apresentou um projeto para criao da Sociedade por aes simplificadas, mas acabou sendo rejeitada pelo Imperador D. Pedro II, na resoluo de 24 de Abril de 1867.
O professor Herculano Inglez de Sousa, elaborou uma projeto de reviso do Cdigo Civil de 1912, que mostrava uma Sociedade Limitada compatvel com o modelo da Alemanha e Portugal. O deputado Luis Osrio, inspirado pelo modelo Alemo e Portugus, elaborou um projeto, em 20 de setembro de 1918, que foi aprovado e sancionado no Decreto n. 3708 de 10 de janeiro de 1919.

Sociedade limitada o tipo societrio de maior presena na economia brasileira. Hoje representa 90% das sociedades empresrias registradas nas Juntas Comerciais.

Legislao

No Cdigo Civil, refere-se a Sociedade Limitada o Captulo IV, a partir do Art. 1052 at o Art. 1087.

Seo I Disposies Preliminares Seo II Das Quotas

Seo III Da Administrao


Seo IV Do Conselho Fiscal Seo V Das Deliberaes dos Scios Seo VI Do aumento e reduo do Capital Seo VII Da Resoluo da Sociedade em Relao a Scios Minoritrios Seo VII Da Dissoluo

Legislao

Art. 1053, CC regido pelas normas da sociedade simples.


sociedade limitada pelas normas da sociedade annima. Art. 1054, CC e Art., CC 997 Contrato Social Social o principal documento utilizado na abertura de uma empresa. Nele, os scios so assegurados de seus direitos. Ele tambm uma forma de acompanhar e fiscalizar o capital investido dos scios, que diferenciado de capital subscrito e capital a integralizar.

Pargrafo nico: O contrato social poder prever a regncia supletiva da

Contrato

Contrato Social

O Contrato Social dever apresentar:

Identificao dos scios; Denominao, sede, objeto e tempo de vida de uma sociedade; O capital expresso em moeda e respectivos A quota dos scios e o modo de realiz-la; A prestao e contribuio do scio em servios; Pessoas responsveis

bens;

pela administrao;

Participao de cada scio nos lucros e nas perdas; Se os scios respondem limitada ou no pelas obrigaes naturais, etc.

Validao do Contrato

Para que o Contrato seja vlido preciso obedecer aos requisitos gerais do Art. 104, CC:

I Agente Capaz; II Objeto licito, possvel, determinado ou determinvel; III Forma prescrita ou no defesa em lei.

Validao do Contrato

Tambm preciso especificar a contribuio dos scios, a distribuio dos lucros e atender a dois requisitos:
dos scios s reconhecida se formada por pelo menos duas pessoas, tanto fsicas quanto jurdicas;

Pluralidade

Affectio

societatis - disposio dos scios em manter a sociedade uns com os outros. A partir do momento em que no houver essa disposio a sociedade deve ser dissolvida.
O Contrato deve ser inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, no prazo de 30 dias.

Caractersticas

Responsabilidade dos scios - Surge da ideia de limitao da responsabilidade, ou seja, ela restrita. Se o capital social prometido pelos scios (subscrito) no estiver totalmente pago (integralizado), ele responder solidariamente com os outros scios pela parte que falta para a integralizao. (Art. 1052, CC)
Capital social - dividido em quotas (iguais ou desiguais), cabendo uma ou diversas a cada scio. Pode ser dada a contribuio por meio de dinheiro, bens ou direitos, mas no autorizada atravs de prestao de servios. Todos respondem solidariamente ao prazo de 5 anos da data do registro. (Art. 1055, CC)

Caractersticas

Administrao - Na forma de administrao de uma empresa LTDA. e somente com o consentimento dos scios, uma pessoa que no faz parte da sociedade poder ser um dos administradores. (Art. 1061, CC) Excluso de scio - quando o scio no integralizou de acordo com os prazos e condies prevista no contrato. Quando pe em risco a existncia do negcio por meio de uma justa causa, prevista no contrato e um tempo para que o scio possa se justificar ou se defender em reunio ou assembleia. (Art. 1004, CC e Art. 1085, CC)

Caractersticas

Obrigaes dos scios - A primordial das obrigaes do scio a de realizar (pagar) a sua participao no capital social, no montante que tenha subscrito na constituio da sociedade ou em aumentos de capital, observadas as condies (forma e prazo) previstas no contrato social ou na alterao contratual. Caso o scio no cumpra essa obrigao, passa a ser considerado remisso, o que significa estar ele inadimplente para com a obrigao de pagar sociedade a sua parte para a formao do capital social. Se a inadimplncia perdurar por mais de trinta dias da notificao pela sociedade, o scio ficar constitudo em mora e responder pelos danos que a sociedade sofrer em decorrncia da mora.

Caractersticas

Prejuzos no capital - No autorizada a retirada ou distribuio dos lucros para o scio, caso haja prejuzos do capital.
Conselho fiscal - Este rgo comum nas sociedades annimas e facultativo nas limitadas. Os scios minoritrios que representarem menos de 1/5 do capital social podem eleger um membro e suplente.. Em relao s demonstraes financeiras, devero ser elaboradas pelo menos trs, ao final de cada exerccio social. (Art. 1066, CC e Art. 1069, CC)

Responsabilidade dos Scios

Responsabilidade limitada - Os scios respondem dentro de certos limites, ou seja, o total do capital subscrito e no integralizado, mas todos respondem solidariamente pelo capital social.
Responsabilidade ilimitada - Est relacionada aos credores que no dispem, diante da autonomia patrimonial da sociedade limitada, de meios negociveis para a preservao de seus interesses. So eles: credor fiscal, a seguridade social, o empregado e o titular extracontratual indenizao. Responsabilidade por irregularidades Com o objetivo de sancionar as condutas ilcitas. Quando h roubo, fraudes e outros tipos de irregularidades o scio responde direta, pessoal e ilimitadamente , quer seja por desconsiderao da personalidade jurdica ou com base no Artigo 1080 do Cdigo Civil. Responsabilidade subsidiria Integralizada o capital social da sociedade, enquanto houver patrimnio social, o do scio no pode ser alcanado, na satisfao dos direitos dos credores.

Dissoluo da Sociedade Limitada

dissolvida uma sociedade quando ocorrer:

Vencimento do prazo de durao da sociedade; Consenso unnime dos scios;

A deciso dos scios por maioria absoluta;


Falta de pluralidade dos scios; Falta de autorizao para funcionar; Declarao de falncia.

Concluso

A sociedade Limitada a sociedade mais abrangente, por ser uma sociedade com responsabilidade limitada, por ter uma forma melhor de controlar os negcios e por ter suas normas e caractersticas mais simples que as sociedades annimas. Ela atende tanto ao pequeno, quanto ao mdio empresrio, isso a torna a preferida entre os empresrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen