Sie sind auf Seite 1von 13

1 GERAO DO MODERNISMO

Oswald de Andrade Manuel Bandeira Antnio de Alcntara Machado Mrio de Andrade

Oswald de Andrade

Teve contato direto com as vanguardas europias. (Cubismo e dadasmo) Escreveu poesias, teatro e romances Criticou com humor, linguagem coloquial a histria,a cultura e a realidade brasileira. Participou do projeto nacional com o Manifesto Antropofgico. Romance: Memrias sentimentais de Joo Miramar Serafim Ponte Grande e Os condenados. Poesias: Pau-Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, etc. Teatro: O homem e o cavalo, A morta e O reio da vela. Manifestos: Manifesto Pau-Brasil e Antropofgico.

Manuel Bandeira
No participou da Semana de Arte Moderna, mas escreveu o poema Os sapos, stira dos que insistiam no parnasianismo. Atravs da sua poesia, conseguia exprimir, com simplicidade, contedos humanos profundos. Explorou a linguagem coloquial,antiacadmica e o verso livre.

Antnio de Alcntara Machado


Escreveu Brs,Bexiga e Barra Funda. No participou da S.A.M., mas logo se integrou ao grupo. Colaborou com a literatura atravs de textos jornalsticos e revistas.

Mrio de Andrade

Teve um papel decisivo na implantao do Modernismo no Brasil; Escreveu Macunama (prosa) Aceitava propostas do futurismo italiano, mas rejeita a postura radical e destruidora. Escreveu tambm Paulicia Desvairada Tambm escreveu poemas

Modernismo em Portugal Revista Presena


Marco inicial da 2 fase do Modernismo em Portugal. Valorizao crtica da gerao de Orfheu e a luta para manter a liberdade de criao artstica. Valorizavam a personalidade e a individualidade do escritor Escritores desta fase: Jos Regio e Miguel Torga.

2 GERAO DA PROSA DE FICO


Duas vertentes: 1. Regionalistas 2. Intimistas Marco inicial: o romance A Bagaceira de Jos Amrico de Almeida, romance que no foi sucedido, mas que abriu caminho para a prosa de fico.

Caracterticas
Concilia elementos da tradio e elementos da modernidade. Concilia nacionalismo e universalismo. Prosa neo-realista. Engajamento dos escritores nas questes sociopolticas de seu tempo. Crena na denncia e anlise social dos problemas sociais do pas. Interpretao das relaes humanas.

Jos Lins do Rego


Romancista, seu trabalho retoma a realidade dos engenhos de cana-de-acar. Obras: Menino do engenho, Doidinho, Bang,O moleque Ricardo, Usina, Riacho Doce, Fogo morto etc. Denominou O ciclo da cana-de-acar a um conjunto de obras: Menino do engenho, Doidinho, Bang, O moleque Ricardo e Usina. Fogo morto uma sntese dos romances do ciclo.

Graciliano Ramos
Integrava em suas obras a anlise social e a investigao psicolgica, mostrando como o que somos e o que fazemos social e psicologicamente interprenetramse. Publicou Caets, So Bernardo, Angstia e Vidas secas.

Rachel de Queiroz
A sua obra marcada pelo carter fortemente regionalista, embora em algumas obras, os aspectos social e psicolgico coexistem. Escreveu O quinze, obra que consolidou o romance regionalista e Memorial de Maria Moura, obra em que faz um painel social do serto nordestino e fala da condio da mulher.

Jorge Amado

Seus romances concentram seus enredos no espao geogrfico e cultural da Bahia, obras, portanto, regionalistas. Principais obras: Capites de areia, Terras do sem fim, Mar morto, Dona Flor e seus dois maridos, Gabriela, cravo e canela,Tieta do Agreste etc.

rico Verssimo

1.

2.

3.

Produziu romances de leitura agradvel e de fcil comunicao, pois sua linguagem simples e seus enredos so atraentes. Seus romances foram divididos em trs: Vida urbana e seus problemas; que so os problemas do homem atual; Histrico ou regionalista, que narram a formao social do Rio Grande do Sul Polticos (Incidente em Antares)

Das könnte Ihnen auch gefallen