Sie sind auf Seite 1von 25

FUNSA

ICA 160-24

OBJETIVO
Estabelecer os procedimentos para arrecadao e aplicao dos recursos financeiros destinados Assistncia Mdico-Hospitalar Complementar na Aeronutica (AMHC) na prestao do atendimento mdico-hospitalar aos militares do COMAER, da ativa e da inatividade, aos pensionistas dos militares e aos seus dependentes, assim definidos pelo Estatuto dos Militares, desde que atendam s condies e limitaes aqui definidas.

ASSISTNCIA MDICO-HOSPITALAR COMPLEMENTAR (AMHC) a assistncia mdicohospitalar indenizvel pelo Comando da Aeronutica com recursos financeiros de arrecadao prpria, oriunda de contribuies obrigatrias dos militares da ativa e na inatividade e dos pensionistas dos militares. ASSISTNCIA MDICO-HOSPITALAR (AMH) o conjunto de atividades relacionadas com a preveno de doenas, com a conservao ou recuperao de sade e com a reabilitao dos pacientes, abrangendo os servios profissionais mdicos, odontolgicos e farmacuticos, o fornecimento e a aplicao de meios, os cuidados e os demais atos mdicos e paramdicos necessrios.
(Pgina 7)

RECURSOS FINANCEIROS
Os recursos financeiros destinados AMHC sero provenientes de: - contribuies mensais obrigatrias para a AMHC; - indenizaes de atos mdicos, odontolgicos e paramdicos e servios afins; - ressarcimento de material utilizado; e - receitas de outras fontes.
(Pgina 12)

VALOR DA CONTRIBUIO
At 3,5 % do valor da remunerao. (1,3% => titular e 0,55% => por dependente)
(Pgina 43 apostila de LRM)

CONTRIBUINTES
Sero contribuintes para a AMHC, mediante desconto mensal, obrigatrio, em folha de pagamento: - Os militares, da ativa e na inatividade; e - Os pensionistas dos militares definidos nesta Instruo.
No contribuiro para a AMHC, correndo o custeio da assistncia mdicohospitalar a eles prestada por conta do Fator de Custos do Atendimento MdicoHospitalar * : - Cadetes, exceto os militares do COMAER, que j contribuam antes de ingressar na Academia (ex. Sargento); - Alunos da EPCAR; - Alunos da EEAR, exceto os militares do COMAER, que j contribuam antes de ingressar na Escola (ex. Cabo); e - Soldados de 1a e 2a classes, da ativa. - *Valor estipulado por militar (ativa e da inatividade), e por dependente dos militares, fixado pelo
Presidente da Repblica, mediante proposta do Ministrio da Defesa, que servir de base para o clculo de recursos financeiros da Unio destinados AMH.

(Pgina 13)

Os soldados que contrarem npcias, aps o servio militar inicial, podero, mediante requerimento ao Diretor da DIRSA, contribuir para a AMHC, enquanto estiverem na ativa, mediante desconto mensal, na folha de pagamento. Somente sero considerados dependentes do soldado optante, para fins de amparo pela AMHC, a esposa ou companheira e os filhos. Os soldados optantes devero indenizar a parcela de 20% diretamente organizao atendente.

BENEFICIRIOS DA AMHC
Sero considerados beneficirios da AMHC, de acordo com o Estatuto dos Militares: - militares contribuintes da ativa ou da inatividade; - cnjuge ou companheiro(a); - filho, enteado, filho adotivo e o tutelado, menor de 21 anos, e se menor de 24 anos, se estudante, desde que no receba remunerao; - filho, enteado, filho adotivo e o tutelado, invlido ou interdito; - filha, enteada, filha adotiva e a tutelada, solteira e que no recebem remunerao; - pensionistas dos militares contribuintes; - me viva e que no recebe remunerao; - me solteira, desde que viva exclusivamente sob sua dependncia econmica e no receba remunerao; e - o menor sob guarda, sustento e responsabilidade, mediante autorizao judicial. - (Pgina 15)

Na falta do militar contribuinte, os beneficirios por ele institudos ficaro sob responsabilidade da viva do militar, desde que permaneam seus dependentes e vivam sob sua responsabilidade. A viva do militar no poder instituir novos dependentes.

BENEFICIRIOS DA AMH
Beneficirios da AMH, SEM DIREITO INDENIZAO: - - filha, enteada e a tutelada, nas condies de vivas, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que no recebam remunerao; - - Me separada judicialmente ou divorciada, a sogra viva, ou solteira, a madrasta viva bem como separadas judicialmente ou divorciadas, desde que, em quaisquer dessas situaes, no recebam remunerao; - - Os avs e os pais, quando invlidos ou interditos, e respectivos cnjuges, desde que no recebam remunerao; - - O pai maior de 60 anos e seu respectivo cnjuge, desde que ambos no recebam remunerao; - - O irmo, o cunhado e o sobrinho, quando menores ou invlidos ou interditos, sem outro arrimo; - - A irm, cunhada, sobrinha, solteiras, vivas, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que no recebam remunerao; - - O neto rfo, menor, invlido ou interdito; e - - A pessoa que viva, no mnimo h 5 anos, sob a sua exclusiva dependncia econmica, comprovada mediante justificao judicial. (Pgina 16)

O militar responsvel pelos dependentes indenizar a assistncia mdico-hospitalar por eles recebida (percentual de 100% dos custos). Ser considerada beneficiria (o) da AMH a ex-esposa e o ex-marido com direito penso alimentcia estabelecida em sentena transitada em julgado (no cabe mais recurso judicial), enquanto no contrair novo matrimnio. O beneficirio (no caso ex-esposa ou ex-marido pensionados) ser responsvel pela indenizao integral; caso no o faa, caber ao militar a responsabilidade por aquela quantia.

ATENDIMENTO
Os beneficirios da AMH e AMHC, para receber atendimento, devero portar, obrigatoriamente, o carto de registro da Subdiretoria de Aplicao dos Recursos para Assistncia Mdico-Hospitalar (SARAM). Dever apresentar junto com o carto de registro junto com seu documento de identidade, ou, na impossibilidade, a identidade do contribuinte responsvel. S em casos de urgncia esse procedimento ser dispensado, mas a Organizao de Sade dever informar o fato OM do militar. Quem emite o carto de registro a DIRSA. A OM onde serve ou est vinculado o contribuinte responsvel dever recolher o carto de registro nas seguintes situaes:

- falecimento do contribuinte responsvel;


- trmino do prazo de validade; - baixa do militar do servio ativo para a inatividade no-remunerada; e - alteraes havidas na relao de dependentes. (Pgina 17)

ATENDIMENTO NO PAS
As OSA ou atravs dela devero prestar a assistncia mdico-hospitalar (primeiro nas OSA). Onde no houver OSA na localidade, a assistncia ser prestada por outras Organizaes de Sade, de acordo com a seguinte prioridade: - OS dos demais Comandos Militares (Exrcito/Marinha); e - OS civil, especializada ou no, oficial ou particular, mediante convnio, contrato ou credenciamento (ex. Hospital Frei Galvo, de Guaratinguet). Mesmo existindo OS na localidade, os beneficirios podero ser atendidos em outra Organizao estranha localidade, obedecida a prioridade prevista no item anterior e nas seguintes condies: - em casos especiais, pela carncia de recursos tcnico-especializados; e - em casos de urgncia. Nesses casos, os encaminhamentos sero feitos atravs de GAB (Guia de Apresentao de Beneficirio para AMHC) ou GEAM (Guia de Encaminhamento para Assistncia Mdico-Hospitalar, para AMH).

Dados que devem constar - na GAB: tipo do exame, tabela de honorrios, alm do nome, outros. - na GEAM: dever conter a informao de que o beneficirio dever indenizar o valor correspondente a 100% da despesa. Casos de urgncia: Caso o beneficirio da AMHC tenha emergncia comprovada, sendo atendido fora da rede hospitalar da Aeronutica, sem autorizao prvia, deve comunicar o fato OM mais prxima, em at 48 horas. OM contatada dever: - Informar SARAM; - providenciar um Oficial mdico para avaliar o paciente; - ajustar os preos a serem cobrados; e - promover a remoo ou evacuao do paciente quando julgada vivel, mantendo a SARAM informada. (Pgina 19)

As despesas decorrentes dos atendimentos de urgncia sero custeados pelo AMHC, dentro dos limites das tabelas adotadas pelos convnios, desde que as contas sejam devidamente conferidas pelo Oficial Mdico e encaminhadas SARAM pela OM que coordenou o caso na rea. (O no cumprimento dessas exigncias eximir a DIRSA da indenizao de qualquer despesa). A assistncia mdica ser prestada nas seguintes modalidades: - ambulatorial; - hospitalar; ou - domiciliar. (neste caso, em carter excepcional, quando o estado do paciente contra-indicar sua remoo). Caber DIRSA baixar instrues ou normas especficas para o atendimento aos beneficirios da AMHC, nos casos especficos de: - aquisio de medicamentos e material penso importado; - cirurgia plstica reparadora; - exames complementares; (Pgina 19/20)

- fornecimento de prteses e artigos correlatos; - reabilitao fsica; - remoo de beneficirios; - tratamento de portador de necessidades especiais; - tratamento fisioterpico; - tratamento fonitrico; - tratamento geritrico; - tratamento oncolgico; - tratamento odontolgico; e - tratamento psquitrico. No so enquadrados no item anterior, os quais correm por conta dos responsveis, os seguintes procedimentos: - acomodaes acima do tipo padro adotado pela AMHC; - acupuntura e outras terapias alternativas; - cirurgia plstica esttica; - despesas com acompanhantes;

- despesas no relacionadas com o tratamento autorizado; - exames e outros procedimentos que visem pesquisa cientfica; - exames ou outros procedimentos que visem pesquisa cientfica; - exames ou tratamentos realizados em entidades no autorizadas, sem prvia indicao de mdico do Comando da Aeronutica; - inseminao artificial; - culos (lentes e armaes); - revises mdicas (check-up); - sesses, entrevistas ou consultas psicoterpicas e psicoanalticas, terapia de grupo e similares; - trabalhos odontolgicos com finalidade esttica; - tratamentos clnicos ou cirrgicos experimentais; e - tratamentos clnicos ou cirrgicos no ticos. Os medicamentos prescritos so adquiridos e passveis de indenizao (so pagos pela pessoa) pelo prprio usurio, exceto quando o militar da ativa e da inatividade estiver hospitalizado em OSA. Os militares da RR e Ref que percebem vencimentos de grau hierrquico superior ao seu, ou pensionistas nesta situao, tm direito utilizao dos padres de acomodaes referentes ao valor descontado.

ATENDIMENTO NO EXTERIOR
Quando o militar designado para prestar misso no exterior, com obrigatoriedade de mudana de territrio nacional, tanto o militar quanto seus dependentes devero ser submetidos inspeo de sade por junta de sade da Aeronutica. (Sero submetidos inspeo e, caso ocorra alguma alterao, estes devero ser submetidos ao tratamento antes do embarque para o exterior). O desconto referente AMHC do militar em misso no exterior ser suspenso at seu retorno ao territrio nacional. As despesas de tratamento, nos casos de urgncia ou molstias contradas no exterior, verificada a impossibilidade ou inconvenincia de evacuao para o Brasil, sero custeadas pela AMHC. O tratamento do item anterior dever ser autorizado pela SARAM, pelo Adido Aeronutico ou outra autoridade designada. (Pgina 21)

O tratamento de sade ser proporcionada, prioritariamente, em OS das Foras Armadas do pas onde estiver sediado o militar ou por outras Organizaes de Sade, mediante convnio. No retorno, a contar da data de apresentao, dever ser realizado o recadastramento dos dependentes para o valor do desconto retorne a partir da referida data. O militar na inatividade remunerada, residindo no exterior, poder optar por continuar como contribuinte ou suspender o direito assistncia mdico-hospitalar at que seja restabelecida quando de seu retorno. => Caso opte por continuar como contribuinte para ser atendido no exterior, dever antes solicitar autorizao SARAM, efetuar o pagamento da despesa e solicitar ressarcimento posteriormente nos valores de acordo com a Tabela de Preos correspondente. => Caso o militar esteja no exterior, mas seus dependentes residam no Brasil, o desconto dever ser mantido. Se a viagem ao exterior for de carter particular, no tero as despesas custeadas pelo COMAER.

INDENIZAES
Todos os atos mdicos e paramdicos, ou de outra natureza, desde que relacionados assistncia sade, sero passveis de pagamento pelos beneficirios da AMHC, de acordo com a tabela de Indenizaes aprovada pelo Ministrio da Defesa. Os beneficirios da AMHC, quando hospitalizados ou em tratamento ambulatorial, estaro sujeitos aos seguintes pagamentos: - aparelhos ortopdicos, e artigos correlatos, conforme instrues da DIRSA; - atos mdicos, paramdicos e outros prestados nas OSA; - diria de hospitalizao, apresentada separadamente para hotelaria e alimentao; - medicamentos, quando em tratamento ambulatorial ou hospitalizado; e - servios solicitados s organizaes ou aos profissionais especialistas estranhos s Foras Armadas. Os beneficirios da AMHC esto sujeitos ao pagamento, de forma integral, da Diria de Acompanhante.

(Pgina 23)

ISENES
O militar na inatividade estar isento de indenizao das despesas referentes : - exames complementares de qualquer origem e de aplicaes fisioterpicas, quando hospitalizados; - medicamentos de qualquer origem e de prescrio especfica, quando hospitalizado; Taxa de Remoo ou Evacuao, quando envolvidos recursos prprios das Organizaes Militares da Aeronutica; Taxa de Sala de Cirurgia. (Pgina 24)

O militar da ativa e da inatividade estar isento de qualquer indenizao quando hospitalizado em Organizao de Sade da Aeronutica (OSA). (medicamentos, exames, taxa de remoo e taxa da sala de cirurgia) No constituiro objeto de indenizao, para os beneficirios da AMHC, os seguintes itens: - consultas e assistncia mdica e de enfermagem, quando prestadas com os recursos prprios das organizaes militares de sade; - inspeo de sade, quando de interesse do servio; e - percias mdico-legais, medidas profilticas e evacuaes e remoes, quando tais procedimentos forem determinados por autoridade competente. O militar da ativa, quando em inspeo de sade e percias mdico-legais, estar isento de pagamento de exames complementares solicitados.

MEDICAMENTO E MATERIAL NO EXTERIOR


Poder ser adquirido, aps avaliao da SARAM e da aprovao da DIRSA, desde que: - de eficcia cientificamente comprovada; - indispensvel ao tratamento do paciente; - no seja meramente portador de diferencial de convenincia; - inexistam similares de fabricao nacional; - no possam ser adquiridos no Brasil; e - exista disponibilidade de recursos para aquisio. A CABE (Europa) ou CABW (Washington) intermediar conhecimento de custo, de fornecimento e de pagamento dos produtos a serem adquiridos. (Pginas 24/25)

Beneficirios da AMHC: => 20% pago pelo beneficirio; e => 80% pago com recursos da AMHC. Beneficirios da AMH: => 100% pago pelo beneficirio. A dvida do militar da ativa ou na inatividade e a do Pensionista, decorrente da assistncia mdico-hospitalar que lhes for prestada ou aos seus dependentes especificados no Estatuto dos Militares, aqui definidos como beneficirios da AMH ou da AMHC, ficar extinta com o falecimento do Militar ou do(a) Pensionista. Os dependentes que contrarem dvida aps o falecimento do responsvel no estaro isentos dos pagamentos respectivos. (Pginas 27/28)

DOS PAGAMENTOS DAS INDENIZAES

OBJETIVO
Estabelecer os procedimentos para arrecadao e aplicao dos recursos financeiros destinados Assistncia Mdico-Hospitalar Complementar na Aeronutica (AMHC) na prestao do atendimento mdico-hospitalar aos militares do COMAER, da ativa e da inatividade, aos pensionistas dos militares e aos seus dependentes, assim definidos pelo EM, desde que atendam s condies e limitaes aqui definidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen