Sie sind auf Seite 1von 40

Criar e Transformar A Educao Infantil sob o olhar da Arteterapia

Arteterapeuta e Analista Educacional Rosa Amlia Barbosa rosa.barbosa@educacao.mg.gov.br

Conceitos
Arte, do latim ars;
arts, de agere, agir, movimento.

Arte uma produo nica, original.

Terapia, transformao, cura.

Criatividade, do francs couer, corao.

Arteterapia: A ao de transformar, curar com o corao, atravs da arte.

Criar expressar nossa existncia, as emoes humanas mais profundas e a Arteterapia vai lidar com este processo criativo.

Criar abrange a habilidade em usar o crebro para alterar, renovar, recombinar os aspectos da vida. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. expressar nossas vivncias, sonhos, conforme os sentidos e descobrir novas formas segundo as quais uma sociedade pode ser construda.

Pintar aquilo que vemos diante de ns uma arte diferente de pintar o que vemos dentro de ns
(Jung)

A Arteterapia ento uma terapia que atravs da estimulao da expresso, do desenvolvimento da criatividade, favorece:

A liberao de emoes, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente.

Contato com ansiedades, contedos reprimidos, medos


Coordenao motora

Mais e melhores "sadas" no dia a dia


O processo de individuao Equilbrio fsico/ mental/ espiritual

Arteterapia ou terapia com arte?


A arteterapia utiliza os diferentes fazeres expressivos dana, msica, teatro, literatura aliados s artes plsticas, como possibilidade de expresso, de comunicao e de resgate do potencial criativo.

Objetivo da Arteterapia
Resgatar, desenvolver e ampliar o potencial criativo do sujeito, atravs do processo arteteraputico tendo a arte como fator essencial fundamental do seu existir.

sentir...
Um ato de sentir, no qual, a pessoa no apenas fala, mostra, retrata, mas tambm cria e transforma.

Criar
CRIE RECRIE INVENTE CONTE RECONTE VIVA AME!

Expressar-se
COM O CORPO COM OS GESTOS COM A FALA COM OS MOVIMENTOS COM O AMOR COM A VIDA!

A Arteterapia um Processo Criativo


Na Arteterapia o processo criativo pode ser utilizado no suporte e soluo de todos os tipos de dificuldades, como as de ordens psicomotora, cognitiva, de comunicao, relaes sociais e conflitos emocionais.

"Arte a expresso mais pura que h para a


demonstrao do inconsciente de cada um. a liberdade de expresso, sensibilidade, criatividade, vida" (Jung, 1920)

RECURSOS EXPRESSIVOS DA ARTETERAPIA


Tcnicas grficas; Pintura com diferentes materiais; Colagem; Tecelagem; Trabalhos artesanais com materiais da natureza; Criao com sucata e materiais alternativos; Construo e criao de Objetos Sensoriais;

Artes plsticas:

Pintura

Modelagem

Contos, histrias

Msica

Dana

Expresso Corporal

Caixa de Areia

ARTE EDUCAO E TERAPIA Arte educao e arteterapia


Arte
A arte uma criao humana com valores estticos (beleza, equilbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e a sua cultura. um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plstica, a msica, a escultura, o cinema, o teatro, a dana, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de trs maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da tcnica para se comunicar.

Arte educao
o trabalho desenvolvido pelos profissionais (professor de Artes) com as quatro linguagens (Msica, Dana, Teatro e Artes Visuais) e suas mais diferentes modalidades (conhecer, fazer e apreciar). A partir do momento que a criana se intera do que est sendo estudado, tem condies de criar sua prpria arte e apreci-la. Ela vai esboar o que vai fazer e escolher o material que ser utilizado. Os materiais podem mobilizar emoes e sentimentos diferenciados de criana para criana, portanto quando se trabalha com criao importante oferecer s crianas diferentes materiais para que ela possa escolher aquele que mais lhe agrade. Nas atividades artsticas so utilizados materiais que auxiliam na coordenao motora fina e intelectual. A criana, ao desenvolver essas atividades explora a ateno, a concentrao e o contato com a realidade.

o uso de recursos artsticos com finalidades teraputicas onde as escolhas e procedimentos dos indivduos so consideradas elementos que retratam o seu mundo interior.

importante que a cada atividade artstica que a criana desenvolve com o arteterapeuta, seja verbalizada e compreendida por ela, s assim ele passar para a prxima etapa. Dessa forma, ela vai se conhecendo melhor, resolvendo seus conflitos internos e resgatando o prprio potencial criativo.

Paralelo entre a Arte educao e Arteterapia


Desenho pronto + Pintura
Arte educao - Desenho pronto (xerocopiado ou mimeografado) A criana no tem o trabalho de pensar, criar... s vai preencher (ou no) os espaos. Esse tipo de atividade no desenvolve a criana intelectualmente, muito pelo contrrio, a criana cresce sendo tarefeira somente.

Arteterapia - O terapeuta se utiliza desse tipo de desenho para verificar a pacincia da criana, a ateno e o grau de submisso que possui quando detecta a necessidade de aplicao da atividade.

Desenho cpia + Pintura


Arte educao - Nas atividades de desenho onde se solicita criana a cpia, a criana vai tentar reproduzir a realidade tal como ela , ela fica com medo de errar. s vezes pode se tornar insegura nas aulas de arte e, consequentemente, ter dificuldades de direcionar a prpria vida. Geralmente at as cores so as mesmas do original. Arteterapia - A criana mostra o grau de ateno e observao que ela possui. O que ela consegue captar ao olhar algo e o que importante aos seus olhos. Ela revela o que v de importante naquilo que est sendo observado e tenta imitar o mximo possvel o modelo.

Desenho livre + Pintura


Arte educao - No desenho livre, a criana entra em contato com sua realidade interna e viaja nos seus desenhos. s vezes se contenta com o desenho a ponto de no querer pintar.

Arteterapia - A criana deixa fluir as emoes que esto a ponto de emergir, basta ter oportunidade para isso. Esses desenhos, assim como as pinturas livres, iro mostrar o grau de maturidade, a liberdade que ela tem e como a confiana em si mesma.

Desenho de criao + Pintura


Arte educao - No desenho onde a criana estuda um assunto ou tema, ela estimulada a fazer seu prprio desenho, a criar. Ela observa uma ou mais imagens e cria a sua prpria obra inspirada no que viu.

Arteterapia - Ao criar um desenho a criana est exercitando seu eu interior para resolver uma situao que lhe foi solicitada. Isso faz com que a criana aprenda a resolver os problemas que lhe apaream, sejam mais atentas rpidas de pensamento e organizadas.

Modelagem
Arte educao - Nas atividades de modelagem a criana entra em contato com o volume, com a tridimensionalidade e trabalha a coordenao motora. A criao pode ser livre ou dirigida, o importante entender as possibilidades que a argila, o biscuit, o papel mach ou as massinhas podem oferecer para a criao e a aprendizagem. Arteterapia - A atividade de modelar calmante e pode favorecer o relaxamento, a libertao de tenses, fadigas e depresses. Pode se usar a argila ou o papel mach, mas, com crianas, trabalhar com massinhas proporciona muito mais resultados pois elas so coloridas, macias e fceis de manusear.

Recorte e Colagem
Arte educao - A criana se expressa de diferentes maneiras recortando e colando revistas, jornais, papis coloridos, gros, serragem, tecidos, etc. Ela vai desenvolvendo as atividades propostas, trabalhando com cores, texturas, linhas, formas, sobreposio, entre outros.
Arteterapia - Ao desenvolver uma atividade de recorte e colagem proposta pelo terapeuta a criana planeja, analisa, fica atenta, concentrada, precisa de pacincia e de organizao. O terapeuta vai inserindo as atividades de acordo com a necessidade da criana na busca de direcion-la a estruturao emocional.

Construo / Sucata
Arte educao - muito importante, pois faz com que a criana trabalhe com a tridimensionalidade o tempo todo. Se ela trabalhar com sucatas, por exemplo, ter que observar, combinar, imaginar, juntar, etc. Ir trabalhar e desenvolver noes de peso, proporo, tamanho, forma, posio, espao, comprimento, largura e volume entre outros. Depois de criada, a obra poder ser vista de diferentes ngulos e distncias. Arteterapia - Ao trabalhar com construo de algo, a criana estar mostrando seu grau de equilbrio interior e, medida que vai construindo, vai se estruturando emocionalmente atravs de erros e acertos e se reorganizando internamente. Atravs do ldico, se autoconhecendo, se conscientizando da sua importncia como ser humano no meio em que vive.

Arte educao - O professor acompanhar o desenvolvimento criativo de seu aluno, assim como, seu aprendizado artstico. Ele vai compondo seu mundo esttico, simblico e criativo. As atividades propostas tero sempre o objetivo de aprendizagem, desenvolvimento motor e emocional.

melhor seu paciente (criana) e, sutilmente, vai corrigindo o comportamento, desbloqueando seus medos e ansiedades, buscando uma criana feliz, alegre e comunicativa. O objetivo que criana resgate a sua identidade e autoestima.

Arteterapia - O terapeuta, atravs das atividades artsticas, conhece

Em Arteterapia ou mesmo na Arte educao a conduta fornecer materiais expressivos diversos e adequados para a criao de smbolos presentes no universo imagtico singular de cada criana. Esse universo traduz-se em produes simblicas que retratam estruturas psquicas internas (inconscientes). O processo colabora para a compreenso de estados afetivos conflituados, favorecendo a estruturao e expanso da personalidade atravs da criao. Toda expresso criativa tem sua importncia no processo de individuao, muitas vezes surgem apenas traos, manchas ou formas desconexas, mas devemos levar em considerao, pois estes tambm so significativos.

Oficina de Criao
1. 2. 3. 4. Relaxamento Contao de Histria sensorial Atividade de criao Fechamento

BIBLIOGRAFIA

______. O processo criativo como veculo de transmutao doarco-ris em ponte - mandala (a utilizao de recursos artsticos no trabalho teraputico). 1994. Dissertao (Mestrado), rea Psicologia Clnica, Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo. ______. Do caldeiro de sementes harpa encantada.In: VIEIRA, M. C. T., VICENTIN, M. C. G., FERNANDES, M. I. A. (org). Tecendo a Rede: trajetrias da Sade Mental em So Paulo. So Paulo: Cabral Editora Universitria, 1999, p. 215-232. ______. A mitologia criativa e o olhar: dando corpoe voz aos diferentes aspectos do ser. In: ARCURI, I. (org) Arteterapia de Corpo e Alma.So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004, p. 121 a 145. EDINGER, E. F. Anatomia da psique. So Paulo: Cultrix, 1990. ______. Ego e arqutipo. So Paulo: Cultrix, 1989. FINCHER, S. F. O autoconhecimento atravs das mandalas. So Paulo: Pensamento, 1994. GRINBERG, L. P. Jung: o homem criativo. So Paulo: FTD, 1997. JECUP, K. W. Tup Tenond: a criao do universo, da Terra e do homem segundo a tradio oral Guarani. So Paulo: Peirpolis, 2001. JUNG, C. G. A natureza da psique. Petrpolis: Vozes, 1984. ______. A prtica da psicoterapia.Petrpolis: Vozes, 1981. ______. A vida simblica. Petrpolis: Vozes, 1997. NEUMANN, E. Histria da origem da conscincia. So Paulo: Cultrix, 1990. OSTROWER, F. Criatividade e processos de criao. Petrpolis: Vozes, 1978. SAMS, J. As cartas do caminho sagrado. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. BAUMER, dina Regina. O ensino da arte na educao bsica: as proposies da LDB 9.394/96. 2009. 94 f. Dissertao (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Ps-Graduao em Educao, Cricima, 2009 BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Artes/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/ SEF, 1998.

Fim!

Das könnte Ihnen auch gefallen