Sie sind auf Seite 1von 39

A organizao textual

Emlia Mendes FALE/UFMG 09/09/2011


1

Regras clssicas:
Ter clareza de idias o que no quer dizer ausncia de estilo ou

elegncia no seu texto; Clareza diferente de banalidade ou e obviedade! A clareza deve levar em considerao o gnero no qual escrevemos e o pblico ao qual ele se destina. Buscar exatido seja preciso e objetivo em suas colocaes, evite idias circulares ou teorias demais que no auxiliam na compreenso do texto. Evite subentendidos e ambigidades.
2

Organizao do pargrafo (ideal)


O pargrafo, assim como o texto, deve ser composto

por introduo, desenvolvimento e concluso: Introduo: anuncia o tema a ser discutido ou lana argumentos dos quais a citao ser um exemplo ou uma explicao. Desenvolvimento: discusso do tema apresentado na introduo. possvel que o desenvolvimento possa ser uma citao, longa, curta, ou livre. Concluso: avaliao da introduo e do desenvolvimento. (Emediato (2004))
3

Formatao da pargrafo
A ABNT prev duas possibilidades:
O pargrafo clssico, com recuo e sem espaos

entre o antecedente e o subseqente. O pargrafo moderno, sem recuo e com um espao entre o antecedente e o subseqente
Adote um dos modelos e o siga fielmente por

todo o texto!

Na concepo de Figueiredo (1999, p.14):


Todas as idias

devem estar organizadas e concentradas ao redor de uma idia central para formar um raciocnio. Cada pargrafo deve se relacionar com o pargrafo anterior. Cf.esquema a seguir:

Figueiredo (1999, p.14):


O primeiro pargrafo apresenta o raciocnio

geral, com uma idia principal e introdutria; O segundo pargrafo relaciona-se com o primeiro, o terceiro relaciona-se com o segundo, numa cadeia de raciocnios. O ltimo pargrafo fecha o ciclo de raciocnios e constitui a concluso. O entrelaamento de um pargrafo com outro, ou ligao de um raciocnio com outro, d coeso ao texto.
6

H, pelo menos, oito formas de se planejar um pargrafo: Emediato (2004)


Tempo Espao Definio Enumerao Comparao Causas - efeitos Exemplificao

Concluso -

deduo
7

Uso de expresses e conectores


Fazer uma listagem de conectores e expresses

com mesmo sentido evidentemente, existem as gradaes. O critrio de agrupamento pode ser, por exemplo, comparao [associao/dissociao]; concluso, causa e efeito, dentre outros. Este tipo de lista auxilia no processo da escrita por poupar tempo - voc consulta e rapidamente ter uma alternativa. Evite o uso excessivo de mas, e e que
8

O pargrafo
Este formato de pargrafo nem sempre moldvel ao que

pretendemos dizer e pode ser limitador da criatividade, trata-se uma sugesto de funcionamento padro e no de uma camisa de fora. preciso evitar as idias circulares, as repeties. Nunca faa uma citao sem uma introduo e sem uma concluso; quando isso acontece, d a entender que a pessoa no sabe sobre o que est falando ou que no tem capacidade para, com suas prprias palavras, falar sobre o assunto, um atestado de incompetncia. Em geral, a introduo e a concluso so os espaos nos quais o sujeito coloca o que pensa, so suas formulaes, suas observaes.
9

REFERNCIAS:
Eis alguns modelos de referncias.
(dica: consulte as referncias no programa de curso)

Nos textos manuscritos, substitua o itlico por grifos.


10

Referncias formatao:
Devem vir listadas em ordem alfabtica.

No se usa mais ______ para substituir um

nome de autor que se repete, escreve-se novamente o nome do autor quantas vezes forem necessrias. No caso de mais de uma obra do mesmo autor, colocar por ordem crescente de datas, ou seja , o livro mais antigo ser o ltimo e o mais recente, o primeiro. Deixar o espao de uma linha entre cada entrada da referncia.
11

Livros
SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro consultado em itlico.

Cidade onde o livro foi editado: Nome da editora, data da publicao, nmero de pginas do livro. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima gramtica da lngua portuguesa. 19 ed. So Paulo: Nacional, 1978. 439 p. CHARAUDEAU, Patrick. & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo: contexto: 2004. MARI, H.; MACHADO, I. E MELLO, R. (orgs). Anlise do discurso: fundamentos e prticas. Belo Horizonte: Ncleo de Anlise do discurso - FALE/UFMG, 2001 [para vrios autores/organizadores] MARI, H. et alii. Anlise do discurso: fundamentos e prticas. Belo Horizonte: Ncleo de Anlise do discurso - FALE/UFMG, 2001 [para vrios autores/organizadores]

12

Captulos de livros
AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In:

AUTOR(ES) DO LIVRO. Ttulo. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data, pgina inicial-final da parte
MENEZES,

William A. Faces e usos da argumentao In: MARI, H. et alii. Anlise do discurso: fundamentos e prticas. Belo Horizonte: Ncleo de Anlise do discurso - FALE/UFMG, 2001, p. 179-199.

13

Captulo de livro de um mesmo autor:


SEARLE, John R. Expresso e significado. So

Paulo: Martins Fontes, 1995. Cap. 3: O estatuto lgico do discurso ficcional. P. 95-119
Ou somente SEARLE, John R. Expresso e significado. So

Paulo: Martins Fontes, 1995.


14

Artigos de revistas ou peridicos


AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo.

Ttulo do Peridico. Local de Publicao (cidade), nmero do volume, nmero do fascculo, pginas iniciais e finais, ms e ano.

ARRUDA, A. Teoria das Representaes Sociais e

Teorias de Gneros. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro: UFRJ, n. 117, p.127-147, nov. 2002. MARI, H. Factum e fictum: sobre a construo de mundos possveis. Scripta. Belo Horizonte, vol. 9, n 17, p 168-177, 2 sem. 2005 (obs: factum e fictum esto em itlico porque so palavras latinas)
15

Formato eletrnico
AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico.

Local de Publicao (cidade), nmero do volume, nmero do fascculo, pginas , data. Disponvel em <endereo eletrnico>. Acesso em: dia, ms e ano (para documentos on-line).

RESENDE, Yara.

Informao para negcios, os novos agentes do conhecimento e a gesto do capital intelectual. Cincia da informao on-line, Braslia, v. 31, n2, 2002. disponvel em www.ibict.br. Acesso em 30 nov. 2002. VERGUEIRO, W. Alguns aspectos da sociedade e da cultura brasileiras nas histrias em quadrinhos. Revista Agaqu, So Paulo, v.1, n.1, 1998. Disponvel em: <www.eca.usp.br/nucleos/nphqueca/agaque/indiceagaque .htm> Acesso em: 03 jul. 2006.

16

Nota de aula e slides de Power Point


SOBRENOME, Nome [do professor]. Ttulo da

aula. Local: Faculdade, Universidade. Data. N do slide [se for o caso].Nota de aula.
MENDES, Emlia. As ideologias segundo o crculo

Bakhtiniano. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. 29/03/2011. Nota de aula. OU MENDES, Emlia. As ideologias segundo o crculo Bakhtiniano. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG. 29/03/2011. Slide 08. Nota de aula.
17

Ateno:
Quando citar duas obras do mesmo autor que

tiver sido publicadas no mesmo ano, usa-se as letras a, b, c... para diferenci-las. No corpo do texto, usa-se tambm esta conveno, por exemplo: Segundo Charaudeau (2006a, p. 20)... Conforme Charaudeau (2006b, p. 68)... CHARAUDEAU, P. O discurso poltico. So Paulo: contexto, 2006a. CHARAUDEAU, P. O discurso das mdias. So Paulo: contexto, 2006b.
18

Para saber mais:


FRANA, Jnia Lessa & Vasconcellos Ana C.

Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 255 p.
Conferir sempre a ltima edio

19

O trabalho da citao

Citaes textuais e livres

20

Introduo
A tarefa da citao no algo banal ou uma mera

exigncia da academia. Ela representa respeito e reconhecimento pelas pessoas que j pesquisaram o assunto; (no citar e usar as idias de outrem crime de plgio) Demonstra que o redator pesquisou fontes, mostra que leituras ele escolheu, que percurso percorreu. Citar dar a entender que h um discurso tecido em relao a um determinado tema, a palavra do outro valida essa tessitura. O objetivo maior da citao endossar as idias de quem escreve, mostrar que no o nico que pensa na perspectiva escolhida.

21

H duas possibilidades de uso da citao


- Indutiva: a citao serve de exemplo ou de

justificativa de algo que foi dito anteriormente.


- Dedutiva: da citao, tira-se concluses e

conseqncias que permitem a continuidade do texto.


Cf. EMEDIATO (2004)

22

CITAES TEXTUAIS
So cpias literais de trechos de um texto, sem

nenhum tipo de modificao, extradas de um livro, captulo, artigo ou outra publicao para servir de fundamentao terica. A citao textual deve vir sempre destacada, seja por formatao (citaes longas), seja por aspas (citaes curtas). A formatao com recuo e as aspas evidenciam que se trata de um trecho de alguma obra citado textualmente, sem alteraes de contedo, grafia, pontuao, etc. No use aspas e deslocamento ao mesmo tempo, redundante. No use itlico para citaes!
23

Algumas dicas:
Use (sic) aps transcrever dados incorretos

Publicaes anteriores ao Acordo Ortogrfico,

so transcritas com a mesma grafia nas citaes. errado corrigir. A partir de 2013 o acordo ortogrfico ser obrigatrio. Antes desta data, possvel escrever no antigo formato. No entanto, preciso ter cuidado ao adotar a nova ortografia, tenha profundo conhecimento dela... Tirar tremas e alguns acentos no quer dizer total domnio...
24

H dois tipos de citaes textuais: longas e curtas


Citaes textuais longas: quando o trecho extrado tiver mais de 3 (trs) linhas (so

contadas no texto em que voc est escrevendo [manuscrito ou digitado] e no da fonte da pesquisa). Nesse caso, ela ser destacada do pargrafo, formando uma figura de texto com recuo de 4 cm em relao ao restante do texto, em espao simples (1). H a recomendao, no caso de digitaes, de se colocar a citao longa com uma fonte menor do que aquela utilizada no texto. Por exemplo, texto com fonte 12, citao com fonte 10. No entanto, nem todas as pessoas se valem desse recurso.
25

Exemplo:
A pardia pode ser identificada atravs de duas instncias complementares a saber: em larga escala e em micro escala. De acordo com Machado (2004, p.81): (linha em branco [manuscrito] ou 1 espao [digitado])
4 cm Fonte 11 (somente para texto digitado)
A pardia muito mais usada do que comumente se pensa. Ela est nas publicidades, nos filmes, nas histrias em quadrinhos, na pintura, na literatura... Ela pode ser vista em larga escala, quando estamos diante de um novo discurso, que foi inteiramente reconstrudo sobre as cinzas do primeiro, objeto da pardia. Mas, ela tambm pode ser vista em micro escala: s vezes a simples mudana de uma palavra, de uma vogal, de um som, j permitem que notemos o jogo prprio ao fenmeno.

(linha em branco [manuscrito] ou 1 espao [digitado]) Assim, ao abordarmos este tipo de discurso, devemos verificar tanto suas caractersticas mais gerias quanto aquelas mais particulares.

26

Exemplo:
A pardia pode ser identificada atravs de duas instncias complementares a saber: em larga escala e em micro escala. Assim sendo, o fenmeno se manifesta de forma ampla nos discursos: (linha em branco [manuscrito] ou 1 espao [digitado])
4 cm Fonte 11 (somente para texto digitado)
A pardia muito mais usada do que comumente se pensa. Ela est nas publicidades, nos filmes, nas histrias em quadrinhos, na pintura, na literatura... Ela pode ser vista em larga escala, quando estamos diante de um novo discurso, que foi inteiramente reconstrudo sobre as cinzas do primeiro, objeto da pardia. Mas, ela tambm pode ser vista em micro escala: s vezes a simples mudana de uma palavra, de uma vogal, de um som, j permitem que notemos o jogo prprio ao fenmeno. Machado (2004, p.81) ou MACHADO (2004, p.81)

(linha em branco [manuscrito] ou 1 espao [digitado]) Assim, ao abordarmos este tipo de discurso, devemos verificar tanto suas caractersticas mais gerias quanto aquelas mais particulares.

27

OBSERVAES:
o exemplo acima se constitui como um s pargrafo

dividido em trs partes: introduo (anuncia o tema da citao), desenvolvimento (citao) e concluso (comentrio feito a partir da citao) A CONCLUSO do pargrafo no tem deslocamento, ela deve estar alinhada margem do texto (se tiver deslocamento, torna-se pargrafo!) Nunca use nem aspas nem itlico em citao longa, errado e tautolgico. O deslocamento do texto j mostra que uma citao! Nunca termine um pargrafo com citao!!! a coisa mais sem personalidade que existe!!!

28

Citaes textuais curtas


Usa-se quando o trecho extrado tiver at

trs linhas (so contadas no texto em que voc est escrevendo e no da fonte da pesquisa). Neste caso, ele permanecer inserido no prprio pargrafo, sem recuo algum e vir entre aspas, que so obrigatrias. No use itlico nestes casos. Nunca termine um pargrafo com citao!
29

EXEMPLO:
A anlise do discurso vem buscando cada vez mais ampliar o seu campo de estudos e a pardia pode se mostrar um corpus interessante para os estudos discursivos. Conforme Machado (2004, p. 81) A pardia muito mais usada do que comumente se pensa. Ela est nas publicidades, nos filmes, nas histrias em quadrinhos, [...], na literatura... Tal afirmao nos leva a pensar que este tipo de discurso pode ser um lugar privilegiado para futuras anlises semiolingsticas.
OBSERVAO:

a organizao do pargrafo permanece a mesma: introduo, desenvolvimento e concluso.

30

CITAES LIVRES:
As

citaes livres no so citaes textuais, ou seja, no so trechos extrados literalmente de uma obra. So, na verdade, parfrases feitas de um trecho de alguma obra. O texto de origem modificado em parte ou, s vezes, em sua totalidade, mas fonte sempre deve ser mencionada!!!
31

EXEMPLO:
A pardia pode ser vista tanto numa dimenso macro quanto numa dimenso micro. Para Machado (2004), a dimenso macro seria caracterizada por discursos completos, ou seja, aquele que resulta do que a referida autora denomina cinzas do discurso de origem. J a dimenso micro pode ser caracterizada pelo emprego de traos menores como a mudana de uma palavra ou de uma vogal, por exemplo. Ambas as dimenses nos demonstram as sutilezas que esse tipo de discurso pode adquirir.
OBSERVAO: a organizao do pargrafo permanece a mesma:

introduo, desenvolvimento e concluso FONTE DAS CITAES: MACHADO, Ida L. A pardia, um gnero transgressivo. In: MACHADO, I.L. & MELLO, R.(orgs) Gneros: reflexes em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p.75-86

32

CITAO DE CITAO
As citaes de citao so citaes , textuais ou

livres, de citaes feitas em alguma obra (so conhecidas tambm como apud). uma citao de uma citao feita por algum autor. Use este recurso somente quando no tem acesso fonte citada. Em trabalhos de Ps-graduao esta prtica deve ser evitada. Nesse caso, cita-se o nome do autor da obra no consultada, seguida do autor (ou autores) da obra efetivamente consultada da qual se extraiu a citao. Na nota de rodap, cita-se a referncia completa da obra no consultada.

33

EXEMPLO:
possvel observar a estreita relao entre a teoria semiolingstica e as teorias sobre o sentido; isso se d de uma maneira tal que a relao percebida no prprio nome da teoria. De acordo com Charaudeau1, citado por Machado (2002, p. 47), smio- viria de smiosis, fazendo referncia semiologia e, por conseqncia, s propostas saussureanas e barthesianas de teorizao sobre o sentido. De fato, a proposta semiolingstica dar continuidade, mas de maneira reflexiva, ao pensamento destes dois pensadores da linguagem.
PARA SABER MAIS: FRANA, Jnia Lessa & Vasconcellos Ana

34

C. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 255 p. Captulo 14: Citaes. ---------1- CHARAUDEAU, P. Une analyse smiolinguistique du discours. Langages. Paris: Armand Colin, n 117, p. 96-111, 1995

Citaes de texto em lngua estrangeira


A citao em lngua estrangeira vem no corpo do

texto, seguindo as normas j mencionadas acima. obrigatrio fazer a traduo da citao e colocar em nota de rodap, seguida de (traduo nossa), se a traduo for do pesquisador; ou indicar o nome do tradutor se for um terceiro.

35

Para Trabalhos acadmicos, consulte:


FRANA, Jnia Lessa & Vasconcellos Ana

C. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 255 p.

Captulo 02: trabalhos acadmicos Captulo 06: artigos de publicao peridica Captulo 14: Citaes Captulo 16: Referncias Captulo 18: apresentao grfica
36

Alguns comentrios conclusivos


No iniciar texto (somente em caso de epgrafe) e

pargrafo com citao. No uma regra, mas faz-lo pode evidenciar falta de criatividade do autor do texto. Sempre comentar a citao feita, tirando dela o mximo de proveito. A prtica da citao, seguida do comentrio explicativo ou parafrstico mostra entendimento dos trechos citados e refora o raciocnio. Emediato (2004) Use citaes, mas use o mximo possvel suas prprias idias e formulaes, evite ser um papagaio terico. Use exemplos de seu cotidiano, tenha um estilo prprio [sem abusar da informalidade ou do rebuscamento, saiba dosar os dois], enfim, deixe sua marca no seu texto! As referncias devem sempre vir no final do texto e no no p de pgina.
37

Alguns comentrios conclusivos


O seu texto a imagem de si que voc mostra ao

mundo acadmico, ento seja muito cuidadoso(a) ao se expor. Um texto bem escrito valoriza muito a pesquisa e o pesquisador, busque sempre passar uma boa imagem de si mesmo. Tenha um estilo prprio, mas seja claro e objetivo. Cuidado com os excessos, de qualquer natureza.

38

Referncias:
EMEDIATO, Wander. A frmula do texto. Redao,

argumentao e leitura. So Paulo: Gerao Editorial, 2004 FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A redao pelo pargrafo. Braslia: editora da UnB, 1999. FRANA, Jnia Lessa & Vasconcellos Ana C. Manual para normalizao de publicaes tcnicocientficas. 8 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. 255 p.

39

Das könnte Ihnen auch gefallen