Sie sind auf Seite 1von 40

Natao

Trabalho elaborado por: Joo Madeiras Miguel Sebastio

Componentes do meio aqutico


-

Respirao - Equilbrio - Imerso - Propulso - Salto

Respirao
Meio Terrestre
Respirao reflexa

Meio Aqutico
Respirao voluntria

Dominncia nasal

Dominncia bocal

Inspirao activa

Inspirao reflexa

Expirao passiva

Expirao activa

Equilbrio

Se um aluno j se encontra vontade com o meio aqutico, necessrio desenvolver-se o equilbrio, uma vez que estas capacidades iro promover um menor gasto de energia, porque o corpo ir ficar mais superfcie da gua havendo menor resistncia ao atrito.
Meio Terrestre Posio vertical Cabea vertical Olhar horizontal Apoios plantares Meio Aqutico Posio horizontal Cabea horizontal Olhar vertical Perca de apoios plantares

Emerso
A

imerso considerada uma componente importantssima no processo de desenvolvimento e adaptao ao meio aqutico, pois requer uma correcta adaptao respirao.

Propulso

capacidade de superar a resistncia natural da gua, com a ajuda das pernas e/ou braos assim como de outros movimentos propulsores, nos vrios planos. As alteraes em termos de equilbrio, devem-se a diferenas no mecanismo propulsivo utilizado no meio aqutico.

Salto

atravs do salto que se passa do meio terrestre para o meio aqutico, e por isso torna-se uma importante componente a trabalhar e a desenvolver.

Princpios Gerais das Tcnicas


Posio

do corpo o mais hidrodinmico possvel, de forma a diminuir a resistncia ao avano.

Princpios Gerais das Tcnicas


Propulso

superiores Fase de traco

membros

inferiores

A Maior amplitude do trajecto aqutico B Correcta orientao das superfcies propulsoras C Correcto percurso das superfcies propulsoras D Correcta aplicao da fora

Fase de recuperao

Com menor tempo de durao possvel B Que no oferea resistncia ao avano C Com menos dispndio de energia

Coordenao
Deve garantir a continuidade do movimento

Respirao

deve haver coordenao entre as fases respiratrias e os movimentos propulsivos.

Crawl Tcnica Alternada


POSIO DO CORPO Horizontal Ventral Plana - O objectivo a colocao do corpo de modo a criar a menor resistncia. - Manter a posio hidrodinmica fundamental ao longo do ciclo gestual.

Crawl Tcnica Alternada

ALINHAMENTO HORIZONTAL Posio Alta Reduzir o atrito de forma (atrito frontal e suco) e de onda CABEA Posio Natural, ligeiramente elevada, rodando para realizar a inspirao segundo o eixo longitudinal

Crawl Tcnica Alternada

ALINHAMENTO LATERAL Um dos factores que pode corrigir o alinhamento lateral do corpo a diminuio da rotao do corpo (eixo longitudinal) e um correcto movimento da braada sobretudo na fase de recuperao.

Pernas Crawl

FUNO Manter a posio hidrodinmica Funo estabilizadora


ACO Fase ascendente Quando a perna se dirige superfcie, o joelho flecte e inicia-se a Fase descendente A perna realiza uma extenso energtica (chicotada) para baixo com os ps em extenso.

Crawl Tcnica Alternada


POSIO DOS PS

Extenso Relaxados Pontas dos ps viradas para dentro com os calcanhares afastados Os ps afastados Os ps no devem sair da gua

Crawl Tcnica Alternada


Braos Crawl

- ENTRADA

Em frente ao ombro Brao ligeiramente flectido com o cotovelo mais alto que a mo Pulso flectido em relao ao antebrao Deslizar com a palma da mo virada para baixo e para fora

Crawl Tcnica Alternada


- AGARRE

O cotovelo deve estar quase em extenso Movimento de acelerao gradual sem paragens A mo/brao deve atingir a extenso completa O pulso flectido 40 para baixo A mo faz fora para trs

Crawl Tcnica Alternada


-

TRACO
Cotovelo inicia a flexo Mo em deslocamento para baixo Mo mais em baixo/maior flexo do cotovelo Mo deve estar cncava O cotovelo deve apontar para fora com uma flexo de 90 graus quando passa pelo plano vertical do ombro

Crawl Tcnica Alternada


- EMPURRE

Fase de maior propulso da braada A mo passa pela linha mdia do corpo. Extenso do brao acompanhada por uma ligeira rotao externa do antebrao Extenso da mo orientada para trs at ao final da aco propulsiva A braada acaba com o brao quase em extenso completa, perto da coxa O cotovelo continua mais alto, sai primeiro da gua deve ser voltado para dentro

Crawl Tcnica Alternada

Cotovelo emerge Cotovelo desloca se para cima e para a frente Mo descontrada Antebrao lanado para a frente Mo comea a esticar quando passa a linha do ombro Mo entra na gua com o brao ligeiramente flectido e o cotovelo mais alto que a mo

Crawl Tcnica Alternada


A

Respirao

A cabea deve rodar para o lado onde se vai realizar a respirao acompanhada por uma ligeira rotao do corpo. A boca sai da gua no momento em que o cotovelo do mesmo lado inicia a fase de recuperao e o brao do lado contrrio entra na gua. O momento de mxima inspirao quando o cotovelo est na sua posio mais alta.

A Respirao
Quando se inspira a cabea deve estar deitada sobre a gua. A cara imerge no momento em que o brao passa a linha do ombro. No necessrio que a boca saia na sua totalidade. No se deve fazer apneia. A expirao deve ser sem paragens e controlada de forma que se expire todo o ar antes de se fazer uma nova inspirao. Respirao bilateral.

Costas Tcnica Alternada


POSIO DO CORPO

Horizontal Ventral Plana ligeiro afundamento da bacia Cabea elevao em 45 graus em relao superfcie.

Pernas costas Movimentos alternados na vertical Fase ascendente Fase mais propulsiva, movimento realizado em direco superfcie, iniciando-se na coxa prolongandose com a extenso do joelho e do p. Fora crescente. Fase descendente Fase de recuperao da pernada, movimento realizado em direco ao fundo da piscina. Perna esticada com os ps descontrados. Posio dos ps Igual do estilo de crawl

Braos costas - ENTRADA Linha do ombro Palma da mo virada para fora Dedo mindinho a entrar em primeiro O ombro deve afundar - TRACO Flexo do Cotovelo inicia Afundamento do brao para que na flexo mxima do cotovelo (90) f

- EMPURRE Inicia-se a extenso Mo deve rodar para dentro e terminar oblqua em relao ao fundo da piscina e abaixo da coxa Fase mais propulsiva, fora crescente
- Sada Brao esticado Mo virada para a coxa, com o polegar em primeiro lugar Elevao do ombro com ligeira rotao do corpo

Fase de recuperao

Perpendicular linha de gua Mo deve rodar Ombro fora de gua

Respirao

Est facilitada Inspirar pela boca durante a recuperao de um brao e expirar durante a recuperao do outro

Coordenao braos/braos

H sempre um momento em que os dois braos esto dentro de gua. A mo do brao em recuperao deve entrar na gua quando o outro termina o empurre, mantendo-se a continuidade das aces propulsivas e a sincronizao com a rotao do corpo no eixo longitudinal.

Coordenao perna/braos

Seis batimentos por cada ciclo de braos.

Bruos
Posio do corpo O corpo deve de estar na posio horizontal, em decbito ventral e plana, com ligeiro afundamento da bacia.
Aco dos membros inferiores Fase de recuperao: Inicio da flexo dos joelhos, dedos dos ps convergentes e joelhos ligeiramente afastados. Mxima flexo dos joelhos com afundamento da bacia, ligeira flexo da coxa sobre o tronco. Rotao dos joelhos e flexo dos ps.

Bruos
Traco: Ps virados para fora e para trs. Inicio da acelerao com a base e dos lados dos ps, a efectuarem movimentos circulares. Extenso dos joelhos e ps empurram a gua com fora. Com a extenso das pernas os joelhos tendem a juntar-se.
Elevao: Nesta fase os joelhos esto em extenso mxima, os ps um pouco afastados e ocorre uma elevao das pernas at a superfcie.

Aco dos membros superiores Agarre: Afastamento das mos, viradas para fora; braos esticados. Traco: Fora das mos para fora e para baixo. Cotovelos altos e o antebrao movimenta-se para fora. As mos comeam a juntar-se. Recuperao: Mos avanam, os cotovelos iniciam a extenso e braos e esto esticados. Respirao Inspirao: Flexo posterior do pescoo e elevao dos ombros. Expirao: Flexo anterior do pescoo e afundamentos dos ombros.

Coordenao

Um ciclo de braos para cada ciclo de pernas, os braos iniciam o movimento.

Mariposa
Posio

do Corpo O estado de ondulao permanente com alteraes no plano horizontal que resultam de:

Um batimento de pernas simultneo Recuperao dos braos area simultnea

- Propulso Aco dos membros inferiores Inicia com a impulso dos ps para baixo, 90 graus entra coxa e a perna, os dedos dos ps tocam-se e os calcanhares afastam-se, flexo plantar; execuo e acelerao progressiva e a fase termina com um movimento de chicotada. Resulta desta aco uma elevao da bacia. Inicia-se ento o movimento de extenso total das pernas e deslocao at a superfcie. Afundamento da anca mantendo os ps numa posio alta, flexo dos joelhos 90 graus ps na posio mais alta.

Aco

dos membros superiores Fase Propulsiva


Entrada: linha dos ombros com ligeira flexo dos cotovelos. A mo forma com a gua um ngulo de 45 e o antebrao efectua uma rotao interna. Deve provocar o menor atrito possvel.

Traco:
1 Fase - as mos deslocam-se para baixo e para fora; os cotovelos esto perto da superfcie e os antebraos orientados para baixo. 2 Fase - inicia-se quando as mos se aproximam da parte superior da cabea; os membros passam a deslocar-se para dentro e os cotovelos matem-se alto.

Empurre: inicia-se quando os braos passam o plano dos ombros; a fase mais potente da braada e termina com os braos em extenso.

Fase de Recuperao

Deve aproveitar-se a velocidade com que se termina o empurre. Inicia-se com a sada dos cotovelos em primeiro lugar. Os braos deslocamse para a frente em extenso ou ligeiramente flectidos. As mos devem estar descontradas.

Respirao

Inspirao: Inicia-se durante a fase final do empurre. Realiza uma extenso do corpo que provoca a elevao da cabea. A boca est fora de gua e o queixo superfcie, esta aco deve ser breve. No final os msculos do pescoo descontraem. Expirao: A expirao deve ser explosiva e deve-se expirar todo o Ar.

Coordenao

Geral da Tcnica

Dever efectuar-se dois batimentos por cada ciclo de braada O 1 batimento de pernas coincide com a entrada dos braos na gua O 2 batimento de pernas ocorre no final do empurre e coincide com o inicio da inspirao Aps a entrada dos braos dever ocorrer uma ligeirssima pausa de modo a que todo o corpo possa adquirir uma posio ideal para a realizao das aces propulsivas consequentes.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen