Sie sind auf Seite 1von 11

II - UNIO ESTVEL 1.

Evoluo Histrica a) Cdigo Civil de 1916: exclusividade da famlia matrimonial e indissolubilidade do vnculo conjugal b) Reconhecimento Jurisprudencial (a partir da dcada de 60): Indenizao por servios prestados Sociedade de Fato (Smula 380, STF)

c) Constituio Federal de 1988: Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. (...) 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. d) Legislaes Infraconstitucionais:

Lei 8.971/94: Apenas pessoas solteiras, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que houvesse comprovada relao por mais de 05 anos ou filho

d) Legislaes Infraconstitucionais: Lei 9.278/96: - No estabeleceu prazo mnimo de convivncia e admitiu a unio estvel entre pessoas separadas de fato - Competncia das Varas de Famlia e presuno jris et de jure de esforo comum na aquisio dos bens

e) Cdigo Civil de 2002:


Incluso da Unio Estvel no Livro IV (Direito de Famlia) no Cdigo Civil de 2002:
Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia.

2. Requisitos para a caracterizao da Unio Estvel a) Diversidade de sexo entre os sujeitos da unio: Art. 226. (...) 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. - Unio Estvel Unio Homoafetiva

- ADPF n132

b) Convivncia pblica, contnua e duradoura com o objetivo de constituir famlia (convivncia more uxorio) coabitao prazo para a constituio ou a existncia de filhos comuns continuidade publicidade constituio de famlia: relacionamento entre padre e uma mulher? O namoro pode caracterizar unio estvel?

c) ausncia de impedimentos matrimoniais Art. 1723(...) 1 A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. O que fazer quando existente uma unio contnua e duradoura entre pessoas impedidas de se casarem? Causas suspensivas:

Art. 1.723. (...) 2 As causas suspensivas do art. 1.523 no impediro a caracterizao da unio estvel. Regime de bens?

3. CONCUBINATO: a) Previso legal no CC Art. 1.727. As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato. - convivente = companheiro concubino

b) Reconhecimento da relao concubinria como entidade familiar - Famlias Paralelas - STJ: Impossibilidade de se conferir status de unio estvel s relaes concubinrias e de se admitir unies estveis simultneas, devendo ser atribuda indenizao com alicerce na Teoria da Sociedade de Fato (Smula 380 do STJ).

4.1. Direitos e Deveres decorrentes do casamento:

4.2. Direitos e Deveres decorrentes da Unio Estvel:

Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos.

5. Efeitos Patrimoniais a) Regime Legal da Comunho Parcial Art. 1.725. Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens.

b) Regime de Bens no caso de conviventes com idade superior a 70 anos (art. 1641, II do CC) (...) II - A no extenso do regime da separao obrigatria de bens, em razo da senilidade do de cujus, constante do artigo 1641, II, do Cdigo Civil, unio estvel equivaleria, em tais situaes, ao desestmulo ao casamento, o que, certamente, discrepa da finalidade arraigada no ordenamento jurdico nacional, o qual se prope a facilitar a convolao da unio estvel em casamento, e no o contrrio; (STJ, RESP 1.090.722/SP)

c) Contrato de Convivncia: - Prova da Unio Estvel - Disciplina Regime de Bens - Contrato formal e no solene Registro no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos (LRP 127, VII) Alterao ou extino extrajudicial Contrato de Namoro ? Validade e Eficcia

6. Converso da Unio Estvel em Casamento a) Previso Legal: Art. 1.726. A unio estvel poder converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil. Inconstitucionalidade: art. 226, 3, CF Efeitos Patrimoniais:

7. O nome na unio estvel: a) Necessidade de autorizao judicial b) Projeto de Lei: alterao extrajudicial do nome

Das könnte Ihnen auch gefallen