Sie sind auf Seite 1von 16

Jonh Maynard Keynes

Jonh Maynard Keynes

1936 Teoria Geral do Emprego, do Juro e da

Moeda Critica a Teoria Clssica: considerada por este, como uma teoria particular, parcial, da atividade econmica. a) particular por se apoiar-se em uma hiptese nem sempre confirmada, ou seja a do pleno emprego; b) particular, ainda, por eliminar a moeda dos seus raciocnios; c) particular, enfim, por apresentar o problema econmico, no em termos gerais, mas, sim, individuais e fragmentrios.

Jonh Maynard Keynes

Os Clssicos e o desemprego um mundo simplificado, e com regras pre-estabelecidas. 1 guerra mundial Necessidade do estudo: 1- causas do desemprego; 2- as condies de existncia de uma posio de equilbrio em uma economia com desemprego; 3- as foras que determinam esta posio de equilbrio

Jonh Maynard Keynes


A teoria Clssica do equilbrio econmico s valida quando se verifica o pleno emprego. Para Keynes, a viso dos clssicos foi parcial e falsa, uma vez que no levou em considerao a existncia da moeda. ( A partir de Say e da sua teoria do mercado (lei das sadas) os produtos se trocaram contra produtos -, comearam os Clssicos a raciocinar como se as mercadorias e os servios se trocassem in natura, considerando a moeda apenas como um intermedirio ou instrumento neutro, destitudo de importncia para o equilbrio econmico e para formao dos preos.)

Jonh Maynard Keynes

Keynes demonstra que a moeda tem um papel ativo na economia, e no um instrumento passivo como queiram os Clssicos. A moeda tem um papel relevante no equilbrio geral da economia, equilbrio este que depende das condies de pleno emprego ou de sub-emprego da mo de obra. -Os fenmenos econmicos so dinmicos, e no estticos. C) Os Clssicos raciocinaram sobre os fenmenos econmicos levando em conta, na maioria das vezes, comportamentos individuais dentro de um quadro econmico deliberadamente limitado.

Jonh Maynard Keynes

Trata-se para Keynes, de combater e ultrapassar este ponto de vista microeconmico para considerar o problema em termos mais gerais de rendimentos Globais, procura global, emprego global, ou seja raciocinar em dados de conjunto. Os fenmenos particulares devem ser considerados, como meio de compreender o mecanismo e a evoluo das qualidade globais. considerada uma sociedade em seu conjunto, quantos indivduos encontraro trabalho e qual ser a quantidade global da produo resultante?

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES - Cabe procura o papel primordial de agente motor de

todo o sistema econmico, pois o emprego varia no mesmo sentido que o rendimento global (gerador da procura global). Esse rendimento global pode ser empregado de trs maneiras: entesourando, investindo, consumindo. A procura efetiva e, por conseguinte, o emprego, dependem pois de trs fatores psicolgicos, os quais juntamente com o volume monetrio existente vo representar os elementos explicativos das variaes de um sistema econmico.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES

Estes elementos, variveis e independentes entre si, so: a preferncia pela liquidez; o estimulo para investir; a propenso a consumir. 1- A preferncia pela liquidez consiste na preferncia dada ao dinheiro liquido a qualquer outra forma de riqueza. Manifesta-se por uma tendncia mais ou menos acentuada, que impele os homens a empregarem suas economias, ou, ao contrario, entesour-las sob a forma de moeda.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES

Os indivduos preferem conservar suas economias sob a forma liquida, por que a moeda serve como reserva de valor, representando, por este fato mesmo, uma ponte entre o presente e o futuro. * Os principais motivos que explicam a preferncia pela liquidez so: transao, precauo e especulao.

Jonh Maynard Keynes


OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES *Transao: atender as necessidades das compras

habituais Precauo: desejo de segurana, dinheiro forma liquida para socorrer as despesas imprevistas. Especulao: Para Keynes, o mais importante dos estmulos, estando diretamente ligado as futuras variaes da taxa de juros. A preferncia pela liquidez deriva do temor de uma elevao da taxa de juros. Sendo em dado momento, a taxa de juros muito baixa e os custos muito elevados, os especuladores conservam o dinheiro sob a forma liquida, com a esperana de utiliz-lo em oportunidades mais lucrativas.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES

Com a preferncia pela liquidez, retoma a moeda o seu lugar na teoria econmica: atravs da taxa de juros torna-se a moeda um elemento ativo modificador das condies do equilbrio econmico. * O JURO O PREO DA RENNCIA LIQUIDEZ, E A SUA TAXA MEDE A SITUAO DECORRENTE DA DIFERENA ENTRE O VOLUME DA MOEDA EM CIRCULAO E A PROCURA DA MOEDA PARA ENTESOURAMENTO.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES 2- O estmulo para investir corresponde a um estado psicolgico oposto: impele os homens a procurarem um emprego produtivo para os seus rendimentos. Este estmulo para investir depende do rendimento, previsvel, do capital (procura dos empreendedores) e do custo de reposio do capital (determinando o preo de oferta). Depende da estimativa do rendimento futuro. Esta estimativa depende da eficincia marginal do capital, que por sua vez traduz a relao entre o rendimento, previsvel, dos bens de produo (maquinas) e o preo de reposio destes.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES 3- A propenso a consumir consiste na tendncia, manifestada pela populao, no sentido de reservar uma parte mais ou menos considervel de seu rendimento compra imediata de bens de consumo. a relao entre as despesas de consumo e o rendimento global da comunidade. Estes trs elementos variveis, independentes entre si e antagnicos vo exercer uma influencia que, somada ao volume da moeda existente, determinara o volume do emprego que se estabelecera em uma sociedade e o volume da produo da resultante.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES Keynes demonstrou que os mecanismos auto-reguladores, ns quais acreditavam os economistas clssicos, podem falhar, dessa forma a situao de subemprego pode prolongar-se. Da a necessidade de interveno do Estado, principalmente atravs de uma poltica de manipulao monetria, com o objetivo de atuar sobre, a preferncia pela liquidez, o estimulo para investir e a propenso a consumir, j que destes depende o volume do emprego e da produo.

Jonh Maynard Keynes

OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES O Estado deve exercer sua influencia sobre a preferncia pela liquidez. Uma poltica monetria e fiscal adequada no deve fomentar o entesouramento estril, mas, sim, estimular as despesas suscetveis de aumentar o emprego. Fomentar o consumo e sobretudo os investimentos. Keynes prope uma poltica tributaria, tornando-se, assim, o imposto um elemento ativo na distribuio dos rendimentos e na orientao da atividade econmica. Poltica de dinheiro barato Poltica de grandes obras publicas, se necessrio pode ser financiada por inflao monetria.

Jonh Maynard Keynes


OS PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ECONMICA DE KEYNES O governo deve, custe o que custar, conseguir o seu objetivo, ou seja, a reduo e a reabsoro do subemprego. importante uma balana comercial favorvel. Um produto ou servio exportado para o estrangeiro, apresenta , do ponto de vista do emprego, a mesma vantagem que um investimento.

Das könnte Ihnen auch gefallen