Sie sind auf Seite 1von 9

Trabalho realizado por: Bruno Fernandes n4 Daniela Pinto n8 Tnia Alves n25 Joana llen n29

ndice
Inseminao Artificial (IIU - Inseminao IntraUterina) Fases da IIU Vantagens e desvantagens Curiosidades Concluso

Inseminao Artificial (IIU - Inseminao Intra-Uterina)


A Inseminao Artificial, ou tambm conhecida como Inseminao Intra-Uterina, uma tcnica de reproduo medicamente assistida que consiste na deposio dos esperma no aparelho reprodutor feminino. Esta tcnica empregada em casos de incapacidade de ejaculao, distrbios de ovulao ou alteraes no muco cervical que impeam a livre penetrao dos espermatozides no tero, bem como determinadas alteraes na qualidade do smen, nas trompas e a endometriose.

Fases da IIU
1 fase: A estimulao do ovrio com as hormonas, unida induo da ovulao com as hormonas comporta o desenvolvimento de diversos folculos, que depois da induo ao estudo da ovulao, permite dispor mais de um vulo para que este possa ser fecundado de forma natural, aumentando por sua vez a possibilidade de gravidez.

Fases da IIU (cont.)


2 fase: A preparao do esperma consiste na seleo e na concentrao dos espermatozides. A sua baixa mobilidade um dos fatores que podem afetar a realizao de uma gravidez, para este efeito so processadas amostras atravs de tcnicas de preparao seminal. Com estas tcnicas de lavagem, eliminam-se os espermatozides mortos.

Fases da IIU (cont.)


3 fase: A inseminao realizada nas consultas, no necessrio aplicar nenhum tipo de anestesia nem causado nenhum incmodo. A inseminao pode ser realizada aps a induo da ovulao. Ter que fornecer ao laboratrio uma amostra seminal e uma vez preparada a amostra, a mesma depositada com uma seringa especial no interior do tero. Depois do esperma depositado, a mulher deve permanecer alguns minutos em repouso.

Vantagens:
Pouco agressivo; Mtodo rpido e prtico; Probabilidade elevadssima de ocorrer gravidez.

Desvantagens:
No tem eficcia para mulheres com trompas obstrudas; A fertilizao pode no ocorrer, precisando realizar mais um procedimento; Risco de gravidez mltipla.

Curiosidades
Existem homens que no apresentam nenhum espermatozide no esperma ou mesmo no testculo. Nesta circunstncia, o casal poder optar pelo banco de esperma. Na doao de esperma preserva-se o anonimato do dador e do casal infrtil. Existem mulheres que perderam os seus ovrios em cirurgias ou possuem doenas hereditrias, que apresentam falhas no processo de fertilizao; nestes casos, estas podem receber ovcitos de pessoas que fazem doao dos mesmos.

Concluso
Com este trabalho ficamos a saber um pouco melhor em que consiste a inseminao artificial, como realizada e, aumentamos tambm, os nossos conhecimentos acerca do tema em questo.

Das könnte Ihnen auch gefallen