Sie sind auf Seite 1von 9

PERMUTADOR DE CALOR

Permutadores
so equipamentos que promovem a troca de calor entre dois fluidos. Esses fluidos podem ser ambos fluidos de processo ou apenas um deles.
Nos permutadores de calorconvencionais, temos dois fluidos circulando por dois circuitos independentes: o fluido quente e o fluido frio. Um desses fluidos passa por dentro dos tubos do feixe tubular (lado dos tubos) e o outro passa por fora do feixe (lado do casco)

de

calor

PERMUTADOR DE CALOR
CLASSIFICAO QUANTO A UTILIZAO:
RESFRIADOR: o equipamento que resfria um lquido ou gs com o emprego de gua ou ar (Cooler). REFRIGERADOR: resfria tambm um fluido de processo, porm a temperatura mais baixa do que a que poderia ser obtida empregando-se gua ou ar. O resfriamento obtido pela expanso de um fluido refrigerante como amnia, freon, propano, etc. CONDENSADOR: retira calor condensao, parcial ou total. de um vapor at a sua

AQUECEDOR: aquece o fluido de processo utilizando, em geral, vapor dgua. VAPORIZADOR: cede calor ao lquido de processo, vaporizando-o total ou parcialmente. REFERVEDOR: vaporizador que trabalha conectado ao fundo da torre de resfriamento, vaporizando o produto ali acumulado.

GERADOR DE VAPOR: gera vapor dgua aproveitando calor excedente de um fluido de processo.

PERMUTADOR DE CALOR
CLASSIFICAO QUANTO A FORMA:
PERMUTADORES DE CASCO E TUBO: So os permutadores mais encontrados na indstria de petrleo. Eles so constitudos basicamente de um feixe de tubos envolvido por um casco cilndrico. A) Permutadores com espelhos fixos: o feixe de tubos fixado ao casco por meio de solda. B) Permutadores com espelho flutuante: um dos espelhos preso ao casco, enquanto o outro tem liberdade para se deslocar na direo longitudinal do aparelho, acompanhando a dilatao trmica do feixe de tubos, sem sofrer interferncia do casco.

C) Permutadores com tubos em U: os tubos so dobrados formando elementos em forma de U e fixados a um espelho apennas, que preso ao casco. Neste caso os tubos dilatam-se individualmente, sem interferirem uns com os outros.

PERMUTADOR DE CALOR
CLASSIFICAO QUANTO A FORMA:
PERMUTADOR DE PLACAS:
So equipamentos formados por placas superpostas e comprimidas entre dois cabeotes, por meio de tirantes.

PERMUTADORES BITUBULARES:
So equipamentos muitos simples, constitudos de um tubo, que pode ser aletado ou no, encamizado por outro.

RESFRIADORES A AR (Air Cooler):


So constitudos de um feixe de tubos, atravs do qual o ar forado ou induzido a passar, pla ao de um ventilador.

PERMUTADOR DE CALOR
NOMENCLATURA DOS COMPONENTES DOS PERMUTADORES CASCO E TUBOS.
1 e 2. Cabeote estacionrio 1. Tipo carretel 2. Boleado 3. Flange do cabeote estacionrio 4. Tampo do carretel 5. Bocal do cabeote estacionrio 6. Espelho estacionrio 7. Tubos. 8. Casco. 9. Tampo do casco. 10 e 11. Flanges do casco. 12. Bocal do casco. 13. Flange do tampo do casco. 14. Junta de expanso. 15. Espelho flutuante. 16. Tampo do cabeote flutuante ou tampo flutuante. 17. Flange do cabeote flutuante. 18. Anel bipartido de fixao do tampo flutuante. 19. Anel bipartido de reteno do flange 20. Flange sobreposto 21. Tampo do cabeote flutuante externo 22. Saia do espelho flutuante 23. Caixa de gaxetas 24. Gaxetas 25. Preme-gaxetas ou sobreposta 26. Anel de separao das gaxetas 27. Tirantes e espaadores 28. Chicanas ou placas de sustentao 29. Quebra-jato 30. Defletor longitudinal 31. Divisor de passes 32. Conexo para respiro 33. Conexo para dreno 34. Conexo para instrumentos 35. Bero de sustenntao 36. Olhal de suspenso 37. Sapata de sustentao 38. Vertedouro 39. Conexo para indicador de nvel

PERMUTADOR DE CALOR
CARACTERSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR Permutador com Espelho Flutuante:
. Construo cara e tradicional para servios severos; . Permite qualquer diferencial de temperatura entre os fluidos; . Feixe tubular desmontvel para inspeo e manuteno, podendo com facilidade ser feita a substituio de qualquer tubo quando necessrio; . Permite fcil limpeza mecnica interna dos tubos (tubos retos), e assim ambos os fluidos podem ser viscosos, sujos, ou que deixem depsitos. . No adequado para grandes presses do lado dos tubos devido a construo do espelho flutuante.

Permutador com Feixe Tubular em U:


. Permite qualquer diferencial de temperaturas e tambm qualquer presso nos tubos; . Exige fluidos limpo pelos tubos porque a limpeza interna mecnica dos tubos difcil e no recomendada. . Nesse tipo de permutador s possvel a substituio dos tubos externos do feixe. . Em mdia 15 a 20% mais barato que o permutador com tampa flutuante, em igualdade de demais condies; . Usado para fluidos limpos, principalmente quando a presso do lado dos tubos for muito alta.

PERMUTADOR DE CALOR
CARACTERSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR

Permutador com junta de expanso no casco e Espelhos Fixos:


. Construo econmica permitindo qualquer diferencial de temperatura; . Feixe tubular no desmontvel, para inspeo e manuteno; . A substituio dos tubos embora possvel difcil; . Permite limpeza mecnica interna dos tubos; . S pode ser empregado para servios no essenciais ou de baixa responsabilidade, e com fluido pelo casco no perigoso, porque a junta de expanso sempre um ponto fraco, podendo estar sujeita a ruptura sbita; . em mdia, 25 a 30% mais barato que o permutador de tampa flutuante.

Permutador com ambos os Espelhos Fixos:


No h compensao para a dilatao diferencial entre casco e tubos;

Pode ser empregado para pequenas diferenas mdias de temperaturas entre os dois fluidos (< 50C), e temperatura do fluido mais quente (< 150C);
Empregado tambm para altas presses pelo casco (construo forjada); Feixe tubular no desmontvel, mas permite limpeza mecnica interna dos tubos; Exige-se sempre que o fluido que passa pelo casco seja no corrosivo e limpo.

PERMUTADOR DE CALOR
CARACTERSTICAS DOS PERMUTADORES DE CALOR Permutador Bitubular:
. Tipo prprio para pequenas cargas trmicas (pequena rea de troca de calor) e baixas vazes;

. Permite qualquer diferencial de temperaturas;


. Feixe tubular desmontvel e com possibilidade de fcil limpeza mecnica interna. . Colocando-se vrios cascos em srie, a diferena entre as temperaturas de entrada e sada pode ser muito grande;

. Permite com facilidade modulao de qualquer nmero de cascos;

Resfriadores a ar:
. Empregados para substituir os permutadores convencionais, com circulao de gua de resfriamento, em instalaes onde a gua escassa, cara ou de m qualidade. . A rea do terreno ocupado em mdia trs vezes maior do que a necessria para um permutador convencional de capacidade equivalente e o seu custo 50% maior, alm do custo adicional da energia eltrica consumida pelos ventiladores. . Em compensao, os resfriadores a ar dispensam a construo das tubulaes de entrada e de sada de gua, o que pode, em muitos casos, representar uma considervel economia.

PERMUTADOR DE CALOR
PADRONIZAO TEMA PARA PERMUTADORES DE CALOR
A TEMA fez uma padronizao de tipos de permutadores convencionais. Cada tipo designado por uma sigla de trs letras, das quais a primeira indica o tipo do carretel, a segunda o tipo do casco, e a terceira o tipo da extremidade oposta ao carretel. Por exemplo um permutador AES combina um cabeote estacionrio tipo A com um casco tipo E e um cabeote flutuante S.

Das könnte Ihnen auch gefallen