Sie sind auf Seite 1von 28

Bossa Nova

do incio ao fim

Para Sempre

Introduo
A Bossa Nova um movimento da msica popular brasileira surgido no final da dcada de 1950 na capital fluminense.
Tambm considerado um gnero musical brasileiro conhecido em todo o mundo.

A Palavra
Bossa: termo da gria carioca que significava 'jeito', 'maneira', 'modo'.

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na dcada de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontido/e outras bossas,/so nossas coisas(...). A expresso bossa nova passou a ser utilizada tambm na dcada seguinte, para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas sbitas durante a msica para encaixar falas.

Caractersticas
A bossa era, acima de tudo, um movimento da emergncia urbana do pas na fase desenvolvimentista da presidncia de Juscelino Kubitschek (1955-60). Uma das principais caractersticas do movimento era a batida do violo de Joo Gilberto, insparada no jazz norte-americano, alm das suas letras que, contrastando com os sucessos de at ento, abordavam temticas leves e descomprimidas. A forma de cantar tambm se diferenciava da que se tinha na poca. Segundo o maestro Jlio Medaglia, "desenvolver-se-ia a prtica do cantofalado ou do cantar baixinho, do texto bem pronunciado, do tom coloquial da narrativa musical, do acompanhamento e canto integrando-se mutuamente, em lugar da valorizao da 'grande voz'".

Origens
Um embrio do movimento, j na dcada de 1950, eram as reunies casuais, frutos de encontros de um grupo de msicos da classe mdia carioca em apartamentos da zona sul. Nestes encontros, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir msica. Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, j que os primeiros concertos foram realizados em mbito universitrio, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.

Origens
No final de 1957, numa destas apresentaes, no Colgio Israelita-Brasileiro, teria havido a idia de chamar o novo gnero - ento apenas denominado de samba sessions - , atravs de um recado escrito num quadro-negro, chamando as pessoas para uma apresentao de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Ea, onde foram anunciados como

(...)grupo bossa nova apresentando sambas modernos.

Primrdio Oficial
A bossa nova iniciou-se quando foi lanado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano Joo Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canes Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do prprio cantor).
CLIQUE

UM POUCO DE HISTRIA...
Com 2 msicas, Joo Gilberto uniu a turma da bossa
Festa na casa da famlia Menescal, Rio de Janeiro, 1957. Champanhe e rodas de bate-papo rolam na sala quando se ouve a campainha. Pensando tratar-se de mais um convidado, o jovem Roberto Menescal, ento com 19 anos, atende a porta. Depara-se com um completo desconhecido: Voc tem um violo a? Podamos tocar alguma coisa. O rapaz ficou sem reao, e o sujeito completou: Eu sou Joo Gilberto. Quem me deu seu endereo foi seu professor de violo.

Menescal, ento um violonista promissor, j tinha ouvido falar do baiano meio louco, genial, afinadssimo. Convidou-o para o quarto do fundo. Postado num canto, Joo empunhou o instrumento e fez soar os primeiros acordes. At que soltou a voz: amor / h-b-l-l
O dono da casa ficou em estado de xtase. Achou espetacular a maneira como a mo direita passeava pelas cordas. E a capacidade vocal, ento? A voz soava como instrumento de alta preciso, ao mesmo tempo em que o canto surgia suave, natural, quase falado. Sem os pais perceberem, pegou Joo pelo brao e levou-o para conhecer Ronaldo Bscoli, um de seus parceiros musicais. Mais apresentaes, agora com a incluso de Bim-Bom. Outro jovem boquiaberto. Segundo Ruy Castro em Chega de Saudade, o grupo varou a madrugada e parte do dia seguinte de casa em casa. Ningum dormiu. Bruno Hoffmann

Primrdio Oficial
Meses antes, Joo participara de Cano do Amor Demais, um lbum lanado em maio daquele mesmo ano e exclusivamente dedicado s canes da iniciante dupla Tom/Vinicius (foto), interpretado pela cantora fluminense Elizeth Cardoso.

Primrdio Oficial
Este LP no foi um sucesso imediato ao ser lanado, mas o disco pode ser considerado um dos marcos da bossa nova, no s por ter trazido algumas das mais clssicas composies do gnero, como tambm pela clebre batida do violo de Joo Gilberto, com seus acordes dissonantes e inspirados no jazz norte-americano.

Algumas composies do disco:


Luciana Estrada Branca Outra Vez Chega de Saudade

Primrdio Oficial
Em 1959, era lanado o primeiro LP de Joo Gilberto, Chega de saudade, contendo a faixattulo - cano com cerca de 100 regravaes feitas por artistas brasileiros e estrangeiros. A partir dali, a bossa nova era uma realidade. Alm de Joo, parte do repertrio clssico do movimento deve-se as parcerias de Tom Jobim e Vincius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o esprito bossa-novista j se encontrava na msica que Jobim e Moraes fizeram, em 1956, para a pea Orfeu da Conceio, primeira parceria da dupla dessa pea uma das belas composies de Tom e Vincius, Se todos fossem iguais a voc, j prenunciando os elementos meldicos da Bossa Nova.

Os dois tambm compuseram Garota de Ipanema, que se tornou a cano brasileira mais conhecida em todo o mundo, depois de

Aquarela do Brasil.

Garota de Ipanema,
uma das mais conhecidas canes de Bossa Nova e MPB, composta

por Vincuis de Moraes e Tom Jobim.

CLIQUE

Olha que coisa mais linda/Mais cheia de graa/ ela menina/Que vem e que passa(...)

Consagrao

Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada msica de "elite" (cultural), tornou-se cada vez mais popular com o pblico brasileiro, em geral. Em 1962, foi realizado um histrico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, consagrando mundialmente o estilo musical.

UM POUCO DE HISTRIA...
Dia D da Bossa Nova em terras de Tio Sam Quarta-feira chuvosa, 21 de novembro de 1962. O Carnegie Hall, em Nova York, estava lotado. Gente famosa na platia: os msicos Miles Davis, Herbie Hancock e Gerry Mulligan; os cantores Tony Bennett e Peggy Lee. A Bossa Nova havia desembarcado na cidade, com apoio do governo brasileiro e de uma gravadora americana. Nos bastidores, confuso; quase ningum falava ingls, e quem falava s era entendido por brasileiros. Joo Gilberto ameaava no entrar no palco: o vinco da cala no estava paralelo costura. A diplomata brasileira Dora Vasconcelos arrumou um ferro eltrico e, ali mesmo, com Joo de meias e cueca, passou a cala. Dezenas de microfones no palco, de rdios locais, da Bandeirantes de So Paulo e at de emissora que transmitia para Moscou. O som do teatro no funcionava bem. Mesmo assim, trs apresentaes embarcaram os novaiorquinos: Tom Jobim, com Samba de Uma Nota S; Joo Gilberto, que aguardou silncio absoluto para cantar Samba da Minha Terra, seguindo-se Corcovado e Desafinado; e Agostinho dos Santos, com Luiz Bonf ao violo, cantando Manh de Carnaval. Foi ovacionado. Cravos vermelhos jogados ao palco. A Bossa Nova abria as portas do mundo para a msica brasileira. Luiz Henrique Gurgel

Segunda Gerao
Em meados da dcada de 1960, o movimento apresentaria uma espcie de ciso ideolgica, formada por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime e estimulada pelo Centro Popular de Cultura da UNE. Inspirada em uma viso popular e nacionalista, este grupo fez uma crtica das influncias do jazz norte-americano na bossa nova e props sua reaproximao com compositores de morro, como o sambista Z Ketti. Um dos pilares da bossa, Carlos Lyra, aderiu a esta corrente, assim como Nara Leo. Nesta fase de releituras da bossa nova, foi lanado em 1966 o antolgico LP Os Afro-sambas", de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

Entre os artistas que se destacaram nesta segunda gerao (1962-1966) da bossa nova esto Paulo Srgio Valle, Edu Lobo, Ruy Guerra, Pingarilho Marcos Vasconcelos, Dori Caymmi, Nelson Motta, Francis Hime, Wilson Simonal, entre outros.

Os Afro-sambas,
funde vrios elementos da sonoridade africana ao samba carioca

Canto de Ossanha - Canto de Xang - Bococh - Canto de Iemanj Tempo de Amor - outras

Fim do Movimento
Um dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, Vincius de Moraes comps, com Edu Lobo, Arrasto. A cano seria defendida por Elis Regina no I Festival de Msica Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior), realizado no Guaruj naquele mesmo ano. Era o fim da bossa nova e o incio do que se rotularia MPB, gnero difuso que abarcaria diversas tendncias da msica brasileira at o incio da dcada de 1980 - poca em que surgiu um Pop Rock nacional renovado.

A MPB nascia com artistas novatos, da segunda gerao da bossa nova, como Geraldo Vandr, Edu Lobo, Chico Buarque de Holanda, que apareciam com freqncia em festivais de msica popular. Bem-sucedidos como artistas, eles tinham pouco ou quase nada de bossa nova. Vencedoras do II Festival de Msica Popular Brasileira, realizado em So Paulo em 1966, Disparada, de Geraldo, e A Banda, de Chico, podem ser consideradas marcos desta ruptura e mutao da bossa em MPB.

Sambalano
Paralelamente ascenso da bossa, escalava as paradas o sambalano, que sem chegar a constituir-se num movimento, injetou mais teleco-teco (como se dizia na poca) no velho ritmo gestado na casa das tias baianas no centro do Rio no comeo do sculo. Alguns fornecedores e expoentes do setor: Elza Soares, Miltinho (egresso do grupo vocal Os Namorados), Ed Lincoln (que tocava na boate Plaza, outro reduto da inaugural da bossa), Djalma Ferreira, Orlan Divo, Silvio Cesar, Lus Bandeira (autor de "Apito no samba"), Pedrinho Rodrigues, Luis Reis, Haroldo Barbosa, Luis Antonio, Jadir de Castro e Joo Roberto Kelly.

Legado
Hoje em dia, inmeros concertos dedicados bossa nova so realizados, entre os quais, entre 2000 e 2001, o intitulado 40 anos de Bossa Nova, com Roberto Menescal e Wanda S. O fim cronolgico da bossa no significou a extino esttica do estilo. O movimento foi uma grande referncia para geraes posteriores de artistas, do jazz (a partir do sucesso estrondoso da verso instrumental de Desafinado pela dupla Stan Getz e Charlie Byrd) a uma corrente ps punk britnica(de artistas como Style Council e Matt Bianco).

No rock brasileiro, h de se destacar tanto a regravao da composio de Lobo, Me chama, pelo msico bossa-novista Joo Gilberto, em 1986, alm da famosa msica do cantor Cazuza composta por ele e outros msicos, Faz parte do meu show, gravada em 1988, com arranjos fortemente inspirados na Bossa Nova. Seu legado valioso, deixando vrias jias da msica nacional, dentre as quais Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, O barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais A Voc, guas de maro, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ningum, Samba de uma Nota S, O pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba, etc.

'Chega de saudade'
reconstitui a vida bomia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova - boate por boate, tiete por tiete, histria por histria. Trata-se de uma narrativa que se l como um romance, cheia de paixes e traies, amores e desamores, lances cmicos e trgicos protagonizados pelos artistas bossa-novistas e pela legio de jovens que eles seduziram com seu charme e suas canes - para sempre.

A rigor, ela no nem um gnero musical. o tratamento que se d a uma msica, em termos de 'batida' e de ritmo.

Nova Bossa Nova


lbum que consagra os 10 anos da Bossa Nova, incluindo sucessos de diversos artistas.

Tudo o que se faz de bom, permanece bom, atual.

Artistas do Movimento

ALADE COSTA ANTNIO CARLOS JOBIM ASTRUD GILBERTO BADEN POWELL CARLOS LYRA CLAUDETTE SOARES DANILO CAYMMI ELIZETH CARDOSO JOHNNY ALF

JOO DONATO JOO GILBERTO LUS BONF LUIZ EA MARCOS VALLE MAYSA MICHA NARA LEO NEWTON MENDONA

OS CARIOCAS OSCAR CASTRO NEVES ROBERTO MENESCAL RONALDO BSCOLI SRGIO MENDES SYLVIA TELLES STAN GETZ VINICIUS DE MORAES ZIMBO TRIO

Msicas
Chega de Saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) Joo Gilberto Samba de uma Nota S (Tom Jobim/ Newton Mendona) Nara Leo Desafinado (Tom Jobim/ Newton Mendona) Joo Gilberto Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes/ Norman Gimbel) Joo e Astrud Gilberto, Stan Getz & Tom
Jobim

O Barquinho (Roberto Menescal/ Ronaldo Bscoli) Maysa Influncia do Jazz (Carlos Lyra) Carlos Lyra Manh de Carnaval (Luis Bonf/ Antonio Maria) Agostinho dos Santos, Luis Bonf e Quarteto de Oscar Castro
Neves no Carnegie Hall

Batida Diferente (Durval Ferreira/ Mauricio Einhorn) Tamba Trio Minha Namorada (Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes) Os Cariocas Berimbau (Baden Powell/ Vinicius de Moraes) Baden Powell

Msicas
Lobo Bobo (Carlos Lyra/ Ronaldo Bscoli) Wilson Simonal Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars) (Tom Jobim/ Gene Lees) Tom Jobim e Frank Sinatra Insensatez (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) Tom Jobim Dindi (Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira) Sylvia Telles Ela Carioca (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) Srgio Mendes e Sexteto Bossa Rio Nan (Moacyr Santos) Moacyr Santos Balano Zona Sul ( Tito Madi) Zimbo Trio Zelo (Srgio Ricardo) Srgio Ricardo Sonho de Maria (Marcos e Paulo Srgio Valle) Tamba Trio

Samba do Avio (Tom Jobim) Eumir Deodato


Amazonas (Joo Donato e Lysias nio) Joo Donato Mas Que Nada (Jorge Ben) Jorge Ben

S mais uma Homenagem...


BOSSA NOVA

Seme Handeri

Meu amor, nosso amor foi demais, genial, foi igual A uma bossa nova de Menescal, cheia de tons e semi tons, Dissonncias e contrapontos, contratempos e bemis. Quantos versos fizemos, sorrimos, at choramos, Quando o samba acabou. Meu amor, nosso amor foi assim, como um samba de Jobim, delicado, desafinado, descompassado. S privilegiados souberam entender os caminhos cruzados de nossas vidas, to controvertidas. Quantos desencontros, quantos descaminhos. Nossa vida era como um barquinho de papel Vagando pelas ondas sonoras de uma cano de Vincius. Um samba em preldio cantado em dueto. Por dois coraes que se amavam em branco e preto. Meu amor, do nosso amor a saudade fez um samba, No um samba triste de ns dois. Feito... uma cano de Marcos Valle, Cheia de ternura e paixo, de renncia e perdo Cujo refro ns dois sabemos de cor. S ns dois compreendemos o quanto foi difcil, O quanto foi preciso aprender a ser s.

Concluso
A Bossa Nova foi simplesmente um dos mais importantes e lembrados movimentos da nossa Msica Popular Brasileira. Marcada por canes e sambas de melodias nicas, contou com diversos artistas cariocas de vozes belssimas e talentosas. Sendo reconhecido em todo o mundo, o gnero at hoje tocado nas rdios MPB e comentado pela boca do povo. Apesar de todas as turbulncias pelas quais os bossa-novistas passaram e tambm as mudanas que transformaram a Bossa Nova em uma msica mais brasileira, esse movimento foi um importante marco na histria da nossa msica, transformando-a em algo nico e reconhecido por diversas culturas. Um brasileiro que nunca ouviu falar da Bossa Nova, ou nunca cantou trechos de Garota de Ipanema, talvez no possa se

considerar um nativo deste pas to cheio de notveis maravilhas.

Bibliografia
Sites
http:pp//www.bossanova.mus.br/artigos/historias.htm http://www.bossanova.mus.br/index.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova

http://www.almanaquebrasil.com.br/voce-sabia

Livro
Chega de Saudade A histria e as histrias da bossa nova,
de Ruy Castro (Companhia das Letras, 1990).

E. E. Dr. Francisco Borges Vieira

Disciplina: Artes Prof: Mirian Rose

Samira Cristina Tressino Conde


n30 1C 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen