Sie sind auf Seite 1von 33

PERMEABILIDADE DOS SOLOS

INTRODUO

O que e Permeabilidade do solos?

a propriedade que tem o solo de permitir o escoamento de gua atravs de seus vazios, sendo a grandeza da permeabilidade expressa pelo coeficiente de permeabilidade do solo, k.

Existe uma maior e uma menor dificuldade de escoamento dessa gua, isso vai variar de acordo com o solo em que a gua se encontra. Se a gua vai escoar atravs de um solo mais granular, como a areia, a gua tem mais facilidade de se transportar devido a alta porosidade do solo, facilitando o fluxo da gua atravs dele.

Nos solos mais finos, como argila, acontece o contrrio. A gua no ultrapassa com facilidade, pois no possui a mesma quantidade de poros vazios devido aos componentes do solo, dificultando no fluxo da gua por ele.

Ento, se conclui que esse tipo de material o ideal para impedir a passagem da gua em alguns lugares. Prprio para a construo de barragens, pois apresenta baixa permeabilidade, contendo o fluxo da gua.

Todos os solos so permeveis? Sim, pois :


A gua livre para circular entre as partculas, atravs dos poros interconectados. A gua flui dos pontos de maior carga para os de menor carga, respeitando as condies de contorno.

Importncia do estudo da permeabilidade

Qual a importncia do estudo da permeabilidade dos solos? O conhecimento do valor da permeabilidade muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazo que percolar atravs do macio e da fundao de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nvel dgua, adensamento, etc. os mais graves problemas de construo esto relacionados com a presena da gua.

Fatores que influem na permeabilidade dos solos

Os principais fatores que influenciam no coeficiente de permeabilidade so: granulometria,


ndice de vazios composio mineralgica estrutura fludo macro-estrutura e a temperatura.

Granulometria
O tamanho das partculas que constituem os solos influencia no valor de k. Nos solos pedregulhosos sem finos (partculas com dimetro superior a 2mm), por exemplo, o valor de k superior a 0,01cm/s; j nos solos finos (partcula com dimetro inferior a 0,074mm) os valores de k so bem inferiores a este valor.

ndice de vazios
A permeabilidade dos solos esta relacionada com o ndice de vazios, logo, com a sua porosidade. Quanto mais poroso for um solo (maior a dimenso dos poros), maior ser o ndice de vazios, por conseguinte, mais permevel (para argilas moles, isto no se verifica).

Composio mineralgica
A predominncia de alguns tipos de minerais na constituio dos solos tem grande influncia na permeabilidade. Por exemplo, argilas moles que so constitudas, predominantemente, de argilominerais (caulinitas, ilitas e montmorilonitas) possuem um valor de k muito baixo, que varia de 10-7 a 10-8 cm/s. J nos solos arenosos, cascalhentos sem finos, que so constitudos, principalmente, de minerais silicosos (quartzo) o valor de k da ordem de 1,0 a 0,01cm/s.

Estrutura do solo
o arranjo das partculas. Nas argilas existem as estruturas isoladas e em grupo que atuam foras de natureza capilar e molecular, que dependem da forma das partculas. Nas areias o arranjo estrutural mais simplificado, constituindo-se por canalculos, interconectados onde a gua flui mais facilmente

Macro-estrutura
Principalmente em solos que guardam as caractersticas do material de origem (rocha me) como diaclases, fraturas, juntas, estratificaes. Estes solos constituem o horizonte C dos perfis de solo, tambm denominados de solos saprolticos.

Fludo
O tipo de fludo que se encontra nos poros. Nos solos, em geral, o fludo a gua com ou sem gases (ar) dissolvidos.

Temperatura
Quanto maior a temperatura, menor a viscosidade dgua, portanto, maior a permeabilidade, isto significa que a gua mais facilmente escoar pelos poros do solo. Por isso, os valores de k obtidos nos ensaios so geralmente referidos temperatura de 20C.

Ordem de grandeza do coeficiente de permeabilidade Consideram-se solos permeveis, ou que apresentam drenagem livre, so aqueles que tm permeabilidade superior a 10-7 m/s. Os demais so solos impermeveis ou com drenagem impedida.

Ordem de grandeza do coeficiente de permeabilidade

Valores de permeabilidade (cm/s)


10-8
argilas siltes

10-5
areias

10-2
pedregulhos

Finos

Grossos

Para solos granulares, k = f(e ou D10)

Determinao da Permeabilidade
Ensaios de laboratrio (Permemetros)

Determinao da Permeabilidade
Ensaios de laboratrio (Permemetros)

Existem diversos tipos de equipamentos para investigao da condutividade hidrulica de solos em laboratrio. Esses equipamentos so denominados de permemetros, e so classificados em permemetros de parede rgida e parede flexvel.

Ensaios de permeabilidade

Ensaios de permeabilidade
Lei de Darcy

Em 1856 DARCY publicou sua lei que diz: A velocidade de fluxo da gua atravs de meios porosos diretamente proporcional ao gradiente hidrulico, i:

Onde:

v - distncia / tempo
k - distncia / tempo i - adimensional.

Fluxo, q

rea de solo = A

rea de vazios = Av

rea de slidos = As

q = vA = Avv
onde: v = velocidade de percolao Av = rea de vazios na seo transversal do elemento A = Av + A s q = v (Av + As ) = Avv

Ensaios de permeabilidade carga constante

Pedra porosa

Corpo de prova

Pedra porosa

Bureta graduada

Q = Avt = A(ki)t
onde

Q = volume de gua coletado A = rea da seo transversal elemento de solo t = durao da coleta de gua

do

Q = Avt = A(ki)t

i= h L Q= A( k h) t L k= Q L Aht

Ensaios de permeabilidade Carga varivel


Onde: q = vazo a = rea da seo transversal da bureta

Tubo Graduado

Pedra porosa

q= k h A = -a dh L dt

Corpo de prova

Pedra porosa

Das könnte Ihnen auch gefallen