Sie sind auf Seite 1von 30

Interpretao de desenho eltrico

Instrutor: Marco Data: 05/2004


1

Interpletao de desenhos
Introduo de desenhos eltricos Diagramas eltricos Identificao de Bornes Desenhos eltricos Rockwell Tabelas de cabos Simbologia Ligao de Motores

Diagramas eltrico Industriais


Introduo
Para o comando, regulao e proteo dos motores eltricos, que constituem os elementos de potncia das instalaes eltricas industriais, empregam-se diferentes dispositivos tais como: contatores, disjuntores, reguladores, rels (proteo, auxiliares), eletroims, sinalizadores, engates eletromagnticos, alarmes, freios mecnicos, etc., interligados por condutores eltricos. Estes dispositivos se conectam eletricamente a uma instalao eltrica em geral destinada a efetuar as operaes requeridas em uma ordem determinada. Os diagramas eltricos so desenhados, basicamente, desenergizados e mecanicamente no acionados. Quando um diagrama no for representado dentro desse princpio, nele devem ser indicadas as alteraes. Os diagramas dividem-se em trs grandes grupos para fins didticos:
3

Diagramas esquemtico
Destinado a facilitar o estudo e a compreenso do funcionamento de uma instalao ou parte dela. Os elementos do diagrama dispem-se de forma que possam facilitar sua interpretao e no seguindo a disposio espacial real. Isto quer dizer que diversos elementos condutores de corrente e os dispositivos de comando e proteo esto representados conforme a sua posio no circuito eltrico e independente da relao construtiva destes elementos. Os diagramas esquemticos so classificados em 3 tipos:

Diagrama Unifilar
Representao simplificada, geralmente unipolar das ligaes,sem o circuito de comando, onde s os componentes principais so considerados. Em princpio todo projeto para uma instalao eltrica deveria comear por um diagrama unifilar.

Diagrama Multifilar
a representao da ligao de todos os seus componentes e condutores. Em contraposio ao unifilar, todos os componentesso representados, sendo que a posio ocupada no precisa obedecer a posio fsica real em que se encontram. Como ambos os circuitos, (principal e auxiliar) so representados simultaneamente no diagrama, no se tem uma viso exata dafuno da instalao, dificultando, acima de tudo a localizaode uma eventual falha, numa instalao de grande porte.

Diagrama Multifilar

Composio do diagrama funcional


Circuito Principal ou de Fora Onde esto localizados todos os elementos que tem interferncia direta na alimentao da mquina, ou seja, aqueles elementos por onde circula a corrente que alimenta a respectiva mquina. Circuito Auxiliar ou de Comando Onde esto todos os elementos que atuam indiretamente na abertura, fechamento e sinalizao dos dispositivos utilizados no acionamento da mquina, em condies normais e anormais de funcionamento.

Os diagramas funcionais so os mais importantes do ponto de vista de projeto, permitindo obter uma idia de conjunto sobre o sistema de comando adotado, que a base de partida, proporcionando os dados fundamentais para a posterior realizao dos diagramas de interligao, nos trabalhos de montagem como tambm a preparao da lista de materiais.
8

Diagrama Funcional
Diagrama Funcional (Elementar) A medida que os diagramas multifilares foram perdendo a utilidade, foram sendo substitudos pelos funcionais. Este tipo de diagrama representa com clareza os processo e o modo de atuao dos contatos, facilitando a compreenso da instalao e o acompanhamento dos diversos circuitos na localizao de eventuais defeitos.

Diagrama Funcional

10

Diagramas de bloco
Outro tipo de diagrama explicativo utilizado muitas vezes o denominado Diagrama de Blocos. Consiste essencialmente em um desenho simples cujo objetivo apresentar o princpio de funcionamento de uma instalao eltrica industrial. A necessidade dos diagramas de blocos est muitas vezes no interesse em conhecer o funcionamento de uma instalao sem ter que analisar detalhadamente o diagrama funcional completo,o que levaria muito tempo.

11

Diagramas de bloco

12

Layout de Montagem
O Layout de montagem constitui em um documento importante para orientar a montagem, localizao e reparao de falhas em todos os equipamentos que constituem uma instalao eltrica. O layout que envolva mquinas, equipamentos eltricos, instalaes, etc., deve refletir a distribuio real dos dispositivos, barramentos, condutores, etc., e seus elementos separados, como indicar os caminhos empregados para a interconexo dos contatos destes elementos.

13

Layout de Montagem

14

Identificao de Bornes em Diagramas de Interligao


Se duas ou mais partes de uma instalao esto interligadas entre si por condutores, estes so ligados em ambos os lados a blocos terminais (rgua de bornes). Tanto os terminais quanto os conjuntos de bornes so identificados por letras e nmeros. Para os condutores, foi escolhido o critrio da identificao do seu destino em cada borne de conexo. Observe o exemplo abaixo que representa uma interligao de 3 rguas de bornes com suas respectivas numeraes.

15

Identificao de Bornes em Diagramas de Interligao

16

Interpretao de desenho

17

Simbologia

18

Simbologia

19

Simbologia

20

Simbologia

21

Simbologia

22

Simbologia

23

Simbologia

24

Simbologia

25

Simbologia

26

Simbologia

27

Fechamento de motores

28

Fechamento de motores

29

Closing Slide -- Our Vision


Click to add summary -- tailor content to audience

30

Das könnte Ihnen auch gefallen