Sie sind auf Seite 1von 15

Escola Profissional Agostinho Roseta

Plo de Albufeira

A IMPORTNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS EMPRESAS TURSTICAS


OTET | TIAT Trabalho de Grupo
Mdulos 12 e 13 2011/2012 Curso Profissional Tcnico de Turismo Escolaridade Ano Lectivo 12 Ano de

Introduo
No mbito das disciplinas de Turismo - Informao e Animao Turstica e Operaes Tcnicas em Empresas Tursticas, foi proposto pela Professora Ana Paula Brito, a realizao de um trabalho de grupo sobre as TICs, onde o principal objectivo sem dvida citar a Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas.

Qual a relao das novas tecnologias com o desenvolvimento turstico de uma localidade? uma pergunta que at bem pouco tempo no teria nenhum sentido para muitos profissionais da rea, uma vez que se entendia que para se fazer turismo era necessrio ser um bom planeador e ter em mente o respeito s diversidades

A Internet
A Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas

A Internet

A Internet um dos maiores fenmenos tecnolgicos existentes na actualidade e est, cada vez mais, a oferecer grandes oportunidades em especial para o sector de hotelaria. As mudanas esto a acontecer com muita rapidez, e com isso, surgem clientes mais exigentes, procura de informaes e segurana.

Com esta evoluo surgiu o comrcio electrnico, tornando a Internet em um canal de compra e venda de produtos e servios, alm de ser uma importante ferramenta de marketing electrnico. Sendo assim, a Internet conhecida como um canal de distribuio, divulgao e um meio de comunicao entre empresa, fornecedor e cliente. O sector de hotelaria tem grandes benefcios com o desenvolvimento da Internet, mas um dos maiores problemas observados, que muitos hotis no sabem utilizar e aproveitar esses benefcios, e com isso esto a perder clientes.

A Internet

Assim, utilizando a Internet em pequenos e/ou grandes estabelecimentos hoteleiros, estes podem divulgar os seus produtos e servios atravs de um site, comunicar com clientes atravs de e-mails, realizar reservas on-line e conseguir um diferencial em relao a outras empresas.

O Sector Hoteleiro
A Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas

O Sector Hoteleiro

O hotel, para muitos, tem como funo bsica oferecer alojamento, a quem est distante da sua casa e atender s suas necessidades bsicas. Com o passar do tempo e a evoluo dos meios de hospedagem, os novos empreendimentos hoteleiros procuram oferecer as necessidades bsicas para as pessoas e atrair tambm a populao da regio para utilizar os produtos e servios tursticos desses hotis, como por exemplo o SPA. Outra caracterstica que difere as empresas hoteleiras, o facto do atendimento ser o mais importante na hora de utilizar os servios.

As TICs Tecnologias da Informao e Comunicao


A Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas

As TICs Tecnologias da Informao e Comunicao

Chamam-se de TICs s Tecnologias de Informao e Comunicao, que so as tecnologias e mtodos para comunicar surgidas no contexto da Revoluo Informacional, "Revoluo Telemtica" desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da dcada de 70 e, principalmente, nos anos de 90.

Com o advento da internet, houve a convergncia das tecnologias, da informao e da comunicao, originando equipamentos que utilizavam as duas filosofias. Assim, o que antes era possvel s em computadores especficos, actualmente os equipamentos e softwares das TICs permitem ao utilizador obter informao, de forma interactiva e remota, a partir de dados que foram previamente inseridos numa mquina . Assim, tem-se os computadores pessoais , as impressoras, cmaras de vdeo, webcams, telemveis, TV, e-mail, internet, fotografia, cinema, redes de acesso (com fio e sem fio), entre outros.

Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas


A Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas

Importncia Tecnologias Tursticas

das nas

Novas Empresas

As novas tecnologias empregadas no turismo so uma mais valia, uma vez que as mesmas, bem usadas, podem facilitar o deslocamento do turista para o lugar escolhido. A Internet tambm proporciona a prtica do turismo virtual, onde as empresas e pessoas que trabalham com turismo expem os seus destinos, produtos e servios, aproveitando os recursos disponibilizados na grande rede mundial de computadores, o que facilita o trabalho dos profissionais. A importncia da utilizao das TICs no turismo grande, pois para se ter um destino turstico virtual, necessrio no s a informao geral sobre o contexto geogrfico, ambiental, econmico e social, como tambm muitos dados especficos e informaes exclusivas. Pode-se promover uma maior articulao entre empresrios, consumidores e fornecedores, aumentando e potencializando os contactos entre esses elementos integradores

Importncia Tecnologias Tursticas

das nas

Novas Empresas

Pode-se verificar trs efeitos bem definidos do uso das TICs:

As consequncias so traduzidas em vantagens:


Diminuio de custos; Melhoria da comunicao; Incremento do conhecimento das organizaes tursticas.

Novos modelos intermediao eficientes;

de mais

Crescente relao directa entre ao administradores de servio e seus clientes; Personalizao e melhoria da proposta ao cliente.

Importncia das Novas Tecnologias nas Empresas Tursticas

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kmX3jDQUilE

Concluso
Desde o final do sculo passado, o desenvolvimento de um destino turstico est cada vez mais atrelado ao avano das TICs. Para o turismo, a informao bsica em todas as instncias de cadeia de valor, recurso vital e estratgico que se deve principalmente, sua oferta de produtos e servios. Em suma, para cada pessoa que embarca para um destino turstico, h uma grande quantidade de informaes processadas e comunicadas. O que remete ao uso intensivo de sistemas de relacionamento com o cliente, onde cada aco do cliente seja registada, para que se transforme em informaes que permitam oferecer-lhe no futuro, propostas personalizadas ao seu estilo de vida.

Fim! Obrigado pela vossa ateno!


Nome dos Discentes: Andr Santos, N4 Ins Fernandes, N9 Victria Martins, N21 12. Ano Turma TT Nome da Docente responsvel pela disciplina: Professora Ana Paula Brito

Das könnte Ihnen auch gefallen