Sie sind auf Seite 1von 31

NERVOS CRANIANOS E NERVOS CERVICAIS

Nervos
um conjunto de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo denso, organizadas em feixes, sendo responsveis pela transmisso de impulsos nervosos. Fibras sensoriais levam impulsos das clulas para o sistema nervoso central; e fibras motoras, do sistema nervoso central aos msculos.

Nervos Cranianos
Fazem conexo com o encfalo . 12 Pares . Numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal:

I Olfatrio II ptico III culomotor IV - Troclear V Trigmio

VII Facial VIII Vestbulo-coclear IX Glossofarngeo X Vago XI Acessrio XII - Hipoglosso

Nervos Cranianos
A maioria liga-se ao tronco enceflico
Nervos olfatrio e pticos ligam-se ao telencfalo e ao diencfalo.

Nervos Cranianos
Classificam-se em : Motores (puros) 1 Sensitivos (puros) 2 Mistos (motores e sensitivos)
1 Movimentam o olho, a lngua e acessoriamente os msculos lteroposteriores do pescoo. So eles: III - Nervo Oculomotor IV - Nervo Troclear VI - Nervo Abducente XI - Nervo Acessrio XII - Nervo Hipoglosso 2 Referem-se sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). So eles: I - Nervo Olfatrio II - Nervo ptico VIII - Nervo Vestibulococlear

3 So em nmero de quatro.
So eles: V - Trigmeo VII - Nervo Facial IX - Nervo Glossofarngeo X - Nervo Vago

I Nervo Olfatrio
Nervo sensitivo Transmite impulsos olfatrios.

II Nervo ptico

Tambm sensitivo Suas fibras esto relacionadas aos impulsos visuais. Formam o quiasma ptico

III - Nervo culo-Motor

Nervos do tipo motor Responsveis por informaes relacionadas aos movimentos dos olhos incluindo tambm o ajustamento do foco e de luz.

IV - Nervo Troclear

Constitui um dos trs pares de nervos oculomotores. Responsvel pela inervao de apenas um msculo: o oblquo superior do olho. Junto com os nervos oculomotor e abducente inerva msculos que movimentam o olho.

V- Nervo Trigmeo

um nervo misto

Esto relacionadas aos msculos da mastigao e as do tipo sensitivas


Enviam mensagens dos olhos, glndulas lacrimais, plpebras, dentes, gengivas, lbios,

palato, pele da face e couro cabeludo.

III - Nervo culo-motor + IV - Nervo troclear + VI - Nervo

abducente

VI - Nervo Abducente

Emerge da base do crebro na juno pontobulbar, segue sobre o assoalho do crnio, atravessa o seio cavernoso e entra na fissura orbital superior para terminar no msculo reto terminal. Inerva msculos que movimenta o olho.

VII - Nervo Facial

Funes : sensibilidade geral da orelha externa, sensibilidade da parte posterior da cavidade nasal e posterior do palato mole, sensibilidade gustatria dos 2/3 anteriores da lngua, inervao dos msculos da mmica e inervao parassimptica das glndulas lacrimal, sublingual e submandibular.

VIII - Nervo Vestbulococlear

puramente sensitivo, constitudo por duas pores: a poro coclear, est relacionada com os fenmenos da audio. E a poro vestibular, e est relacionado com o equilbrio e a posio da cabea.

IX - Nervo Glossofarngeo

Funes : sensibilidade geral da orelha externa, sensibilidade da faringe, sensibilidade geral e gustatria do 1/3 posterior da lngua, inervao dos msculos da faringe e inervao parassimptica da glndula partida

X - Nervo Vago

Funes: sensibilidade geral da orelha externa, gustao na epiglote, da parte inferior da faringe e da laringe, motricidade das vsceras torcicas e abdominais, inervao de parte dos msculos da farinde e da laringe.

XI - Nervo Acessrio

O nervo acessrio se origina de neurnios da medula oblonga e medula espinhal cervical. Apresenta uma raiz craniana, a qual une-se ao nervo vago (X craniano) e envia fibras motoras para os msculos da laringe, e uma raiz espinhal, que envia fibras motoras para os msculos trapzio e esternocleidomastideo. Dano este nervo produz perda de fora nos movimentos de rotao da cabea e elevao do ombro.

XII - Nervo Hipoglosso

Nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos msculos intrnsecos e extrnsecos da lngua (est relacionado com a motricidade da mesma). Suas fibras so consideradas eferentes somticas.

Nervos Cervicais

So derivados de segmentos da medula entre o nvel do forame magno e da metade da stima vrtebra cervical. So 8 pares divididos em plexos, sendo eles: Plexo Cervical: Nervo Suboccipital, Nervo Occipital Menor, Nervo Frnico e Auricular Magno. Plexo Braquial: Nervo Transverso do Pescoo, Nervo Subclavicular Lateral, Mdio e Posterior.

Cada nervo formado pela unio das razes dorsal (localiza-se o gnglio espinhal) e ventral( formada por axnios), as quais ligamse respectivamente, aos sulcos posterior e anterior da medula.

Com relao a funo , todos os nervos espinhais so mistos, isto , possuem tanto fibras aferentes (sensitiva) e eferentes (motoras) ao SNC. Os ramos ventrais, na regio cervical mesclam-se para formar os chamados plexos nervosos, dos quais emergem nervos terminais.

Nervo Suboccipital
O C1 (Nervo Suboccipital) um nervo motor.

Nervo Occipital Menor

Estabelece comunicaes com os nervos occipital maior (ramo dorsal de C2), acessrio (XI par craniano), auricular posterior (ramo do n. facial) e grande auricular (ramo do plexo cervical).

Nervo Frnico

Formado principalmente por fibras de C4, raiz principal, e por fibras de C3 e C5 razes acessrias predominantemente motor.

Nervo Auricular Magno

Nervo Auricular Magno parte dos troncos de C2 e C3 unem-se para formar estes dois nervos cutneos.

Nervo Transverso do Pescoo

Nervo Transverso do Pescoo Circunda a borda posterior do msculo esternocleidomastid eo e se divide em ramos que suprem a maior poro da pele da parte anterior do pescoo.

Nervos Supraclaviculares

Parte de C3 unese uma importante diviso de C4 para formar um tronco. Estes nervos tem trajeto descendente, cruzam a clavcula, superficialmente, e inervam a pele do ombro at o plano mediano.

Plexo Cervical ( C1 a C4) 1. raizes: C1, C2, C3, C4 2. Principais ramos: 2.1 - Nervo frnico: m. diagragma 2.1 - Ala cervical: m. infra-iodeos.

Das könnte Ihnen auch gefallen