Sie sind auf Seite 1von 164

GESTO E FISCALIZAO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Professora Solange Afonso de Lima

Faremos afirmaes que vocs j sabem;


faremos afirmaes que, talvez, vocs no sabem; faremos afirmaes com as quais vocs concordam;

faremos afirmaes com as quais vocs no


concordam; mas assim mesmo... porque vamos falar de licitaes e contratos!

(Diogenes Gasparini)

Questo 1
Quais as atribuies do gestor e do fiscal do contrato e da autoridade competente?

Lei n 8.666/93
Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de:

(...)
III - fiscalizar-lhes a execuo;

(...)

Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1 O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados.

2 As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

Distino entre gestor e fiscal


IN n 04/10
Art. 2 Para fins desta Instruo Normativa, considera-se: (...)
IV - Gestor do Contrato: servidor com atribuies gerenciais, tcnicas e operacionais relacionadas ao processo de gesto do contrato, indicado por autoridade competente; V Fiscal Tcnico (TI) e VI Fiscal Administrativo VI Fiscal requisitante: funcionalidade soluo TI

IN n 02/08 Anexo I
XVIII - FISCAL OU GESTOR DO CONTRATO o representante da Administrao, especialmente designado, na forma dos arts. 67 e 73 da Lei n 8.666/93 e do art. 6 do Decreto n 2.271/97, para exercer o acompanhamento e a fiscalizao da execuo contratual, devendo informar a Administrao sobre eventuais vcios, irregularidades ou baixa qualidade dos servios prestados pela contratada, propor as solues e as sanes que entender cabveis para regularizao das faltas e defeitos observados, conforme o disposto nesta Instruo Normativa;

Principais atribuies do fiscal


Verificar a boa

execuo do objeto e o cumprimento de todas as clusulas contratuais; documento prprio todas as irregularidades e ocorrncias e informar ao gestor/ autoridade superior; o licitante mantm, durante a execuo do contrato, todas as condies exigidas para a habilitao e a contratao;

Registrar em

Verificar se

Verificar se

o licitante recolhe todos os encargos trabalhistas, tributrios e previdencirios pertinentes ao contrato; os profissionais indicados na licitao, sobretudo os apontados nos atestados de capacitao tcnica ou para fins de pontuao da proposta tcnica (licitaes pelo tipo tcnica e preo), efetivamente participam da execuo do contrato;
o contratado respeita as normas pertinentes segurana do trabalho;

Verificar se

Verificar se

Verificar se

o contratado respeita as normas trabalhistas; contrato;

Acompanhar o cronograma de execuo do

Verificar se

houve subcontratao ou cesso contratual em desacordo com o contrato ou fora das hipteses admitidas em lei;

Verificar a quantidade e

a qualidade dos materiais e insumos empregados na execuo do contrato; o contratado toma as precaues necessrias para evitar que a execuo do contrato eventualmente cause danos a terceiros.

Verificar se

Doutrina Manual do TCU


dever da Administrao acompanhar e fiscalizar o contrato para verificar o cumprimento das disposies contratuais, tcnicas e administrativas, em todos os seus aspectos, consoante o disposto no art. 67 da Lei n 8.666/1993. Acompanhamento e fiscalizao de contrato so medidas poderosas colocadas disposio do gestor na defesa do interesse pblico.

Toda execuo do contrato deve ser fiscalizada e acompanhada por representante da Administrao, de preferncia do setor que solicitou o bem, a obra ou o servio. Deve ser mantida pela Administrao, desde o incio at o final da execuo do contrato, equipe de fiscalizao ou profissional habilitados, com experincia tcnica necessria ao acompanhamento e controle do objeto contratado. (...)

TCU - Acrdo n 380/2011 P


Acrdo 9.3. alertar o (...) quanto s ocorrncias a seguir, apontadas nos itens 3.25 e 3.27 do relatrio de fiscalizao: (...) 9.3.7. ausncia de nomeao de fiscal do contrato antes do incio de sua vigncia, decorrente do descumprimento da Lei 8.666/1993, art. 67;

TCU - Acrdo n 4.593/2010 2 C


Voto 5. O descumprimento do art. 67, com a deficiente fiscalizao da execuo contratual, implicou a no correspondncia dos servios previstos no plano de trabalho com os efetivamente executados, conforme verificao local feita pela Caixa Econmica Federal, que certificou a execuo de somente 71,59% dos servios contratados.

6. O registro da fiscalizao, na forma prescrita em lei, no ato discricionrio. elemento essencial que autoriza as aes subsequentes e informa os procedimentos de liquidao e pagamento dos servios. controle fundamental que a administrao exerce sobre o contratado. Propiciar aos gestores informaes sobre o cumprimento do cronograma das obras e a conformidade da quantidade e qualidade contratadas e executadas.

TCU - Acrdo n 458/2011 P


Acrdo
9.5.8. aperfeioe a fiscalizao dos contratos de obras e reformas, utilizando, para tanto, os boletins de medio previamente ao pagamento dos servios, como forma de observar as regras de controle e liquidao das despesas (quantificao dos servios executados, pagamento pelo efetivamente realizado) e os princpios da eficincia e da segurana jurdica;

TCU - Acrdo n 1.796/2011 2 C


1.5.1. Recomendar direo do (...), para que empreenda atenta e precisa fiscalizao da execuo dos contratos de terceirizao do rgo, nos termos do art. 67 da Lei n 8.666/93, em especial, no tocante substituio/reposio de empregados, de modo a evitar perda na qualidade dos servios contratados.

Falhas mais frequentes


No fiscalizar!

Fazer

exigncias incompatveis com o edital e com o contrato;


a devida formalizao;

Autorizar a prorrogao do contrato sem

Autorizar aditivos

sem a devida formalizao.

Questo 2
Qual o perfil adequado para o exerccio da funo de fiscal? possvel que o servidor se negue a exercer essa atribuio?

Perfil adequado para o exerccio da funo de fiscal


Qualificao tcnica compatvel com o

objeto do

contrato, sempre que possvel;


Organizao; Dilogo frequente

com o preposto do contratado;

Presteza relativa

solicitao pronta e imediata para sanar os defeitos;

Postura.

Designao do fiscal X Negativa pelo servidor


Lei n 8.666/93
Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

Lei n 8.112/90
Art. 2 Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. (...)

Art. 116. So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; (...) III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

Questo 3
possvel a contratao de terceiros para auxiliar na fiscalizao dos contratos? Que cautelas a Administrao deve ter?

Lei n 8.666/93
Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

TCU - Acrdo n 690/2005 P


Acrdo

9.2. determinar (...) que: (...)


9.2.3. mantenha representante, pertencente a seus quadros prprios de pessoal, especialmente designado para acompanhar e fiscalizar a execuo dos contratos que celebrar, permitida a contratao de agentes terceirizados apenas para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio, a teor do art. 67 da Lei 8.666/93;

Contratao de terceiros
Regra Licitao Exceo Contratao direta

Lei n 8.666/93
Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

(...)

IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; (...) Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: (...)

II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; (...)

1 Considera-se de notria especializao o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho essencial e indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato.

Dica :
O

fiscal deve promover visitas no local periodicamente, acompanhando, inclusive, o trabalho da empresa que o auxilia na fiscalizao.

Analisar

com ateno os documentos provenientes da empresa contratada para auxiliar na fiscalizao.


e contato com o preposto do contratado.

Manter dilogo

Questo 4
Quais documentos, inclusive da fase interna, o fiscal deve conhecer para viabilizar uma fiscalizao segura?

A adequada fiscalizao do contrato demanda conhecimento dos seguintes documentos:


Instrumento convocatrio da licitao (edital);
Minuta de Termo

contrato; planilha de custos;

de referncia ou projeto bsico;

Oramento e

Cronograma fsico-financeiro; Necessidade

a ser atendida e resultados esperados com o contrato;

Estudos

e pareceres tcnicos que instruram o processo; que instruram o processo; da realidade do mercado

Pareceres jurdicos Conhecimento

respectivo;
Proposta da

contratada;

Documento coletivo

de trabalho da categoria envolvida na prestao dos servios (conveno, acordo ou dissdio coletivo de trabalho); contrato;

Instrumento de

Documento de

designao do preposto pela

contratada;
Livro

dirio com registro de ocorrncias, de preferncia, assinado pelo preposto da contratada; de atas de reunies realizadas com o preposto da contratada, a fim de discutir a qualidade da contratao.

Cpia

A fiscalizao depende de:


Conhecimento

do regime jurdico;

Conhecimento
Conhecimento

dos termos contratuais;

do processo que resultou no contrato, inclusive atos da fase de planejamento;

Organizao.

Questo 5
Ao constatar alguma irregularidade na execuo do contrato, quais providncias o fiscal deve tomar? Que cautelas deve adotar para afastar responsabilizaes?

Lei n 8.666/93
Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

1 O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2 As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.

FISCAL
Requer regularizao das faltas/defeitos

SUPERIORES
Alterao Reviso Sanes Resciso, etc.

Responsabilidade

do fiscal no caso de falhas na execuo do contrato que gerem prejuzo Administrao

Lei n 8.666/93
Art. 82. Os agentes administrativos que praticarem atos em desacordo com os preceitos desta Lei ou visando a frustrar os objetivos da licitao sujeitam-se s sanes previstas nesta Lei e nos regulamentos prprios, sem prejuzo das responsabilidades civil e criminal que seu ato ensejar.

Lei n 8.112/90
Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 125. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si.

Responsabilidade civil
Cdigo Civil, Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Lei n 8.112/90, Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros.

Imprescritibilidade da ao de ressarcimento ao errio


STJ - REsp n 106.756-1/AM 1. As punies dos agentes pblicos, a exemplo de improbidade administrativa tem prescrio quinquenal (art.23 da Lei n. 8.429/92).

2. Diferentemente, a ao de ressarcimento dos prejuzos causados ao errio imprescritvel (art. 37, 5, da Constituio).

STF - MS n 26.210-9/DF Tribunal Pleno


Ementa MANDADO DE SEGURANA. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO. BOLSISTA DO CNPq. DESCUMPRIMENTO DA OBRIGAO DE RETORNAR AO PAS APS O TRMINO DA CONCESSO DE BOLSA PARA ESTUDO NO EXTERIOR. RESSARCIMENTO AO ERRIO. INOCORRNCIA DA PRESCRIO. DENEGAO DA SEGURANA.

I - O beneficirio da bolsa de estudos no exterior patrocinada pelo Poder Pblico no pode alegar desconhecimento de obrigao constante no contrato por ele subscrito e nas normas do rgo provedor. (...) III - Incidncia, na espcie, do disposto no art. 37, 5, da Constituio Federal, no tocante alegada prescrio. IV - Segurana denegada.

Responsabilidade penal
Lei n 8.112/90
Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade.

Lei n 8.666/93
Art. 92. Admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao ou vantagem, inclusive prorrogao contratual, em favor do adjudicatrio, durante a execuo dos contratos celebrados com o Poder Pblico, sem autorizao em lei, no ato convocatrio da licitao ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterio da ordem cronolgica de sua exigibilidade, observado o disposto no art. 121 desta Lei:

Pena - deteno, de dois a quatro anos, e multa. Pargrafo nico. Incide na mesma pena o contratado que, tendo comprovadamente concorrido para a consumao da ilegalidade, obtm vantagem indevida ou se beneficia, injustamente, das modificaes ou prorrogaes contratuais.

Responsabilidade administrativa
Lei n 8.112/90
Art. 124. A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. (...)

Art. 127. So penalidades disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso;

IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo em comisso;


VI - destituio de funo comissionada.

(...)

Art. 132. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administrao pblica; (...) IV - improbidade administrativa; (...) VI - insubordinao grave em servio; (...) X - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; (...) XIII - transgresso dos incisos IX a XVI do art. 117.

Ausncia de

responsabilidade caso o fiscal no possua condies apropriadas para o desempenho de suas atribuies

TCU - Acrdo n 839/2011 P


1. Demonstrado nos autos que a responsvel

pela fiscalizao do contrato tinha condies precrias para realizar seu trabalho, elide-se sua responsabilidade. impossibilidade de uma nica pessoa cumprir todas as funes que lhe foram atribudas.

Prticas de fiscalizao x responsabilizaes


Relao: Nmero de contratos X Fiscal; Criao de manuais de fiscalizao com rotinas padronizadas e checklist; Realizao de reunies peridicas com o preposto da contratada;

Emprego de recursos de TI na organizao e na guarda dos documentos da contratada;

Formalizao dos Utilizao e

atos de fiscalizao;

preenchimento do livro de ocorrncias diariamente pelo fiscal do contrato; de fiscalizao (especialmente nos contratos com alocao exclusiva de mo de obra) com regras claras e conhecidas pela contratada;

Guia

Solicitar o

auxlio da assessoria jurdica sempre que houver dvidas na fiscalizao do contrato e obrigatoriamente em momento prvio promoo de alteraes do objeto.

Questo 6
Qual a participao do fiscal no procedimento de ateste de notas fiscais do contratado?

Lei n 8.666/93
Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto ser recebido:
I - em se tratando de obras e servios: a) provisoriamente, pelo responsvel por seu acompanhamento e fiscalizao, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em at 15 (quinze) dias da comunicao escrita do contratado;

b) definitivamente, por servidor ou comisso designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, aps o decurso do prazo de observao, ou vistoria que comprove a adequao do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

II - em se tratando de compras ou de locao de equipamentos: a) provisoriamente, para efeito de posterior verificao da conformidade do material com a especificao; b) definitivamente, aps a verificao da qualidade e quantidade do material e conseqente aceitao.

3 - O prazo a que se refere a alnea b do inciso I deste artigo no poder ser superior a 90 (noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital.

Lei n 8.666/93
Art. 15. (...)
8 O recebimento de material de valor superior ao limite estabelecido no art. 23 desta Lei, para a modalidade de convite, dever ser confiado a uma comisso de, no mnimo, 3 (trs) membros.

Resoluo n 114/10 CNJ


Art. 26. Somente podero ser considerados para efeito de medio e pagamento os servios e obras efetivamente executados pelo contratado e aprovados pela fiscalizao, respeitada a rigorosa correspondncia com o projeto e as modificaes expressa e previamente aprovadas pelo contratante, aps a anlise da unidade de controle interno.

Art. 29. O contratante efetuar os pagamentos das faturas emitidas pelo contratado com base nas medies de servios aprovadas pela fiscalizao, obedecidas s condies estabelecidas no contrato e no art. 19 desta Resoluo.

TCU - Acrdo n 1.330/2008 P


Acrdo 9.4.20. instrua seus fiscais de contrato quanto forma de verificar e medir a execuo de servios e o recebimento de bens, observando os preceitos dos arts. 73 e 76 da Lei n 8.666/1993, alertando-os para a responsabilidade pessoal pelos atestos emitidos;

TCU - Acrdo n 1.089/2011 1 C


1.5. Alertar o (...) para que:

1.5.1. realize a adequada fiscalizao e acompanhamento dos contratos em execuo, com vistas a sanar as falhas observadas pelo Controle Interno em seu Relatrio n. 189092, relacionadas falta de atesto em notas fiscais, ausncia de conferncia de quitao de dbitos com FGTS e INSS, e inexistncia de medio, avaliao de servios, e relatrios gerenciais;

TCU - Acrdo n 472/2011 - P


9.1.2. inclua nos processos de pagamento referentes organizao de eventos produtos que comprovem a realizao dos mesmos, tais como listas de presena e materiais produzidos, planejamento mais detalhado das despesas envolvidas especificando a quantidade a ser utilizada de cada item, melhor segregao das funes de quem solicita e quem atesta os servios, e maior nvel de tempestividade nos atestos dos servios, visando melhoria da fiscalizao da prestao dos servios e a apurao da importncia exata a pagar, como estabelecem, respectivamente, o art. 67 da Lei n 8.666/93 e os arts. 62, caput, e 63, 1 e 2, da Lei n 4.320/64;

Questo 7
Qual a atuao do preposto do contratado? Qual documento comprova que determinada pessoa pode atuar como preposto? Em todo contrato dever haver indicao de um preposto pelo contratado?

Lei n 8.666/93
Art. 68. O contratado dever manter preposto, aceito pela Administrao, no local da obra ou servio, para represent-lo na execuo do contrato.

Atribuies e poderes do preposto/representante


Acompanhar

e fiscalizar a execuo do objeto, visando sempre ao fiel cumprimento das clusulas contratuais (cronograma fsicofinanceiro, prazos, etc.).
manifestaes do fiscal da Administrao relacionadas execuo do contrato e determinar as medidas cabveis para o saneamento das falhas verificadas.

Receber as

Solicitar

Administrao, em tempo hbil, as providncias a seu cargo. conhecimento em nome da contratada das exigncias e reclamaes da Administrao. todos os atos cabveis contratada e necessrios perfeita execuo do contrato, notadamente o regular cumprimento das obrigaes assumidas.

Tomar

Praticar, enfim,

NECESSIDADE DE INDICAO DE PREPOSTO

EM TODO CONTRATO

DOCUMENTO PARA ATUAO COMO

PREPOSTO

TCU Acrdo n 866/2011 - P


Acrdo 9.3. alertar o (...) quanto s impropriedades a seguir, tratadas nos itens 3.21 e 3.23 do relatrio de auditoria: (...) 9.3.5. ausncia de designao formal de preposto no local do servio, para representar o contratado na execuo do contrato, decorrente do descumprimento do art. 68 da Lei 8.666/1993;

TCU - Acrdo n 8.237/2011 2 C


Acrdo 9.3. determinar ao (...), tambm quanto ao Contrato 23/2006, que, caso este ainda no esteja encerrado, adote as seguintes medidas:

9.3.1. em ateno disposio legal contida no art. 68 da Lei 8.666/1993, c/c inciso IV do art. 4, do Decreto 2.271/1997, exija da empresa (...) a designao formal de preposto a ser mantido no local dos servios, para represent-la durante a execuo dos servios objeto do contrato, efetivamente intermediando as solicitaes entre o contratante e os funcionrios terceirizados, por meio de instrumento especfico, a exemplo das ordens de servio, de modo a no caracterizar subordinao direta dos profissionais da contratada ao (...);

Questo 8
Quais contratos exigem a formalizao por termo de contrato e quais podem ser formalizados pela nota de empenho? Em caso de substituio, quais informaes devem ser includas na nota de empenho?

Lei n 8.666/93
Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como cartacontrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio. (...)

4 dispensvel o termo de contrato e facultada a substituio prevista neste artigo, a critrio da Administrao e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais no resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica.

Obrigatrio

Facultativo

Nos casos de concorrncia, Nos casos de convite e prego tomada de preos e prego com com valor relativo modalidade valor relativo a essas convite; modalidades; Independentemente do valor, Nas dispensas e inexigibilidades nos casos de compra com com preos compreendidos nos entrega imediata e integral dos limites de concorrncia e de bens adquiridos, dos quais no tomada de preos; resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica.

Independentemente do valor, nos casos de que resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica.

Nota de empenho de despesa

- Informaes que devem ser includas

TCU - Acrdo n 423/2011 P


Acrdo

9.2. alertar ao (...) para que, em suas futuras licitaes e contrataes, abstenha-se de: (...)
9.2.4. autorizar a prestao de servios sem formalizar o devido termo de contrato, infringindo o disposto nos artigos 38, inciso X, 60 e 62 da Lei 8.666/93; e

TCU - Acrdo n 1.920/2011 1 C


9.7.6. na formalizao dos processos de dispensa de licitao, observe com rigor os preceitos da Lei n 8.666/93, em especial as hipteses em que a licitao dispensvel (art. 24), a obrigatoriedade nas obras e servios da existncia de oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios (art. 7, 2, inciso II, c/c art. 7, 9), a vedao da indicao de marcas (art. 7, 5, c/c art. 7, 9), os critrios de publicidade (arts. 16 e 26, caput), os casos em que obrigatrio o instrumento contratual (art. 62, caput), bem como os elementos que a instruiro relacionados no pargrafo nico do art. 26;

TCU - Acrdo n 7.166/2011 1 C


1.7.1. dar cincia ao (...) das seguintes impropriedades: 1.7.1.1. ausncia de termo de contrato para compras com obrigaes futuras, o que afronta o 4 do art. 62 da Lei 8.666/1993, conforme tratado no pargrafo 5 da instruo anterior (pea 16);

Questo 9
Quais as consequncias prticas da assinatura e da publicidade do contrato? O prazo de vigncia deve ser contado da assinatura ou da publicidade? Quais as consequncias caso um contrato tenha sido executado pelas partes sem que tenha sido publicado o seu extrato?

Lei n 8.666/93
Art. 61, pargrafo nico. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

Validade, vigncia e

eficcia

Efeitos da

publicao

TCU - Acrdo n 2.523/2011 P


Acrdo
9.2.9. publique no Dirio Oficial da Unio (DOU) os contratos administrativos firmados entre a (...) e as entidades patrocinadas, em obedincia ao Princpio da Publicidade, explicitado no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, ao 6 do art. 19 da Lei 8.313/1991 e ainda ao pargrafo nico do art. 61 da Lei 8.666/1993;

Ilegalidade Anulao Convalidao


Convalidao

Ato administrativo que apaga os defeitos de ato administrativo preexistente

Lei n 9.784/99 Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

Dano como pressuposto para a nulidade


STJ - REsp n 658.130/SP
10. O Superior Tribunal de Justia, versando a mesma questo, tem assentado que Administrao lcito utilizar de seu poder de autotutela, o que lhe possibilita anular ou revogar seus prprios atos, quando eivados de nulidades. Entretanto, deve-se preservar a estabilidade das relaes jurdicas firmadas, respeitando-se o direito adquirido e incorporado ao patrimnio material e moral do particular. (...)

11. (...) (...) A invalidao do contrato se orienta pelo


princpio do prejuzo vale dizer, aplica-se o princpio da proporcionalidade, para identificar a soluo menos onerosa para o interesse pblico. Na ausncia de prejuzo ao interesse pblico, no ocorre a invalidao. (...) Suponha-se, por exemplo, que a contratao direta (sem prvia licitao) no tenha sido precedida das formalidades necessrias. No entanto e posteriormente, verifica-se que o fornecedor contratado era o nico em condies de realizar o fornecimento. No haveria cabimento em promover a anulao, desfazer os atos praticados e, em sequncia, praticar novamente o mesmo e exato ato realizado anteriormente.(...) Maral Justen Filho (...)

Questo 10
possvel alterar, no momento da formalizao contratual, o contedo constante na minuta de contrato que foi parte integrante do ato convocatrio?

Lei n 8.666/93
Art. 54, 1 Os contratos devem estabelecer com clareza e preciso as condies para sua execuo, expressas em clusulas que definam os direitos, obrigaes e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitao e da proposta a que se vinculam.

Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de:
I - modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado; (...)

Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administrao:

a) quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos;

Limites

para a alterao:

identidade objeto; vantajosidade ou, no mnimo, equivalente; fato superveniente; justificativa por escrito

Revista Znite Informativo de Licitaes e Contratos (ILC), n. 101, p. 617, jul. 2002
possvel que a Administrao proceda alterao do contrato (acrscimo ou reviso) j no momento da assinatura do termo? Ou ser necessrio primeiro firmar o contrato para depois alter-lo? Ocorrncia de fato superveniente devidamente justificado aps a entrega da documentao e propostas: desnecessidade de firmar o contrato nos termos da minuta e logo aps formalizar aditivo. Justifica adequadamente e j celebra contrato com alteraes.

Sobre a possibilidade de se pactuar o contrato j com as devidas alteraes, Adilson Abreu Dallari aduz que em face do mais simples e elementar bom senso, possvel que as alteraes se dem de imediato, desde que no se modifique completamente o objeto contratado, devendo ser mantidas as condies da proposta vencedora, com as devidas alteraes. O autor alerta que no se pode licitar uma coisa e contratar outra coisa diferente, mas nada impede que o contrato se refira mesma coisa licitada, mas com as alteraes ou adaptaes destinadas plena satisfao do interesse pblico.

Questo 11
Quais hipteses caracterizam alterao qualitativa e alterao quantitativa? Quais limites devem ser observados para evitar riscos de responsabilizao perante os rgos de controle? Qual o entendimento do TCU?

Alteraes qualitativas X quantitativas Cabimento


Lei n 8.666/93 Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

I - unilateralmente pela Administrao:

a) quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos; b) quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

Limites para alteraes 1 O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas


condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos. 2 Nenhum acrscimo ou supresso poder exceder os limites estabelecidos no pargrafo anterior, salvo:

I - (VETADO)
II - as supresses resultantes de acordo celebrado entre os contratantes.

Entendimento do TCU
TCU - Deciso n 215/1999 P
Deciso

8.1. com fundamento no art. 1, inciso XVII, 2 da Lei n 8.443/92, e no art. 216, inciso II, do Regimento Interno deste Tribunal, responder Consulta formulada pelo (...), nos seguintes termos:

a) tanto as alteraes contratuais quantitativas que modificam a dimenso do objeto - quanto as unilaterais qualitativas - que mantm intangvel o objeto, em natureza e em dimenso, esto sujeitas aos limites preestabelecidos nos 1 e 2 do art. 65 da Lei n 8.666/93, em face do respeito aos direitos do contratado, prescrito no art. 58, I, da mesma Lei, do princpio da proporcionalidade e da necessidade de esses limites serem obrigatoriamente fixados em lei;

b) nas hipteses de alteraes contratuais consensuais, qualitativas e excepcionalssimas de contratos de obras e servios, facultado Administrao ultrapassar os limites aludidos no item anterior, observados os princpios da finalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade, alm dos direitos patrimoniais do contratante privado, desde que satisfeitos cumulativamente os seguintes pressupostos:

I - no acarretar para a Administrao encargos contratuais superiores aos oriundos de uma eventual resciso contratual por razes de interesse pblico, acrescidos aos custos da elaborao de um novo procedimento licitatrio; II - no possibilitar a inexecuo contratual, vista do nvel de capacidade tcnica e econmicofinanceira do contratado; III - decorrer de fatos supervenientes que impliquem em dificuldades no previstas ou imprevisveis por ocasio da contratao inicial;

IV - no ocasionar a transfigurao do objeto originalmente contratado em outro de natureza e propsito diversos; V - ser necessrias completa execuo do objeto original do contrato, otimizao do cronograma de execuo e antecipao dos benefcios sociais e econmicos decorrentes;

VI - demonstrar-se - na motivao do ato que autorizar o aditamento contratual que extrapole os limites legais mencionados na alnea a, supra - que as consequncias da outra alternativa (a resciso contratual, seguida de nova licitao e contratao) importam sacrifcio insuportvel ao interesse pblico primrio (interesse coletivo) a ser atendido pela obra ou servio, ou seja gravssimas a esse interesse; inclusive quanto sua urgncia e emergncia;

Questo 12
Como devem ser aplicados os percentuais de 25% e 50% para acrscimos? Qual a base de clculo? E se o contrato j tiver sido acrescido ou suprimido, como deve ser aplicado percentual remanescente de acrscimo? Qual a orientao do TCU?

Lei n 8.666/93
Art. 65. (...) 1 O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acrscimos.

Caso prtico 1
Prazo de Valor

execuo: 10 meses.

contratado: R$ 100.000,00.

Passados

trs meses, acrscimo quantitativo de 10%. Valor total do contrato: R$ 110.000,00. de vigncia do contrato, surge a necessidade de novo acrscimo. Qual o limite?

No stimo ms

Foi realizado acrscimo de 10%. Ento, restam 15%, dado que o limite 25%. Os 15% devem ser calculados sobre o valor inicial atualizado do contrato, que de R$ 100.000,00, importando em mais 15 mil reais. O valor inicial R$ 100.000,00. Pode chegar at, no mximo, 125 mil reais. No caso concreto, por meio de um acrscimo de 10 mil reais e outro de 25 mil reais, o contrato alcanou 125 mil reais.

+ 15% 125 MIL

+ 10% 110 MIL


CONTRATO 100 MIL

Caso prtico 2
Prazo de Valor

execuo: 24 meses.

contratado: R$ 10.000.000,00.

Passados

trs meses, acrscimo quantitativo de 10%. Valor total do contrato: R$ 11.000.000,00.

Depois

de 12 meses, reajuste de 5%. Nesses 12 primeiros meses, foram executados 50% do objeto, o que consumiu 50% do valor do contrato, j pago. O reajuste incide sobre o saldo remanescente. Portanto, calcula-se 5% sobre R$ 5.500.000,00. O valor a ser reajustado ser de R$ 275.000,00. O valor total do contrato de R$ 11.275.000,00.

Passados

dois meses do reajuste, surge a necessidade de novo acrscimo. Qual o limite?

Foi realizado acrscimo de 10%. Ento, restam 15%, dado que o limite 25%. Os 15% devem ser calculados sobre o valor inicial atualizado do contrato, que R$ 10.275.000,00. O valor inicial R$ 10.000.000,00. O valor do reajuste foi de R$ 275.000,00. Portanto, o valor inicial atualizado R$ 10.275.000,00.

TCU - Acrdo n 749/2010 P


9.2. determinar ao (...) que, em futuras contrataes, para efeito de observncia dos limites de alteraes contratuais previstos no art. 65 da Lei n 8.666/1993, passe a considerar as redues ou supresses de quantitativos de forma isolada, ou seja, o conjunto de redues e o conjunto de acrscimos devem ser sempre calculados sobre o valor original do contrato, aplicandose a cada um desses conjuntos, individualmente e sem nenhum tipo de compensao entre eles, os limites de alterao estabelecidos no dispositivo legal; Idntico sentido Acrdo n 1.216/11 2 C, e outros

Questo 13
Como a Administrao deve proceder para realizar acrscimo quantitativo na hiptese de constatar que os preos unitrios praticados pelo mercado esto inferiores queles vinculados ao contrato vigente?

Equilbrio econmico-financeiro
Constituio Federal Art. 37, XXI - ressalvados os casos especificados nas legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

Reviso
Lei n 8.666/93

Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:
(...) II - por acordo das partes: (...)

d) para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de consequncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou ainda, em caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando lea econmica extraordinria e extracontratual.

Doutrina - Licitaes e contratos: orientaes e jurisprudncia do TCU


Logo, necessrio que toda e qualquer prorrogao de prazo contratual observe, no mnimo, os seguintes pressupostos:
vantajosidade da prorrogao devidamente

justificada nos autos do processo administrativo;


preo contratado compatvel com o mercado

fornecedor do objeto contratado;

Questo 14
Em contratos que admitem prorrogao, os limites de 25% e 50% para acrscimos referem-se a cada perodo ou vigncia total do contrato?

Acrscimo em contratos que admitem prorrogao Base de clculo


Valor

total do contrato: R$ 1.000.000,00 / 12 meses.


de 25%: R$ 1.250.000,00.

Aditivo

Prorrogao para outros

doze meses:

(i) ou prorroga com o valor de R$ 1.000.000,00, sendo possvel aditar mais 25%; (ii) ou prorroga com o valor de R$ 1.250.000,00, sendo proibido aditar mais 25%.

TCU - Acrdo n 448/2011 P


Relatrio 146. (...), o Contrato 77/2007 ainda poderia ser prorrogado por mais 33 meses, considerando-se o prazo estipulado no art. 57, II, da Lei de Licitaes. Isso porque apesar de ter sido realizado aditamento que aumentou em 25% o seu quantitativo original, tal contrato poderia sofrer novas prorrogaes desde que fossem mantidos esses quantitativos j acrescidos em 25%, no cabendo, isso sim, novos acrscimos. Ou seja, as prorrogaes poderiam ocorrer desde que mantidas as quantidades previstas pela ltima alterao por meio de aditivo.

Questo 15
Qual a diferena entre os prazos de vigncia e de execuo? Quais situaes permitem a ampliao desses prazos?

Prazo de

vigncia = perodo em que o contrato produz efeitos jurdicos e vincula as partes prestao e contraprestao assumidas.

Lei n 8.666/93

Art. 57. A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: (...)
3 vedado o contrato com prazo de vigncia indeterminado.

Prazo

de execuo = perodo previsto no contrato para que a contratada execute as obrigaes contratualmente assumidas.

Lei n 8.666/93

Art. 55. So clusulas necessrias em todo contrato as que estabeleam: (...)


IV - os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso;

Prazo de vigncia

Prazo de execuo

Hipteses de ampliao do prazo de vigncia


Lei n 8.666/93
Art. 57. A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio;

II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; IV - ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do contrato.

V - s hipteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos podero ter vigncia por at cento e vinte meses, caso haja interesse da administrao.

(...)
4 Em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poder ser prorrogado por at doze meses.

Hipteses de ampliao de prazo de execuo/cronograma


Lei n 8.666/93 Art. 57, 1 Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

I - alterao do projeto ou especificaes, pela Administrao;


II - supervenincia de fato excepcional ou imprevisvel, estranho vontade das partes, que altere fundamentalmente as condies de execuo do contrato; III - interrupo da execuo do contrato ou diminuio do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administrao; IV - aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por esta Lei;

V - impedimento de execuo do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administrao em documento contemporneo sua ocorrncia; VI - omisso ou atraso de providncias a cargo da Administrao, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execuo do contrato, sem prejuzo das sanes legais aplicveis aos responsveis.

(...)

Art. 79. A resciso do contrato poder ser: (...) 5 Ocorrendo impedimento, paralisao ou sustao do contrato, o cronograma de execuo ser prorrogado automaticamente por igual tempo.

TCU - Smula n 191/1982


Torna-se, em princpio, indispensvel a fixao limites de vigncia dos contratos administrativos, de forma que o tempo no comprometa as condies originais da avena, no havendo, entretanto, obstculo jurdico devoluo de prazo, quando a Administrao mesma concorre, em virtude da prpria natureza do avenado, para interrupo da sua execuo pelo contratante.

Questo 16
possvel prever clusula de prorrogao automtica do prazo de vigncia?

Lei n 8.666/93 II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; 2 Toda prorrogao de prazo dever ser justificada por escrito e autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.

Questes 17 e 18
Na hiptese de no haver clusula no contrato autorizando, possvel efetuar a prorrogao do prazo de vigncia?
Como devem ser formalizadas as alteraes dos prazos de execuo e de vigncia? Quais documentos devem instruir esse ato?

Lei n 8.666/93
Art. 57. A durao do contratos (...):
I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio;

Art. 57, II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; (...)
4 Em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poder ser prorrogado por at doze meses.

Art. 57, I previso edital Art. 57, II, IV e V - Dois entendimentos:


- Necessidade previso prorrogao: princpios

isonomia, vinculao ao instr conv, segurana;


- Desnecessidade: dispositivos legais no

exigem.

Prorrogao extraordinria do 4 do art. 57: desnecessidade de previso de prorrogao.

IN n 02/08
Art. 30. A durao dos contratos ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, podendo, quando for o caso, ser prorrogada at o limite previsto no ato convocatrio, observado o disposto no art. 57 da Lei 8.666/93.

2 Toda prorrogao de contratos ser precedida da realizao de pesquisas de preos de mercado ou de preos contratados por outros rgos e entidades da Administrao Pblica, visando a assegurar a manuteno da contratao mais vantajosa para a Administrao. 3 A prorrogao de contrato, quando vantajosa para a Administrao, dever ser promovida mediante celebrao de termo aditivo, o qual dever ser submetido aprovao da consultoria jurdica do rgo ou entidade contratante.

4 Nos contratos cuja durao, ou previso de durao, ultrapasse um exerccio financeiro, indicar-se- o crdito e respectivo empenho para atender despesa no exerccio em curso, bem como de cada parcela da despesa relativa parte a ser executada em exerccio futuro, com a declarao de que, em termos aditivos ou apostilamentos, indicar-se-o os crditos e empenhos para sua cobertura.

Condies prorrogao vigncia


Previso

no edital ambas as partes: contratado e

Antecedncia Concordncia de

contratante
Pesquisa

de preos
crditos oramentrios

Indicao dos

Consultoria
Termo

jurdica

aditivo

Manual do TCU
Logo, necessrio que toda e qualquer prorrogao de prazo contratual observe, no mnimo, os seguintes pressupostos:
existncia de previso para prorrogao no edital e

no contrato;
objeto e escopo do contrato inalterados pela

prorrogao;

interesse da Administrao e do contratado

declarados expressamente;
vantajosidade da prorrogao devidamente

justificada nos autos do processo administrativo;


manuteno das condies de habilitao pelo

contratado;
preo contratado compatvel com o mercado

fornecedor do objeto contratado.

Questo 19
possvel formalizar a prorrogao de prazo na hiptese de a vigncia expirar e as partes permanecerem executando o contrato? Qual o entendimento do TCU?

Efeitos da falta de formalizao da prorrogao contratual antes da sua extino


Doutrina - Hely Lopes Meirelles A expirao do prazo de vigncia, sem prorrogao, opera de pleno direito a extino do ajuste, exigindo novo contrato para continuao das obras, servios ou compras anteriormente contratados. o contrato extinto no se prorroga, nem se renova: refeito e formalizado em novo instrumento, inteiramente desvinculado do anterior.

AGU - Orientao Normativa n 3, de 1 de abril de 2009


Na anlise dos processos relativos prorrogao de prazo, cumpre aos rgos jurdicos verificar se no h extrapolao do atual prazo de vigncia, bem como eventual ocorrncia de soluo de continuidade nos aditivos precedentes, hipteses que configuram a extino do ajuste, impedindo a sua prorrogao.

TCU
Contrrios prorrogao aps encerramento vigncia: Deciso n 451/00 Plenrio

Acrdos n 1.655/03 - P e 1.247/03 - P

TCU - Acrdo n 1.808/2008 P


(...) no que diz respeito a matria aditamento importante que a administrao pblica diligencie para que a assinatura dos termos de aditamento sejam promovidas at o termino da vigncia contratual, uma vez que, aps o decurso do prazo, numa viso positivista, o contrato considera-se extinto. Todavia, nesses casos, o Tribunal tem relevado a referida inconsistncia, tendo em vista o interesse pblico em jogo. No seria razovel penalizar a sociedade em razo da inrcia do agente pblico em adotar uma formalidade, ainda que de importante valor, e sobretudo em razo de tal providncia, embora extempornea, ter sido implementada. Precedentes: Acrdos 132/2005, 1727/2004 e 1257/2004

Doutrina Andr Luiz Freire


Uma outra situao bastante corriqueira na prtica administrativa a ausncia de termo aditivo para a prorrogao dos contratos administrativos. Suponha que antes do trmino do prazo de vigncia, a Administrao questionou o contratado, por escrito, se havia o interesse em prorrogar o ajuste. Este respondeu afirmativamente (tambm por escrito). Contudo, por desdia administrativa, escoou o prazo de vigncia sem a devida formalizao do termo aditivo.

O contratado, at mesmo em funo da manifestao da Administrao, continuou executando normalmente o contrato. Nesse caso, houve prorrogao contratual com vcio de formalizao, tendo em vista a clara manifestao de ambas as partes antes do trmino de vigncia contratual. Essa prorrogao portadora de vcio de formalizao pode ser convalidada com a elaborao posterior do termo aditivo.
FREIRE, Andr Luiz. Manuteno e retirada dos contratos administrativos invlidos. So Paulo: Malheiros Editores, 2008. p. 109-110.

Questo 20
O que preo de mercado e como ser comprovado no processo? Em toda prorrogao deve-se verificar a compatibilidade com os preos de mercado? Est vedada a prorrogao quando a Administrao verifica a prtica de preos inferiores?

Lei n 8.666/93

Art. 57, II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses;
IN n 02/08, art. 30, 2 e 30-A, 1, I igual sentido

Portaria n 5, de 07 de fevereiro de 2012 SLTI/MPOG


Art. 1 Atualizar os limites mximos para a contratao de servios de vigilncia, executados de forma contnua em edifcios pblicos e celebrados por rgos/entidades integrantes do Sistema de Servios Gerais SISG, para as Unidades Federativas do Cear, Esprito Santo, Mato Grosso, Roraima e So Paulo, conforme Anexo I desta Portaria, em substituio aos valores limites (...)

Art. 4 Quando da prorrogao contratual, os contratos cujos valores estiverem acima dos limites estabelecidos nesta Portaria devero ser renegociados para se adequarem aos novos limites, vedando-se a prorrogao de contratos cuja negociao resultar insatisfatria, devendo o rgo proceder a novo certame licitatrio.

TCU - Acrdo n 3.010/2008 2 C


Acrdo 9.2. determinar ao (...) que, por ocasio da celebrao de aditivos para prorrogao do prazo de vigncia dos contratos de prestao de servios executados de forma contnua: (...) 9.2.2. realize pesquisa prvia dos preos de mercado capaz de justificar ou no o aditamento, consignando-a expressamente nos autos, para fins de observncia ao disposto no art. 57, inciso II, da Lei 8.666/1993;

TCU - Acrdo n 1.084/2009 1 C


1.5. Determinaes: 1.5.1.6. somente proceda prorrogao de contratos de servios contnuos quando comprovada ser vantajosa para a Administrao, o que deve ser evidenciado com a realizao de pesquisa de mercado para servios similares, conforme preceitua o art. 3 c/c o 57, 2, da Lei n 8.666/93.

Das könnte Ihnen auch gefallen