Sie sind auf Seite 1von 16

Engenharia Ambiental

OS PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS


Professor: Elson Ferreira Machado Alunos: Allan, Elo, Janlson, Jos Antnio e Priscila.

Definio
O que Bioma? Um bioma um conjunto de tipos de vegetao que abrange grandes reas contnuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condies fsicas predominantes nas regies. Esses aspectos climticos, geogrficos e litolgicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biolgica singular, prpria.

No Brasil, os biomas existentes so (da maior extenso para a menor): a Amaznia, o cerrado, a Mata Atlntica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

Bioma Amaznia
Extenso aproximada: 4.196.943 quilmetros quadrados
A Amaznia a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil ocupa quase metade (49,29%) do territrio nacional. Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amap, Amazonas, Par e Roraima), quase totalmente Rondnia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranho (34%) e Tocantins (9%). Ele dominado pelo clima quente e mido (com temperatura mdia de 25 C) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribudas durante o ano e rios com fluxo intenso.

O bioma Amaznia marcado pela bacia amaznica, que escoa 20% do volume de gua doce do mundo. No territrio brasileiro, encontram-se 60% da bacia, que ocupa 40% da Amrica do Sul e 5% da superfcie da Terra, com uma rea de aproximadamente 6,5 milhes de quilmetros quadrados.
A vegetao caracterstica de rvores altas. Nas plancies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de vrzeas (periodicamente inundadas) e as matas de igap (permanentemente inundadas). Estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espcies vivas do Brasil.

Bioma Amaznia
a maior reserva de biodiversidade do mundo

Bioma Cerrado
Extenso aproximada: 2.036.448 quilmetros quadrados
O Cerrado o segundo maior bioma da Amrica do Sul e cobre 22% do territrio brasileiro. Ele ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte de Gois (97%), de Tocantins (91%), do Maranho (65%), do Mato Grosso do Sul (61%) e de Minas Gerais (57%), alm de cobrir reas menores de outros seis Estados. no Cerrado que est a nascente das quatro maiores bacias da Amrica do Sul (Amaznica/Tocantins/So Francisco/Prata), o que resulta em elevado potencial aqufero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espcies de plantas j catalogadas. No Cerrado predominam formaes da savana e clima tropical quente submido, com uma estao seca e uma chuvosa e temperatura mdia anual entre 22 C e 27 C. Alm dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regies florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso dgua e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados e que composta de agrupamentos da palmeira buriti sobre uma camada de gramneas (estas so constitudas por plantas de diversas espcies, como gramas e bambus).

Bioma Cerrado
no Cerrado que est a nascente das quatro maiores bacias da Amrica do Sul (Amaznica/Tocantins/So Francisco/Prata)

Bioma Mata Atlntica


Extenso aproximada: 1.110.182 quilmetros quadrados A Mata Atlntica um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e plancies de toda a faixa continental atlntica leste brasileira, alm de avanar sobre o Planalto Meridional at o Rio Grande do Sul. Ela ocupa totalmente o Esprito Santo, o Rio de Janeiro e Santa Catarina, 98% do Paran e reas de mais 11 Unidades da Federao. Seu principal tipo de vegetao a floresta ombrfila densa, normalmente composta por rvores altas e relacionada a um clima quente e mido. A Mata Atlntica j foi um dos mais ricos e variados conjuntos florestais pluviais da Amrica do Sul, mas atualmente reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado. Isso porque os primeiros episdios de colonizao no Brasil e os ciclos de desenvolvimento do pas levaram o homem a ocupar e destruir parte desse espao.

Bioma Mata Atlntica


A Mata Atlntica j foi um dos mais ricos e variados conjuntos florestais pluviais da Amrica do Sul

Bioma Caatinga
Extenso aproximada: 844.453 quilmetros quadrados
A Caatinga, cujo nome de origem indgena e significa mata clara e aberta, exclusivamente brasileira e ocupa cerca de 11% do pas. o principal bioma da Regio Nordeste, ocupando totalmente o Cear e parte do Rio Grande do Norte (95%), da Paraba (92%), de Pernambuco (83%), do Piau (63%), da Bahia (54%), de Sergipe (49%), do Alagoas (48%) e do Maranho (1%). A caatinga tambm cobre 2% de Minas Gerais. A Caatinga apresenta uma grande riqueza de ambientes e espcies, que no encontrada em nenhum outro bioma. A seca, a luminosidade e o calor caractersticos de reas tropicais resultam numa vegetao de savana estpica, espinhosa e decidual (quando as folhas caem em determinada poca). H tambm reas serranas, brejos e outros tipos de bolso climtico mais ameno. Esse bioma est sujeito a dois perodos secos anuais: um de longo perodo de estiagem, seguido de chuvas intermitentes e um de seca curta seguido de chuvas torrenciais (que podem faltar durante anos). Dos ecossistemas originais da caatinga, 80% foram alterados, em especial por causa de desmatamentos e queimadas.

Bioma Caatinga
A Caatinga apresenta uma grande riqueza de ambientes e espcies, que no encontrada em nenhum outro bioma.

Bioma Pampa
Extenso aproximada: 176.496 quilmetros quadrados

O bioma pampa est presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do territrio do Estado. Ele constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina e, internacionalmente, so classificados de Estepe. O pampa marcado por clima chuvoso, sem perodo seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. A vegetao predominante do pampa constituda de ervas e arbustos, recobrindo um relevo nivelado levemente ondulado. Formaes florestais no so comuns nesse bioma e, quando ocorrem, so do tipo floresta ombrfila densa (rvores altas) e floresta estacional decidual (com rvores que perdem as folhas no perodo de seca).

Bioma Pampa
O bioma pampa est presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do territrio do Estado.

Bioma Pantanal
Extenso aproximada: 150.355 quilmetros quadrados O bioma Pantanal cobre 25% de Mato Grosso do Sul e 7% de Mato Grosso e seus limites coincidem com os da Plancie do Pantanal, mais conhecida como Pantanal mato-grossense. O Pantanal um bioma praticamente exclusivo do Brasil, pois apenas uma pequena faixa dele adentra outros pases (o Paraguai e a Bolvia).

caracterizado por inundaes de longa durao (devido ao solo pouco permevel) que ocorrem anualmente na plancie, e provocam alteraes no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populaes locais. A vegetao predominante a savana. A cobertura vegetal original de reas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituda por lavouras e pastagens, num processo que j repercute na Plancie do Pantanal.

Bioma Pantanal
O Pantanal um bioma praticamente exclusivo do Brasil. caracterizado por inundaes de longa durao (devido ao solo pouco permevel).

Referncias
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/resumogeografia-biomas-brasileiros-floresta-amazonica-cerrado-mataatlantica-646806.shtml
https://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=principais+biomas+brasileiros+e+suas+caracteristicas&revid=18 25646549&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bpcl=35466521&biw=1360&bi h=622&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=I_GUKzEDM6NqQGm74HoBQ

Das könnte Ihnen auch gefallen