Sie sind auf Seite 1von 21

IDADE MDIA

As primeiras manifestaes da pintura crist ocorreram nas catacumbas( no teto e nas laterais). As catacumbas eram os locais onde os cristos enterravam os seus mortos, devido s perseguies( ano de 64).

A arte crist era executada por homens do povo ( convertidos nova religio). Em 313, o imperador Constantino permitiu que o Cristianismo fosse livremente praticado e converteu-se religio crist. Em 391, oficializado com religio do imprio.

A idade mdia...
Perodo do sculo V ao sculo XV. Idade das trevas 565 at 800. A arte se torna serva da igreja, os artistas medievais se interessam exclusivamente pela alma.

Surgem os primeiros templos cristos. Externamente, mantiveram caractersticas da construo Romana. Internamente, amplos espaos para circulao dos novos cristos.

Baslica de Santa Sabina, em Roma. ( 422- 432)

Estilos da arte medieval.


Arte Bizantina. Arte Romnica. Arte Gtica.

Arte Bizantina
Enquanto Roma devastada pelos Brbaros, Bizncio se torna o centro de uma brilhante civilizao. Combina a Arte primordial crist com a arte grega ( arquitetura, mosaicos) predominando a riqueza de cores e da decorao.
Imperador Justiniano ( 526-547)

Os mosaicos: utilizados para propagar o cristianismo. Tema religioso.( Personagens oficiais imperador- se tornavam personagens sagrados) Sem perspectiva e volume. Figuras humanas altas e esguias, com faces amendoadas, olhos grandes e expresso solene,olhar para frente sem movimento.

Arte Romnica
As formas da arquitetura( grandes abbadas e espessas paredes laterais com poucas aberturas laterais) criavam grandes superfcies. Assim, propiciou o desenvolvimento da pintura em grandes murais ( tcnica do Afresco)

Detalhe das esculturas na fachada da igreja.

Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, concluda em 1118.

Caractersticas da arquitetura Romnica: Horizontal. Altura modesta. Ambiente escuro, solene. Exterior simples.

Caractersticas dos Afrescos


A deformidade A figura de Cristo sempre maior que as outras que a cercam. Mos e braos tm propores intencionalmente exageradas, com a inteno de abenoar. Olhos grandes e abertos para significar intensa vida espiritual.

O colorismo: cores chapadas, sem preocupao com meios tons ou jogos de luz e sombra

Manuscritos iluminados
Livros feitos de pele de boi ou de carneiro. Eram considerados objetos sagrados que continham a palavra de Deus. A beleza exterior refletia a sacralizao do contedo. At o desenvolvimento da Tipologia, eram a nica forma existente de livros.

Arte Gtica
Arquitetura As catedrais gticas aparecem trocando as paredes grossas e janelas estreitas, por finas paredes com largas janelas que deixam a luz penetrar. A verticalidade, arco pontudo , ambiente leve e claro, ricamente decorado com esculturas.

Catedral de Notre-Dame de Laon ( segunda metade do sculo XII)

Pintura
Movimento s figuras dos anjos e santos atravs da postura dos corpos e dos drapeados das roupas.

Madona Entronizada ( 1290-1300 ). 427 X 276, de Cimabue. Museu do Louvre, Paris, Frana.

Retiro de So Joaquim Entre Os Pastores (1304-1306) 200 X 185 cm, de Giotto. Afresco da Capela dos Scrovegni, Pdua Itlia.

Na imagem de Giotto, h figuras de santos com aparncia de seres humanos. Esses santos, com ar de homem comum, eram o ser mais importante das cenas que pintava. As figuras humanas so maiores do que as rvores e quase se igualam, em altura, s montanhas.

Das könnte Ihnen auch gefallen