Sie sind auf Seite 1von 21

TERMO-ACSTICA

Professor: Antnio Caetano. Disciplina: Novas Tecnologias de transformao de energia. Aluno: Lucio Satoru Fatori Trevizan RGA: 20100001398 Engenharia De Energia 7 Semestre

Termo-acstica
Termo-acstica pode ser definida como a fsica da interao de campos trmicos e acsticos, especialmente na forma em que um d origem ao outro. Envolve tambm a utilizao de conhecimentos em duas reas; a acstica e termodinmica. Devido complexidade terica de ambos os campos, vem tendo pouco progresso na rea. A complexidade numrica de motores termo-acsticos compensada pelas vantagens de utilizar o fenmeno.

Termo-acstica
Dispositivos termo-acsticos em operao utilizam dispositivos de baixa tecnologia, que no tm partes mveis e, portanto, deve exigir pouca manuteno. O estudo do efeito termo-acstico basicamente consiste na tentativa de controlar o efeito de modo que transforme o calor em um mecanismo til. O efeito a converso de energia trmica para a energia do som ou vice-versa.

Descrio da tecnologia
Para explicar a tecnologia, considere uma onda sonora de grande amplitude em um tubo. medida que a onda sonora viaja de adiante e volta no tubo, o gs se expande e comprime (propagao de uma onda sonora). O gs tambm se move para frente e para trs, parando para inverter a direo. Quando comprime o gs se aquece e quando expande se esfria.

Descrio da tecnologia
Coloca-se no tubo uma placa de mesma temperatura que o gs antes de iniciar a onda sonora. A onda sonora comprime e aquece o gs. Como o gs demora um pouco para se expandir ele fornece o calor para a chapa. O gs esfria e ao ter contato com a placa recm aquecida ele se aquece. O gs ento se expande, e esfria, tornando-se mais frio que a placa. Como o gs comprime para virar e expandir, o gs frio toma o calor da placa, um ligeiro aquecimento, e quando se expande deixa o gs mais frio do que a placa.

Descrio da tecnologia
Ento, uma parte da placa fica mais fria, e uma parte fica mais quente. Se empilhar muitas placas, sendo as placas de um tamanho ideal da rea do tubo e trocadores de calor para aquecer as superfcies das extremidades das placas, tm-se o efeito de aquecimento e refrigerao Termo-acstico. Tambm pode ser trabalhado no sentido inverso. Se tivermos uma pilha de placas e forar uma extremidade a ser fria e a outra quente, podemos criar um som muito alto. Um dispositivo que cria um som proveniente do calor chamado um motor trmico Termo-acstico.

Motor Termo-acstico
Sistemas de refrigerao Termo-acstica operam usando ondas sonoras e uma mistura no-inflamvel de gs inerte (hlio, argnio, ar) ou uma mistura de gases em um ressonador para produzir refrigerao. Dispositivos Termo-acsticos so tipicamente caracterizados como standing-wave ou travelling-wave (que ao p da letra significam onda de p ou onda viajante ).

Figura 01: Esquema de um motor termo acstico.

Loudspeaker: Auto-falante; Resonator: Ressonador; Hot heat exchanger: Trocador de calor quente; Stack: Pilha; Cold heat exchanger: Trocador de calor frio;

Motor Termo-acstico
Os principais componentes so um cilindro fechado, um componente poroso chamado de pilha", e dois trocadores de calor de sistemas. As aplicao de ondas acsticas atravs de um altofalante, fazem com que o gs de ressonncia oscile. Como o gs oscila para frente e para trs, ele cria uma diferena de temperatura ao longo do comprimento da pilha.

Motor Termo-acstico
Esta mudana de temperatura vem da compresso e expanso do gs pela presso do som, e o resto uma consequncia da transferncia de calor entre o gs e a pilha. A diferena de temperatura usada para remover o calor do lado frio e rejeit-lo no lado quente do sistema. Como o gs oscila frente e para trs por causa da onda sonora em p, ela muda de temperatura.

Refrigerador Termo-acstico
Um refrigerador termo-acstico deve conter, um tubo ressonante, um alto falante, uma pilha de placas paralelas (regenerador) instaladas com dois trocadores de calor nas suas extremidades e um fluido de trabalho que preenche o tubo ressonante.

Figura 02: Esquema de um refrigerador termo acstico.

Refrigerador Termo-acstico
Quando perturbado por uma onda acstica o fluido de trabalho se desloca atravs da pilha regeneradora. Se o gs est confinado dentro de um tubo fechado, a onda sonora se choca com as paredes do tubo e volta novamente (reflexo), criando assim uma onda acstica estvel. Neste caso, a presso estar em fase com o deslocamento, ou seja, a presso alcanar o seu valor mximo ou mnimo quando o gs estiver em um dos extremos do seu movimento oscilatrio.

Refrigerador Termo-acstico
Dessa forma possvel descrever o ciclo Termo-acstico considerando que uma parcela de gs se move para um lado. O calor do gs aumenta com o aumento da presso e depois o gs perde velocidade e para momentaneamente antes de reverter a direo do seu movimento. Prximo do final deste movimento o gs aquecido libera calor dentro da pilha que se encontra mais fria. Durante a prxima metade do ciclo, a parcela de gs se move para a direita e se expande.

Refrigerador Termo-acstico
Quando essa parcela alcanar sua posio mais extrema direita, ela vai estar mais fria que a parcela da pilha e vai captar calor da mesma. O resultado que a parcela de gs transfere calor da direita para a esquerda podendo fazer isso mesmo quando o lado esquerdo da pilha est mais quente que o direito. Dessa forma, podemos separar o ciclo Termo-acstico em quatro processos distintos; dois processos de compresso e expanso adiabticas e dois processos de transferncia de calor presso constante.

Figura 03: Esquema do sistema termo acstico.

Caractersticas gerais
Competitivamente em eficincia: Embora a eficincia no seja o principal critrio do Motor Termo-acstico, um dispositivo que pode competir com os produtos j existentes Controle de temperatura ajustvel: Permite que os consumidores a controlar a temperatura ao nvel necessrio. Os produtos existentes quanto maior a temperatura desejada menor a eficincia do motor. O controle de temperatura pode ser feito simplesmente aumentando ou diminuindo o volume do som. Mnimas partes mveis: Como no existem peas mveis, no h necessidade de usar produtos qumicos, de lubrificantes. Isto ir aumentar a vida til do produto uma diminuio do custo de manuteno.

Aplicaes de Tecnologia Termo-acstico


Liquefao de gs natural. Chip de resfriamento. Eletricidade produzida a partir de a luz solar. Cogerao (produo combinada de calor e eletricidade). Aproveitando o calor de resduos industriais. Frigorfico Termo acstico. Foges termo-acsticos

H projetos, que utilizam uma tecnologia termo-acstica para aproveitar a energia da queima da madeira. Ao invs de uma chama viva, o calor usado para a criao de ondas sonoras, que so ento utilizadas para fazer funcionar os diversos equipamentos. A queima de lenha em um fogo tradicional desperdia 93% da energia contida na madeira. J os equipamentos termo-acsticos so muito mais eficientes.

Figura 04: refrigerador termo acstico (universidade Penn State - USA).

Bibliografia
KUNKULO, N. N., & MALI, L. U. (04 de Abril de 2006). Thermoacoustic technology for future advancement in Engines, Airconditioning & Cryogenics. pp. 01-10. grimsby. (s.d.). Acesso em 20 de Maio de 2011, disponvel em http://www.grimsby.ac.uk/documents/defra/techthermoacoustic.pdf Ben e Jerry's. (s.d.). Acesso em 19 de 05 de 2011, disponvel em http://www.benjerry.com/company/sear/2005/sear05_6.7.cfm ECN. (s.d.). Acesso em 19 de 05 de 2011, disponvel em Energy research Centre of the Netherlands: http://www.ecn.nl/nl/nieuws/newsletter-en/2009/february2009/heat-to-sound/ Lee, C. (s.d.). arstechnica. Acesso em 10 de 05 de 2011, disponvel em http://arstechnica.com/old/content/2007/05/new-stovegenerator-refrigerator-combo-aimed-at-developing-nations.ars Penn State. (s.d.). Acesso em 19 de 05 de 2011, disponvel em http://www.acs.psu.edu/thermoacoustics/refrigeration/setac.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen