Sie sind auf Seite 1von 42

Escola de Educao Profissional Estilo Curso Tcnico em Enfermagem Prof Juliano Carvalho Farias

INTRODUO A DOENAS TRANSMISSIVEIS E PARASITRIAS

CONCEITOS
Incidncia o nmero de casos novos surgidos em uma populao. Prevalncia uma contagem do nmero de casos ou do nmero de

pessoas com uma patologia que existe em uma populao de pacientes em um momento especfico no tempo.
Mortalidade - Varivel caracterstica das comunidades de seres vivos,

refere-se ao conjunto dos indivduos que morreram num dado intervalo de tempo.
Letalidade - Entende-se como o maior ou menor poder que uma

doena tem de provocar a morte das pessoas.

CONCEITOS
Morbidade Varivel caracterstica das comunidades de seres vivos,

refere-se ao conjunto dos indivduos que adquiriram doenas num dado intervalo de tempo.

Mortalidade infantil Termo para designar todos os bitos de

crianas menores de 1ano, ocorridos em determinada rea, em dado perodo de tempo.

Mortalidade neonatal Referente aos bitos de menores de 28 dias

de idade (at 27 dias). Sinnimo: mortalidade infantil precoce.

Mortalidade ps-neonatal Compreende os bitos ocorridos no

perodo que vai do 28dia de vida at o 12 ms, antes de a criana completar 1ano de idade. Sinnimo: mortalidade tardia.

INTRODUO
Os movimentos de emergncia de novas doenas

transmissveis como a AIDS, de ressurgimento, em novas condies, de doenas antigas como a clera ou a dengue, de persistncia de endemia importantes como a tuberculose e, a ocorrncia de surtos inusitados demonstram que nem pases em desenvolvimento, nem mesmo os desenvolvidos, esto livres das doenas infecciosas.

INTRODUO
No Brasil, as alteraes ocorridas no perfil de

morbimortalidade, no qual ressalta-se uma perda de importncia relativa das doenas transmissveis, principalmente a partir do ltimo quarto do sculo XX, contriburam para criar uma falsa expectativa de que todo esse grupo de doenas estaria prximo extino.

INTRODUO
No que se refere especificamente morbidade

hospitalar, informaes provenientes do Sistema de Informaes Hospitalares (SIH) do SUS indicam que a proporo de internaes por doenas infecciosas, em relao ao total de internaes no pas, no apresenta a mesma intensidade na tendncia de reduo que a verificada para a mortalidade.

FONTE: BRASIL, 2004

INTRODUO
Nos ltimos anos, no pas como um todo, as doenas

classificadas no captulo das DIPs tm apresentado valores prximos a 10% do total de internaes, sendo estes mais elevados nas Regies Norte e Nordeste. No ano de 2001, continuaram predominando as doenas infecciosas intestinais, representando 59,6% do total de internaes no pas, sendo de 69,5% na Regio Nordeste.

BRASIL, 2004

INTRODUO
De acordo com dados de morbidade de base

populacional, a situao das doenas transmissveis no Brasil, no perodo compreendido entre o incio da dcada de 1980 e da presente dcada, corresponde a um quadro complexo que pode ser resumido em trs grandes tendncias: doenas transmissveis com tendncia declinante; doenas transmissveis com quadro de persistncia; doenas transmissveis emergentes e reemergentes

Doenas transmissveis com tendncia declinante


O Brasil tem apresentado xitos significativos na

reduo de um grande nmero de doenas transmissveis, para as quais se dispe de instrumentos eficazes de preveno e controle, estando as mesmas em franco declnio.

A varola foi erradicada em 1973 e a poliomielite em

1989. A transmisso do sarampo foi interrompida desde o final de 2000 e a taxa de incidncia do ttano neonatal apresenta-se em um patamar muito aqum daquele estabelecido para ser considerado eliminado enquanto problema de Sade Pblica (1/1.000 nascidos vivos).
A reduo na incidncia e a concentrao dos casos da

raiva humana transmitida por animais domsticos tambm permitem prever sua prxima eliminao.
Secretaria de Vigilncia em Sade / MS - Novembro de 2004

varola
O perodo de incubao de cerca de doze dias. Os

sintomas iniciais so semelhantes aos da gripe, com febre, mal-estar, mas depois surgem dores musculares , gstricas e vmitos violentos. Aps infeco do trato respiratrio, o vrus multiplica-se nas clulas e espalha-se primeiro para os rgos linfticos e depois via sangunea para a pele, onde surgem as pstulas tpicas, primeiro na boca, depois nos membros e de seguida generalizadas.

transmitida atravs de gotculas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias aps a infeco, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vrios dias depois, uma erupo se desenvolve, geralmente comeando no pescoo e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.

Outras

doenas transmissveis com tendncia declinante so a difteria, a coqueluche e o ttano acidental, que tm em comum o fato de serem imunoprevenveis; a doena de Chagas, endmica h vrias dcadas em nosso pas; a febre tifide, associada a condies sanitrias precrias.

Doenas transmissveis com quadro de persistncia


Algumas doenas transmissveis apresentam quadro

de persistncia, ou de reduo, em perodo ainda muito recente. Nesse grupo de doenas, destacam-se a tuberculose e as hepatites virais, especialmente as hepatites B e C, em funo das altas prevalncias, da ampla distribuio geogrfica e do potencial evolutivo para formas graves que podem levar ao bito.

BRASIL, 2004;2006.

No entanto, no podem deixar de ser ressaltados os

resultados favorveis que tm sido alcanados na reduo da mortalidade pela tuberculose, com a disponibilidade de tratamento especfico de alta eficcia. A implantao universal da vacinao contra a hepatite B, inclusive para adolescentes, no final dos anos 90, tambm dever produzir, em mdio prazo, impactos positivos na preveno das formas crnicas da doena.

A leptospirose assume relevncia para a Sade

Pblica, em funo do grande nmero de casos que ocorrem nos meses mais chuvosos, bem como pela sua alta letalidade, ainda que apresente uma distribuio geogrfica mais restrita s reas que oferecem condies ambientais adequadas para a transmisso.

As meningites tambm se inserem nesse grupo de

doenas, destacando-se as infeces causadas pelos meningococos B e C, que apresentam nveis importantes de transmisso e taxas mdias de letalidade acima de 10%.
Tem-se

observado significativa reduo na ocorrncia da meningite causada por influenzae tipo B, possivelmente em conseqncia da vacinao de menores de um ano, a partir de 1999.

Ainda nesse grupo, esto as leishmanioses (visceral e

tegumentar) e a esquistossomose, para as quais, alm da manuteno de elevadas prevalncias, tem sido observada expanso na rea de ocorrncia, em geral associada s modificaes ambientais provocadas pelo homem, aos deslocamentos populacionais originados de reas endmicas e insuficiente infra-estrutura na rede de gua e esgoto ou na disponibilidade de outras formas de acesso a esses servios.

A malria que, at recentemente, apresentava nveis

de incidncia persistentemente elevados na Regio Amaznica, onde se concentram mais de 99% dos casos registrados no pas, passou a apresentar, a partir de 1999, redues superiores a 40% nessas taxas.

O Plano de Intensificao das Aes de Controle da

Malria, lanado em julho de 2000, alm de garantir a ampliao do acesso ao diagnstico e tratamento por intermdio da descentralizao e da integrao com as aes de ateno bsica, possibilitou a implementao de importantes aes a partir do estabelecimento de normas especficas voltadas para a instalao de assentamentos rurais e de projetos de desenvolvimento.

Entretanto, no ano de 2003 houve um aumento na

transmisso em grande parte dos estados da regio amaznica, evidenciando descontinuidade de aes de controle, bem como intensificao da transmisso em centros urbanos.

Aps a eliminao do ciclo urbano, em 1942, a febre

amarela vem apresentando ciclos epidmicos de transmisso silvestre, como ocorrido em 2000 (Gois), 2001 e 2003 (Minas Gerais). Entretanto, apesar da ampliao da rea de transmisso para estados e municpios situados fora da rea endmica (Regio Amaznica), tem havido reduo na incidncia a partir do ano 2000 at o presente momento.

A possibilidade de reintroduo do vrus amarlico

no ambiente urbano, pela ampla disperso do Aedes aegypti, tem motivado uma intensa atividade de vacinao, que resultou em mais de 360 milhes de doses aplicadas entre 1998 e 2009.

BRASIL, 2010

Esta situao evidencia que, para esse grupo de

doenas, PRIORITRIO o fortalecimento de novas estratgias, atualmente adotadas, que propem uma maior integrao entre as reas de preveno e controle e a rede assistencial, j que um importante foco da ao nesse conjunto de doenas est voltado para o diagnstico precoce e tratamento adequado dos doentes, visando interrupo da cadeia de transmisso.

Aliado a isto, enfatiza-se a necessidade de aes

MULTISSETORIAIS para sua preveno e controle, j que grande parte das razes para a manuteno da situao de endemicidade reside na persistncia dos seus fatores DETERMINANTES, externos s aes tpicas do setor Sade como urbanizao acelerada sem adequada infra-estrutura urbana, alteraes do meio ambiente, desmatamento, ampliao de fronteiras agrcolas, processos migratrios, grandes obras de infra-estrutura (rodovias e hidroeltricas), entre outros.

Doenas transmissveis emergentes e reemergentes


Doenas transmissveis EMERGENTES so as que

surgiram, ou foram identificadas, em perodo recente ou aquelas que assumiram novas condies de transmisso, seja devido a modificaes das caractersticas do agente infeccioso, seja passando de doenas raras e restritas para constiturem problemas de Sade Pblica. REEMERGENTES, por sua vez, so as que ressurgiram, enquanto problema de Sade Pblica, aps terem sido controladas no passado.

A partir da deteco da AIDS no Brasil em 1980,

observou-se um crescimento acelerado desta doena at 1997, ano em que foram registrados 23.545 casos novos, com um coeficiente de incidncia de 14,8 casos/100.000 hab. No perodo de 1995 a 1999, observou-se queda de 50% na taxa de letalidade em relao aos primeiros anos do incio da epidemia, quando esta era de 100%.

A rpida disseminao da AIDS no pas, por sua vez,

tem-se refletido na ocorrncia de uma srie de outras doenas infecciosas, particularmente a tuberculose. A disponibilidade de novas drogas tem propiciado o aumento na sobrevida para os portadores da infeco pelo HIV.

Introduzida no pas em 1991, a clera experimentou

seu pico epidmico em 1993, com 60.340 casos. Todavia, os esforos do sistema de sade conseguiram reduzir drasticamente sua incidncia, apesar do ambiente favorvel para a disseminao e persistncia dessa doena, em vista da insatisfatria condio ambiental e sanitria de parte da populao.

Em 1998 e 1999, a seca que ocorreu na Regio

Nordeste, onde se instalou uma severa crise de abastecimento de gua, inclusive nas capitais, favoreceu a possibilidade de recrudescimento da doena, o que exigiu uma intensificao das aes de preveno e de vigilncia epidemiolgica nessa regio.

A clera passou a manifestar-se sob a forma de

surtos, principalmente nas pequenas localidades do Nordeste, com maior dificuldade de acesso gua tratada e deficincia de esgotamento sanitrio.
A partir de 2001 apresentou uma interrupo da

transmisso, at o ano de 2004, quando volta a apresentar casos na Regio Nordeste, ainda que com intensidade de produo de casos novos bastante reduzida.

A dengue tem sido objeto de uma das maiores

campanhas de Sade Pblica realizadas no Brasil, desde 1982, ano de sua introduo no pas. O mosquito transmissor da doena, o AEDES AEGYPTI, que havia sido erradicado em vrios pases do continente americano nas dcadas de 50 e 60, retorna na dcada de 70, por falhas na vigilncia epidemiolgica e pelas mudanas sociais e ambientais propiciadas pela urbanizao acelerada dessa poca.

As dificuldades para a eliminao de um mosquito

domiciliado que se multiplica nos vrios recipientes que podem armazenar gua, particularmente aqueles encontrados nos lixos das cidades, como em garrafas, latas e pneus, ou no interior dos domiclios, como nos descansadores dos vasos de plantas, tm exigido um esforo substancial do setor Sade.

MAPA DA DENGUE NO MUNDO

Entretanto, esse trabalho necessita ser articulado

com outras polticas pblicas, como a limpeza urbana, alm de uma maior conscientizao e mobilizao social sobre a necessidade das comunidades manterem seu ambiente livre do mosquito. A mudana de hbitos, tem sido apontado, mais recentemente, como um dos mais efetivos na preveno da infestao do mosquito.

A circulao seqencial de mais de um sorotipo

propiciou um aumento na incidncia de febre hemorrgica da dengue, com conseqente incremento na mortalidade por essa doena.
DEN 3,( SOROTIPO)

Os primeiros casos de hantaviroses, no Brasil, foram

detectados em 1993,em So Paulo, e esta doena tem sido registrada com maior freqncia nas Regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A implantao da sua vigilncia epidemiolgica, o desenvolvimento da capacidade laboratorial para realizar diagnstico, a divulgao das medidas adequadas de tratamento para reduzir a letalidade e o conhecimento da situao de circulao dos hantavrus nos roedores silvestres brasileiros possibilitaram o aumento na capacidade da sua deteco, gerando um quadro mais ntido da realidade Epidemiolgica, assim como permitiram a adoo de medidas adequadas de preveno e controle.

No

Brasil, no ano de 2001, as DIPs ainda representaram a SEGUNDA causa de internaes na Regio Nordeste, e a terceira e quarta causas de internaes, respectivamente, nas Regies Sul e Sudeste. Indicadores de morbidade, de base no hospitalar, tambm revelam as desigualdades interregionais.

Assim, as maiores taxas de prevalncia e incidncia

para clera, esquistossomose, doena de Chagas e leishmanioses tm sido registradas nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entende-se que a melhoria da qualidade da assistncia de sade, principalmente no que diz respeito ao correto diagnstico e tratamento dos pacientes, associada ao encaminhamento e adoo das medidas de controle indicadas em tempo hbil, desempenham um papel importante na reduo de uma srie de doenas infecciosas e parasitrias.

REFERNCIAS
Mudanas nos padres de morbimortalidade da

populao brasileira: os desafios para um novo sculo. Carmo EH, Barreto ML, Silva Jr. JB. Epidemiologia e Servios de Sade, 12(2):63-75, abr/jun.2003. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Doenas infecciosas e parasitrias: guia de bolso / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade, Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. 4. ed. ampl. Braslia: Ministrio da Sade, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen