Sie sind auf Seite 1von 12

REVOLUO FRANCESA

Resumo desenvolvido por:


Prof. Michel Goulart http://historiadigital.org http://twitter.com/profmichel Copyright Todos os direitos reservados.

Algumas consideraes

As informaes aqui contidas esto adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, mdio e pr-vestibulares. O resumo est vinculado ao Histria Digital, um blog que oferece contedo de histria para todos os nveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade. Os termos em negrito so conceitos importantes que voc deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos. Voc tambm pode aprender mais assistindo aos vdeos. Visite o blog para conhecer jogos, infogrficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo. Se houver erros histricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org

Antecedentes

Revoluo Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro poltico, econmico e social da Frana. Antes da revoluo, a Frana era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o absolutismo monrquico, o mercantilismo e a sociedade estamental. A revoluo rompeu com o antigo regime, que dominava a Europa desde o sculo XV. Tornou-se, assim, um importante marco histrico, iniciando a Idade Contempornea. A Revoluo Francesa inspirou reformas em outros pases, alm de ter influenciado na independncia das colnias espanholas e na proclamao da independncia do Brasil.

ATENO: Para compreender melhor este contedo, leia tambm o resumo sobre o Absolutismo e Iluminismo.

Causas

Dentre as principais causas da Revoluo Francesa, podemos destacar o custo da monarquia, pois o rei Lus XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilgios. As ideias iluministas tambm influenciaram o desejo por reformas polticas e econmicas. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade acabaram estampados nas cores da bandeira e tambm no hino da Frana.

O gasto com guerras pesou na economia do pas. A Frana participou da Guerra da Independncia dos Estados Unidos e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra.
Alm disso, o quadro econmico na Frana era pssimo e a fome ameaava a populao. Secas prejudicavam a agricultura e acentuavam a misria. Havia escassez de alimentos, o que aumentava ainda mais a revolta da populao. A diviso da sociedade francesa tambm pode ser considerada causa da revoluo, pois no havia mobilidade e a posio social dependia do nascimento.

Diviso da sociedade francesa

A sociedade francesa era estamental, dividida em trs estados ou ordens.

O clero integrava o primeiro estado, somando 0,5% da populao. A nobreza formava o segundo estado, somando 1,5% da populao. O povo, incluindo a burguesia, formava o terceiro estado, somando 98% da populao.
Os nobres possuam quase todas as terras da Frana, mas passavam a maior parte do tempo longe de suas propriedades e estavam livres do pagamento de impostos. O clero compartilhava de vrios privilgios da nobreza. O terceiro estado era obrigado a pagar grandes impostos para sustentar os privilgios do clero e da nobreza. Porm, eram os camponeses e operrios os que mais sofriam com as situaes degradantes de trabalho.

Enquanto camponeses e operrios se queixavam da vida miservel que levavam, os burgueses reclamavam por maior liberdade econmica e poltica.

Assembleia dos Estados Gerais

Para tentar resolver os problemas econmicos da Frana, o rei Lus XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Isto ocorreu em maio de 1789. Esta Assembleia reunia membros dos trs estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero tambm pagar impostos.

Seria feita, ento, uma votao, que poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabea.
A votao por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decises. Eram dois votos contra um. J a votao por cabea, considerando a deciso individual na Assembleia, agradava a burguesia. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitria dos seus interesses.

Tomada da Bastilha

Sem conseguir conciliar os interesses dos trs estados e sem tomar deciso alguma Lus XVI mandou fechar a Assembleia. Descontentes, o terceiro estado liderados pela burguesia exigiu a criao de uma constituio para a Frana. O povo saiu s ruas. A manifestao do povo chegou na Bastilha, priso poltica da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta priso com objetivo de se apoderar da plvora l existente. De qualquer forma, a Queda da Bastilha, em julho de 1789, se tornou o smbolo do incio da Revoluo Francesa. A partir da, a Revoluo Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembleia Nacional Constituinte, Conveno e Diretrio.

Assembleia Nacional Constituinte

Em julho de 1789, a Assemblia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituio na Frana. Esta fase encerrou em 1791. Foi criada tambm a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que defendia o direito liberdade e igualdade jurdica.

Outras mudanas que ocorreram foi a abolio do regime feudal, da sociedade estamental e a separao entre Igreja e Estado.
Na prtica, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com xito, eliminar os vestgios do antigo regime na Frana. Por outro lado, boa parte do terceiro estado, incluindo a pequena e mdia burguesia, continuava em condies precrias. Assim, comearam a surgir manifestaes de protestos e revoltas populares.

Grupos polticos

Como a burguesia esta dividida por diferentes interesses, dois grupos polticos principais passaram a se defrontar: girondinos e jacobinos. Os girondinos eram representantes da alta burguesia e tinham postura moderada. Estavam interessados em deter a revoluo, a fim de evitar a desorganizao econmica da Frana. Os jacobinos eram representantes da pequena e mdia burguesia e tinham postura radical. Estavam dispostos a levar adiante a revoluo e suas consequncias. Os girondinos sentavam direita nas assembleias e os jacobinos, esquerda. Havia ainda a plancie, sem posies definidas e que sentava ao centro. Este fato deu origem aos termos partidos de esquerda, direita e de centro. No incio, predominaram os girondinos, mas logo os jacobinos passaram ofensiva. Os jacobinos tiveram controle da Frana durante boa parte da Conveno Nacional.

Conveno Nacional

Aberta em agosto de 1792, a Conveno Nacional foi eleita para decretar o fim da monarquia na Frana e proclamar uma Repblica. Esta fase encerrou em 1794. A Conveno passou a promover uma srie de mudanas radicais. Instituiu-se um governo centralizado e foi criado o Comit de Salvao Pblica, encarregado da defesa interna e externa da revoluo.

Nesse perodo, destacou-se a atuao de Robespierre, importante lder jacobino. Outra figura de destaque na revoluo foi Danton. Junto a Marat, incitava o povo contra os inimigos da revoluo e contra o rei.
Em janeiro de 1793, Lus XVI foi mandado para a guilhotina e, alguns meses mais tarde, aconteceu o mesmo com Maria Antonieta, sua esposa. Algumas medidas estabelecidas na Conveno foram a abolio da escravido nas colnias francesas, fim dos privilgios, diviso dos latifndios, ensino primrio gratuito e obrigatrio, entre outras.

O Terror

As medidas estabelecidas na Conveno provocaram forte reao da alta burguesia. Uma onda de crimes, assassinatos e conspiraes foi desencadeada pelos girondinos. Em julho de 1793, Marat foi assassinado. Em resposta aos atentados cometidos pelos girondinos, os jacobinos deram incio a uma fase de violncia conhecida como Terror. Robespierre e seus aliados estavam convencidos de que, para salvar a repblica e a revoluo, seria necessrio eliminar opositores. Na nsia de deter os adversrios polticos, muitas perseguies, julgamentos e execues foram cometidos. Calcula-se que tenham morrido aproximadamente 45 mil pessoas.

No entanto, a alta burguesia conseguiu retomar o controle sobre a revoluo. Em julho de 1794, o prprio Robespierre foi morto na guilhotina.

Diretrio

Aps a queda de Robespierre, a alta burguesia voltou ao poder disposta a consolidar suas conquistas. Em agosto de 1795, foi criado o Diretrio, no qual cinco membros chamados de diretores exerciam o Poder Executivo. Esta fase encerrou em 1799. A crise econmica agravava-se a cada dia, a corrupo aumentava e faltavam alimentos. Com o passar do tempo, o governo do Diretrio foi ficando cada vez mais enfraquecido. Com a Frana imersa no caos, e sob a ameaa de ataques internos e externos, a burguesia articulou entregar o poder a algum influente e poderoso. Esse algum foi o jovem general Napoleo Bonaparte, que, a partir de 1799, comeou a governar a Frana.

Das könnte Ihnen auch gefallen