Sie sind auf Seite 1von 12

O EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

Informaes preliminares. Mega temas. Questionrio. Bibliografia.

Informaes preliminares
Propsito: Apresentar Jesus como exemplo de vida

a ser seguido. Autor: Joo Marcos, embora no tenha sido um dos doze esteve muito ligado aos mesmos:

Foi filho de uma das Marias do NT. (Atos 12:12). Sobrinho de Barnab (Colossenses 4:10). Foi ntimo de Pedro (1Pedro 5:13). Foi companheiro de Paulo e Barnab em sua primeira viajem missionria (Atos 15:37-39). Embora tenha sido rejeitado por Paulo certa vez, depois foi honrado pelo mesmo (2Timteo 4:11).
2

Informaes preliminares
Destinatrio: Aos cristos de Roma, embora

como j vimos o carter da narrativa do NT proclamar as Boas novas a toda criatura.


Data: Algo em torno de 55-65 dC. Versculo chave: Marcos 10:45 "Porque o Filho do Homem tambm no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Informaes preliminares
Pessoas chave: Jesus: Messias e Rei eterno. Pilatos: Governador da Judia na poca da crucificao de Jesus. Lderes religiosos Judeus:

Informaes preliminares
Lugares chave: Cafarnaum, Nazar, Jeric, Betnia, Monte das oliveiras, Jerusalm, Glgota.

Informaes preliminares
Caractersticas particulares: Enfatiza mais as obras de Jesus do que seus ensinamentos. Como sua nfase era os Romanos ele omite as genealogias, o nascimento de Jesus e escreve tudo em grego. Marcos descreve seu evangelho de forma resumida, rpida e com o dinamismo de um grande gnio literrio.

Mega temas
O servo preparado: Marcos 1:1-13.

Por Joo Batista. Pelo Batismo. Pelo Esprito Santo. Pelo chamado. Pela provao e tentao.

O servo trabalhador: Marcos 1:14-8:30.


Jesus veio trabalhar para o reino de Deus. Jesus tinha autoridade para convocar trabalhadores. Jesus escolheu trabalhadores para trabalhar. Os discpulos trabalharam com Jesus na prtica.
7

Mega temas
O servo rejeitado: Marcos 8:31-15:47.

No foi aceito pelo seu povo. Foi trado e negado por 2 de seus discpulos. Permaneceu na cruz at a morte.

O servo exaltado: Marcos 16: 1-20.


Deu sua vida em resgate de muitos. Ressuscitou. Comissionou. Assentou-se a direita de Deus. Continua auxiliando seus servos.

Questionrio
Assinale com "X" as alternativas corretas.
1. O Evangelho segundo Marcos foi escrito mais para: a) [ ] Gregos. b) [ ] Judeus. c) [ ] Crentes Romanos. d) [ ] Egpcios. 2. Marcos teve a oportunidade impar de colaborar com o ministrio de dois apstolos: a) [ ] Joo e Thiago. b) [ ] Paulo e Pedro. c) [ ] Mateus e Lucas.

3. Quanto as caractersticas do Evangelho de Marcos, incoerente afirmar que: a) [ ] Enfatiza mais aquilo que Jesus fez, do que suas palavras. b) [ ] Mostra todas as genealogias judaicas e a narrativa do nascimento de Jesus.

Questionrio
Marque "C" para Certo e "E" para errado.
4. [ ] Os Fariseus e os escribas pecavam por colocar a tradio humana acima da revelao divina. 5. [ ] Marcos era considerado companheiro ntimo do apstolo Joo, que o chama seu filho. 6. [ ] Marcos foi sobrinho de Barnab. 7. [ ] Os mega temas do Evangelho segundo Marcos esto relacionados a servido de Jesus.

10

BIBLIOGRFIA
Bblias de estudo: Pentecostal, Genebra e Aplicao pessoal. Manual do curso bsico de teologia. Diversos sites da Internet.

11

FIM
Autor: Sergio Emilio Meira Santos Fone: (77) 8805-1517 MSN: hemilioteologo@hotmail.com E-mail: hemilio@ig.com.br

12

Das könnte Ihnen auch gefallen