Sie sind auf Seite 1von 20

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Mdulo VI - Responsabilidade socioambiental

Aspectos Econmicos da Gesto Ambiental e da Responsabilidade Social


Novo contexto econmico com mudana de postura (mais rgida) dos clientes: Boa imagem institucional; Atuao ecologicamente correta; Interao com organizaes ticas. Pesquisa CNI: 68% dos consumidores brasileiros esto dispostos a pagar mais por produtos social e ecologicamente corretos.

Aspectos Econmicos da Gesto Ambiental e da Responsabilidade Social


Dependncia dos resultados econmicos No haja conflito entre a questo ambiental e lucratividade; Crescimento do movimento ambientalista; Valorizao maior pela proteo do ambiente (pela sociedade); Presso dos clientes por produtos ecologicamente corretos.

Essas "novas" empresas tero significativas vantagens competitivas. A gesto scio ambiental torna-se fator de grande importncia nas organizaes.

Aspectos Econmicos da Gesto Ambiental e da Responsabilidade Social


Mudanas de comportamento empresarial Foco na qualidade ambiental do produto; Desenvolvimento econmico voltado para melhor distribuio social e setorial; Incluso da proteo ambiental como objetivo estratgico; Observncia das leis com foco na tica corporativa; Formao de recursos humanos focados no trinmio: ambiental, social e econmico (equilbrio); Gestores devem ter conscincia sobre atuao ecolgica e socialmente responsvel.

As Transformaes Empresariais em um Ambiente de Gesto Scio Ambiental


Autores consagrados (Drucker, Gates, Porter, Tapscott) enfocam mudanas na situao econmica mundial: Imagem inovadora forma de pensar e tratar novas realidades; Menores lucros e exigncia de qualidade aliadas postura tica dos mercados tradicionais.

As Transformaes Empresariais em um Ambiente de Gesto Scio Ambiental


Gesto com pessoas Cada vez mais a marca fator de xito da empresa; Reflexo sobre o publico interno da organizao; Desafios; Oportunidade de desenvolvimento; Plano de carreira; Bom ambiente de trabalho; Comportamento social e valores ticos.

Marca: "status" de lugar bom para trabalhar.

As Transformaes Empresariais em um Ambiente de Gesto Scio Ambiental


Gesto com pessoas

Capital humano passa a ser mais importante que o capital tradicional;


Mudanas no carter social, cultural, tecnolgico e econmico das empresa;

Aliados novos recursos tecnolgicos, a responsabilidade socioambiental tendem ampliar as fronteiras das organizaes.

Responsabilidade Socioambiental: Uma questo passageira?


A empresa do futuro e os novos clientes buscam interagir com organizaes mais ticas e responsveis ecologicamente Exemplo de vantagem competitiva: 3M Desde 1975 deixou de despejar no ambiente 270 mil toneladas de poluentes e 30 mil toneladas de efluentes nos rios, nos 60 pases que atua. Economia atravs de reuso e eficincia de processos: US$ 810 milhes

Responsabilidade Socioambiental: Uma questo passageira?

Gesto ambiental: Importante instrumento gerencial para capacitao e criao de competitividade para as organizaes.

Nova Viso Empresarial


Transio do paradigma industrial para o ps-industrial: Flexibilidade de processos e mercados de trabalho; Novos padres de consumo; Novas formas de fornecer servios; Altas taxas de inovao comercial, tecnolgica e organizacional.

Evoluo da economia de escala para a economia de escopo, com produo em menores lotes, flexvel, controle de qualidade integrado ao processo, produo voltada para a demanda, maior atuao com terceiros e planejamento de longo prazo.

Nova Viso Empresarial

Para Bill Gates, os novos empresrios devem atentar para novos requisitos de gesto: nfase na comunicao gil; Anlise de dados de mercado on line; Uso de tecnologia de informao voltada para o conhecimento e trabalho intelectual; Criao de equipes virtuais. Gestores devero estar atentos a uma nova maneira de fazer negcios, baseada na crescente velocidade da informao

A Responsabilidade Social e Ambiental nas Organizaes


Esse tema est se transformando em referencial de excelncia para o mundo corporativo. As organizaes socialmente responsveis devem abordar suas responsabilidades perante a sociedade e o exerccio da cidadania, por meio de estgios que vo desde a fase embrionria at mais avanada.

Estgios da Responsabilidade Social e Ambiental nas Organizaes


Estgio 1 A organizao no assume responsabilidade; Estgio 2 Reconhece o impacto dos seus produtos e eventualmente busca promover um comportamento tico; Estgio 3 Prope a avaliao dos impactos dos seus produtos e se envolve com o desenvolvimento social.

Estgios da Responsabilidade Social e Ambiental nas Organizaes


Estgio 4 Alm da empresa investir em anlise de impactos dos seus produtos, tambm h um envolvimento social frequente e o mais importante, a organizao promove um comportamento tico; Estgio 5 A organizao lidera as questes de interesses da comunidade e estimula a participao da pessoas no desenvolvimento social. Investe em sistemas de gesto de qualidade: produtos, processos, ambiente e social. Nesse estgio, a empresa deve enfatizar o impacto das suas atividades para os agentes com os quais interagem (stakeholders).

O Balano Social
A evoluo da responsabilidade das empresas

Com essa evoluo das empresas, presume-se que no futuro as questes ambientais e de responsabilidade social sejam incorporadas nos registros dos eventos, assim como feito com o desempenho econmico;
O Instituto Ethos de Responsabilidade Social sugere, ento, um padro de balano social.

Proposta de Modelo de Balano Social


1. Apresentao Mensagem do presidente: apresentao da empresa e preocupao com o desempenho scio ambiental; Perfil: o que e como a empresa faz seus produtos e servios; Setor da economia: campo de atuao. 2. A empresa Histrico surgimento e etapas; Princpios e valores: as crenas que norteiam a empresa; Estrutura e funcionamento: como a empresa opera e faz a gesto das suas reas; Governana corporativa: como trabalha o conselho de administrao.

Proposta de Modelo de Balano Social


3. O Negcio
Viso: onde se procura chegar nos aspectos sociais, ambientais e econmicos; Dilogo com partes interessadas: critrios, processos e instrumentos utilizados com os stakeholders. Indicadores de desempenho:

Econmico; Gerao e distribuio de riqueza; Produtividade; Investimentos.

Proposta de Modelo de Balano Social


Social; I. Pblico interno Qualidade das relaes entre empresa e empregados; Educao e treinamento; Perfil dos colaboradores; Perfil de salrios; Sade e segurana; Taxas de atrao e reteno de profissionais.

Proposta de Modelo de Balano Social


II. Fornecedores Formas de seleo e desempenho; III. Consumidores e clientes Satisfao dos consumidores reclamao e solues;

IV. Comunidade Envolvimento e impactos;


V. Governos e sociedade Participao em fruns e associaes.

Proposta de Modelo de Balano Social

Ambiental
Mencionar as polticas e processos de gesto relacionados ao gerenciamento de impactos ambientais, consumo anual de recursos com energia, combustveis fsseis e gua, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen