Sie sind auf Seite 1von 19

Pesquisa Cientfica em Psicologia

Mtodo e Tipo de Pesquisa

Uma tarefa importantssima na pesquisa cientfica a escolha do mtodo que ir nortear o trabalho cientfico para que posteriormente seja possvel colher os dados da pesquisa. O mtodo de investigao que um pesquisador vai escolher depende em grande parte do que ele exatamente est estudando. Existem dois tipos bsicos de pesquisa e forma de investigao cientfica: pesquisa descritiva e pesquisa experimental.

Mtodo de investigao de pesquisa descritiva


Pesquisa descritiva, tais como estudos de caso, observaes naturais, e de inquritos so frequentemente utilizados quando difcil ou impossvel realizar um experimento. um mtodo utilizado para descrever os diferentes aspectos do comportamento ou um fenmeno psicolgico. Uma vez que um investigador tenha colhido dados utilizando mtodo descritivo, possvel realizar um estudo correlacional para analisar a forma como as variveis esto relacionadas.

Mtodos de Investigao Experimental


Mtodos experimentais so utilizados para demonstrar uma relao causal entre variveis. Em um experimento, o pesquisador manipula sistematicamente uma varivel de interesse (conhecida como a varivel independente) e as medidas de efeito sobre outra varivel (conhecida como a varivel dependente). Ao contrrio no estudo descritivo correlacional, estes s podem ser utilizados para determinar se existe uma relao entre duas variveis, no permitindo afirmar se uma varivel causada ou no pela outra varivel da pesquisa. Mtodos experimentais podem ser usados para determinar a real natureza do relacionamento. Ou seja, se a evoluo da varivel na verdade causa uma mudana na outra varivel. Uma vez que um mtodo de estudo foi concebido e os dados foram colhidos, possvel analisar as informaes e tirar concluses sobre o que foi encontrado. Usando medidas estatsticas, os investigadores podem resumir os dados, analisar os resultados e tirar concluses baseadas nestas provas.

Ento como que um pesquisador pode decidir o que os resultados de um estudo significam?
O pesquisador pode apoiar-se na anlise estatstica, confirmando ou refutando a hiptese pesquisada. Esta anlise tambm pode ser usada para determinar se os resultados so estatisticamente significativos ou no. Dizer que um resultado estatisticamente significante, significa que pouco provvel que estes resultados so devidos ao acaso. O problema de pesquisa: a pergunta da pesquisa e que se pretende responder ao longo do trabalho. Refere-se a um assunto mais definido e especfico e tem relao direta com o objetivo. Objetivo da pesquisa: a operacionalizao do problema da pesquisa, ou seja, qual a questo principal e quais as especficas que tentaro ser respondidas ao final da pesquisa. Definir o problema da pesquisa delimitar o campo de observao em variveis a serem estudadas, separando-se o que interessa e o que no interessa.

Para se definir um problema de pesquisa deve-se considerar se o mesmo: Pode ser resolvido pela cincia
O momento atual permite relevante cientificamente vivel ? (custo X benefcio) Existe amostra disponvel/possvel Existe metodologia para suporte Quais recursos / capacidade tcnica / pessoal necessrias

Quanto delimitao do problema da pesquisa:


1). Fenmeno : Tem que ser algo que exista e possa ser estudado 2). Tema: Deve ser delimitado o campo da observao e de interesse (afunilamento da pesquisa) 3). Problema : Qual questo ser respondida pela pesquisa

4). Objetivo: Descrever a pergunta da pesquisa em termos operacionais

Iniciando o processo de pesquisa:


Escolha de uma rea de interesse: Exemplo: Psicologia da Educao Fenmeno a ser estudado: Qual o assunto ou situao (problema) que lhe chama a ateno e que acredita que possvel levantar hipteses a serem investigadas? Exemplo: A influncia da TV nas brincadeiras infantis. Como definir o problema de pesquisa: Formular uma pergunta que seria pertinente ao assunto destacado. Exemplo: O que as crianas assistem na TV influenciam em suas brincadeiras infantis ? Objetivo principal da pesquisa: Transformar essa pergunta em termos operacionais, ou seja, formular uma frase de forma afirmativa que descreva a forma que pretende abordar o assunto. Exemplo: A presente pesquisa ir identificar a influncia da TV nas brincadeiras infantis de pr-escolares Objetivo Especfico: Elaborar frases afirmativas que delimitam ainda mais o assunto (mais especfico). Exemplo: Comparar comportamentos e brincadeiras infantis com comportamentos agressivos de personagens de programas televisivos.

Hipteses da Pesquisa:
uma suposio que se faz para explicar o que se desconhece, ou seja, uma soluo provisria para um problema. Exemplo: As crianas em suas brincadeiras repetem comportamentos agressivos que assistem em programas televisivos. Deve ser formulada com base na lgica ou em observaes do pesquisador (estudos semelhantes anteriores) Condies para se estabelecer hipteses numa pesquisa cientfica: a) A hiptese deve ser plausvel: Deve indicar uma situao possvel de ser aceita como cientfica b) A hiptese deve ter consistncia : Sua formulao no deve estar em conflito com a teoria ou com a cincia (Coerncia) c) A hiptese deve ser especfica: Formulada de modo preciso caracterizando o que ser observado (variveis e componentes fundamentais) d) A hiptese deve ser verificvel: Passvel de ser testada / verificada cientificamente podendo ser comprovada ou negada. e) A hiptese deve ser clara : No ter termos de duplo sentido / significado f) A hiptese dever ser simples : Objetiva Deve conter termos absolutamente necessrios g) A hiptese deve ser explicativa : Deve servir como explicao ao problema da pesquisa.

A pesquisa e o pesquisador:
Fazer cincia procurar evidncias (confiveis que sustentem um conhecimento) A escolha do mtodo pelo pesquisador deve colocar a idia ou questo da pesquisa em cheque para confirm-la ou no.

Pesquisa qualitativa em psicologia


A pesquisa cientfica qualitativa em Psicologia usa uma metodologia que implica em um processo dinmico de investigao dentro de um determinado sistema terico. A pesquisa qualitativa considerada uma pesquisa-ao, pois conforme a ao vai sendo construda ela tambm investigada e interpretada, modificando o prprio processo de construo e do conhecimento. Ao considerarmos uma pesquisa cientfica implica-se em considerar uma teoria como base e um mtodo como procedimento. A teoria, como forma de produo do pensamento, fornece um conjunto de regras capazes de assegurar a explicao de um conjunto importante de fatos.

A teoria uma forma de produo do pensamento humano, que cria um quadro de categorias ou conceitos, visando explicar o fenmeno estudado.

Uma teoria pressupe um conjunto dinmico, em constante modificao, cuja caracterstica essencial ser testvel e refutvel.

Como pressuposto bsico da cincia temos a mtodologia numa lgica para investigao de uma determinada realidade, de acordo com o modelo terico adotado.

Todo mtodo consiste essencialmente em: formular enunciados, propor hipteses e coloc-los prova A teoria e o mtodo so os dois pilares da pesquisa cientfica, que vo possibilitar a investigao do conjunto de problemas relativos ao foco e objeto de estudo. A pesquisa em psicologia clnica possui uma complexidade ao adotar o modelo qualitativo de pesquisa cientfica, pois este implica em um processo personalizado e dinmico de investigao

Trata-se de um procedimento essencialmente construtivo-interpretativo, que tem suas razes histricas na Antropologia Cultural.

Batista Pinto (2004) comenta que neste procedimento incluem-se:


A integrao de partes de um processo numa nova configurao; A integrao da informao obtida na investigao a partir de um conjunto de aspectos qualitativos e subjetivos; A interpretao como o elemento de contato na investigao da realidade estudada;

A transferncia como o instrumento da investigao.

Dessa forma temos que:


A prpria investigao interfere no objeto a ser investigado e, por isso, no h neutralidade possvel. A pesquisa est sempre associada realidade e subjetividade do pesquisador. h influncias diretas e indiretas, conscientes e inconscientes do pesquisador na prpria cincia que produz, tendo em vista que a sua produo sofre interferncias de sua histria e de seu funcionamento psicolgico

Diversas teorias psicolgicas tm sido usadas como base na pesquisa qualitativa em Psicologia Clnica, sendo a Psicanlise a mais utilizada dentre elas.

Tipos de Grficos:

Das könnte Ihnen auch gefallen