Sie sind auf Seite 1von 9

Captulo III Formao dos Contratos

Fases de formao do contrato: 1. Negociaes Preliminares

2. Fase de Proposta
3. Fase de Contrato Preliminar 4. Fase de Contrato Definitivo ou de Concluso do Contrato

1 . Fase de Negociaes Preliminares ou Puntuao


anlise dos interesses dos contratantes, sondagens e conversas prvias que antecedem a prpria proposta. Possibilidade de elaborao de Contratual ou Carta de Intenes. Ausncia de vnculo contratual. Minuta

Direito de no contratar.
Boa-f objetiva(art. 422, CC): deveres jurdicos anexos.

2. Fase de proposta, policitao ou oblao


2.1. conceito: proposta uma declarao de vontade, dirigida por uma pessoa a outra (com quem se pretende contratar), por fora da qual a primeira manifesta sua inteno de se considerar vinculada, se a outra parte aceitar.

2.2. partes contratantes na fase de proposta:


-

PROPONENTE X OBLATO POLICITANTE X POLICITADO SOLICITANTE X SOLICITADO

2.3. caracterstica essenciais da proposta:


-

clara sria precisa

2.4. Fora Vinculante da Proposta Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrrio no resultar dos termos dela, da natureza do negcio, ou das circunstncias do caso. - Fundamento da vinculao - Oferta ao pblico = proposta Ex.: anncio em classificados de jornal. - Consequncias jurdicas da morte do contratante:
a)

Contratos pessoais:

3. Aceitao a) conceito: aceitao a aquiescncia integral e condicional do oblato proposta formulada. b) Aceitao Contra-proposta: concordncia do oblato manifestada fora do prazo, com alteraes ou condicionantes no aceitao, mas nova proposta. c) Aceitao tcita: art. 432, CC

4. Momento de formao do contrato


A) Contrato entre presentes: momento da aceitao da proposta pelo oblato B) Contrato entre ausentes:
-

Teoria da cognio: momento do conhecimento do proponente acerca da anuncia do oblato. CRTICA: critrio eminentemente subjetivo. Teoria da declarao ou agnio:

4. Momento de formao do contrato


Teoria da declarao ou agnio: a) subteoria da declarao propriamente dita: momento da redao da anuncia pelo aceitante. b) subteoria da expedio: momento da expedio ou envio da aceitao do aceitante para o proponente. c) Subteoria da recepo: momento da entrega da aceitao ao proponente.

4. Momento de formao do contrato


Qual a teoria adotada pelo CC 2002? Art. 434. Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitao expedida, exceto: II I no caso do artigo antecedente; Art. 433. Considera-se inexistente a aceitao, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante.

5. Lugar de Formao dos Contratos


a) CC 2002: Art. 435. Reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que foi proposto.
II -

Das könnte Ihnen auch gefallen