Sie sind auf Seite 1von 20

DISCIPLINA: DIREITO DE FAMLIA PROF. LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SANTOS Email: luizoliveirasantos@yahoo.com.

br REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BSICAS

TARTUCE, FLVIO. Direito de Famlia V. 5. MTODO


DINIZ, Maria Helena. Direito de Famlia V. 5. SARAIVA.

GONALVES, Carlos Roberto. Direito de Famlia v.6 SARAIVA


VENOSA, Silvio de Salvo. Direitos de Famlia v.6 ATLAS.

DIREITO DE FAMLIA.

INSTITUTOS ESTUDADOS NO DIREITO DE FAMLIA:


A) B) C) D) E) F)

G)

CASAMENTO; UNIO ESTVEL; RELAES DE PARENTESCO; FILIAO; ALIMENTOS; BEM DE FAMLIA; TUTELA, CURATELA E GUARDA.

DIREITO DE FAMLIA.

DIREITO EXISTENCIAL DE FAMLIA so normas de ordem pblica ou cogentes, ou seja, so normas que no podem ser contrariadas por conveno particular, SOB PENA DE NULIDADE ABSOLUTA, por fraude lei imperativa (art. 166, IV do CC). Ex: Impossibilidade de renunciar a alimentos, a paternidade, contrato de namoro, etc.
DIREITO PATRIMONIAL DE FAMLIA so revestidas de normas de ordem privada ou dispositivas, ou seja, tais normais admitem livremente previso em contrrio por acordo entre as partes. Ex.: Dispor livremente dos seus bens ao outro cnjuge no divrcio, por isso possvel convencionar contrato de convivncia alterando o regime de bens, que no o da comunho parcial (art. 1725 CC). DIVISO DO CDIGO CVEL: DIREITO PESSOAL E EXISTENCIAL artigos 1.511 a 1.638 DIREITO PATRIMONIAL artigos 1.639 a 1.722 OBS.: PELA DIVISO ACIMA PODEMOS NOTAR A TENDNCIA ATUAL DE PERSONALIZAO DO DIREITO DE FAMLIA E DESPATRIMONIALIZAO DO MESMO, UMA VEZ A PESSOA TRATADA ANTES DO PATRIMNIO.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Amparo legal: CF/88 Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana; Conceito de dignidade humana: A dignidade humana da pessoa concreta, na sua vida real e quotidiana; no de um ser ideal e abstrato. o homem ou a mulher, tal como existe, que a ordem jurdica considera irredutvel, insubsistente e irrepetvel e cujos direitos fundamentais a Constituio enuncia e protege. (MIRANDA, Jorge; MEDEIROS, Rui. Constituio Portuguesa anotada. Coimbra: Coimbra, t. l, p. 53) Irredutvel: no pode ser diminudo. Insubsistente: que possui valores. Irrepetvel: no pode ser substitudo.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


Ex. de Incidncia do Princpio da Dignidade da Pessoa Humana: Responsabilidade civil. Dano moral. Autor abandonado pelo pai desde a gravidez da sua genitora e reconhecido como filho somente aps propositura de ao judicial. Discriminao em face dos irmos. Abandono moral e material caracterizados. Abalo psquico. Indenizao devida. Sentena reformada. Recurso provido para este fim (TJSP, 8 Cm. De Direito Privado, Apelao com Reviso 511.903-4/7-00-Marlia/SP, Rel. Des. Caetano Lagrasta, j. 12.03.2008, vu.). Obs.: Tal julgado encontra-se fundamentado com base nos seguintes artigo;

Artigo 1, inciso III, e 229 da CF/88; Artigo 1.634 do CC; e Artigo 186 CC.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE FAMILIA Amparo legal:

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; (CF/88)
Dicionrio Aurlio Solidrio: Responder pelo outro, preocupar-se com a outra pessoa. Obs.: Desse modo, a solidariedade familiar deve ser tida em sentido amplo, tendo carter afetivo, social, moral, patrimonial, espiritual e sexual. Cdigo Civil de 2002 Excluiu o direito de vingana (Alimentos necessrios artigo 1704 - nico)

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA IGUALDADE ENTRE FILHO Amparo legal: CF/88 - Art. 227. (...): 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. CC/02 - Art. 1.596. Os filhos, havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. Obs.: Cdigo Civil de 1916 fazia distino entre filho legtimo e ilegtimo, na medida em que fosse ou no concebidos na constncia do casamento. Fazendo surgir expresses odiosas como: filho adulterino, filho incestuoso, filho ilegtimo, filho esprio ou filho bastardo. Mantm apenas para fins didticos a expresso filhos havidos fora do casamento.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA IGUALDADE ENTRE CNJUGES E COMPANHEIROS Amparo legal:

CF/88 Art. 226. (...). 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
CC/02 - Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges. Exemplo prtico: marido ou companheiro pode pleitear alimentos da mulher ou companheira, ou mesmo vice-versa; pode utilizar o nome do outro livremente (artigo 1565, 1, CC); Chefia do lar dever ser exercida em igualdade (diarquia antigamente hierarquia artigo 1631 do CC).

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA NO INTERVENO OU DA LIBERDADE Amparo legal:

CC/02 Art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia. (Dic. aurlio: defeso proibido, impedido)
CC/02 - Art. 1565. (...) 2o O planejamento familiar de livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e financeiros para o exerccio desse direito, vedado qualquer tipo de coero por parte de instituies privadas ou pblicas. Enunciado n. 99 CJF/STJ Aplica-se o 2 do art. 1656 a unio estvel.

Obs.: Flvio Tartuce alerta que a interpretao dos mencionados artigo deve ser cuidadosa, pois no poder haver atuao coativa nas relaes de famlia por rgos privados ou pblico, mas o Estado poder incentivar o controle de natalidade e o planejamento familiar por meio de polticas pblicas.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DO MAIOR INTERESSE DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Amparo legal: CF/88 Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010) CC/02 Artigos 1.583 e 1.584 - Proteo a Pessoa dos Filhos. Tal dispositivo fora regulamentado pela lei n. 8.069/90 Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. Criana indivduo com idade entre 0 a 12 anos de idade incompletos: Adolescente 12 a 18 anos de idade. Obs: com base no princpio em comento fora possvel mudanas substanciais, como a promulgao da lei n. 11.698/08 Guarda Compartilhada como regra.

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA


PRINCPIO DA AFETIVIDADE Desbiologizao da paternidade: o vnculo familiar constitui mais um vnculo de afeto do que um vnculo biolgico, fazendo surgir uma nova forma de parentesco civil que a parentalidade socioafetiva. (pai aquele que cria) Enunciado n 103 I Jornada de Direito Civil: reconhece alm da adoo a paternidade socioafetiva decorrente da reproduo assistida heterloga. Enunciado n 256 III Jornada de Direito Civil: A posse de estado de filho (parentalidade socioafetiva) constitui modalidade de parentesco civil. Enunciado n 339 IV Jornada de Direito Civil: A paternidade socioafetiva, calcada na vontade livre, no pode ser rompida em detrimento do melhor interesse do filho. Enunciado n 341 IV Jornada de Direito Civil: Para fins do art. 1696, a relao socioafetiva pode ser elemento gerador de obrigao alimentar. Obs.: O princpio encontra-se em mutao, porm o que basta no momento a concluso de que afetividade princpio jurdico, gerando consequncias concretas para o Direito Privado (Flvio Tartuce).

PRINCPIOS DO DIREITO DE FAMLIA

PRINCPIO DA FUNO SOCIAL DA FAMLIA Amparo legal: CF/88 Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. Como consideramos a famlia como a clula mater da sociedade, ou seja, a clulame da sociedade, as relaes familiares precisam ser analisadas dentro do contexto social e diante de cada uma das inmeras diferenas regionais que o Brasil abriga.

Exemplo: a socialidade pode servir para fundamentar o parentesco civil decorrente da paternidade socioafetiva, evoluo da impenhorabilidade dos bens, equiparao em alguns casos da unio estvel ao casamento (partilha de bens), etc.

CONCEPO CONSTITUCIONAL DE FAMLIA

INTERPRETANDO O ARTIGO 226 DA CF/88, PODE-SE DIZER QUE A FAMLIA DECORRENTE DOS SEGUINTES INSTITUTOS:
A)

B)

C)

D)

E)

F)

CASAMENTO CIVIL: sendo gratuita a sua celebrao e tendo efeito civil o casamento religioso, nos termos da lei (art. 226, 1 e 2). UNIO ESTVEL entre homem e mulher, devendo a lei facilitar a sua converso em casamento (art. 226, 3). FAMLIA MONOPARENTAL, comunidade formada por qualquer dos pais e de seus descendentes (art. 226, 4). FAMLIA ANAPARENTAL, expresso criada por Srgio Resende de Barros, que quer dizer famlia sem pais. (STJ, RESP 57.606 entendeu como bem de famlia aquele ocupado por duas irms solteiras). FAMLIA HOMOAFETIVA, constituda por pessoas do mesmo sexo reconhecida pela ADPF (ao descumprimento de preceito fundamental) n. 132/RJ e ADI (ao direita de inconstitucionalidade) 4.227/DF julgadas pelo STF em 05/05/2011. FAMLIA MOSAICO OU PLURIPARENTAL, aquele decorrente de vrios casamentos, unies estveis ou mesmo simples relacionamentos afetivos de seus membros.

CONCEPO CONSTITUCIONAL DE FAMLIA

No obstante os vrios institutos, existem outros conceitos de famlia fixados em leis esparsas, que por sugesto de FLVIO TARTUCE devem ser utilizados nos limites da aplicao da norma, vejamos:
-

A LEI MARIA DA PENHA (LEI N. 11.340/2006) DISPE NO SEU ART. 5, II, QUE SE DEVE ENTENDER COMO FAMLIA A COMUNIDADE FORMADA POR INDIVDUOS QUE SO OU SE CONSIDERAM APARENTADOS, UNIDOS POR LAOS NATURAIS, POR AFINIDADE OU POR VONTADE EXPRESSA. A NOVA LEI DE ADOO (LEI N. 12.010/2009) CONSAGRA O CONCEITO DE FAMLIA EXTENSA OU AMPLIADA, QUE VEM A SER AQUELA QUE SE ESTENDE PARA ALM DA UNIDADE DE PAIS E FILHOS OU DA UNIDADE DO CASAL, FORMADA POR PARENTES PRXIMOS COM OS QUAIS A CRIANA OU ADOLESCENTE CONVIVE E MANTM VNCULO DE AFINIDADE E AFETIVIDADE.

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)

CONCEITOS DE CASAMENTO: WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO: a unio permanente entre o homem e a mulher, de acordo com a lei, a fim de se reproduzirem, de se ajudarem mutuamente e de criarem os seus filhos. MARIA HELENA DINIZ: o vnculo jurdico entre homem e a mulher, livres, que se unem, segundo as formalidades legais, para obter o auxlio mtuo e espiritual, de modo que haja uma integrao fisiopsquica, e a constituio de famlia. SILVIO RODRIGUES: o contrato de direito de famlia que tem por fim promover a unio do homem e da mulher de conformidade com a lei, a fim de regularem suas relaes sexuais, cuidarem da prole comum e se prestarem mtua assistncia.

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)

NATUREZA JURDICA DO CASAMENTO:


-

TEORIA INSTITUCIONALISTA: O CASAMENTO UMA INSTITUIO, TESE SUSTENTADA, ENTRE OUTROS, POR MARIA HELENA DINIZ - FORTE CARGA MORAL E RELIGIOSA. TEORIA CONTRATUALISTA: O CASAMENTO UM CONTRATO DE NATUREZA ESPECIAL, E COM REGRAS PRPRIAS DE FORMAO, CORRENTE ENCABEADA POR SILVIO RODRIGUES. TEORIA MISTA OU ECLTICA: O CASAMENTO UMA INSTITUIO QUANTO AO CONTEDO E UM CONTRATO ESPECIAL QUANTO A SUA FORMAO. ESSA VISO SEGUIDA POR FLVIO TARTUCE E GUILHERME CALMOM NOGUEIRA DA GAMA.

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)


CAPACIDADE PARA O CASAMENTO, IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS E CAUSAS SUSPENSIVAS

SO INCAPAZES PARA O CASAMENTO:

OS MENORES QUE AINDA NO ATINGIRAM A IDADE NBIL, QUE DE 16 ANOS, TANTO PARA HOMEM COMO MULHER (ARTIGO 1.517 DO CDIGO CIVIL) OS ENFERMOS E DOENTES MENTAIS SEM DISCERNIMENTO PARA A PRTICA DOS ATOS DA VIDA CIVIL (ARTIGO 3, II, DO CDIGO CIVIL) AS PESSOAS QUE POR CAUSA TRANSITRIA OU DEFINITIVA NO PUDEREM EXPRIMIR VONTADE (ARTIGO 3, III, DO CDIGO CIVIL).

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)


MAIORES DE 16 ANOS E MENORES DE 18 ANOS:

ARTIGO 1.517 DO CDIGO CIVIL;

DIVERGNCIAS ENTRE OS PAIS:

NICO DO ARTIGO 1.517 DO CDIGO CIVIL COMBINADO COM O NICO DO ARTIGO 1.631;

REVOGAO DA AUTORIZAO:

ARTIGO 1.518 AT A CELEBRAO.

DENEGAO DE AUTORIZAO INJUSTA:

ARTIGO 1.519 DO CDIGO CIVIL.

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)


QUESTO POLMICA CDIGO CIVIL Art. 1.520. Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade nbil (art. 1517), para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez. CDIGO PENAL Art. 107 - Extingue-se a punibilidade: (...) VII - pelo casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes, definidos nos Captulos I, II e III do Ttulo VI da Parte Especial deste Cdigo; (Revogado pela Lei n 11.106, de 2005)

Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) AO PBLICA INCONDICIONADA ART. 225 CP)
ESTARIA O ARTIGO 1520 REVOGADO?

DO CASAMENTO (ARTS. 1.511 A 1.590)


IMPEDIMENTOS MATRIMNIAIS

Das könnte Ihnen auch gefallen