Sie sind auf Seite 1von 19

Regra de tratamento

A regra de tratamento decorrente do princpio da presuno de inocncia impede qualquer antecipao de juzo condenatrio ou de culpabilidade. Vedao de prises processuais automticas ou obrigatrias e a impossibilidade de execuo provisria ou antecipada de sano penal.

EMENTA: HABEAS CORPUS. INCONSTITUCIONALIDADE DA CHAMADA "EXECUO ANTECIPADA DA PENA". ART. 5, LVII, DA CONSTITUIO DO BRASIL. DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. ART. 1, III, DA CONSTITUIO DO BRASIL. 1. O art. 637 do CPP estabelece que "[o] recurso extraordinrio no tem efeito suspensivo, e uma vez arrazoados pelo recorrido os autos do traslado, os originais baixaro primeira instncia para a execuo da sentena". A Lei de Execuo Penal condicionou a execuo da pena privativa de liberdade ao trnsito em julgado da sentena condenatria. A Constituio do Brasil de 1988 definiu, em seu art. 5, inciso LVII, que "ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria". 2. Da que os preceitos veiculados pela Lei n. 7.210/84, alm de adequados ordem constitucional vigente, sobrepem-se, temporal e materialmente, ao disposto no art. 637 do CPP. 3. A priso antes do trnsito em julgado da condenao somente pode ser decretada a ttulo cautelar. 4. (...) Por isso a execuo da sentena aps o julgamento do recurso de apelao significa, tambm, restrio do direito de defesa, caracterizando desequilbrio entre a pretenso estatal de aplicar a pena e o direito, do acusado, de elidir essa pretenso. (...) 6. A antecipao da execuo penal, ademais de incompatvel com o texto da Constituio, apenas poderia ser justificada em nome da convenincia dos magistrados --- no do processo penal. (...) 7. (...) A Corte que vigorosamente prestigia o disposto no preceito constitucional em nome da garantia da propriedade no a deve negar quando se trate da garantia da liberdade, mesmo porque a propriedade tem mais a ver com as elites; a ameaa s liberdades alcana de modo efetivo as classes subalternas. 8. Nas democracias mesmo os criminosos so sujeitos de direitos. No perdem essa qualidade, para se transformarem em objetos processuais. So pessoas, inseridas entre aquelas beneficiadas pela afirmao constitucional da sua dignidade (art. 1, III, da Constituio do Brasil). inadmissvel a sua excluso social, sem que sejam consideradas, em quaisquer circunstncias, as singularidades de cada infrao penal, o que somente se pode apurar plenamente quando transitada em julgado a condenao de cada qual Ordem concedida. (STF; HC 84.078; Ministro Relator Eros Grau; DJ: 02/02/2009)

EMENTA: RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL PENAL. EXECUO PROVISRIA DA PENA: IMPOSSIBILIDADE. PRECEDENTE DO PLENRIO DESTE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RECURSO PROVIDO. 1. A jurisprudncia deste Supremo Tribunal Federal firmou-se no sentido de ser impossvel a execuo provisria da pena privativa de liberdade, notadamente quando os recursos pendentes de julgamento no tm efeito suspensivo (Habeas Corpus n. 84.078, Rel. Min. Eros Grau, Plenrio, julgamento realizado em 5.2.2009). 2. Recurso provido. (STF; HC 93.172 SP; Ministra Relatora: Crmen Lcia; DJ:12/02/2009)

Princpio da presuno de inocncia e prises cautelares

O princpio da presuno de inocncia no probe a adoo de prises cautelares, antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. O permissivo para tais medidas tambm tem sede constitucional: Art. 5, LVII, CF: ningum ser considerado culpado at o transito em julgado de sentena penal condenatria Art. 5, LXI, CF: ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei

Princpio da presuno de inocncia e prises cautelares

Inicialmente havia em nosso ordenamento cinco tipos de prises provisrias: Prises provisrias tipicamente cautelares: priso em flagrante, a priso temporria e a priso preventiva, Prises provisrias de natureza processual: priso decorrente de deciso de pronncia e resultante de sentena condenatria recorrvel

Priso decorrente de sentena condenatria recorrvel e


decorrente de pronuncia
Art. 594, CPP: o ru no poder apelar sem recolher-se a priso, ou prestar fiana, salvo se condenado por crime de que se livre solto (exigia o recolhimento do acusado para poder recorrer); Art. 393, CPP: So efeitos da sentena condenatria recorrvel: I ser o ru preso ou conservado na priso, assim nas infraes inafianveis, como na afianveis enquanto enquanto no prestar fiana. (previa a priso como efeito automtico da sentena penal condenatria recorrvel); Art. 669, CPP: S depois de passado em julgado, ser exequvel a sentena, salvo: I quando condenatria, para o efeito de sujeitar o ru a priso, ainda no caso de crime afianavel, enquanto no for prestada a fiana.

Priso decorrente de sentena condenatria recorrvel e decorrente de pronncia


A priso decorrente de pronuncia era prevista no artigo 408,CPP que estabelecia como efeito automtico da deciso de pronuncia a priso do acusado, salvo se primrio e portador de bons antecedentes. O artigo 585 previa o ru no poder recorrer da pronuncia seno depois de preso, salvo se prestar fiana, nos casos em que a lei a admitir.

Priso decorrente de sentena condenatria recorrvel e decorrente de pronuncia


Espcies de priso cautelar incompatveis com o princpio da presuno de inocncia: No trazem em si as caractersticas de uma medida cautelar, quais sejam, acessoriedade, preventividade, instrumentalidade e provisoriedade. No visa prevenir danos provveis (periculum in mora), pois a priso se efetiva independentemente de qualquer considerao outra que no os pressupostos objetivos previstos pelo legislador. Firmam-se na probabilidade de condenao, antecipando a execuo da pena. Leis 11.689/08 e 11.719/08 que alteraram o procedimento comum e o do jri, respectivamente, tornaram impossvel a possibilidade de considerar as prises decorrentes de sentena condenatria recorrvel e de pronuncia como espcies de priso cautelar.

Caractersticas da prises cautelares


A normatividade do princpio da presuno de inocncia acarretou a identificao de uma srie de caractersticas ou pressupostos necessrios s prises cautelares, afim de que se mantenham compatveis com os ditames constitucionais. Instrumentalidade, jurisdicionalidade, fundamentao, provisoriedade e necessidade.

Prises Cautelares
Vigoram em nosso ordenamento apenas trs tipos de priso cautelar, quais seja, priso em flagrante, priso temporria e priso preventiva. Aps a edio da lei 12.404/11 esse entendimento foi reforado pela nova redao do artigo 283,CPP: ningum poder ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente, em decorrncia de sentena condenatria transitada em julgado ou, no curso da investigao ou do processo, em virtude de priso temporria ou priso preventiva.

Priso temporria
Prevista na Lei 7960/89, s pode ser decretada na fase pr processual e possui prazo pr determinado de durao. Cabvel em um rol taxativo de delitos listados no artigo 1, inciso III, da Lei 7960/89, e tambm com relao aos crimes hediondos e equiparados. Requisitos necessrios para decretao previstos no artigo 1, da Lei 7960/89.

Priso temporria
Art. 1 Caber priso temporria: I - quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial; II - quando o indicado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade; III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes De acordo com doutrina majoritria, para decretao da preventiva ser necessrio conjugao do o fumus comissi delicti previsto no incios III, com o periculum libertatis, previsto nos incisos I ou II. Assim, garante-se sua conformidade com o princpio da presuno de inocncia.

Priso em Flagrante
No depende de previa autorizao judicial e tem sua efetivao limitada presena de uma das situaes de flagrncia descritas no art. 302,CPP. No sistema concebido originalmente pelo CPP quem era preso em flagrante, desde que no fosse admissvel a fiana, ou no estivesse abarcado por nenhuma excludente, deveria permanecer preso durante todo o processo. Em virtude da consagrao do principio da presuno de inocncia em nosso ordenamento, essa regra originaria do CPP se tornou insustentvel Art. 310, CPP: ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever fundamentadamente; I relaxar a priso ilegal; II converter a priso em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 do CPP, e se revelem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; III conceder liberdade provisria com ou sem fiana.

Priso Preventiva
Pode ser decretada em qualquer fase da investigao policial ou do processo penal, sempre que preenchidos os requisitos legais (art. 313, CPP) e ocorrerem os pressupostos autorizadores (312, CPP) e, desde que seja ineficaz ou impossvel a aplicao das medidas cautelares diversas da priso (art. 319, CPP).

Priso Preventiva
Pressupostos autorizativos: Art. 312, CPP A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Os pressupostos para a decretao da priso preventiva esto previstos no artigo 312, que exige demonstrao do fumus boni iuris, aqui entendido como fumus comissi delicti, consubistanciado pela prova da materialidade e indcios suficientes de autoria ou participao, e do periculum in mora, aqui chamado de periculum libertatis, consubistanciado em um dos seguintes fundamentos: garantia da ordem pblica, da ordem econmica, convenincia da instruo criminal ou garantia de aplicao da lei penal.

Priso Preventiva
A nova redao implementada pela lei 12304/11 passou a exigir alm da comprovao do fumus boni iuris e do periculum in mora, a demonstrao de ineficcia ou da impossibilidade de aplicao de qualquer das medidas cautelares diversas da priso para que ento seja possvel a decretao da preventiva. Nesse sentido, art. 282, 6 6o A priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar (art. 319).

Priso Preventiva
O artigo 319, CPP elenca diversas medidas cautelares diversas da priso. A priso preventiva s pode ser aplicada quando inadequada ou insuficiente a decretao das outras medidas cautelares processuais, consagrando sua natureza subsidiaria e instrumental.

Priso Preventiva
A lei 12.304/11, ainda, vedou expressamente a aplicao da preventiva como antecipao de pena e determinou que a gravidade do fato, por si s no justifica a decretao da medida.

EMENTA: Habeas corpus. 1. Paciente pronunciado pela suposta prtica dos crimes d escritos nos arts. 121, 2, incisos I e IV (homicdio duplamente qualificado); 211 (destruio e ocultao de cadver); 212 (vilipndio a cadver) e 347, pargrafo nico (fraude processual), todos do Cdigo Penal. (...) 2. Alegaes da defesa: a) excesso de prazo na priso preventiva e b) falta de fundamentao do decreto cautelar. (...) 7. Com relao falta de fundamentao do decreto de priso preventiva, a defesa aduz que o acrdo coator, ao fundamentar, exclusivamente, a priso preventiva do paciente no modus operandi da conduta supostamente perpetrada, no satisfez as exigncias legais do artigo 312 do CPP. 8. O decreto de custdia provisria atendeu ao disposto nos arts. 41 e 43, do CPP. A decretao da preventiva lastreou-se nos fundamentos da garantia da ordem pblica, garantia da aplicao da lei penal e convenincia da instruo criminal, nos termos do art. 312 do CPP. 9. Na linha da jurisprudnci a deste Tribunal, porm, no basta, a mera explicitao textual dos requisitos previstos pelo art. 312 do CPP. Precedentes: HC n 84.662/BA, Rel. Min. Eros Grau, 1 Tur ma, unnime, DJ 22.10.2004; HC n 86.175/SP, Rel. Min. Eros Grau, 2 Turma, unn ime, DJ 10.11.2006; HC n 87.041/PA, Rel. Min. Cezar Peluso, 1 Turma, maioria, DJ 24.11 .2006 e HC n 88.448/RJ, Rel. Min. Gilmar Mendes, 2 Turma, por empate na vota o, DJ 9.3.2007. 10. Da simples leitura do decreto prisional, as nicas afirmae s ou adjetivaes apresentadas pelo juzo de origem so ilaes de que a constrio p autar-se-ia no "modus operandi" da prtica criminosa imputada ao paciente e na " comoo social que a gravidade do delito causou na sociedade paulistana". No h razes bastantes para a manuteno da custdia preventiva, seja tanto pela garantia da ordem pblica, seja pela aplicao da lei penal e convenincia da instruo criminal, as quais se revelam intimamente vinculadas. 11. Situao de constrangimento ilegal apta a ensejar o deferimento da ordem. 12 Habeas Corpus deferido para invalidar a deciso que decretou a priso preventiva nos autos do Processo Crime n 003.03.0014 50-9. (STF; HC. 89238, da 2 Turma. Relator Ministro Gilmar Mendes. Braslia, publicado em 28-02-2008).

Das könnte Ihnen auch gefallen