Sie sind auf Seite 1von 17

Expressionismo

O Expressionismo um movimento artstico que procura a expresso dos sentimentos e das emoes do autor, no tanto a representao objetiva da realidade. Surgiu no final do sculo XX em oposio ao Impressionismo. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstncias histricas de determinado momento.

Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vrios pintores num momento em que o pas atravessava um perodo de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicolgico e as denncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carncia de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expresso, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.

O maior objetivo potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoes so representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna e as impresses causadas no expectador. A fora psicolgica est representada atravs de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composio agressiva. Desta forma, nem a perspectiva nem a luz importam muito, visto que so propositalmente alteradas.

O principal precursor deste movimento foi o pintor holands Vincent Van Gogh, que, com seu estilo nico, j manifestava, atravs de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspirao para os pintores: rico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, Ernst Ludwig Kirchner, Lovis Corinth, etc. Outro importante pintor expressionista foi o noruegus Edvard Munch, autor da conhecida obra O Grito.

Alm de sua forte manifestao na pintura, o expressionismo foi marcante tambm em outras manifestaes artsticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, h muitas obras que refletem a crise de conscincia que tomou conta da sociedade antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

Em nosso pas o movimento tambm foi importante. Podemos destacar, nas artes plsticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que retratou em suas telas a migrao do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operrios e desfavorecidos.

Outros representantes do expressionismo brasileiro so:


Anita Malfatti - pode ser considerada a artista que introduziu as vanguardas europias em territrio brasileiro. Retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.

Lasar Segall - considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemo em territrio sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas "Emigrante Navio" de 1939. Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peas teatrais de Nlson Rodrigues apresentam significativas caractersticas do expressionismo.

Ernst Ludwig Kirchner Frnzi vor geschnitzen Stuhl

Ernst Ludwig Kirchner Bildnis Gerda.

Vincent Van Gogh Quarto do Artista

Vincent Van Gogh Noite Estrelada

Lovis Corinth Ecce Homo

Candido Portinari Srie Retirantes

Edvard Munch O Grito

Anita Malfatti O Farol

Lasar Segall Navio de Emigrantes

Das könnte Ihnen auch gefallen