Sie sind auf Seite 1von 51

METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL I

Prof.Esp.Everaldo Santos CREF 002068-G /PB

Origem
O volei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da Amrica. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associao Crist de Moos"(ACM),era criar um esporte de equipes sem contato fsico entre os adversrios, de modo a minimizar os riscos de leses. Inicialmente jogava-se com uma cmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.

Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos pases, principalmente no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olmpica conquistada pelo Brasil foi obtida pela equipe masculina de vlei nos Jogos Olmpicos de 1992.

Principais regras

Para se jogar voleibol so necessrios 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes so divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo comea com um dos times que devem sacar. Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversrio onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes no era vlido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversrio sendo permitidos dar trs toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que do os toques. Caso a bola caia ponto do time adversrio. O jogador pode encostar na rede (desde que no interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto ser para o outro time. O mesmo jogador no pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceo no caso do toque de Bloqueio.

Equipe
constituda por 12 jogadores: -6 jogadores efetivos -6 jogadores suplentes -At 2 lberos

Equipamentos

Acima da linha central, postada uma rede de material sinttico a uma altura de 2,43 m para homens ou 2,24 m para mulheres (no caso de competies juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas so diferentes). Cada quadra por sua vez dividida em duas reas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a trs metros da rede ("linha de 3 metros"). No voleibol, todas as linhas delimitadoras so consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha considerada "dentro" (vlida), e no "fora" (invlida). Acima da quadra, o espao areo delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os nicos limites so as estruturas fsicas do ginsio. Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas fsicas do ginsio, o ponto vai automaticamente para o oponente do ltimo jogador que a tocou. A bola empregada nas partidas de voleibol composta de couro ou couro sinttico e mede aproximadamente 65 cm de dimetro. Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma presso de 0,30 kg/cm.

Estrutura

O voleibol jogado por pontos, e no por tempo. Cada partida dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver tambm uma diferena de no mnimo dois pontos com relao ao placar do adversrio - caso contrrio, a disputa prossegue at que tal diferena seja atingida. O vencedor ser aquele que conquistar primeiramente trs sets. Como o jogo termina quando um time completa trs sets vencidos, cada partida de voleibol dura no mximo cinco sets. Se isto ocorrer, o ltimo recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e no 25 pontos. Como no caso dos demais, tambm necessria uma diferena de dois pontos com relao ao placar do adversrio. Os seis jogadores de cada equipe so dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, trs esto mais prximos da rede, e trs mais prximos do fundo; e, no sentido da largura, dois esto mais prximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posies so identificadas por nmeros: com o observador postado frente rede, aquela que se localiza no fundo direita recebe o nmero 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horrio.

O jogo

No incio de cada set, o jogador que ocupa a posio 1 realiza o saque. Os oponentes devem ento fazer a bola retornar tocando-a no mximo trs vezes. O primeiro contato com a bola aps o saque denominado recepo ou passe. Segue-se ento usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque.

No momento em que o time adversrio vai atacar, os jogadores que ocupam as posies 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braos, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Em termos tcnicos, os jogadores que ocupam as posies 1, 6 e 5 s podem acertar a bola acima da altura da rede em direo quadra adversria se estiverem no "fundo" de sua prpria quadra. Por esta razo, no s o bloqueio torna-se impossvel, como restries adicionais se aplicam ao ataque. Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os ps na linha de trs metros ou na rea por ela delimitada; o contato posterior com a bola, contudo, pode ocorrer no espao areo frontal. Aps o ataque adversrio, o time procura interceptar a trajetria da bola. Se obtm sucesso, diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque. O jogo continua at que uma das equipes cometa um erro ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente. Se o time que conquistou o ponto no foi o mesmo que havia sacado, os jogadores devem deslocar-se em sentido horrio, passando a ocupar a prxima posio de nmero inferior sua na quadra (ou a posio 3, no caso do atleta que ocupava a posio 4). Este movimento denominado rodzio.

O lbero um atleta especializado nos fundamentos que so realizados com mais frequncia no fundo da quadra, isto , recepo e defesa. O lbero deve utilizar uniforme diferente dos demais, no pode ser capito do time, nem atacar, bloquear ou sacar. Quando a bola no est em jogo, ele pode trocar de lugar com qualquer outro jogador sem notificao prvia aos rbitros, e suas substituies no contam para o limite que concedido por set a cada tcnico. Por fim, o lbero s pode realizar levantamentos de toque do fundo da quadra. Caso esteja pisando sobre a linha de trs metros ou sobre a rea por ela delimitada, dever exercitar somente levantamentos de manchete, pois se o fizer de toque por cima (pontas dos dedos) o ataque dever ser executado com a bola abaixo da borda superior da rede.

Lbero

Tticas do voleibol
Sistemas de rodzio

Sistema Ttico Bsico 3x3 : os cortadores e os levantadores dispem-se intercaladamente na quadra. Neste sistema , no incio do set , o melhor cortador da equipe fica na entrada de rede e o melhor levantador fica na sada , que a do saque. O segundo melhor cortador fica no meio e o terceiro na sada de rede. O segundo melhor levantador fica na entrada e o terceiro no meio de rede. Isto contribui para que haja um equilbrio de fora na equipe.

Sistema Ttico Ofensivo


utilizado para a defesa de saques , portanto no h bloqueio. Esse sistema requer muito cuidado pelos jogadores , pois depende do trabalho em conjunto. O ataque comea a ser preparado a partir da recepo da bola. Todos os toques so fundamentais para a realizao de um bom ataque. Quando a equipe adversria saca, a defesa deve estar bem preparada para receber a bola e conduzi-la para o levantador e assim ele ter condies de fazer um bom levantamento para o atacante e este de realizar um bom ataque.

Sistema Ttico Defensivo


Esse sistema usado para defesa de ataques. Os jogadores formam um semicrculo afim de evitar que a bola toque o cho, o bloqueio opcional. Quando o ataque do lado direito, a cobertura feita do lado esquerdo e vice-versa .

Sistema 4x2
Nesse sistema so utilizados dois levantadores e quatro cortadores. Sempre teremos um bom cortador na rede , alm de possveis variaes se necessrias, tais como: Infiltraes da defesa para o ataque de um dos defensores ; Levantamento feito por um dos cortadores da rede; Variao na posio dos atacantes para melhor aproveitamento da jogada.

Sistema 5x1
Neste sistema, h cinco cortadores e um levantador.O levantador tem por tarefa distribuir a bola a seus atacantes. Quando o levantador estiver na zona da frente, dispor de dois jogadores na posio de cortadores e, quando estiver na defesa, ter trs cortadores na posio de atacantes.

Sistema 6x0

No sistema 6x0 , h seis cortadores que se alternam nos levantamentos. Pode-se aproveitar um dos atacantes numa posio como cortador e em outras como levantador. possvel tambm utilizar a infiltrao de um dos jogadores da defesa para o levantamento.

Fundamentos

Saque ou servio O saque ou servio marca o incio de uma disputa de pontos no voleibol. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepo de seu oponente controlando a acelerao e a trajetria da bola. Existe a denominada rea de saque, que constituda por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador no pode sacar de fora desse limite. Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversrio sem ser tocada pelo adversrio denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tnis. No voleibol contemporneo, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques: Saque por baixo ou por cima, Jornada nas estrelas, Saque com efeito, Saque flutuante ou saque sem peso, Viagem ao fundo do mar, Saque oriental.

Passe
Passe realizado com manchete.

Tambm chamado recepo, o passe o primeiro contato com a bola por parte do time que no est sacando e consiste, em ltima anlise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversrio marcasse um ponto. Alm disso, o principal objetivo deste fundamento controlar a bola de forma a faz-la chegar rapidamente e em boas condies nas mos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva. O fundamento passe envolve basicamente duas tcnicas especficas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braos esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola manipulada com as pontas dos dedos acima da cabea.

Manchete

uma tcnica de recepo realizada com as mos unidas e os braos um pouco separados e estendidos. Ela usada em bolas que vem em baixa altura, e que no tem chance de ser devolvida com o toque. considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. uma das tcnicas essenciais para o lbero mas tambm empregada por alguns levantadores para uma melhor colocao da bola para o atacante.

Levantamento

O levantamento normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicion-la de forma a permitir uma ao ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque. Tambm costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referncia situao em que a bola lanada na direo oposta quela para a qual o levantador est olhando. Quando o jogador no levanta a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lan-la diretamente em direo quadra adversria numa tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta uma "bola de segunda".

Ataque

O ataque , em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento fazer a bola aterrissar na quadra adversria, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador d uma srie de passos contados ("passada"), salta e ento projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato. O voleibol contemporneo envolve diversas tcnicas individuais de ataque: Ataque do fundo, Diagonal ou Paralela, Cortada ou Remate, Largada, Explorar o bloqueio, Ataque sem fora, Bola de xeque.

Bloqueio

O bloqueio refere-se s aes executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posies 2-3-4) e que tm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversria. Elas consistem, em geral, em estender os braos acima do nvel da rede com o propsito de interceptar a trajetria ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente. Denomina-se "bloqueio ofensivo" situao em que os jogadores tm por objetivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversria. Um bloqueio ofensivo especialmente bem executado, denominado "toco". Um bloqueio chamado, entretanto, "defensivo" se tem por objetivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a sua velocidade. O bloqueio tambm classificado, de acordo com o nmero de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".

Defesa
A defesa consiste em um conjunto de tcnicas que tm por objetivo evitar que a bola toque a quadra aps o ataque adversrio. Alm da manchete e do toque, j discutidos nas sees relacionadas ao passe e ao levantamento, algumas das aes especficas que se aplicam a este fundamento so: Peixinho, Rolamento e Martelo.

Curiosidades

Durante uma partida, um jogador d de sessenta a oitenta saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a cem saltos. A partir dos Jogos Olmpicos de 1988, uma nova regra impediu a interrupo do jogo para que se pudesse secar a quadra. Os times passaram a entrar com toalinhas presas na parte de trs do calo, usadas sempre que o suor molha o piso. (Esta regra no est mais em vigor). Antes do estouro do voleibol, durante os anos 1980, a Seleo Brasileira se resumia a um nico grande jogador. A dinastia de Antnio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos. Uma trajetria exemplar, iniciada aos dezessete anos, em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro jogos PanAmericanos. Participou tambm de quatro mundiais e cinco Olimpadas.

Curiosidades
Principais grupamentos musculares trabalhados no voleibol: Trceps. Costas. Abdmen. Antebrao. Pernas.

Curiosidades
Benefcios de praticar o voleibol: Aumenta a agilidade. Trabalha a coordenao motora. Aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas. Gasto calrico de aproximadamente 400 Kcal/hora.

Curiosidades
Riscos/cuidados do voleibol: Alongar para aquecer os msculos e evitar contuses. Risco de contuses nos ombros, joelhos e costas. Ingerir bastante gua para repor a perda de lquido e evitar a desidratao. O praticante de voleibol deve se manter sempre no peso ideal, pois faz uso sempre de sua impulso. Para isso deve fazer uma dieta balanceada.

Principais competies
Organizadas pela (FIVB), as principais competies de voleibol so torneios internacionais que podem ser divididos em dois grupos: grandes eventos que ocorrem em ciclos de quatro anos e eventos anuais, criados a partir da dcada de 1990. De menor importncia, mas igualmente tradicionais, so os torneios organizados por cada uma das cinco grandes confederaes continentais. Por fim, diversas federaes possuem torneios e ligas nacionais, que ganham em prestgio de acordo com o volume de capital investido e a qualidade dos atletas envolvidos. Entre as principais competies de voleibol, destacamse:

Internacionais

Torneio Olmpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964; Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres); Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres); Liga Mundial: anualmente, desde 1990; Grand Prix: anualmente, desde 1993; Copa dos Campees de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993.

Nacionais
Superliga (Brasil); Liga Nacional de Vlei (Mundo); Liga Feminina de Vlei (Chile).

Algumas Diferenas
1. 2.

3. 4.

Vitria quando voc ganha Sucesso quando voc ganha e sabe que mereceu a vitria pois preparou-se para ela mais do que todos os outros. Derrota quando voc perde Fracasso quando voc perde sabendo que no se preparou adequadamente. Voc sabe que podia ter feito mais.

Das könnte Ihnen auch gefallen