Sie sind auf Seite 1von 20

UNIDADE 2: PODER CONSTITUINTE

Angelita Woltmann
awoltmann@gmail.com

Antes de 1988 no Brasil...


O equilbrio entre o poder e a cidadania s se realiza num Estado Democrtico de Direito em que se amplie, por todas as formas possveis, a participao do povo no poder. Onde essa participao ampla, o Estado se integra na sociedade civil, de sorte que os conflitos poder/povo so resolvidos dialeticamente. Um tal regime h que incorporar, alm do mais, as novas manifestaes dos direitos do Homem, (...), harmonizando-se com as declaraes internacionais dos direitos humanos, de que o Brasil signatrio. (Jos Afonso da Silva Constituinte, Constituio e Democracia palestra anterior Constituio Federal de 1988)
2

2. O PODER CONSTITUINTE
2.1 O pensamento polticojurdico de Sieys 2.2 O Poder constituinte Originrio 2.3 O Poder constituinte Derivado Reformador, Revisional e Decorrente
3

2.1 O pensamento poltico-jurdico de Sieys (MARCO HISTRICO)


A Constituio d fundamento outras leis, mas o que d fundamento Constituio?
O que a vontade de uma nao? o resultado das vontades individuais, com a nao a reunio dos indivduos. impossvel conceber uma associao legtima que no tenha como objeto a segurana comum, a liberdade comum, enfim, a coisa pblica. (Emmanuel Joseph Sieys A constituinte burguesa)

E. J. SIEYS (O que o terceiro estado?) Revoluo Francesa Sc. XVIII;


1) Nobreza 2) Clero 3) Burguesia
** 2x1 = forma de votao injusta = proporcionalidade necessria Vontade do Povo = democracia = Constituio (documento criador do Estado, que inauguraria a ordem jurdica)
4

CONFUSO TERMINOLGICA:
Poder Constituinte = criador da Constituio (ilimitado, autnomo e incondicionado)

Poder Constitudo = restrito e condicionado (Legislativo, Executivo e Judicirio)


5

I. Poder Constituinte Originrio:


Inicial = Inaugural = Genuno = De 1 Grau Capaz de editar a primeira ou uma nova Constituio; Titular: POVO Exerccio: OUTORGA ou ANC Nova Constituio:
a) Meios beligerantes (revoluo ou golpe de Estado); b) Pacficos (transio/mutao constitucional = Assemblia Nacional Constituinte)

I. Poder Constituinte Originrio: caractersticas


Inicial = rompimento com a ordem anterior => NOVO ESTADO Autnomo = no se submete a limitaes materiais (clusulas ptreas pr-definidas) Incondicionado = no obedece forma pr-definida (ANC em fevereiro de 1987 regulamento provisrio) Permanente = no se esgota com uma Constituio. O titular pode deliberar sobre a criao de outra a qualquer momento.
7

I. Poder Constituinte Originrio: caractersticas


Ilimitado? (Limitaes meta-jurdicas) SIEYS -Transcendentes (Direito Natural = soberania); PEDRO DE VEGA Imanentes (Direito Natural = soberania): 1)Heternomos de Direito Interno (federao) 2) Heternomos de Direito Externo (Direito internacional) CARL SCHIMITT articulao das foras sociais (poltca):
8

MUTAO X REFORMA
Mutao constitucional = tradio, costumes, de alteraes empricas e sociolgicas, interpretao judicial (STF)... (Poder Constituinte Difuso) Reforma constitucional = Reviso constitucional e Emendas Constituio.
9

II. Poder Constituinte Derivado:


Institudo = De 2 Grau Caractersticas: Derivado; subordinado e condicionado.

1. Reformador:
exercido pelo Congresso Nacional por meio de Emendas Constitucionais.

2. Revisor (Revisional):
Emendas Constitucionais de Reviso art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias.

3.Decorrente:
Constituies Estaduais art. 11 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias.
10

A. Poder Constituinte Reformador: caractersticas


Derivado: criado pelo poder originrio e dele deriva;
Condicionado: submete-se a condicionamentos formais e complexos, tais como o processo de emenda, para que se possa modificar a Constituio. Ex: art. 60 2 - Proposta de Emenda para ser aprovada: votao nas 2 casas do Congresso Nacional, 2 turnos, em ambos 3/5 dos votos da respectiva casa.

11

Subordinado (limitado): 1) Limitaes temporais: art. 174 Constituio do Imprio (4 anos sem reforma) 2) Limitaes circunstanciais: art. 60, 1 CF/88 3) Limitaes procedimentais/processuais: art. 60 5 CF/88 1) Limitaes materiais: - EXPLCITAS (clusulas ptreas - art. 60 4 - direitos individuais, forma federativa de Estado, voto direto, secreto, universal e peridico e a separao dos Poderes - IMPLCITAS (a titularidade do PCO, a titularidade do PCD e o processo da prpria reforma constitucional )
12

B. Poder Constituinte Revisional:


Art. 3. do ADCT: reviso constitucional aps cinco anos da promulgao da Constituio, por voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional e em sesso unicameral. No dia 5.10.1993 foi instalada a Assemblia Revisional sendo promulgadas, naquela ocasio, seis Emendas Constitucionais Revisionais. Submisso s clusulas ptreas do artigo 60, 4.

13

C. Poder Constituinte Decorrente:


o poder de que se acham investidos os Estadosmembros de se auto-organizarem de acordo com suas prprias Constituies (art. 25), respeitados os princpios constitucionais impostos (de forma explcita ou implcita) pelo Poder Constituinte Originrio (federal) PRINCPIO DA SUPREMACIA CONSTITUCIONAL. Art. 11 ADCT Constituies Estaduais. Distrito Federal (art. 32) Lei Orgnica. Municpios (P. nico do art. 11 do ADCT) Lei Orgnica.

14

PRINCPIO DA SIMETRIA:
CF CE LO Os princpios mximos e os padres estruturantes do Estado (CF) devem ser objeto de reproduo simtrica, nos textos das Constituies Estaduais e Leis Orgnicas.
ADI 276. 19/12/1997: As regras bsicas do processo legislativo federal so de absoro compulsria pelos Estados-membros em tudo aquilo que diga respeito ao princpio fundamental de independncia e harmonia dos poderes, como delineado pela Constituio da Repblica (Rel. Min. Seplveda Pertence)
15

QUESTES DE PROVA:
(OAB/SP. N 116) O Poder Constituinte Originrio, em tese:

a. ( ) deriva da Constituio Federal; b. ( ) deve obedecer s clusulas ptreas; c. ( ) no pode ser exercido na vigncia de estado de stio; d. ( ) poder estabelecer pena de morte.

16

CLASULAS PTREAS x RIGIDEZ CONSTITUCIONAL


- A Constituio Federal de 1988
rgida. ( ) - A Constituio Federal de 1988 possui clusulas ptreas. ( ) - A CF/88 rgida porque possui clusulas ptreas ( )

17

Determinada Constituio pode ser rgida (exigir processo especial para sua modificao) e no possuir clusulas ptreas (ser desprovida de ncleo imodificvel). Ou pode ser flexvel (permitir a alterao de seu texto segundo procedimento ordinrio) e possuir um ncleo imodificvel (clusulas ptreas).
18

Crtica teoria constitucional:


Constituio x Modernidade = crise de paradigmas - Tenso com o progresso - Poder de Emenda = no mais slido = 53 Emendas Constitucionais - Repensar o constitucionalismo - No h determinismos histricos (J.J. Calmon de Passos)
19

Se o direito produzido pelos homens e no algo que lhes tenha sido dado. Se ele produzido para atender determinadas necessidades humanas, o direito produzido na moldura do paradigma da modernidade pede que seja repensado, se for exato que estamos saindo desse paradigma e ingressando em um outro ainda no precisamente definido, visto como essa mudana de perspectiva e precisamente fruto do aparecimento de novas necessidades e exigncias da convivncia social
J. J. Calmon de Passos. I Congresso Brasileiro de Direito do Estado, Salvador, abril, 2001.
20

Das könnte Ihnen auch gefallen