Sie sind auf Seite 1von 30

Qualidade Total

Origens da Qualidade Total

A noo de qualidade total foi introduzida por Feigenbaum em 1957; Mais recentemente, tem sido desenvolvida atravs de vrias abordagens conhecidas e introduzidas por vrios gurus da qualidade: Deming Juran Ishikawa Taguchi Crosby

Deming

W. Edwards Deming, engenheiro eltrico com doutorado em matemtica e fsica matemtica; Considerado o pai do controle de qualidade; Afirma-se que o sucesso da indstria japonesa foi resultado de suas conferncias nos anos 50. Desenvolveu o Ciclo PDCA (Plan/Do/Check/Action); Em seus 14 pontos para a Melhoria da Qualidade, ele enfatiza a necessidade de mtodos estatsticos de controle, participao, educao e melhoria objetiva.

Filosofia de Deming A qualidade e a produtividade aumentam medida que a variabilidade do processo diminui.

Os 14 pontos de Deming
1. Crie constncia de propsito;
Agir

A C

P D

Planejar

Verificar

Fazer

Lembrar que h dois tipos de problemas: Os de hoje e os de amanh.

Os 14 pontos de Deming
2. Adote uma nova filosofia;

Os 14 pontos de Deming
3. Cesse a dependncia de inspeo em massa;
. MELHORIA DA QUALIDADE . REDUO DOS CUSTOS . AUMENTO DA PRODUTIVIDADE . CONQUISTA O MERCADO ATRAVES DA QUALIDADE COM CUSTO + BAIXO . PERMANECE/ AUMENTA SEUS NEGCIOS . FORNECE MAIS E MELHORES EMPREGOS

Os 14 pontos de Deming
4. Acabe com a prtica de comprar apenas com base no preo;

Os 14 pontos de Deming
5. Encontre os problemas do sistema para uma constante melhoria;

Os 14 pontos de Deming
6. Institua o treinamento;
ENTRADA VERIFICAO NO RECEBIMENTO

PRODUO

U S U R I O
VERIFICAO FINAL

F I N A L

Os 14 pontos de Deming
7. Use modernos mtodos de liderana;

Os 14 pontos de Deming
8. Afaste o medo;

9. Rompa as barreiras entre os setores da empresa;

Os 14 pontos de Deming
10. Eliminar slogans, exortaes e metas;

11. Elimine as quotas numricas para a mo de obra;

Os 14 pontos de Deming
12. Remova as barreiras que privam as pessoas do justo orgulho pelo trabalho bem executado;

Os 14 pontos de Deming
13. Estimule a formao e o autoaprimoramento de todos;

14. Tome iniciativa para realizar a transformao.

A qualidade total pode ser vista envolvendo o seguinte:

Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores; Incluso de todas as partes da organizao; Exame de todos os custos relacionados com qualidade; Fazer as coisas certo da primeira vez; Desenvolvimento de sistemas e procedimentos que apiem qualidade e melhoria; Desenvolvimento de um processo de melhoria contnua.

Qualidade total

Atender as expectativas dos consumidores significa ver as coisas partindo-se do ponto de vista do consumidor; Os consumidores no so vistos como externos organizao, mas como parte dela; Coloca o consumidor na linha de frente da tomada de deciso.

Qualidade total

A premissa para se obter a qualidade total que todos precisam fazer a sua parte certo.

Custos da qualidade total

Custos de Preveno; Custos de Avaliao; Custos de Falha Interna e Custos de Falha Externa.

Qualidade total

Programas da Qualidade total

MASP Mtodo de Anlise e Soluo de Problemas

Objetivo: Melhoria contnua; PDCA: - Identificao do problema; - Observao; - Anlise; - Plano de ao; - Ao; - Verificao; - Padronizao e concluso.

5 Ss 8 Ss

Ferramenta japonesa que busca a sensibilizao e mobilizao dos colaboradores.


Senso de Limpeza. Senso de Sade. Senso de Auto-Disciplina. Senso de Economia e combate ao Desperdcio.

Senso de Determinao. Senso de Treinamento. Senso de Utilizao. Senso de Ordenao.

CCQ Crculos de Controle da Qualidade

Objetivo: Ajudar gerentes e supervisores a solucionar problemas; Sugerir mtodos para melhoria da qualidade. Constitudo por grupos pequenos de pessoas (empregados), realizam reunies peridicas para identificar problemas e aperfeioar condies de trabalho. O Crculo de pessoas objetiva a integrao do grupo, valorizar o sentimento de equipe, facilitar a comunicao e desenvolver o sentimento de responsabilidade.

ISO 9001

A certificao consiste num processo de avaliao do sistema da qualidade da empresa, atravs de uma entidade de terceira parte (independente), que credenciada por um organismo de credenciamento de um determinado pas, o qual deve ser credenciado pela ISO.

Benefcios da certificao

Fator de competitividade e aceitao no mercado externo; Maior credibilidade e confiana no mercado/ clientes (int. e externos); Organizao e melhoria geral dos processos; Reduo de custos, de re-trabalho, de perdas,de desperdcios e de re-inspees.

ISO 9001 Nem tudo sucesso

Hoje, muitas empresas certificadas acreditam que obter tal certificao no possui impacto significativo na sua competitividade; A maioria das empresas depois de conseguir a certificao, no possui a maior parte dos pr-requisitos de qualidade que a certificao exige;

Toyota no tem ISO

Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, a Toyota coloca sempre o cliente em primeiro lugar, buscando proporcionar a melhor experincia de compra. Os veculos de alta tecnologia desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurana e o respeito ao meio ambiente. So esses os motivos que fazem da Toyota uma das melhores montadoras com relao satisfao do cliente, com excelente reputao com relao qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e servios psvendas.

Perguntamos...

Obter a certificao da ISO, significa que a empresa possui qualidade???

ISO
Com certeza no!
- Case: matria sobre certificao do Fantstico.

"No conheo ningum que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar... Da mesma forma, se voc quiser construir uma relao amiga com seus filhos,ter que se dedicar a isso, superar o cansao, arrumar tempo Se quiser um casamento gratificante, ter que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo, O sucesso construdo noite! Durante o dia voc faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, voc tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obter os mesmos resultados. No se compare maioria, pois infelizmente ela no modelo de sucesso. Se voc quiser atingir uma meta especial, ter que estudar no horrio em que os outros esto tomando chope com batatas fritas. Ter de planejar, enquanto os outros permanecem frente da televiso. Ter de trabalhar enquanto os outros tomam sol beira da piscina. A realizao de um sonho depende de dedicao. H muita gente que espera que o sonho se realize por mgica. Mas toda mgica iluso. A iluso no tira ningum de onde est. Iluso combustvel de perdedores. "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem no quer fazer nada, encontra uma desculpa. " Roberto Shinyashiki

Das könnte Ihnen auch gefallen