Sie sind auf Seite 1von 11

cidos Nuclicos

So molculas complexas produzidas pelas clulas e essenciais a todos os organismos vivos. Estas molculas governam o desenvolvimento do corpo e suas caractersticas especficas, fornecendo a informao hereditria e dirigindo a sntese de protenas.
O modelo gerado por computador mostra uma cadeias de cido desoxirribonuclico (DNA) e sua estrutura em dupla hlice.

cidos Nuclicos
So formados por subunidades chamadas nucleotdeos, que consistem em uma base nitrogenada, uma pentose e um cido fosfrico. Existem dois tipos de cidos, DNA (cido desoxirribonuclico) e RNA (cido ribonuclico)

cidos Nuclicos
No DNA encontram-se as bases nitrogenadas adenina, guanina, timidina e citidina. J no RNA a timidina substituda pela uracila.

Adenina (A)

Guanina (G)

Timidina (T)

Citidina (C)

Uracila (U)

Purinas

Pirimidinas

cidos Nuclicos
A ligao entre a base nitrogenada e a pentose feita atravs de uma ligao N-glicosdica com a hidroxila do carbono-1. A ligao entre o grupo fosfato e a pentose feita atravs de uma ligao fosfoster com a hidroxila ligada ao carbono-5 da pentose.

cidos Nuclicos
Para formar as molcula de DNA e RNA necessrio que ocorra a ligao entre os nucleotdeos.

Os nucleotdeos esto unidos por uma ligao fosfodister entre a hidroxila do carbono-3 e grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5.
Assim em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 e na outra temos a hidroxila do carbono-3. Isto determina que o crescimento do DNA se faa na direo de 5' para 3.

cidos Desoxirribonuclico (DNA)


Em 1953 - James Watson e Francis Crick propuseram um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difrao de raio-X. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de desoxirriboses, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hlice de sentido rotacional direita

cidos Desoxirribonuclico (DNA)


O pareamento das bases de cada fita se d de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente, adenina com timina e citosina com guanina.

cidos Desoxirribonuclico (DNA)


A proximidade das bases possibilita a formao de pontes de hidrognio. A adenina com a timina formam duas pontes de hidrognio, a citosina com a guanina formam trs pontes.
H H3C O H H N N N O N N PENTOSE Adenina H N PENTOSE Timina N

H H H N PENTOSE Citidina O H N H N H H O N N N Guanina PENTOSE

A dupla hlice mantida tambm por interaes hidrofbicas, que foram as bases a se "esconderem" dentro da dupla hlice.

cidos Ribonuclico (RNA)


O RNA formado a partir de um modelo de DNA. As molculas de RNA so moldes para sntese de protenas.
Trs tipos de RNAs so responsveis pela sntese de protenas: RNA mensageiro: Contm a informao para a sntese de protenas. RNA transportador: Transporta aminocidos para que ocorra a sntese de protenas. RNA ribossmico: Componentes da maquinaria de sntese de protenas presente nos ribossomos.

Das könnte Ihnen auch gefallen