Sie sind auf Seite 1von 21

AULA 01

Etimologia
De origem recente, o vocbulo composto biotica, cuja etimologia dos radicais gregos que formam a palavra bios (vida) e thos (comportamento, tica, conduta) j revela o campo de reflexo que o onclogo americano Van Rensselaer Potter buscou alcanar, percorreu o mundo e foi aceito praticamente em todas as regies do planeta.

Etimologia
Sua velocssima propagao e grande aceitao seguramente no deve ser creditada apenas ao xito de marketing de uma palavra bem escolhida. Esse grande acolhimento certamente se deve ao fato de que a mensagem, que veiculada com o vocbulo, ganhou a simpatia da populao de uma forma geral.

A palavra biotica
A palavra biotica representa uma daquelas palavras que as pessoas acostumam com o seu uso mas no se preocupam muito com a definio de seu significado, e quando so solicitadas a apresentarem uma definio, constatam que no possuem grande segurana para discorrer sobre o tema.

A palavra biotica
Esta situao semelhante ao que ocorre com palavras como justia, liberdade, amor, felicidade, Deus, tica, e outras que, tambm, so termos conceituais e tm provocado, ao longo da histria, prolongadas reflexes e grandes discusses filosficas em torno de seus significados, onde o problema da integrao comunicacional das pessoas, diante da variedade de significados que as palavras conceituais possibilitam, tem sido uma constante.

Van Rensselaer Potter


Eu proponho o termo Biotica como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria: o conhecimento biolgico e os valores humanos. Potter foi considerado o criador do novo vocabulrio (neologismo)

BIOTICA
Potter lembrou que j em 1975 havia alertado para a dicotomia entre concepo original de biotica e a dos eticistas mdicos, argumentando que em sua preocupao inicial a biotica foi pensada como uma nova cincia que construiria uma ponte entre cincia e humanidades, mais precisamente uma ponte entre a cincia biolgica e a tica, bio tica, portanto.

BIOTICA
Uma preocupao com o fato de que a tica deve estar presente nos limites das observaes biolgicas, empricas e experimentais, e com a necessidade de se elaborar um sistema de tica capaz de prover diretrizes para uma atuao responsvel do ser humano em relao ao futuro.

BIOTICA
Entretanto, Potter no foi o primeiro a cunhar o vocabulrio. Segundo o professor Jos Roberto Goldim, em 1927, em um artigo publicado no peridico alemo Kosmos, Fritz Jahr utilizou pela primeira vez a palavra biotica (bio + ethik). E caracterizou a Biotica como sendo o reconhecimento de obrigaes ticas, no apenas com relao ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.

BIOTICA
Esse texto, encontrado por Rolf Lther, da Universidade de Humboldt, de Berlim, e divulgado por Eve Marie Engel, da Universidade de Tbingen, tambm da Alemanha, antecipa o surgimento do termo biotica em 47 anos. No final de seu artigo, Fritz Jahr prope um imperativo biotico: respeita todo ser vivo essencialmente como um fim em si mesmo e trata-o, se possvel, como tal.

BIOTICA
Anteriormente, a criao do termo biotica era atribuda a Van Rensselaer Potter, quando publicou um artigo, em 1970, caracterizando-a como a cincia da sobrevivncia. Na primeira fase, Potter qualificou a Biotica como Ponte, no sentido de estabelecer uma interface entre as cincias e as humanidades que garantiria a possibilidade do futuro.

BIOTICA
A Biotica teve uma outra origem paralela em lngua inglesa. No mesmo ano de 1970, Andr Hellegers utilizou esse termo para denominar os novos estudos que estavam sendo propostos na rea de reproduo humana, ao criar o Instituto Kennedy de tica, ento denominado de Joseph P. and Rose F. Kennedy Institute of Ethics.

BIOTICA
Posteriormente, no final da dcada de 1980, Potter enfatizou a caracterstica interdisciplinar e abrangente da Biotica, denominando-a de global. O seu objetivo era restabelecer o foco original da Biotica, incluindo, mas no restringindo, as discusses e reflexes nas questes da medicina e da sade, ampliando as mesmas aos novos desafios ambientais.

BIOTICA
Vale lembrar que o pensamento de Potter teve como base a obra de Aldo Leopold, que criou, na dcada de 1930, a tica da terra (land ethics). A proposta de Leopold ampliou a discusso feita por Jahr ao incluir, alm das plantas e animais, o solo e demais recursos naturais como objeto de reflexo tica.

BIOTICA
Em 1998, Potter redefiniu a Biotica como sendo uma Biotica profunda (deep bioethics). A influncia para uso dessa qualificao foi a ecologia profunda de Arne Ness. A Biotica profunda a nova cincia tica, que combina humildade, responsabilidade e uma competncia interdisciplinar, intercultural, que potencializa o senso de humanidade.

BIOTICA
A Biotica, dessa forma, nasceu provocando a incluso das plantas e dos animais na reflexo tica, j realizada para os seres humanos. Posteriormente, foi proposta a incluso do solo e dos diferentes elementos da natureza, ampliando ainda mais a discusso. A viso integradora do ser humano com a natureza como um todo, em uma abordagem ecolgica, foi a perspectiva mais recente.

BIOTICA
Assim, a Biotica no pode ser abordada de forma restrita ou simplificada. importante comentar cada um dos componentes da definio de Biotica profunda de Potter tica, humildade, responsabilidade, competncia interdisciplinar, competncia intercultural e senso de humanidade para melhor entender a necessidade de uma aproximao da Biotica com a teoria da complexidade.

A BIOTICA E A TICA
Atualmente, a tica passou a fazer parte do discurso da populao, dos meios de comunicao, de profissionais de vrias reas, com seu significado nem sempre utilizado de forma correta. Talvez devido ao pouco conhecimento formal que a maioria das pessoas tem da tica, muitas no sabem propriamente o que a tica, qual a sua finalidade e como ela atua.

A BIOTICA E A TICA
Muitas vezes, a palavra tica utilizada tambm como adjetivo, com a finalidade de qualificar uma pessoa ou uma instituio como sendo boa, adequada ou correta. Esse uso pode ter sido influenciado pela definio de tica proposta por George Edward Moore, de que ela a investigao geral sobre aquilo que bom.

A BIOTICA E A TICA
O ideal sempre utiliz-la na forma adverbial, ou seja, ela prpria merecendo ser qualificada eticamente adequada ou eticamente inadequada , mas no pressupondo que a tica, no seu sentido substantivo, sempre se associe ao bom, ao adequado e ao correto.

Referencial bibliogrfico
GOLDIM, Jos Roberto. BIOTICA: ORIGENS E COMPLEXIDADE. Seo de Biotica. Disponvel em: http://www.bioeticaefecrista.med.br/textos/orig em%20e%20complexidades.pdf Acessado em: 01/02/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen