Sie sind auf Seite 1von 51

Mesopotmia

Fencia
Prsia

Palestina

O Surgimento das Sociedades


A partir do quarto milnio a.C., surgiram no Oriente Prximo as primeiras civilizaes: Mesopotmia, Egito, Palestina, Fencia e Persa. Essas civilizaes do Oriente desenvolveram-se na regio conhecida historicamente como Crescente Frtil, que era limitada pelo vale dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Na formao dos primeiros povos civilizados foi de grande importncia o papel desempenhado pelo meio fsicogeogrfico, clima, vegetao, relevo, hidrografia. Dentre esses fatores, destacou-se o hidrogrfico, que em muito auxiliou o progresso da agricultura, pecuria, comrcio e comunicao. Os rios, de maneira geral, contriburam para a fertilizao das terras, com suas enchentes e vazantes peridicas.

MESOPOTMIA

Significa entre rios, esta regio situava-se entre os rios Tigre e Eufrates, que atravessam o atual Iraque, no Golfo Prsico.

Esta regio foi invadida por vrios povos, porque sua localizao geogrfica possibilitava acesso pelo Mar Mediterrneo e tambm pelo Oriente, gerando lutas constantes. Outra causa das rivalidades na Tumultuada histria da Mesopotmia, foi a desigualdade na distribuio dos recursos naturais, pois, no sul encontravam-se terras frteis (boas para plantao) e ao norte somente terras ridas de difcil plantio.

Dentre os povos que dominaram a Mesopotmia, podemos destacar: Os Sumrios, Os Acdios, Os Babilnicos e Os Assrios.
Os povos que dominaram a Mesopotmia basearam-se principalmente na agricultura, pois, os Rios Tigre e Eufrates possibilitavam terras frteis assim como o Rio Nilo no Egito.

Sumrios
Primeira civilizao da Mesopotmia Cidades Importantes: Uruk, Lagash, Eridu e Nipur As cidades tinham autonomia Religiosa, poltica e econmica. O Chefe Poltico denominava-se Patesi. Os Sumrios so responsveis pela forma de escrita mais antiga que se tem conhecimento (Escrita Cuneiforme).

Escrita Cuneiforme

Babilnicos
Principal rei babilnico foi Hamurabi. Hamurabi elaborou o primeiro cdigo de leis escritas (Cdigo de Hamurabi) baseado no princpio de Talio (Olho por olho, dente por dente). Outro importante rei babilnico foi Nabucodonosor, que ficou conhecido como construtor de obras grandiosas, como os Jardins Suspensos da Babilnia.

Assrios
Os assrios anexaram territrios alm do limite da Mesopotmia, como a Sria e o Egito Considerados Guerreiros ferozes, os Assrios impunham a dominao pelo terror. Saqueavam, destruam e massacravam os vencidos. Este povo foi o primeiro a ter um exrcito organizado.

Pazuzu,demnio assrio da febre, estatueta de bronze do sculo VII a.C. Dessas figuras assrio-babilnicas provm as representaes judaico-crists do diabo.

Mesmo dominado por vrios povos a organizao social baseava-se geralmente na figura do Rei (considerado um Deus). A organizao econmica era formada basicamente de atividades agrcolas, comrcio, artesanato e pesca.

Foi fundamental para A AGRICULTURA

A prtica religiosa era politesta (acreditavam em vrios deuses), at mesmo as cidades possuam deuses particulares, por isso, construam grandiosos templos que serviam tambm de bibliotecas, armazns de cereais, observatrios astronmicos, etc.

Jardins Suspensos da Babilnia

hora da Reviso!!!!
Mesopotmia = Entre Rios = Tigre e Eufrates Sociedade Dividida = Ricos e Pobres Modo de Produo Asitico = Um governante Divinizado explora, atravs de trabalhos forados e da cobrana de tributos Povos da Mesopotmia = Sumrios, Acdios, Babilnicos e Assrios Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes Classe dominada = camponenses, pequenos artesos e escravos Escrita = Sumrios = Cuneiforme Arquitetura = Zigurate (torre com vrios andares, um menor que o outro) Hamurabi = Talio Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilnia

Hebreus Esse nome vem da raiz a-vr, que significa passar, transitar, atravessar, cruzar. Esse nome denota viajantes, aqueles que passam adiante. Isto porque os israelitas por um tempo realmente levaram uma vida nmade.

Os hebreus tiveram uma histria de migrao, lutas, fugas e cativeiros, mas procuravam e conseguiram preservar sua cultura. A civilizao hebraica, formada por pastores nmades viviam na cidade de Ur, na Mesopotmia. Conduzidos por Abrao, partiram de Ur e se estabeleceram na Palestina. No meio do seu territrio havia o rio Jordo, que fazia da regio a rea mais frtil e favorvel para a agricultura. Eles chegaram a Palestina por volta de 2.000 a.C., esse territrio era conhecido como terra de Cana.

Rota dos Hebreus

Cana
Mediterrneo

Egito
EBibleTeacher.com

Voc encontrar um registro completo sobre a vida dos hebreus na Bblia. L esto registrados toda sua peregrinao, sua moral, costumes, leis e histria religiosa. Eles deixaram como herana o monotesmo,a crena em um nico Deus verdadeiro.

Podemos dividir a histria dos hebreus em 3 etapas: governo dos patriarcas, governo dos juzes e governo dos reis.
Ento, vamos comear??!!

GOVERNO OU ERA DOS PATRIARCAS


Os hebreus eram dirigidos por patriarcas, estes eram lderes polticos, que eram encarados como o pai da comunidade.
O primeiro grande lder, ou patriarca hebreu foi Abrao, segundo o antigo testamento. Abrao era mesopotmico, originrio de Ur, da Caldia. Abrao conduziu os hebreus de Ur, rumo a Palestina (terra prometida). Chegaram por volta de 2000 a. C., viveram na Palestina por quase trs sculos. Durante esse tempo, Abrao fundou uma cultura religiosa monotesta. Eles saram de Ur em direo a terra Prometida confiando na promessa de seu nico Deus Jeov de lev-los a uma terra que emana leite e mel.

Depois de Abrao, a liderana foi passando de pai para filho. De Abrao foi para Isaque e depois para Jac. Este ltimo, teve um destaque interessante, pois Jac teve seu nome mudado para Israel e teve doze filhos, que deram origem as doze tribos de Israel.

12 Tribos de Israel

Doze Tribos de Israel


Manasss Naftali Issacar Efraim Benjamim Simeo Aser Zebulom Gade D Rben Jud

M a n a s s s
Rio

Jordo

Efraim

G a de
Mt.Nebo

Benjamim
Jeric Jerusalm

EBibleTeacher.com

NASA PHOTO

Mas tiveram tempos complicados. Os hebreus tiveram conflitos com vizinhos e uma terrvel seca que assolou a Palestina, obrigando-os a emigrar para o Egito, onde permaneceram por mais de 400 anos. Eram perseguidos e escravizados pelos faras.
Somente a idia de libertao consolou um povo abatido e escravizado. Essa idia veio por meio de Moiss. Os hebreus liderados por ele , fugiram do Egito. Essa fuga conhecida como xodo. Podemos ver no xodo, do relato bblico algumas particularidades, como a ocasio em que o Deus dos hebreus , Jeov, abriu o mar Vermelho. Eles fugiram do Egito, perambularam 40 anos no deserto e por fim retornaram palestina.

Durante a perambulao , Moiss no chegou a entrar na Palestina, por isso quem os conduziu at l foi Josu, sucessor de Moiss. Mas para repousarem na Palestina, os hebreus tiveram que travar intensas lutas com os cananeus e posteriormente com os filisteus, povos que ocuparam a regio. Foram quase dois sculos de lutas e nesse perodo os hebreus foram governados pelos juzes.
E assim passamos para a segunda era hebraica.

GOVERNO OU ERA DOS JUZES


Antes quem julgava os hebreus era o patriarca. Agora havia lderes militares, indicados das doze tribos que julgavam tudo. Esse perodo se estendeu por uns 300 anos, entre a conquista da Palestina (chamada tambm de Cana) at o incio da monarquia. Entre esses chefes estavam: Gideo, Jeft, Samuel e Sanso, conhecido por sua monstruosa fora.

GOVERNO OU ERA DOS REIS (MONARQUIA)


Os filisteus ainda representavam muita ameaa aos hebreus, visto que lutavam pelo completo controle do territrio da Palestina. Isso fez com que os hebreus institussem a monarquia, para poder assim centralizar o poder e ter mais fora para enfrentar os adversrios. O primeiro rei hebreu foi: Saul, da tribo de Benjamim. Ele , porm no teve sucesso em enfrentar os inimigos e , em batalha ao ver que no conseguiria derrotar seus adversrios, ele e seu escudeiro se suicidam.

J no sculo XI a.C.,Davi , sucessor de Saul, conseguiu mostrar eficincia nos combates militares. Venceu os inimigos, tornou a nao hebraica forte e estabilizada. Tinham um exrcito brilhante e Jerusalm se tornou a capital. Davi conseguiu o grande feito de expandir os domnios do reino. Seu filho, Salomo, o sucedeu em 966 a.C., este ficou conhecido na histria pela imensa fortuna e sabedoria que adquiriu. Se tornou rei muito jovem, segundo a Bblia, sua primeira esposa foi a filha de fara, mas depois dela chegou a ter 700 esposas e 300 concubinas. Ampliou a participao no comrcio, construiu vrias obras pblicas, como o famoso templo de Jerusalm, dedicado a Jeov. Os exageros iam da economia cultura. Mas haviam altos impostos e os camponeses trabalhavam muito nas construes. Isso gerou descontentamento geral que piorou com a morte de Salomo. O resultado foi que com o filho de Salomo, o reino acabou se dividindo. Criando o reino de Israel e o reino de Jud. Com as capitais em Samaria e Jerusalm, respectivamente.

Com isso o Reino ficou vulnervel e logo foi levado ao cativeiro pelos babilnios. Estes saquearam o templo em Jerusalm e destruram tudo. O cativeiro iniciou-se em 587 a.C. e durou at 538 a.C.. Depois houve o retorno Palestina e o incio da reconstruo das muralhas da cidade, do templo e da prpria cidade.
Mais tarde, foram conquistados novamente pelos grecomacednios e pelos romanos. Em 70 d.C. Tito, general romano, destruiu Jerusalm e os hebreus abandonaram a Palestina. Esse abandono chamado de Dispora.

Somente em 1948 foi fundado novamente o Estado de Israel, junto com conflitos com rabes e de outras nacionalidades. Mas somente nos anos 90 , foi que surgiram acordos, mas no com paz completa.

Mar Mediterrneo

Cana
Delta do Nilo

Pennsula do Sinai

Egito
Mt. Sinai
NASA Photo EBibleTeacher.com

Mar Vermelho

Tradicional Rota do xodo

SOCIEDADE HEBRAICA
A maioria eram camponeses, pastores e escravos. Pagavam altos impostos ou ento serviam em vrios trabalhos como o servio militar. Acima dessa classe tem os burocratas e comerciantes. No topo estavam os grandes fazendeiros, sacerdotes, funcionrios pblicos e a famlia real.

ECONOMIA
Na maior parte do tempo a economia era baseada na agricultura e na criao de ovelhas e cabras. Somente a partir do reinado de Salomo que os hebreus desenvolveram mais o comrcio. Da comearam a buscar o individualismo, o lucro. Infelizmente isso resultou na desigualdade social.

CULTURA
Os hititas, habitantes da sia, os ensinavam a usar o ferro. Os araneus da Sria, os influenciaram na lngua e na escrita, usando o aramaico. Mas a religio era a base da cultura. O monotesmo crena em um s deus acabou, fundando o cristianismo e o islamismo. Os hebreus tinham Jeov ou Iav, como nico Deus. Acreditavam que Jeov enviaria o messias e que libertaria o povo. Comemoravam a Pscoa, que na verdade representava a sada dos hebreus do Egito (xodo) alm do pentecostes, que era o derramamento do Esprito Santo sobre os cristos. Guardavam tambm o sbado, resguardando-se de qualquer atividade.

Na literatura, destaca-se a Bblia que dividida por eles em: livros histricos: que descrevem a prpria histria deles, desde Josu at a conquista e dominao Persa. So estes os livros de: Josu,Juzes, Samuel. Livros profticos: so livros profticos de acontecimentos futuros. Entre eles esto os livros de : Isaas, Daniel, Ezequiel e Ams. Livros didticos: so os que ensinam princpios religiosos, morais e sociais. Entre eles tem-se os livros de :J, Salmos, Provrbios e o cntico de Salomo tambm chamado de Cntico dos cnticos.

Os hebreus nos influenciaram muito no sentido religioso e literrio, mas foram vagarosos no desenvolvimento cientfico. Na arquitetura destaca-se o Templo em Jerusalm, dedicado a Jeov, construdo por Salomo.

Fencia

Fencia
Os fencios, chamados sidnios no Antigo Testamento e fencios pelo poeta Homero, eram um povo de lngua semtica, ligado aos cananeus da antiga Palestina.

Fundaram as primeiras povoaes na costa mediterrnea por volta de 2500 a.C. No comeo de sua histria desenvolveram-se sob a influncia das culturas sumria e acdia da vizinha Babilnia. Por volta de 1800 a.C., o Egito, que comeava a formar um imprio no Oriente Mdio, invadiu e controlou a Fencia, controlando-a at cerca de 1400 a.C. Por volta de 1100 a.C. os fencios tornaram-se independentes do Egito e converteram-se nos melhores comerciantes e marinheiros do mundo clssico.

As cidades fencias foram famosas por sua religio pantesta e seus templos eram o centro da vida cvica. A divindade fencia mais importante era Astart. A contribuio fencia mais importante para a civilizao foi o alfabeto. Atribui-se tambm a esta cultura a inveno da tinta de prpura e do vidro.

Egito

Sumrios, Acadianos, Babilnicos

Fencia Alfabeto Cuneiforme


Letras (30)

Hierglifos

Escrita Cuneiforme

Alfabeto Linear
Letras (22)

Ideogramas

350 Caracteres

(Ugarit)

3500 a.C.

1400 a.C.

1100 a.C.

Os fencios foram os maiores navegadores do mundo antigo. Com audcia, percia e grandes galeras, percorreram o mar Mediterrneo, atingiram o Atlntico e viajaram em torno da frica.
Aliando vocao martima com habilidade comercial, fundaram importantes colnias, como Cartago. Para facilitar a escrita comercial, criaram o alfabeto, maravilhosa inveno da histria da comunicao humana.

Prsia
A Prsia situava-se a leste da Mesopotmia, no extenso planalto do Ir. Ao contrrio das regies vizinhas, possua poucas reas frteis. A partir do ano 2000 a.C., a regio foi sendo ocupada por povos pastores e agricultores, vindos da Rssia.

Desde o sculo VIII a.C., os medos tinham constitudo um reino e possuam um exrcito gil e organizado. Valendo-se disso, submeteram os outros povos iranianos, inclusive os persas, cobrando-lhes tributos. Essa situao prolongou-se at 550 a.C., o prncipe Ciro, o Grande, liderou uma rebelio contra os medos e saiu vitorioso. Com o objetivo de obter riquezas e resolver problemas causados pelo aumento da populao e pela baixa produo agrcola local, Ciro, o Grande, deu incio ao expansionismo persa. Em poucos anos, o exrcito persa apoderou-se de uma imensa rea. Ciro tornou-se, ento, o imperador do Oriente Antigo.

Medos

1000 aC

Persas

Unificao
Ciro (549-529 aC)

Dario I dividiu o Imprio Persa em provncias e nomeou administradores de sua confiana. No Imprio, as comunicaes, o comrcio e o deslocamento de tropas eram facilitados por grandes estradas. Dario e Xerxes foram derrotados ao tentarem conquistar a Grcia. Essas derrotas, somadas s rebelies dos povos dominados e s disputas pelo poder, enfraqueceram o Imprio Persa, que foi conquistado por Alexandre da Macednia em 330 a.C.

A religio Dualista dos Persas Os persas criaram o zoroastrismo, uma religio dualista que acreditava na existncia de dois deuses: Ormuz (Bem) e Arim (Mal). Os princpios do zoroastrismo foram reunidos num livro, o Zend Avesta. Vrios deles influenciaram o judasmo e o cristianismo.

Templo do Fogo

Das könnte Ihnen auch gefallen