Sie sind auf Seite 1von 42

EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE

(Ceclia Meireles)

frica/Brasil

Nos seus 30,2 milhes de Km, repartidos por 53 pases a frica tem 1 bilho de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que alis foi nela que teve a sua origem. Nos pases africanos mais de 60% da populao ainda no completou 25 anos, o que perspectiva um grande potencial de futuro para o menos desenvolvido dos continentes. preciso derrubar os principais obstculos ao renascimento de frica, outrora, vista como um reservatrio de escravos para o engrandecimento das Amricas.

A descolonizao da frica, entre 1950 e 1970, d origem a sistemas polticos frgeis, que, em muitos pases, acabam degenerando em ditaduras ou em sangrentas guerras civis envolvendo cls e etnias rivais. A instabilidade do continente uma herana do catico processo de colonizao. Muitos dos conflitos africanos se arrastam h anos sem perspectiva de se obter a paz, como as guerras civis que devastam a Nigria, o Sudo e a Somlia . As principais tenses na frica contempornea ocorrem nos Grandes Lagos e na poro norte do continente.

CLIMA MEDITERRNEO ocupada pelos rabes desde o sculo VII - vem sendo convulsionada pelo crescimento do fundamentalismo islmico.

Revoluo do Jasmin na Tunsia e os movimentos recentes

CLIMA RIDO, SOLO RASO E SALINO GRANDES ANECMENOS PRODUO DE PETRLEO CONFLITOS:EGITO, SUDO, LBIA

REGIO DO SAHEL

A zona caracterizada por uma savana e estende-se da costa oeste costa este africana, atravessando os seguintes pases: Senegal, Mauritnia, Mali, BurkinaFaso, Nger, parte norte da Nigria, Chade, o Sudo, Etipia, Eritreia, Djibouti e Somlia.

mapa acima se refere Somlia, pas do chamado "Chifre a frica", localizada na poro centro-oriental do continente e caracterizada historicamente por inmeros conflitos de carter tnico, fome crnica e condies climticas de semi-aridez (parte da regio est localizada no Sahel). A Etipia, ou antiga Abissnia, a nica nao africana que nunca foi colonizada por potncias ocidentais. Somlia, Eritria e Etipia esto envolvidos em conflitos de fronteiras, tnicos e religiosos. Os piratas da Somlia

CLIMA QUENTE E MIDO FLORESTA EQUATORIAL SOLOS PROFUNDOS ,LIXIVIADOS E LATERIZADOS ALTOS NDICES PLUVIOMTRICO

. CLIMA SEMI-MIDO SOLOS LIXIVIADOS E LATERIZADOS PEQUENASRVORES, ARBUSTOS MISTURADOS COM GRAMNEAS
SAVANAS

PORQUE A FRICA NAS SALAS DE AULA NO BRASIL

RESPOSTA NECESSRIA PARA ENTENDER ALGUMAS QUESTES COTIDIANAS DA NOSSA BRASILIDADE. PARA DESVENDAR NOSSA ALMA, COMO REFLEXO DOS NOSSOS LAOS HISTRICOS.

A Ignorncia Brasileira

Sobre a diversidade e riquezas das sociedades Na resistncia em admitir uma outra verdade

Estigmatizados Inferiorizados Com medo da prpria imagem No reivindicando o direito sua prpria histria, que parte fundamental da histria de todos ns.

A frica no uma selva tropical. A frica no mais distante do que a Europa ou mesmo a sia. As populaes africanas no so um amontoado de negros, em tribos, ao invs de reinos, ou mesmo

imprios.

O europeu no civilizou a frica apesar da misso civilizadora e do fardo do homem branco. A frica tem Histria e j tinha escrita.Oralidade no ausncia de escrita. A frica UMA, mas diversa. Diversas populaes, diversas culturas

a frica o outro lado da rua e nos falta coragem para atravess-la.

Como entender nossos problemas sociais sem entender as razes do pensamento que mascarou a realidade de excluso e de conflito racial?
O que significa o termo democracia? Existem raas?

O conceito de raa no seria, desde meados do sculo XX, um conceito poltico e no biolgico? Existe Democracia racial no Brasil? Convivem em harmonia negros, mestios, indgenas e brancos? Os diferentes grupos de cor vivem sob as mesmas condies de igualdade jurdica e social?

Do sculo XVI (1535) ao sculo XIX (1888) o negro, de uma forma geral, ocupava o lugar de escravo na sociedade.
Ao longo do sculo XIX, com o desenvolvimento do evolucionismo social, a raa negra entendida como inferior e o mestio como um ser degenerado. Assim, os cientistas defendiam a existncia de raas diferenciadas e que umas eram mais puras que outras, sendo que a raa branca era considerada a pura e desenvolvida.

Esse tipo de vis foi encorajado sobretudo pelo nascimento simultneo da frenologia e da antropometria, teorias que passavam a interpretar a capacidade humana tomando em conta o tamanho e proporo do crebro dos diferentes povos. (SCHWARCZ,1993, p.49) Recrudescia, portanto, uma linha de anlise que cada vez mais se afastava dos modelos humanistas, estabelecendo rgidas, correlaes entre conhecimento exterior e interior, entre a superfcie do corpo e a profundeza de seu esprito.
(SCHWARCZ,1993, p.49)

Como desenvolver nosso pas, nossa raa?

A soluo foi a tentativa de branqueamento da populao brasileira. Ou seja, criar uma populao mestia passou a ser a soluo. J nos anos de 1933, com a publicao da obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, grande parte da intelectualidade brasileira e o Estado passam a ver no passado escravocrata e no presente uma nao brasileira harmnica sob o ponto de vista da mestiagem cultural. Entretanto, a contestao desse iderio no demorou a se fortalecer.

Ser ao longo das dcadas de 1980 e 1990 que o movimento negro questionar mais fortemente a existncia dessa democracia racial brasileira. Por qu esta discusso ser aquecida nos anos 80? Por causa das comemoraes que marcaram o centenrio da abolio da escravatura, em 1988. O slogan do movimento negro foi: "discriminao racial", e no democracia racial, " a base da cultura brasileira.

Desde ento, e cada vez mais, a democracia racial est sendo questionada, pois, nunca existiu de fato.

Levantamentos realizados em pesquisas tm demonstrado que as atitudes e os esteretipos racistas referentes a negros,indgenas e mulatos esto amplamente disseminados por toda a sociedade brasileira. Os afro-brasileiros, principalmente, relatam ser vtimas de racismo e discriminao no dia-a-dia, seja nos espaos pblicos e privados.

O nmero de desempregados maior entre homens e mulheres negros. Entre homens e mulheres negros o nmero de desempregados maior o das mulheres negras. Os negros so tambm maioria entre os trabalhadores que ocupam as posies mais vulnerveis do mercado de trabalho. Os negros entram mais cedo do que os brancos no mercado de trabalho e so os ltimos a sair. A jornada de trabalho dos negros de uma a duas horas mais longa do que a dos brancos em todo o pas.

A populao negra tambm a que menos tem acesso aos servios e que menos se apropria da riqueza que produz. O custoso investimento em educao que as famlias negras realizam no tem o retorno desejado. Em igualdades de condies de escolaridade e experincia, trabalhadores negros recebem uma massa salarial de 30% a 40% menos que os brancos. Os negros so 45% da populao, constituem 68% dos pobres do pas. As pessoas analfabetas com mais de 15 anos de idade representam 8,3% dos brancos, mas 19,8% dos negros. A renda mensal mdia de 410 reais para os brancos e 170 reais para os negros.

O abismo que separa os brasileiros brancos dos de ascendncia africana em termos de rendimento mdio familiar per capita, esperana de vida e nvel de escolaridade de adultos pode ser ilustrado tambm pelo IDH desagregado por cor. Se fossem considerados como habitantes de um pas parte, os afro-descendentes ocupariam a 108 posio no ranking proposto pelo relatrio do PNUD, enquanto os brancos deteriam a 48 posio o Brasil, em 2000, ocupava a 74 posio entre os 162 pases estudados. Essa constatao traduz claramente a situao privilegiada fruto de relaes histricas e sociais desiguais que se reproduzem e se cristalizam na contemporaneidade desfruta coletivamente pela populao branca e a franca desvantagem vivenciada pela populao negra no Brasil. (BORGES, 2006. p.203).

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Uma histria de diferenas e desigualdades: as doutrinas raciais do sculo XIX. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil 18701930. So Paulo: Companhia das Letras,1993. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. So Paulo: Publifolha,2001. BORGES, Edson. Histria, estrutura social de privilgios e aes afirmativas no Brasil. In: CHAVES, Rita; SECCO, Carmen; MACDO, Tania (Orgs.) Brasil/frica: como se o mar fosse mentira. So Paulo: Editora UNESP; Luanda,Angola:Ch de Caxinde,2006.p.179-216.

Das könnte Ihnen auch gefallen