Sie sind auf Seite 1von 25

Vitaminas

Nutrio Humana Jean Mrcia Oliveira Mascarenhas


jmarcia@uefs.br

Introduo
Composta de carbono, hidrognio e o oxignio, possuem estrutura variada e de acordo com sua solubilidade se dividem Lipossolveis e Hidrossolveis.
Lipossolveis so: A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Menaquinona) Hidrossolveis so: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (cido Ascrbico) as principais, sendo importantes tambm Niacina, cido Flico, Biotina, cido Pantotnico, Colina.

Lipossolveis
No possuem valor energtico. O organismo no as sintetiza e quando o faz de maneira insuficiente. So absorvidas no trato intestinal junto com as gorduras, importante a presena dos cidos biliares para sua digesto e so transportados na forma de quilomicrons atravs do sistema linftico e corrente sangunea. As vitaminas D e E , circulam ligadas a lipoprotenas. O armazenamento se d de forma diferente a A se armazenada no fgado, a D e E, no tecido adiposo e muscular, enquanto a K no armazenada por no ter essa capacidade. Megadoses de vitaminas lipossolveis so txicas ao organismo e so eliminadas pelas fezes e urina, mais pelas fezes.

Vitamina A (Retinol)
Foi a primeira a ser identificada, uma das mais importantes para a sade humana, pois sua deficincia pode causar srios problemas de sade, morbidade e mortalidade infantil. A carncia de Vit. A a principal causa de cegueira no acidental. Calcul-se que nos pases em desenvolvimento como na frica e sia, h cerca de 250.000 casos por ano deste tipo de cegueira em crianas so devido carncia na dieta. A Vit. A relativamente estvel ao calor, bem sensvel ao oxignio e a luz, conserva-se bem quando armazenada a -70C (em atmosfera de nitrognio).

Fontes
A Vit. A se origina de dois grupos de compostos: o Retinol (pr-formada) obtidos dos alimentos de origem animal (gema de ovo, leite integral, derivados do leite destacando-se a manteiga, fgado bovino e em menor proporo nas carnes) e dos carotenides (pr-Vit. A), obtidos dos vegetais.
O termo Vit. A refere-se a todos os retinides com atividade vitamnica, envolve compostos naturais e sintticos. Existem 3 formas ativas de Vit. A no organismo retinol (lcool), retinaldedo (aldedo) e ac. retinico (cido). Nos vegetais as principais fontes so leos extrados das palmceas: dend, buriti, cenoura, abbora, mamo e frutos e hortalias como manga, couve, agrio, almeiro, os tomates possuem pequeno teor de Betacaroteno (pigmentos lipossolveis e poliinsaturados).

Curiosidades
As cenouras, por serem vegetais, no possuem retinol, elas contm uma grande quantidade de beta-caroteno, pigmento, que est presente em frutas amarelas, vermelhas e alaranjadas. Uma cenoura de tamanho mdio contm betacaroteno equivalente cerca de 8000 IU de retinol. Como 1 IU de vitamina A equivale a 0,3 micrograma de retinol, isto corresponde a 2,4 mg, cerca de 3 vezes a RDA para um adulto.
Embora existam mais 600 tipos de carotenides j identificados na natureza, apenas 10% tem atividade vitamnica

Atividade Vitamnica
Para um composto ter atividade vitamnica ele necessita ter um anel -ionona em sua estrutura. Nem todos vegetais vermelhos e alaranjados so ricos em -baroteno, milho (xantofilas), beterraba (betanina, betalana), tomate (licopeno pouco beta-caroteno). Cada 6g de -caroteno ou 12g de outro carotenides, equivalem a 1g de Atividade de Vitamina A. Apenas metade ou menos do caroteno ingerido absorvido. Deste total 50 a 40% armazenada no fgado (rgo responsvel por 90% das reservas orgnicas), 40% so excretados. A margarina fonte de Vit. A devido a obrigatoriedade da adio na sua fabricao (15.000 a 50.000 UI/Kg).

Transformao

Funo
um antioxidante, que retira do organismo os radicais livres diminuindo a incidncia de doenas crnicos degenerativas (cncer), doenas cardiovasculares e catarata. Sua principal funo participar do processo visual, embora atue na manuteno das clulas da pele e das mucosas, bem como no crescimento e reproduo.
Influncia o sistema imunolgico, sendo essencial na manuteno de resistncia s infeces, tanto que, crianas desnutridas tm mais predisposio as infeces, diarrias, sarampo e etc.

Carncia
A desfavorece a regenerao da rodopsina resultando na dificuldade de enxergar a noite ocasionado a cegueira noturna e ainda a xeroftalmia. Falhas no crescimento so comuns em crianas com deficincia em Vit. A.

Excesso
A hipervitaminose causar hipertenso intracraniana, desordens gastrointestinais, cutneas, secura de pele e mucosas, irritabilidade, perda de cabelos, unhas quebradias, dores sseas, mialgia, dores abdominais e anemia.
O uso em excesso de carotenides provoca a hipercarotemia, tornando, mos e ps ligeiramente amarelados.

Vitamina D (Calciferol)
Funo Essencial ao crescimento e desenvolvimento geral, importante para formao de ossos e dentes. necessria para prevenir e curar o raquitismo. Fontes Na alimentao pode ser obtida de ovos, leite e alguns peixes como bacalhau, atum e sardinha. Mas a principal fonte de Vit. D o sol, que a sintetiza a partir do ergosterol o precursor da vitamina D (pr-vitamina) depositada na pele. Um dos tratamentos do raquitismo a administrao de leo de fgado de bacalhau e banhos de sol.
Carncia Na infncia a carncia de Vit. D causa raquitismo, cujos primeiros sinais so: desassossego, irritabilidade e suor na cabea. Nos ossos m formao da caixa torcica e coluna, vrtebras assume aspecto de um sino, chamado peito-depombo, ndulos , pulso e tornozelos alargados, pernas arqueadas, em adultos pode provocar a osteomalcia, propenso a formao de cries dentrias.

Vitamina E (Tocoferol)
Funo conhecida como fator antiesterilidade ou vitamina da descendncia (o termo vem do grego tokos = descendncia). No entanto seu modo de ao ainda no esta bem definido, existindo vrias teorias para explicar sua atividade. Destac-se sua funo antioxidante. No sistema de reproduo, existem vrias evidencias que apontam a vitamina como essencial para reproduo de vrias espcies de mamferos. Fontes Germe de trigo, leos vegetais, folhas verdes, gema, manteiga, fgado e nozes. Carncia A deficincia de Vit. E nos humanos rara, seus sintomas variam, esterilidade em ratos, distrofia muscular, anemia em macacos.

Vitamina K (Menaquinona)
Funo indispensvel no fgado para sntese da protombina e de vrias protenas relacionadas com a coagulao do sangue. Por isso conhecida como vitamina anti-hemorrgica. Sua absoro esta diretamente ligada a absoro das gorduras.
Fontes Esta amplamente distribuda pela natureza, encontrada em abundncia nas folhas verdes (espinafre, couve), repolho, ervilha, soja, tomate e em alimentos de origem animal. Carncia Reduo na capacidade de coagulao sangunea, aumentando a tendncia as hemorragias.

Hidrossolveis
Hidrossolveis so: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (cido Ascrbico) as principais, sendo importantes tambm Niacina, cido Flico, Biotina, cido Pantotnico, Colina. As vitaminas do complexo B so encontradas nos mesmo alimentos, razo pela qual durante muito tempo se pensou que fosse uma s. A deficincia de ingesto de uma das vitaminas do complexo B pode alterar a utilizao das demais.

B1 (Tiamina)
Funo Interfere diretamente no metabolismo dos carboidratos, como integrante de uma enzima essencial para a degradao da glicose e para produo de energia. A vitamina B1 conhecida como vitamina antiberibrica. Fontes Carnes em geral, vsceras, leite, queijos, pescados, gema de ovo, cereais integrais, amendoim, levedura de cerveja.
Carncia Leva ao bloqueio do metabolismo dos carboidratos e clinicamente resulta na doena Beribri por reduo da funo do sistema nervoso central, que depende exclusivamente de glicose para obteno de energia. O beribri pode se apresentar em crianas e alcolatras. Seus principais sintomas so anorexia, vmitos, insnia, palidez, agitao edema da face e extremidades. Grande fraqueza muscular devido as leses no SNC (as vezes doem tanto que no possvel fica em p e isso leva atrofia dos membros inferiores).

B2 (Riboflavina)
Funo Fundamental para o crescimento, a B2 combinada com protenas forma grupos de coenzimas conhecidas como flavoprotenas, essncias para oxidao dos carboidratos e pra o transporte do hidrognio. importante para conservao dos tecidos e para o tecido ocular.
Fontes Carnes vermelhas, vsceras, leite, queijos, gema de ovo, vegetais folhosos e cereais integrais. Carncia Manifest-se por leses na lngua, lbio, nariz e olhos, devido ao impedimento da oxidao celular. Tais sintomas como pele rachada nos cantos da boca (estomatite angular), fissura nos lbios(queilose), alterao na lngua(glossite), acmulo seborrico ao redor do nariz e dos olhos (arriboflavinose).

B6 (Piridoxina)
Funo indispensvel em muitos processos bioqumicos complexos, mediante os quais os nutrientes so metabolizados no organismo. Entre esses nutrientes, destacam-se as protenas.

Fontes Carne de porco, vsceras, pescados, leite, ovos, batata, aveia, banana, germe de trigo. Carncia Os problemas mais comuns so de pele, SNC, alm de leses seborricas nos olhos, nariz, boca e olhos, acompanhada de glossite e estomatite.

B12 (Cianocobalamina)
Funo Importante sua presena na medula ssea para produo de hemcias. Indispensveis no metabolismo de todas as clulas, principalmente as do trato intestinal e tecido nervoso, tambm est relacionado com o crescimento.

Fontes Alimentos ricos em protenas como, leite, ovos, peixes, queijos, carnes, especialmente msculo. A B12 s encontrada em alimentos de origem animal. Carncia Indivduos com esta carncia desenvolvem anemia perniciosa, motivo pelo qual ela conhecida como antianmica. Sua carncia mais comum em pessoas idosas.

Vitamina C (cido Ascrbico)


Funo Controla a produo de substncias intercelulares responsveis pela integridade das estruturas celulares que impedem o vazamento de sangue dos capilares e sangramentos subcutneos, fraqueza muscular e a formao de gengivas esponjosas que podem levar a perda dos dentes. Ajuda o organismo a manter a defesa contra infeces, pois fortalece o sistema imunolgico. A vitamina C altamente oxidvel, principalmente quando submetidas a elevadas temperaturas, exposio ao oxignio e metais oxidveis. Fontes Vegetais crus, principalmente, acerola, caju, frutas ctricas, laranja, tangerina, limo, pimento, repolho. Carncia A doena tpica da falta de Vit. C o escorbuto, cujos principais sintomas so aumento das articulaes, diminuio da excreo urinria, anemia, reduo do apetite e crescimento, frouxido dos dentes, inflamao da gengiva e articulaes, dificuldade na respirao, hemorragias e dores na realizao dos movimentos corporais.

Niacina (cido nicotnico) ou Vitamina PP


Funes Essencial para uma pele saudvel. Protege o fgado, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo. Ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue. A niacina convertida para NADH nos organismos vivos, servindo como auxiliar nas reaes de oxi-reduo como "transportadora de eltrons". Fontes Leite em p, ervilha, fava, amendoim, feijo, fgado, aves, nozes, limo e peixe.
Carncia Na carncia alimentar desta vitamina, pode-se desenvolver a avitaminose designada por Pelagra. Pelagra uma doena causada pela falta de niacina ou do aminocido essencial triptofano e conhecida por seus trs sintomas que comeam com a letra D. So eles: o aparecimento de uma cor escura na pele Dermatite, que fica seca e spera. Mais tarde aparecem Diarreias e alteraes mentais Demncia; tambm conhecida como doena dos trs D(s). O nome 'vitamina PP' faz referncia ao Preventiva Pelagra. A niacina funciona como vasodilatador em grandes doses.

cido Flico (B9)


Funo Atua como uma coenzima no metabolismo dos aminocidos, na formao dos cidos nuclicos, das hemcias e do tecido nervoso.Ele tem uma ao especfica na regenerao e na maturidade das hemcias. , pois, um fator indispensvel do equilbrio na constituio do sangue e de seu bom funcionamento. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califrnia descobriram que o cido flico ajuda a combater o desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Alm disso, a partir de 1999 empresas alimentcias passaram a utiliz-lo como um acidulante. Fontes Hortalias verdes (espinafre, couve, couve flor);cogumelos; em quantidade significativa , nos rins, nos msculos, nos ovos, frangos, queijos, alm de outros vegetais como cenoura, ervilhas, batata e germe de trigo e levedura de cerveja. Est presente em fracas doses no leite e praticamente ausente no leite de cabra (da o perigo de se alimentar os beb exclusivamente com esse leite). Carncia A deficincia provoca a anemia megaloblstica e vrias as sndromes hemorrgicas

Biotina
Funo Importante no metabolismo dos carboidratos e protenas Fontes A Biotina pode ser encontrada em levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite. Tambm produzida por bactrias do intestino. Carncia Pode causar furunculose, seborria do couro cabeludo e eczema

cido Pantotnico (B5)


Funes

Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, atua na produo dos hormnios supra-renais, na formao de anticorpos, ajuda no metabolismo das protenas, gorduras e acares, auxilia a converso de lipdeos, carboidratos e protenas em energia, necessria para produzir esterides vitais e cortisona na glndula supra-renal. um elemento essencial da coenzima A. Fontes encontrada no fgado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e gros de cereais. Os vegetarianos, apesar de no ingerirem alimentos de origem animal, tm suas necessidades supridas, em caso de praticarem dieta balanceada, orientada por um profissional da Nutrio. Carncia Fadiga, m produo de anticorpos, cibras musculares, dores e clicas abdominais, insnia e mal-estar geral.

Colina
Funes Mobiliza as gorduras do fgado (ao lipotrpica) e importante na formao do neurotransmissor acetilcolina alm de agir com ativador de plaquetas. ainda importante como componente de fosfolipdeos. A colina fornecedora de radicais metila, essenciais para trocas metablicas. Atua em combinao com a vitamina B12. Fontes Principais fontes: gema de ovos, fgado e amendoim. Carncia Provoca acmulo de gorduras no fgado, cirrose, aumento na incidncia de cncer de fgado, leses hemorrgicas dos rins e falta de coordenao motora.

Das könnte Ihnen auch gefallen