Sie sind auf Seite 1von 15

FSICA DOS MATERIAIS MAGNTICOS

GRAVACAO MAGNETICA

Professor: Raimundo Serrano

RENAN DE ARAUJO CERQUEIRA

A EVOLUO DA GRAVAO MAGNTICA

A tcnica para registrar, armazenar e reproduzir magneticamente os sons foi inventada em 1898 pelo dinamarqus Valdemar Poulsen denominado de telegrafone. O aparelho usava como meio de gravao um fio de ao. No incio de 1920, Oberlim Smith desenvolve um processo que usava como material magnetizvel limalha de ferro aplicada sobre uma base flexvel. Logo em seguida E.Fritz Pfleumer obteve patente sob n 500900, do Instituto Alemo de Patentes, para o processo de fabricao da fita magntica, que consistia em impregnar-se uma fita de papel com p de ferro magnetizvel dando origem ao Blaterfone. Entretanto, a fita magntica usando papel era bastante quebradia de forma que em 1933, as primeiras tentativas para usar um meio flexvel capaz de suportar as tenses inerentes ao processo de gravao comeam ser feita na Alemanha pela BASF. Baseado nestes desenvolvimentos, em 1935 surge o magnetofone originalmente fabricado pela AEG Telefunken onde o conjunto gravador fita consistia basicamente da cabea magntica, tipo anular, que imprimia a orientao das partculas magnticas fixadas em um suporte de material plstico, utilizando uma corrente de polarizao. Entretanto, o preo do magnetofone era ainda alto de forma que foi somente aps a segunda guerra mundial quando em 1946, A M. Poniatoff funda nos EUA a empresa AMPEX iniciando assim uma das primeiras linhas de produo em srie de gravadores de fita.

Nos anos subseqentes a tecnologia da gravao magntica sofre grandes inovaes culminando com o aparecimento do sistema cassete desenvolvido pela Philips na Holanda em 1965. Compacto de fcil manuseio o sistema cassete culminou com a popularizao da gravao magntica. A partir de 1970 surgem diversos tipos de circuitos supressores e, novos materiais magnticos, como o oxido de cromo, permitindo registros de nveis de sinais elevados com baixssimas distores e rudos.

Cronologia da evoluo da fita magntica

Como funciona o gravador de fita ?


Idia inicial: gravar sons por meios magnticos.
Mas como registrar sons por meio de magnetismo, usando materiais magnticos como um fio ou uma fita?

Vamos imaginar uma fita recoberta com uma substncia magnetizvel, base de ferro ou cromo. Essa substncia, na verdade, formada por milhes de pequenos ims microscpicos que esto dispostos de uma forma completamente desordenada de modo que seus campos magnticos se cancelam, conforme mostra a figura abaixo.

Valdemar Poulsen

"Parece ser possvel magnetizar um fio em diferentes graus e de tal forma que o som poderia ser registrado nele, quer correndo um eletro-im ligado a um microfone e gerando uma corrente, ou ento fazendo com que o fio corra nas proximidades de um eletro-im ligado a

Se pegarmos uma fita e a colocarmos num mecanismo que a movimente diante de uma bobina, poderemos ter uma ao sobre os pequenos ims que modifica seu comportamento, ou sua posio.

A bobina percorrida por uma corrente que nada mais do que um sinal de udio.

O sinal de udio corresponde a variaes da intensidade da corrente que, numa determinada freqncia se torna mais intensa ou mais fraca e at inverte de sentido.

Ao circular pela bobina, esta corrente produz um campo magntico de caractersticas semelhantes, e este campo magntico atua justamente sobre as partculas da fita, mudando-as de orientao.

A medida que a fita passa diante do eletro-im, as partculas se orientam ou se ordenam, colocandose em posies que justamente vo criar campos magnticos que retratam o som original, ou seja, a corrente que criou o campo no eletro-im.

O rolete gira a uma taxa bem precisa para puxar a fita pelo cabeote exatamente na velocidade correta. A velocidade padro de 4,76 centmetros por segundo
Esta velocidade deve ser tal para que haja tempo de registrarmos todas as variaes de corrente, inclusive as mais rpidas que correspondem aos sons de altas frequncias ou agudos.

Para termos um registro perfeito, que garanta depois a reproduo do som com fidelidade, precisamos observar algumas condies especiais de operao para o sistema. Se a velocidade for muito pequena, num sinal de alta frequncia, mesmo antes de termos a movimentao de um conjunto de partculas levando-as s posies de registro, a corrente j inverte e sua orientao desfeita, ou seja, o som no registrado.

Curiosidade
A voz se torna mais "grossa" quando o toca fita se movimenta mais devagar do que deve

Para o sinal ser concentrado numa regio muito pequena de modo a se ter maior capacidade de reproduzir sons de frequncias elevadas, as bobinas devem ser capazes de concentrar o campo magntico numa regio bem pequena.Isso significa que as cabeas dos gravadores devem possuir "entreferros" muito pequenos,

As fitas que utilizamos nos toca-fitas, e que podem tocar nos dois sentidos (no sistema auto-reverse dos toca-fitas de carro) so empregadas quatro faixas de gravao.

Se quisermos ter uma gravao estereofnica precisamos de dois canais. Para estes, as cabeas so duplas, conforme mostra a figura ao lado, utilizando duas faixas da fita magnetizvel.

Tcnica de gravao que tenta recriar o efeito espacial. Por exemplo,os sons de diferentes instrumentos vindos das diferentes partes de

Para se obter um registro "limpo" dos sons, a fita deve estar totalmente desmagnetizada no momento em que o sinal aplicado. Para que isso ocorra, os gravadores possuem uma bobina adicional que gera um campo de alta frequncia a partir de um oscilador. Esta bobina, denominada "apagadora" apaga qualquer informao que esteja previamente na fita, desorientando as partculas e deixando-as prontas para uma nova orientao.

Para recuperar a informao, temos de pensar num processo inverso. Devemos ento passar a fita diante de uma bobina que possa "captar" o campo das partculas orientadas, gerando em funo disso um sinal.Para que o processo funcione o primeiro ponto importante a ser observado o relacionado com a velocidade da fita. A velocidade com que a fita se movimenta diante da bobina deve ser a mesma que foi utilizada durante o registro.Se isso no ocorrer, teremos uma modificao do comprimento de onda do sinal gerado, ou seja, da frequncia, e os sons se tornaro mais graves ou mais agudos.

Tipos de fitas
Existem quatro tipos de fitas de uso comum nos dias de hoje:
tipo 0 - esta a fita original de xido frrico. muito raro v-la nos dias de hoje; tipo 1 - esta uma fita padro de xido frrico, tambm chamada de "polarizao normal de gravao"; tipo 2 - esta uma fita de "cromo" ou CrO2. As partculas de xido frrico so misturadas com dixido de cromo; tipo 4 - esta uma fita de "metal". Partculas metlicas em vez de partculas de xido frrico so usadas nesta fita. Um toca-fitas normal no pode gravar em uma fita de metal - ele deve ter uma configurao para fitas de metal, para fazer gravaes deste tipo. Desta forma, qualquer toca-fitas pode reproduzir uma fita de metal.

A qualidade sonora aprimorada na medida que voc vai de um tipo para outro, com as fitas de metal tendo a melhor qualidade de som.

Assim, o sistema reprodutor consiste simplesmente num bom amplificador ligado s cabeas de leitura e de circuitos que sejam capazes de manter constante a velocidade da fita. Os amplificadores que trabalham nos reprodutores de fita, como toca-fitas, walkman e gravadores devem ter uma sensibilidade elevada, pois o sinal que a bobina captadora fornece muito fraco, da ordem de poucos microvolts.

OS SISTEMAS MODERNOS

Partindo da idia original, o gravador evoluiu bastante passando dos enormes tipos "de rolo, para os tipos compactos em que a fita vinha em cassetes e que hoje o mais difundido e agora o DCC.

Os aparelhos modernos permitem a reproduo fiel de sons at uma frequncia mxima de 20 kHz (nos tipos profissionais) com tempos de gravao bastante longos.

PROBLEMA

No gravador cassete comum, os sons ainda so registrados na forma de variaes da intensidade do campo magntico criado, ou seja, do grau de magnetizao. No entanto, com o tempo e tambm por outros fatores, este campo pode enfraquecer o que leva a deteriorao da fita no sem antes apresentar uma perda gradual da qualidade da reproduo.

SOLUCAO:
Em lugar de gravarmos as variaes de intensidade que cobrem uma faixa contnua, ou seja, corresponde a uma gravao analgica, convertemos os sons em informaes digitais. Informaes digitais significam que na fita temos regies magnetizadas ou no magnetizadas que passam a representar zeros e uns (nveis baixos e altos).

Desta forma, uma regio magnetizada que represente um nvel alto (um), mesmo que perca um pouco de sua magnetizao ainda pode ser reconhecida como nvel alto e isso impede a perda da informao e portanto a distoro.

O DCC, criado pela Philips justamente o sistema que faz uso da gravao digital de som em fita cassete. Bastante compacto, ele deve substituir a fita cassete comum, com uma gravao digital muito mais fiel (seu som comparado ao dos CDs) com muito menor possibilidade de deteriorao ou perda dos sinais gravados. A gravao digital ainda apresenta a possibilidade de se colocar num display informaes como a msica que est sendo tocada, sua durao, autor, etc.

Referencias

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/co mo-funciona/3265-art446 http://my.opera.com/claudioworker/blog/2008/0 9/19/gravacao-magnetica http://www.fazano.pro.br/port51.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabe%C3%A7a_m agn%C3%A9tica http://ciencia.hsw.uol.com.br/eletroimas.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen