Sie sind auf Seite 1von 29

Estgio Bsico III 4 termo

FILMES - CASOS
UMA MENTE BRILHANTE MELHOR IMPOSSVEL O VO O LADO BOM DA VIDA

"Uma Mente Brilhante- 2001

Resumo do Filme

"Uma mente Brilhante", baseia-se na biografia de John Nash

escrita por Sylvia Nasar, e comea com a chegada do jovem Nash Universidade de Princenton, em 1947. Isolado de todos e tudo, Nash recusa-se a participar nas atividades bsicas da Universidade, tais como assistir s aulas, conviver com os colegas, etc. O seu objetivo a procura de uma "Ideia original". Incentivado pelo colega Charles a procurar a sua ideia original" fora das quatro paredes do seu quarto, Nash inspira-se em fontes estranhas, como o movimento dos pombos no parque, os movimentos de uma equipe de futebol e at do roubo de uma carteira. Nenhum destes trs estudos o ajuda. Ser numa conversa de bar que Nash encontra inspirao para a sua "Ideia Original", uma teoria revolucionria com aplicao economia moderna e que contradizia 150 anos do reinado de Adam Smith na rea.

O reconhecimento pelo seu trabalho acontece em 1953, aps

ter Nash realizado alguns trabalhos no Pentgono a decifrar cdigos russos. Ao mesmo tempo, Nash Professor. Conhece uma aluna, Alicia, com a qual viria a casar e ter um filho. Tudo parecia correr bem com o casal, at que Nash comea a ser perseguido por desconhecidos. Nash no resiste grande presso e comea a ficar paranico. O resto do filme segue uma trajectria repleta de desafios, onde Nash luta, no s contra a esquizofrenia, mas tambm contra todos aqueles que no acreditavam na sua recuperao. O filme termina o reconhecimento pelo qual Nash tanto ansiava: o Prmio Nobel de Economia em 1994, pelo seu contributo na Teoria dos Jogos.

Historicamente, deve-se a Kraepelin a primeira tentativa cientfica de

ESQUIZOFRENIA

abordagem sistemtica acerca dos transtornos mentais em geral e da esquizofrenia em particular, a qual era chamada de demncia precoce, termo criado pelo prprio pesquisador alemo. O termo esquizofrenia foi cunhado por Bleuler o qual, atravs do termo criado, enfatizou a diviso mental profunda existente como essencial no transtorno (Silva, 2006). O primeiro a utilizar o termo esquizofrenia foi o psiquiatra suio, Eugen Bleuler em 1911, sobre os pacientes que tinham as caractersticas de desligados de seus processos de pensamentos e respostas emotivas. Equivocadamente atribui-se a esquizofrenia ciso de personalidade, dissociao em personalidades, o que no correto. Ser portador de esquizofrnica no significa ter dupla personalidade. O termo se adequa para descrever um quadro de sintomas tpicos, incluindo enganos, alucinaes, desordem de pensamentos e ausncia de respostas emotivas, aliadas fatores genticos e tenses ambientais.

ESQUIZOFRENIA
O incio da esquizofrenia pode ser repentino ou gradual.

Os estudos indicam que aps a idade de 20 ou 30 anos, 50% dos pacientes esquizofrnicos so capazes de seus prprios cuidados pessoais, trabalhar e participar socialmente, existindo servios de apoio, contribuindo para a melhora dos resultados. Tm dificuldades para trabalhos e seus relacionamentos so prejudicados e difceis, mesmo com a melhora dos sintomas. Apesar do comportamento do esquizofrnico demonstrar ser assustador, as pessoas com esquizofrenia no so mais violentas do que as pessoas normais; pelo contrrio, so mais capazes de abster-se das violncias.

SINTOMAS
Os sintomas de esquizofrenia surgem de vrios processos

fsicos e responde diferentemente aos tratamentos. Alguns especialistas classificam-no em dois grupos: sintomas negativos e sintomas positivos. Eles refletem a diminuio da auto-estima, falta de emoes, entonaes de voz e perda geral do interesse pela vida. Os pacientes com sintomas negativos podem tambm exibir reaes emotivamente imprprias, condio imprpria dos afetos (rir histericamente de um triste acontecimento) aparecendo cedo na vida deste paciente. Os sintomas negativos tendem a ser mais comuns em pacientes mais velhos do que nos mais jovens.

Acontecimentos psicticos - particularmente enganos e

alucinaes - so os mais amplos sinais reconhecidos de esquizofrenia. As alucinaes podem tomar a forma de ver e ouvir coisas que no existem. As alucinaes de audio, que so os falsos sentidos de sons, tal como ouvir vozes, so os sintomas mais comuns. Os enganos so crena fixamente falsas, estes podem ser esquisitos (estrangeiros invisveis entraram num lugar por um suporte eltrico) ou bizarro (cime infundado, ou crena paranica de perseguio ou de ser observado). Os sintomas psicticos ocorrem normalmente em homens entre as idades dos 17 aos 30 anos e em mulheres entre 20 e 40 anos. A maioria dos pacientes entretanto, exibe alguma evidncia de esquizofrenia antes do primeiro episdio psictico. Depois deste acontecimento inicial, a ocorrncia destes sintomas psicticos ocorre esporadicamente e intercalado por perodos de remisso.

TRATAMENTO

Entre as abordagens psicoteraputicas empregadas no

tratamento da esquizofrenia, a Terapia CognitivoComportamental vem apresentando resultados satisfatrios, sobretudo para a forma refratria do transtorno e indicando um futuro promissor para a mesma como alternativa psicoterpica ao modelo principal do tratamento da doena que se baseia na farmacoterapia (Barreto e Elkis, 2007). Uma abordagem especfica da TCC denominada Integrated Psychological Therapy (IPT) foi avaliada em um estudo de 12 meses de durao com pacientes esquizofrnicos. O IPT foca sobre treinamento cognitivo-comportamental em aspectos cognitivos, sociais, verbais e interpessoais. O IPT nesse estudo promoveu melhoras dos participantes em aspectos cognitivos, de ajustamento social e qualidade de vida (Zimmer et al. 2007).

As intervenes familiares de base cognitivocomportamental tambm produziram em geral resultados positivos num estudo de meta-anlise de literatura efetuado (Rodrigues et al. 2008). No entanto, formas psicossociais de interveno so consideradas como produtoras de bons resultados, como por exemplo, a Terapia Ocupacional, que busca reinserir o indivduo no ambiente social e ocupacional. Um estudo avaliou a eficcia da TO, utilizando a Escala de Observao Interativa de Terapia Ocupacional (EOITO) que mostrou que uma forma de terapia baseada em medicao antipsictica e tambm em TO produziu melhores resultados do que a terapia puramente farmacolgica em pacientes com esquizofrenia refratria (Buchain et al. 2003).

Melhor impossvel - 1997 Resumo do filme Melvin Udall (Jack Nicholson) um escritor de romances de sucesso

em Nova Iorque. Ele racista, homfobo, anti semita e misantropo (pessoa que tem averso ao convvio social, adora viver em isolamento, no mostra preocupao em se relacionar com outras pessoas). Sofre de transtorno obcessivo compulsivo (TOC), que aliado sua misantropia, o isola em seu apartamento de seus vizinhos e de qualquer outra pessoa. Come todos os dias na mesma mesa do mesmo restaurante uasando talheres descartveis que ele mesmo leva consigo. Ele se interessa pela garonete Carol Connelly (Helen Hunt), a nica funcionria do retaurante que tolera seu comportamento abusivo. Um dia, um vizinho de Melvin, o artista plstico Simon Bishop (Greg Kinnear) internado em um hospital por causa de um assalto sua casa. Melvin forado a cuidar do cachorro (Verdell) de Simon. Apesar de Melvin odiar o cachorro, ele acaba criando laos de amizade com o animal medida em que comea a ganhar mais ateno da garonete. Suas vidas comeam a se misturar a partir da volta de Simon do hospital.

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO


O Transtorno obsessivo-compulsivo consiste na combinao de

obsesses e compulses. O que so obsesses? So pensamentos recorrentes insistentes que se caracterizam por serem desagradveis, repulsivos e contrrios ndole do paciente. Por exemplo, uma pessoa honesta tem pensamentos recorrentes de roubo, trapaa e traio; uma pessoa religiosa tem pensamentos pecaminosos, obscenos e de sacrilgios. Os pensamentos obsessivos no so controlveis pelos prprios pacientes. Ter um pensamento recorrente apenas pode ser algo desagradvel, como uma musiquinha aborrecida ou um problema no resolvido, mas ter obsesses patolgico porque causa significativa perda de tempo, queda no rendimento pessoal e sofrimento pessoal. Como o paciente perde o controle sobre os pensamentos, muitas vezes passa a praticar atos que, por serem repetitivos, tornam-se rituais. Muitas vezes tm a finalidade de prevenir ou aliviar a tenso causada pelos pensamentos obsessivos.

Por exemplo, uma pessoa cada vez que se lembrar do patro

acredita que isso provocar um acidente de carro: para que isso seja evitado, pois o paciente no quer ter a conscincia de ter participado do acidente, realiza certos gestos para neutralizar o pensamento. Assim, as compulses podem ser secundrias s obsesses. As compulses so gestos, rituais ou aes sempre iguais, repetitivas e incontrolveis. Um paciente que tente evitar as compulses acaba submetido a uma tenso insuportvel, por isso sempre cede s compulses. Os pacientes nunca perdem o juzo a respeito do que est acontecendo consigo prprios e percebem o absurdo ou exagero do que est se passando; mas como no sabem o que est acontecendo, temem estar enlouquecendo, e pelo menos no comeo tentam esconder seus pensamentos e rituais. No transtorno obsessivo-compulsivo os dois tipos de sintomas quase sempre esto juntos, mas pode haver a predominncia de um sobre o outro. Um paciente pode ser mais obsessivo que compulsivo ou mais compulsivo do que obsessivo.

DIAGNSTICO O tempo gasto com os sintomas deve ser de no mnimo uma

hora por dia ou quando o tempo for inferior a isso necessria a existncia de marcante aborrecimento ou algum prejuzo pessoal. preciso que em algum momento o paciente reconhea que o que est acontecendo seja excessivo, exagerado, injustificvel ou anormal. Isso faz com que o paciente ache que est enlouquecendo e tente esconder o que se passa, fica assustado e quando chega ao mdico apresenta essa preocupao. Ao contrrio do que se pode pensar a impresso que o paciente tem a respeito de si mesmo um sinal de bom funcionamento mental, pois o paciente consegue reconhecer algo de errado em si mesmo. Os sintomas no podem ser dependentes de outro transtorno, por exemplo se a preocupao tem como foco a possibilidade de ter novos ataques de pnico no se pode fazer o diagnstico de transtorno obsessivo-compulsivo.

SINTOMAS
Obsesses ou compulses que no so causadas por

uma doena ou pelo uso de drogas Obsesses ou compulses que causam angstia intensa ou interferem na vida diria Existem muitos tipos de obsesses e compulses. Um exemplo o medo excessivo de germes e a compulso de lavar as mos repetidamente para evitar infeces. A pessoa geralmente reconhece que o seu comportamento excessivo ou irracional.

O transtorno obsessivo-compulsivo classificado como um transtorno de

ansiedade por causa da forte tenso que sempre surge quando o paciente impedido de realizar seus rituais. Mas a ansiedade no o ponto de partida desse transtorno como nos demais transtornos dessa classe: o ponto de partida so os pensamentos obsessivos ou os rituais repetitivos. Medo de contaminar-se por germes, sujeiras etc. Imaginar que tenha ferido ou ofendido outras pessoas Imaginar-se perdendo o controle, realizando violentas agresses ou at assassinatos. Pensamentos sexuais urgentes e intrusivos Dvidas morais e religiosas Pensamentos proibidos Os sintomas compulsivos mais comuns so: Lavar-se para se descontaminar Repetir determinados gestos Verificar se as coisas esto como deveriam, porta trancada, gs desligado, etc. Tocar objetos Contar objetos Ordenar ou arrumar os objetos de uma determinada maneira Rezar

TRATAMENTO Quando os antidepressivos tricclicos e os IMAO eram os nicos

antidepressivos no mercado, a clomipramina era a escolha de eleio e primeira linha. A caracterstica desse antidepressivo em relao aos demais era sua relativa forte inibio da recaptao da serotonina. Acreditava-se desde ento que essa propriedade fosse responsvel pelo efeito antiobsessivo. Posteriormente constatou-se que isso era verdade. Hoje com vrias medicaes do grupo dos inibidores da recaptao da serotonina as alternativas de tratamento so mais amplas e eficazes. Tem sido preconizado que o tratamento mais adequado a combinao da farmacoterapia com as terapias cognitivocomportamentais que isoladamente tambm apresentam bons resultados, assim como os remdios. A combinao desses tratamentos superior ao uso isolado de cada um deles. sempre importante esclarecer o paciente e sua famlia sobre as caractersticas da doena. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionar o tratamento.

O vo - 2012 Resumo do filme O Voo' acompanha Whip Whitaker (Washington), um

alclatra que se torna um heri norte-americano quando consegue pousar uma aeronave comercial aps uma pane no sistema. Quando a FAA (sigla nos Estados Unidos para Administrao Federal de Aviao) investiga e acha evidncias de abuso de lcool, a situao do piloto se inverte. O problema que ele estava sobre a influncia de drogas e lcool no momento, e no aceita seu novo rtulo de salvador da ptria.

DEPENDNCIA DE LCOOL
O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao

consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos. Dentro do alcoolismo existe a dependncia, a abstinncia, o abuso (uso excessivo, porm no continuado), intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnstica (perdas restritas de memria), demencial, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo um termo genrico que indica algum problema, mas medicamente para maior preciso, necessrio apontar qual ou quais distrbios esto presentes, pois geralmente h mais de um.

alcoolismo, tambm conhecido como "sndrome da dependncia do lcool", uma doena caracterizada pelos seguintes elementos: Compulso: uma necessidade forte ou desejo incontrolvel de beber Perda de controle: a inabilidade frequente de parar de beber uma vez que a pessoa j comeou Dependncia fsica: a ocorrncia de sintomas de abstinncia, como nusea, suor, tremores e ansiedade, quando se pra de beber aps um perodo bebendo muito. Tais sintomas so aliviados bebendo lccol ou tomando outra droga sedativa Tolerncia: a necessidade de aumentar as quantias de lcool para sentir-se "alto". (Nem todos estes problemas precisam ocorrer juntos) O alcoolismo tem pouco a ver com o tipo de lcool bebido por uma pessoa, h quanto tempo a pessoa bebe, ou at mesmo exatamente quanto lcool bebe. Porm, tem muito a ver com a necessidade incontrolvel por lcool.

ESTGIOS MOTIVACIONAIS DA MUDANA


PROCHASKA E DICLEMENTE (1982)

O lado bom da vida 2012 Resumo do filme

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de

sair de uma instituio psiquitrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele lugar ruim, Pat no se lembra do que o fez ir para l. O que sabe que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeas de sua memria, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que no parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar rev-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internao, Pat, agora viciado em exerccios fsicos, est determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma histria comovente e encantadora, de um homem que no desiste da felicidade, do amor e de ter esperana.

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR


Trata-se da um transtorno em que o humor assume autonomia,

deixando de responder adequadamente ao que seria esperado. A bipolaridade se manifesta com fases manacas ou eufricas, fases depressivas (apatia, tristeza) e fases mistas (agitao, irritabilidade e ansiedade). O que humor? O humor a energia bsica da mente e se reflete principalmente no grau de vontade e motivao do indivdio. O humor malevel, modificando-se de acordo com o que acontece na nossa vida para servir de "termmetro" do ambiente. Por isso, o estado de humor influencia dramaticamente o modo como encaramos as situaes. A partir do "filtro do humor" se define o quanto devemos ou no nos arriscar e investir. Portanto, o estado de humor define em grande parte o comportamento. O humor sadio mantm a maleabilidade frente s situaes e suas flutuaes so proporcionais aos fatos.

Quando algo de muito ruim ou muito bom acontece, o humor varia

de acordo, mas em algumas horas ou poucos dias o humor volta ao padro habitual. Assim, o humor sadio previsvel quanto ao tipo de variao e o tempo que leva para voltar a um nvel bom.

O que um transtorno de humor?

um estado em que o humor est reagindo de modo incompatvel ou exagerado situao. Essa desregulao pode se dar tanto para baixo (forma depressiva) quanto para cima (forma manaca). H tambm estados em que o humor est particularmente agitado e turbulento (forma mista). Como o humor define nossa percepo de risco e de oportunidades, quando est exageradamente elevado (eufrico) sem razes para tanto, comum se expor ou se envolver em situaes de maior risco. Por outro lado, os estados depressivos tendem ao retraimento e inibio apesar das condies reais no estarem to adversas. H tambm alteraes de humor mais brandas, com um desequilbrio emocional que se traduz em oscilao e sensibilidade emocional, afetando a previsibilidade do humor.

DIAGNSTICO
O incio pode ser tanto pela fase depressiva como pela

fase manaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, j com sintomas psicticos o que muitas vezes confunde com sndromes psicticas. Alm dos quadros depressivos e manacos, h tambm os quadros mistos (sintomas depressivos simultneos aos manacos) o que muitas vezes confunde os mdicos retardando o diagnstico da fase em atividade.

FASE MANACA
Exemplo

de como um paciente se sente ...Ele se sente bem, realmente bem..., na verdade quase invencvel. Ele se sente como no tendo limites para suas capacidades e energia. Poderia at passar dias sem dormir. Ele est cheio de idias, planos, conquistas e se sentiria muito frustrado se a incapacidade dos outros no o deixasse ir alm. Ele mal consegue acabar de expressar uma idia e j est falando de outra numa lista interminvel de novos assuntos. Em alguns momentos ele se aborrece para valer, no se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaa, no reconhece qualquer forma de autoridade ou posio superior a sua. Com a mesma rapidez com que se zanga, esquece o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. As coisas que antes no o interessava mais lhe causam agora prazer; mesmo as pessoas com quem no tinha bom relacionamento so para ele amistosas e bondosas.

FASE DEPRESSIVA
O humor est depressivo, a auto-estima em baixa com

sentimentos de inferioridade, a capacidade fsica esta comprometida, pois a sensao de cansao constante. As idias fluem com lentido e dificuldade, a ateno difcil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral perdido bem como o prazer na realizao daquilo que antes era agradvel. Nessa fase o sono tambm est diminudo, mas ao contrrio da fase manaca, no um sono que satisfaa ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando no tratada a fase manaca pode durar meses tambm.

TRATAMENTO
Como regra, quem tem bipolaridade do humor se

beneficia enormemente do tratamento, que envolve uma combinao de abordagens, como a psicoeducao (conhecer o prprio temperamento, o seu padro de humor e a bipolaridade), psicoterapia (para harmonizar os padres de pensamento, de relacionamento e elaborar novas estratgias), bons hbitos de vida e tratamento farmacolgico com estabilizadores de humor.

Das könnte Ihnen auch gefallen