Sie sind auf Seite 1von 44

Anatomia do Sistema Cardiovascular

SANGUE
O sistema circulatrio e seu componente fludo, o sangue, ligam o meio interno do corpo ao meio externo. O sangue transporta materiais entre estes dois meios e entre as diferentes clulas e tecidos do corpo. O volume de sangue em homens e mulheres magros varia quase que diretamente com o peso corpreo e em mdia de aproximadamente 79 ml de sangue por quilograma de peso.

SANGUE
O tecido adiposo, entretanto, tem pouco volume vascular (irrigao) e o volume de sangue por unidade de peso decresce proporcionalmente ao tecido adiposo.

Em funo da diferena entre a composio corporal masculina e feminina, bem como no tamanho do corpo, a variao geral de volume total de sangue de 4 a 5 litros em mulheres e de 5 a 6 litros nos homens.

FUNES DO SANGUE
Transporte de gases respiratrios: o sangue carrega oxignio dos pulmes para as clulas do corpo e dixido de carbono das clulas para aos pulmes. Transporte de materiais nutritivos: dos rgos digestivos para as clulas. Transporte de excretas: das clulas do corpo para os rins Transporte de produtos celulares: transporte de hormnios para as clulas.

FUNES DO SANGUE
Manuteno da homeostase: atravs da regulao do pH nos tecidos.

Auxiliar na regulao da temperatura do corpo: proporciona meios para dissipar o calor


Proteo dos tecidos contra substncias txicas estranhas ao corpo: atravs de clulas fagocticas e anticorpos no sangue. Preveno de perda excessiva de lquidos: atravs do mecanismo da coagulao. Auxiliar na regulao do volume de fludo nos tecidos e seu contedo

O corao bate aproximadamente 100.000 vezes por dia. So 35 milhes de batimentos por ano. O lado esquerdo do corao bombeia o sangue ao longo de 100.000 Km de vasos sangneos. O lado direito do corao bombeia sangue para os pulmes para a hematose. Quando dormimos o sangue bombeia 30 vezes o seu peso, a cada minuto, o que soma cerca de 5 litros para os pulmes e o mesmo volume para o restante do corpo.

CORAO
O sistema cardiovascular inclui o corao, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sangneos, que transportam o sangue atravs do corpo. O sistema cardiovascular um sistema circular fechado. Contido no corao e no interior dos numerosos vasos, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto circular do corao s artrias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao corao.

CORAO
Normalmente, o sangue no deixa este sistema, embora uma poro lquida deste sangue atrevesse as paredes dos capilares para se juntar ao lquido entre as clulas que constituem os tecidos.

POSIO DO CORAO
O corao adulto um rgo em forma de cone com o tamanho aproximado de uma mo fechada, e se localiza entre os pulmes, num espao chamado mediastino, onde se situa obliquamente. O corao descrito como possuindo uma base, um pice, faces diafragmtica e esternocostal

POSIO DO CORAO
Base: a base do corao est voltada para cima, para trs e para a direita, ao nvel da segunda e terceira costelas. Esta formada principalmente pelo trio esquerdo, parte do trio direito, e a poro proximal dos grandes vasos que penetram pela parede posterior do corao.

POSIO DO CORAO
pice: da base, o corao se projeta para baixo, para frente e para a esquerda, terminando em pice arredondado, que ocupa o quinto espao intercostal esquerdo, cerca de 8 cm da linha medioesternal.

Face diafragmtica: a regio entre a base e o pice, que repousa sobre o msculo diafragma. Ela envolve os ventrculos direito e esquerdo. Face esternocostal ou anterior: formada principalmente pelo ventrculo e trio direitos.

ENVOLTRIOS DO CORAO
Pericrdio: saco membranoso de parede dupla no qual o corao est contido.

Epicrdio ou pericrdio seroso visceral: membrana serosa com uma camada superficial de mesotlio recobrindo uma fina camada de tecido conjuntivo frouxo que adere superfcie externa do corao.
Pericrdio seroso parietal: formado por duas camadas; uma fibrosa externa, que o refora e o fixa ao mediastino, e uma serosa interna, que reveste a superfcie interna da camada fibrosa e contnua com a camada serosa do pericrdio visceral.

CORAO
O miocrdio a camada mais espessa, constituda de tecido muscular esqueltico cardaco. O endocrdio est formado de tecido epitelial pavimentoso simples, o endotlio, o mesmo que reveste o interior dos vasos sangneos.

ANATOMIA DO CORAO
Para funcionar como uma bomba (de sangue), o corao deve apresentar cmaras de entrada e sada, valvas para direcionar o fluxo sangneo atravs destas cmaras e vasos para conduzirem o sangue do corao e para o corao.

ANATOMIA DO CORAO
O corao consiste de quatro cmaras: trio direito, trio esquerdo, ventrculo direito e ventrculo esquerdo. Os trios so menores, e se localizam na regio superior do corao. Os ventrculos so maiores, e constituem o principal volume do rgo.

ANATOMIA DO CORAO
Os ventrculos localizam-se inferiormente e formam o pice do corao. O ventrculo direito forma a maior parte da face anterior do corao, e o esquerdo, a maior parte da face inferior e a margem esquerda. Os trios so separados pelo septo interatrial, e os ventrculos, pelo septo interventricular.

Valvas do corao

Composio: tec. Conj. denso revestido por endotlio.


Atrioventriculares

-Direita :Entre os trios e ventrculos direitos (tricspide)


-Esquerda: entre os (bicspide ou mitral) trios e ventriculos esquerdo

Valvas do corao
Vlvulas semilunares: (impedem o refluxo do sangue para o corao). Constitue-se da valva tronco pulmonar e a valva da aorta. A valva tronco pulmonar fica no stio em que o tronco pulmonar deixa o VD. A valva da aorta est situada no stio entre o VE e a aorta.

Valvas do corao
Quando os ventriculos se contraem, forma-se presso no seu interior. As vlvas semilunares se abrem quando a presso nos Vent. excede a presso nas artrias, permitindo o fluxo dos Vent. para o tronco pulmonar e a aorta. Quando h o relaxamento dos Vent., o sangue comea a refluir para o corao permitindo o preenchimento das vlvulas semilunares que ento fecham firmemente as valvas

IRRIGAO DO CORAO

Artria coronria esquerda


Origem: seio artico esquerdo Posteriormente ao tronco pulmonar Passa pela face interventricular anterior Desde ao pice do corao

Artria coronria direita


Origem: seio artico direito Dirigi-se para o sulco coronrio Desce ao longo do ventrculo direito Direo ao pice do corao

Drenagem venosa do corao


Duas vias de drenagem
Sistema venoso Pequenos canais (veias cardacas mnimas)

Seio coronrio: principal


Localizao: posteriormente Desemboca: trio direito Principais veias:
Veia cardaca magna Veia cardaca mdia Veia cardaca parva

Ndulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou n sino-atrial:


Regio especial do corao, que controla a FC. Localiza-se perto da juno entre o trio direito e a veia cava superior , constitudo por um aglomerado de clulas musculares especializadas. os impulsos originados do ndulo SA espalham-se para os trios e ventrculos, estimulando essas reas to rapidamente, de modo que o ritmo do ndulo SA torna-se o ritmo de todo o corao; por isso chamado marcapasso.

Sistema De Purkinje ou fascculo trio-ventricular:


Composto de fibras musculares cardacas especializadas, ou fibras de Purkinje (Feixe de Hiss ou micitos trio-ventriculares), que transmitem os impulsos com uma velocidade aproximadamente 6 vezes maior do que o msculo cardaco normal, cerca de 2 m por segundo, em contraste com 0,3 m por segundo no msculo cardaco.

Controle Nervoso do Corao


O sistema nervoso conectado com o corao atravs de dois grupos diferentes de nervos, os sistemas parassimptico e simptico.

Sistema Parassimptico
diminuio da freqncia dos batimentos cardacos diminuio da fora de contrao do msculo atrial; diminuio na velocidade de conduo dos impulsos atravs do ndulo AV (trioventricular) , diminuio do fluxo sangneo atravs dos vasos coronrios

O neurotransmissor secretado pelos neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso parassimptico a acetilcolina, razo pela qual so denominados colinrgicos, geralmente com efeitos antagnicos aos neurnios adrenrgicos. Dessa forma, a estimulao parassimptica do crebro promove bradicardia, diminuio da presso arterial e da freqncia respiratria, relaxamento muscular e outros efeitos antagnicos aos da adrenalina.

Sistema Simptico
aumento da freqncia cardaca, aumento da fora de contrao, aumento do fluxo sangneo atravs dos vasos coronrios visando a suprir o aumento da nutrio do msculo cardaco.

Os neurnios ps-ganglionares do sistema nervoso simptico secretam principalmente noradrenalina, razo pela qual so denominados neurnios adrenrgicos. A estimulao simptica do crebro tambm promove a secreo de adrenalina pelas glndulas adrenais ou supra-renais. A adrenalina responsvel pela taquicardia, aumento da presso arterial e da freqncia respiratria, aumento da secreo do suor, da glicose sangnea e da atividade mental, alm da constrio dos vasos sangneos da pele.

VASOS ASSOCIADOS AO CORAO


Veia cava superior e veia cava inferior: trazem o sangue venoso do corpo para o trio direito. Artria troncopulmonar direita e esquerda: levam o sangue do ventrculo direito para os pulmes. Veias pulmonares: duas direitas e duas esquerdas; trazem o sangue do pulmo para o trio esquerdo. Artria aorta: leva o sangue do ventrculo esquerdo para o corpo.

RELAES CARDIOPULMONARES

CIRCULAO ATRAVS DO CORAO


Em funo da separao das cmaras cardacas do lado direito com as do lado esquerdo atravs dos septos (interatrial e interventricular), o corao funciona como uma bomba dupla. Cada uma possui uma cmara de recebimento (trio) e uma de propulso (ventrculo). A bomba do lado direito recebe sangue que vem dos vasos do corpo e o envia aos pulmes (atravs do circuito do pulmonar).

CIRCULAO ATRAVS DO CORAO


Do trio direito, o sangue passa para o ventrculo direito, que impulsiona o sangue para o tronco pulmonar e artrias pulmonares, at a rede de capilares dos pulmes (alvolos). Nos pulmes o sangue deixa o gs carbnico e recebe oxignio. A bomba do lado esquerdo recebe o sangue recentemente oxigenado nos pulmes atravs de duas veias do pulmo direito e duas do esquerdo.

CIRCULAO ATRAVS DO CORAO


Do trio esquerdo o sangue passa para o ventrculo esquerdo e, deste, impulsionado para a artria aorta e desta para todo o corpo (circuito sistmico). O lado direito e o lado esquerdo do corao trabalham em unssono, ou seja, quando dos batimentos cardacos, ambos os trios se contraem, e em seguida, ambos os ventrculos. O perodo compreendido entre o fim de um batimento ao fim do batimento seguinte denominado ciclo cardaco.

Sistema Cardiovascular
Normalmente a circulao ocorre na seguinte ordem: artrias capilares veias.
Sistemas porta venosos:
Sistema porta venoso heptico: veia rede de capilares veia Sistema porta venoso hipotalmico-hipofisirio: veia rede de capilares veia

Sistema porta arterial:

Sistema porta arterial renal:


arterola aferente rede de capilares arterola eferente

Das könnte Ihnen auch gefallen