Sie sind auf Seite 1von 31

Tpicos da Revoluo Industrial

MODELOS DE ADMINISTRAO
Taylorismo (Frederick Taylor 1856-1915) Fordismo (Henry Ford 1863-1947) Toytismo (Taiichi Ohno 1950)

Taylorismo

ORIGENS Remontam s conseqncias geradas pela Revoluo Industrial:

1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas: necessidade de substituio do empirismo por uma abordagem cientfica 2. Necessidade de aumentar a eficincia e a competncia das organizaes: busca pelo melhor rendimento possvel e preocupao com a competio entre as empresas

ADMINISTRAO CIENTFICA

O nome devido tentativa de aplicao de mtodos da cincia aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficincia industrial.
Observao e mensurao Frederick W. Taylor, Gantt, Giberth, Emerson, Ford, Barth etc.

Taylorismo
No perodo Feudal o modo de produo se estruturava em estamentos no havia mobilidade social e o espao de trabalho era coletivos onde todos iniciavam e terminavam os seus trabalhos participando de todo o processo de confeco da produo O mestre ensinava ao aprendiz o ofcio.

Com o passar do tempo este modo sofre modificaes, inicialmente as fbricas ainda tinham a mesma estrutura do feudalismo, porm aos poucos o homem j no mais o dono do seu trabalho, aparece figura do chefe do capital das foras produtivas. Este usa ferramentas para gerar lucro (trabalho humano e a mquina).

O trabalho em srie faz com que o homem perca a intimidade com o trabalho, sua responsabilidade fica fragmentada, porm oferece ao capitalista maior eficincia na possibilidade de ampliar seu lucro.

Taylorismo um modelo de produo que vem consolidar o processo capitalista onde o trabalhador perde a autonomia e a criatividade acentuando a dimenso negativa do trabalho. (Administrao cientfica) Recebe esse nome por ser um mtodo de planejamento e de controle dos tempos e movimentos no trabalho.

O mtodo de administrao cientfica de Frederick W. Taylor (1856-1915), tem o objetivo de aumentar a produtividade do trabalho. Para ele o grande problema das tcnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento, pela gerncia, bem como pelos trabalhadores, dos mtodos timos de trabalho.

TAYLORISMO 1 perodo de Taylor

1. O objetivo da Administrao pagar salrios melhores e reduzir custos de produo. 2. Para tal objetivo, a Administrao deve aplicar mtodos cientficos de pesquisa formular princpios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operaes fabris. 3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos com condies de trabalho adequadas.

TAYLORISMO 1 perodo de Taylor (cont.)

4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeioar suas aptides e executar uma tarefa para que a produo normal seja cumprida. 5. A Administrao precisa criar uma atmosfera de cooperao com os trabalhadores para garantir a permanncia desse ambiente psicolgico.

TAYLORISMO

2 perodo de Taylor Princpios de Administrao Cientfica (1911) Males das indstrias de sua poca: 1. Vadiagem sistemtica dos operrios causadas por: 2. Desconhecimento por parte da gerncia das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao 3. Falta de uniformidade das tcnicas e dos mtodos de trabalho

A ORGANIZAO RACIONAL DO TRABALHO 1. Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Diviso do trabalho e especializao do operrio. 4. Desenho de cargos e de tarefas. 5. Incentivos salariais e prmios de produo. 6. Conceito do homo economicus. 7. Condies ambientais de trabalho, como iluminao, conforto etc. 8.Padronizao de mtodos e de mquinas. 9. Superviso funcional.

O Taylorismo consiste ainda na dissociao do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores, ou seja, o processo de trabalho deve ser independente do ofcio, da tradio e do conhecimento dos trabalhadores, mas inteiramente dependente das polticas gerenciais.

Taylor separa a concepo (crebro, patro) da execuo (mos, operrio). Nega ao trabalhador qualquer manifestao criativa ou participao.

FORDISMO

O fordismo se caracteriza por ser um mtodo de produo caracterizado pela produo em srie, sendo um aperfeioamento do taylorismo.

Ford introduziu em suas fbricas as chamadas linhas de montagem, nas quais os veculos a serem produzidos eram colocados em esteiras rolantes e cada operrio realizava uma etapa da produo, fazendo com que a produo necessitasse de altos investimentos e grandes instalaes.

Fordismo

O mtodo de produo fordista permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhes de carros por ano, durante a dcada de 1920. O veculo pioneiro de Ford no processo de produo fordista foi o mtico Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode".

O fordismo, teve seu pice no perodo posterior Segunda Guerra Mundial, nas dcadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas na histria do capitalismo como Os Anos Dourados A crise sofrida pelos Estados Unidos na dcada de 1970 foi considerada uma crise do prprio modelo, que apresentava queda da produtividade e das margens de lucros.

A partir da dcada de 1980, esboou-se nos pases industrializados um novo padro de desenvolvimento denominado ps-fordismo ou modelo flexvel (toyotismo), baseado na tecnologia da informao.

TOYOTISMO
O Toyotismo um modo de organizao da produo capitalista que se desenvolveu a partir da globalizao do capitalismo na dcada de 1950. Surgiu na fbrica da Toyota no Japo aps a II Guerra Mundial.

Desenvolvimento

S a partir da crise capitalista da dcada de 1970 que foi caracterizado como filosofia orgnica da produo industrial (modelo japons), adquirindo uma projeo global. O Japo foi o bero da automao flexvel pois apresentava um cenrio diferente do dos Estados Unidos e da Europa: um pequeno mercado consumidor,

Capital e matria-prima escassos, e grande disponibilidade de mo-de-obra no-especializada, impossibilitavam a soluo taylorista-fordista de produo em massa. A resposta foi o aumento na produtividade na fabricao de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos, voltados para o mercado externo.

De modo a gerar divisas tanto para a obteno de matrias-primas e alimentos, quanto para importar os equipamentos e bens de capital necessrios para a sua reconstruo ps-guerra e para o desenvolvimento da prpria industrializao.

mecanizao flexvel, uma dinmica oposta rgida automao fordista decorrente da inexistncia de escalas que viabilizassem a rigidez. processo de multifuncionalizao de sua mo-de-obra, uma vez que por se basear na mecanizao flexvel e na produo para mercados muito segmentados, a mo-de-obra no podia ser especializada. Implantao de sistemas de controle de qualidade total. Onde atravs da promoo de palestras de grandes especialistas norte-americanos, difundiu-se um aprimoramento do modelo norte-americano, onde, ao se trabalhar com pequenos lotes e com matriasprimas muito caras, os japoneses de fato buscaram a qualidade total.

Se, no sistema fordista de produo em massa, a qualidade era assegurada atravs de controles amostrais em apenas pontos do processo produtivo, no toyotismo, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo. Sistema just in time que se caracteriza pela minimizao dos estoques necessrios produo de um extenso leque de produtos, com um planejamento de produo dinmico. Como indicado pelo prprio nome, o objetivo final seria produzir um bem no exato momento em que demandado.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen