Sie sind auf Seite 1von 24

METODOLOGIA CIENTFICA

DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO

Os diferentes tipos de conhecimento ou saberes: Conhecimento: uma atividade essencialmente humana, em que o homem faz diferentes tipos de apropriao da sua realidade.

Tipos de conhecimento: Saberes espontneos ou senso comum popular ou senso comum 1.0 mtico 2.Religioso (teolgico). 3.Artstico

Saberes racionais 1. Filosfico 2. Cientfico 3. Tcnico

2.Conhecimento espontneos ou do senso comum(emprico): Conhecimento popular ou do senso comum: baseia-se nas experincias da vida cotidiana,por meio de erros e acerto, mesmo quando consolidado como convico, como cultura ou tradio ametdico e assistemtco;

a) Explicao da realidade a partir da vivncia pessoal, da observao imediata dos fatos. Est presa a convices pessoais baseadas no conhecimento do dia-a-dia.
b)Intuitivo: percepo imediata sem interveno do raciocnio lgico, i. , primeira compreenso que vem mente.

C) Tradio: passado presente - futuro: esttico, pouqussima probabilidade de mudana (familiar, da comunidade, da tribo). d) Autoridade (peso de cargos exercido por representantes da instituies da sociedade: igrejas, escolas, mdicos, pais, etc.): a sua validade depende do consentimento e confiana naqueles que veiculam esses saberes;

Conhecimento cientfico:
aquele que resulta de investigao metdica, sistemtica da realidade, transcendendo os fatos e os fenmenos em si mesmos e analisando-os, a fim de descobrir suas causas e chegar concluso das leis gerais .

Conhecimento cientfico: Se verifica, na prtica, pela demonstrao ou pela experimentao. Ele os explica, mostrando - o com clareza e preciso e descobrindo sua relao de predomnio. para Aristteles, o conhecimento s se d de maneira absoluta quando sabemos qual foi a causa que o produziu o fenmeno e o motivo porque no pode ser de outro modo; o saber por meio da demonstrao (CERVO,p.7)

Conhecimento cientfico era caracterizado como: Certo, porque sabia explicar os motivos de sua certeza o que no acontecia com o conhecimento emprico. Geral,no sentido de conhecer no real o que h de mais universal e vlido para todos os casos da mesma espcie. Metdico e sistemtico, a cincia acreditava que os seres e os fatos estavam ligados entre si por certas relaes e seu objetivo era encontrar e reproduzir esse encadeamento por meio de conhecimentos ordenados de leis e princpios.

Atualmente falvel: no definitivo, absoluto ou final aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente.(renova-se e reavalia-se) Claro e preciso: Busca evitar ambigidades; Aberto: desconhece barreiras limitadoras do conhecimento;

A cincia: Em sentido amplo pode significar simplesmente conhecimento, qual quer .


Em sentido restrito no se refere a qual quer tipo de conhecimento, mas queles que apreende ou registra os fatos demonstrando suas causas constitutivas ou determinantes.

A cincia: constitui-se em um conjunto de proposies e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente ou descendente, indo gradativamente de fatos particulares para gerais e vice-versa( conexo ascendente = induo; conexo descendente= deduo), comprovados com a certeza de serem fundamentados pela pesquisa emprica( submetido verificao).

Caractersticas das cincias: conhecimento objetivo, racional, sistemtico, geral, verificvel e falvel. a) Formais: tratam de entidades ideais e de suas relaes (lgica e matemtica b)Factuais ou empricas: tratam dos fatos e de processos, so classificadas em: (I)naturais: fsica, qumica, astronomia e biologia. (II) sociais: sociologia, antropologia, cincia poltica, economia, histria, psicologia e direito.

Conhecimento filosfico: Caracteriza-se pelo esforo da razo pura, no sentido de questionar os problemas humanos e poder fazer uma distino entre o certo e o errado, valendo se apenas das luzes da razo humana.

No sendo portanto, passvel de observao sensorial direta ou indireta como se exige na cincia experimental.

Caracterstica do conhecimento filosfico: Os dois sistemas mais importantes,que constituram o sustentculo do saber filosfico,so o idealismo de Plato e materialismo de Aristteles.

Plato preocupa-se em resolver o problema da aparncia enganosa das coisas e da subjetividade das sensaes, pressupondo que h um mundo transcendente.

Aristteles no admite a existncia de nada fora do mundo da realidade emprica. Plato a alma imortal!

Aristteles a alma e o corpo so indivisveis!

Caracterstica do conhecimento filosfico:

NO VERIFICAVEL.;(no podem ser confirmada, nem refutada) RACIONAL ( logicamente relacionada) SISTEMTICO;( uma representao coerente da realidade) INFALIVEL; ( capaz de abranger todas as outras realidades)

Conhecimento religioso ou teolgico:


apia- se em doutrina que contm proposies sagradas que so interpretadas como mensagens ou manifestaes divinas; um conjunto de verdades a qual as pessoas chegaram no com o auxlio de sua inteligncia mas mediante a aceitao dos dados da revelao divina.

Caractersticas do conhecimento Teolgico: 1.valorativo: baseado em proposies sagrada; 2. inspiracional: baseado pelas revelaes do sobrenatural; 3.sistemtico: produz um conhecimento acerca do mundo (origem, significado, finalidade e destino); 4.no verificvel: por ser divino, suas evidncias no podem ser verificveis; 5.infalvel/exato: verdades indiscutveis.

Ciencias sociais e o positivismo: Positivismo: Corrente de pensamento cientfico, surgida no sculo XIX, que estimava que a cincia consistia em extrair do real, atravs de observao sistemtica, as leis que o determinam. ( a busca do conhecimento do homem e da sociedade)

Caractersticas : empirismo: conhecimento da realidade atravs da percepo diretas dos fatos utilizando os sentidos Objetividade: o sujeito conhecedor (o pesquisador) no deve influenciar o objeto de modo algum. O pesquisador deve utilizar procedimentos que eliminem ou reduzam, ao mnimo, os efeitos no controlados dessas intervenes (A sociedade possuem bases prConcebidas).

Experimentao: determinao de causa e conseqncia dos fatos, atravs de testes.(O cientista no possui o poder de introduzir modificaes nos fenmenos, cabe indagar se de fato).

Validade: controle rigoroso dos efeitos da experimentao, garantindo que a reproduo da experincias nas mesmas condies, produziriam os mesmos resultados (validade), por isso seriam generalizveis.(absoluta neutralidade)

Leis e previso: estabelecimento das leis que determinam um dado fenmeno. O conhecimento das lei poderia promover o controle e o gerenciamento do comportamento humanos cientificamente.
O VERDADEIRO nas cincias sociais pode se apenas um verdadeiro relativo e provisrio.(LAVILLE,1999)

5. Referncia Bibliogrfica

Bibliografia bsica LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Cincia e conhecimento cientfico. In: Fundamentos de metodologia cientfica. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2003, pp. 75-82. LAVILLE, C & DIONE, J. O nascimento do saber cientfico. In: A construo do saber. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed / UFMG, 1999, p. 17-30. PRESTE, Maria Luci de Mesquita.A pesquisa e a construo cientfica:Do planejamento ao texto da escola academica.2ed.rev ampla. so Paulo: respel , 2003, p.17-23. Bibliografia complementar FACHIN, O. A evoluo do conhecimento. In: Fundamentos de metodologia. So Paulo: Saraiva, 2001, p. 3-16. GIL, A. C. Natureza da cincia social. In: Pesquisa social. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1999, pp.

Das könnte Ihnen auch gefallen