Sie sind auf Seite 1von 17

Universidade Anhanguera Uniderp

Curso de Psicologia
Funes Biopsquicas do Comportamento Humano
Padro do ciclo sono-viglia e sua relao com a ansiedade em estudantes universitrios.

Jailda Ferreira, Ktia Safar, Laura Arruda, Leandro Gomes

Ciclo sono-viglia
um ritmo circadiano, em condies naturais sincronizado com fatores ambientais oscila em um perodo de 24 horas. A alternncia dia e noite (claro-escuro) e as atividades cotidianas so fatores exgenos que sincronizam o clico sono-viglia. gerado e regulado endogenicamente por uma estrutura neural localizada no hipotlamo que o Ncleo suprasquiasmtico (NSQ).

Sistema Reticular Ativador Ascendente


O sono est relacionado aos ncleos da rafe, localizados na parte inferior da ponte e no bulbo, cujas terminaes secretam serotonina. O ciclo sono-viglia controlado pelo ncleo supra-quiasmtico no hipotlamo posterior.

Ordem temporal interna


a relao entre o ciclo sono-viglia e outros ritmos biolgicos do organismo como melatonina, o cortisol e o hormnio do crescimento GH. A sincronizao com o meio ambiente e a ordem temporal interna e externa importante para a normalidade de um organismo e sua perturbao pode ocasionar danos sade.

Ordem temporal interna


O desequilbrio entre as influncias dos sincronizadores e a ordem temporal interna pode ser causado por mudanas de jornada de trabalho, vos transcontinentais, trabalho noturno, etc.

Pode ocasionar transtornos do


sono, sensao de mal-estar, alteraes gastrointestinais, flutuaes de humor (irritao, tenso, confuso, ansiedade), falta de ateno e concentrao.

Ciclo Sono-viglia e os estudantes


Padro irregular de sono (dormir tarde acordar cedo) devido atividades acadmicas. Acordar vrias vezes durante a noite. Atraso no deitar aos finais de semana est associado temporizao circadiana.

Fatores de ao antagnica
Em estudantes h dois fatores: O ciclo claro-escuro e os fatores endgenos (necessidade do sono, preferncias) tendem a sincronizar o CSV em ritmo regular. Por outro lado os horrios escolares que tendem a sincronizar o CSV com um padro diferente do ciclo claro-escuro.
Conflito: Manter o CSV

X
Demandas acadmicas.

Pesquisa
Em condies naturais os serem humanos precisam de regularidade do padro do clico sono-viglia. Demandas acadmicas tendem a reduzir o sono e sincronizar o CSV com um padro diferente. Estudos apontam uma interao entre a qualidade do sono e a ansiedade.

Mtodo e procedimento
Pesquisou 37 alunos, sendo 20 homens e 17 mulheres com idade mdia de 21 anos. Dirio de sono durantes 2 semanas e Cronotipo Questionrio de Hbitos de sono (Horrio, condies de moradia, sade, atividades extraclasse, consumo de substncias qumicas) Questionrio de ndice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP). Inventrio Ansiedade Trao-Estado (mede ansiedade e reao presso Psicolgica) IDATE.

Anlise dos dados


* Caracterizao do Ciclo Sono-viglia (CSV) 1- Qualitativo: Questionrio, cronotipo e IQSP 2- Quantitativo: Questionrio de hbitos e dirio do sono * Caracterizao da Ansiedade 1- Atravs do IDATE * Caracterizao sono ansiedade Teste regresso linear ANOVA Anlise trao-estado ansiedade e o dirio do sono.

Resultados
Sono aos finais semana( 01:14h -8:54h) Atraso. Sono meio de semana ( 00:25h 7:43h) IQSP 0 a 20, sendo que >5 sono ruim: 3,7 mdia IDATE: Estado 37,9, Trao 38,84 (mdia) Nvel normal: 40 ( + ou - 2) Tende a ansiedade: acima de 42 Tende a depresso: abaixo de 38

Trao e estado de ansiedade - IDATE


Caracterstica
Trao

Mulheres
42,38

Homens
36,00

Estado

37,94

35,07

Trao: Tendncia para reagir presso psicolgica Estado: Nvel real de intensidade de ansiedade.

Resultados
Relao entre estado e trao de ansiedade com as variveis do padro CSV. Teste de regresso linear : Final de semana vs trao de ansiedade (ANOVA: F34= 4,46; p= 0,031) Estudantes com maior trao de ansiedade dormem mais cedo.

Resultados
Relao entre estado e trao de ansiedade com as variveis do padro CSV. (por sexo). Feminino: ANOVA: F15=6,11 (Acordam + tarde > ansiedade) Masculino: ANOVA: F14=12,9 (>Ansiedade = acordam+ cedo).

Concluso
Mesmo com aulas comeando as 10hs estudantes apresentam padro de restrio do CSV. Estudantes com maior trao de ansiedade acordam mais cedo. Os traos de ansiedade influenciam o padro CSV, sujeitos com maior ansiedade apresentam menor labilidade na alocao CSV com estmulos do ambiente. Demandas acadmicas contribuem para o estado de ansiedade.

Referncias
ALMONDES, K. M.; ARAJO, J. F. Padro do clico sonoviglia e sua relao com a ansiedade em estudantes universitrios: Estudos de Psicologia. p. 37-43, 2003.

Um Bom Dia a todos! Obrigado !

Das könnte Ihnen auch gefallen