Sie sind auf Seite 1von 16

Redes de computadores

Por: Joo Paulo Mendes

Aplicaes comerciais

Muitas empresas tem um numero significativo de computadores. Por exemplo, uma empresa pode ter computadores separados para monitorar a produo, controlar os estoques e elaborar a folha de pagamento. Inicialmente, cada um desses computadores funcionava isolado dos outros mas, em um determinado momento, a gerencia deve ter decidido conecta-los para poder extrair e correlacionar informaes sobre a empresa inteira.

Aplicaes comerciais

Em termos um pouco mais genricos, a questo aqui e o compartilhamento de recursos, e o objetivo e tornar todos os programas, equipamentos e especialmente dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independente da localizao fsica do recurso e do usurio. Um exemplo obvio e bastante disseminado e um grupo de funcionrios de um escritrio que compartilham uma impressora comum. Nenhum dos indivduos realmente necessita de uma impressora privativa, e uma impressora de grande capacidade conectada em rede muitas vezes e mais econmica, mais rpida e de mais fcil manuteno que um grande conjunto de impressoras individuais.

Aplicaes comerciais

Porm, talvez mais importante que compartilhar recursos fsicos como impressoras, scanners e gravadores de CDs, seja compartilhar informaes. Toda empresa de grande e mdio porte e muitas empresas pequenas tm uma dependncia vital de informaes computadorizadas. A maioria das empresas tem registros de clientes, estoques, contas a receber, extratos financeiros, informaes sobre impostos e muitas outras informaes on-line. Se todos os computadores de um banco sofressem uma pane, ele provavelmente no duraria mais de cinco minutos. Uma instalao industrial moderna, com uma linha de montagem controlada por computadores, no duraria nem isso. Hoje, at mesmo uma pequena agncia de viagens ou um a firma jurdica com trs pessoas depende intensamente de redes de computadores para permitir aos seus funcionrios acessarem informaes e documentos relevantes de forma instantnea.

Aplicaes comerciais

No caso de empresas menores, todos os computadores provavelmente se encontram em um nico escritrio ou talvez em um nico edifcio; porem, no caso de empresas maiores, os computadores e funcionrios podem estar dispersos por dezenas de escritrios e fabricas em muitos pases. Apesar disso, um vendedor em Nova York as vezes poderia ter necessidade de acessar um banco de dados de estoque de produtos localizado em Cingapura. Em outras palavras, o mero fato de um usurio estar a 15.000 quilmetros de distancia de seus dados no deve impedi-lo de usar esses dados como eles fossem dados locais. Resumindo, trata-se de uma tentativa de por fim a "tirania da geografia".

Exemplo de rede

Exemplo de rede

Todo esse arranjo chamado modelo cliente/servidor. Ele amplamente usado e constitui a base da grande utilizao da rede. Ele aplicvel quando o cliente o servidor esto ambos no mesmo edifcio (por exemplo, pertencem a mesma empresa), mas tambm quando esto muito distantes um do outro. Por exemplo, quando uma pessoa em sua casa acessa uma pagina na World Wide Web, e empregado o mesmo modelo, com o servidor da Web remoto fazendo o papel do servidor e o computador pessoal do usurio sendo o cliente. Sob a maioria das condies, um nico servidor pode cuidar de um grande numero de clientes.

modelo cliente/servidor

Se examinarmos o modelo cliente/servidor em detalhes, veremos que ha dois processos envolvidos, um na maquina cliente e um na maquina servidora. Modelo Cliente Servidor:

Importncia

Um segundo objetivo da configurao de uma rede de computadores esta relacionado as pessoas, e no as informaes ou mesmo aos computadores. Uma rede de computadores pode oferecer um eficiente meio de comunicao entre os funcionrios. Agora, virtualmente toda empresa que tem dois ou mais computadores tem o recurso de correio eletrnico (e-mail), que os funcionrios utilizam de forma geral para suprir uma grande parte da comunicao diria. De fato, os funcionrios trocam mensagens de e-mail sobre os assuntos mais corriqueiros, mas grande parte das mensagens com que as pessoas lidam diariamente no tem nenhum significado, porque os chefes descobriram que podem enviar a mesma mensagem (muitas vezes sem qualquer contedo) a todos os seus subordinados, bastando pressionar um boto.

Aplicaes domesticas

Em 1977, Ken Olsen era presidente da Digital Equipment Corporation, ento o segundo maior fornecedor de computadores de todo o mundo (depois da IBM). Quando lhe perguntaram por que a Digital no estava seguindo a tendncia do mercado de computadores pessoais, ele disse: "No h nenhuma razo para qualquer individuo ter um computador em casa". A historia mostrou o contrario, e a Digital no existe mais. Por que as pessoas compram computadores para usar em casa? No inicio, para processamento de textos e jogos; porem, nos ltimos anos, esse quadro mudou radicalmente. Talvez agora a maior motivao seja o acesso a Internet.

Aplicaes Domesticas

Alguns dos usos mais populares da Internet para usurios domsticos so:

Acesso a informaes remotas. Comunicao entre pessoas. Entretenimento interativo. Comercio eletrnico.

O acesso a informaes remotas tem varias formas. Ele pode significar navegar na World Wide Web para obter informaes ou apenas por diverso. As informaes disponveis incluem artes, negcios, culinria, governo, sade, historia, passatempos, recreao, cincia, esportes, viagens e muitos outros. A diverso surge sob tantas formas que no podemos mencionar, e tambm se apresenta em outras formas que e melhor no mencionarmos.

Peer-to-peer

Outro tipo de comunicao entre pessoas recebe frequentemente o nome de comunicao no hierrquica (peer-to-peer), com o objetivo de distingui-la do modelo cliente/servidor (Parameswaran et al., 2001). Nessa forma de comunicao, indivduos que constituem um grupo livre podem se comunicar com outros participantes do grupo, como mostra abaixo. Em principio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; no existe nenhuma diviso fixa entre clientes e servidores.

Peer-to-peer

A comunicao no hierrquica realmente alcanou o auge por volta de 2000 com um servio chamado Napster que, em seu pico, teve mais de 50 milhes de fs de musica trocando todos os tipos de musicas, constituindo aquilo que provavelmente foi a maior violao de direitos autorais em toda a historia registrada (Lam e Tan, 2001; Macedonia, 2000). A ideia era bastante simples. Os associados registravam em um banco de dados central mantido no servidor Napster a musica que tinham em seus discos rgidos. Se queria uma cano, cada associado verificava no banco de dados quem tinha a cano e ia diretamente ate o local indicado para obt-la. Por no manter de fato nenhuma musica em suas maquinas, a Napster argumentou que no estava infringindo os direitos autorais de ningum. Os tribunais no concordaram e fecharam o site e a empresa.

Napster

Porem, a gerao seguinte de sistemas no hierrquicos eliminou o banco de dados central, fazendo cada usurio manter seu prprio banco de dados local, alm de fornecer uma lista de outras pessoas prximas associadas ao sistema. Um novo usurio pode ento ir ate qualquer associado para ver o que ele tem e obter uma lista de outros associados, com a finalidade de examinar outras musicas e outros nomes. Esse processo de pesquisa pode ser repetido indefinidamente, ate constituir em um local um grande banco de dados do que existe fora desse local. Essa atividade seria tediosa para as pessoas, mas e especialmente adequada para computadores.

Outras Aplicaes

Outras aplicaes orientadas a comunicaes incluem a utilizao da Internet para realizar chamadas telefnicas, alm de videotelefonia e radio pela Internet, trs reas de rpido crescimento. Outra aplicao e o ensino a distancia (telelearning), que significa frequentar aulas as 8 da manha sem a inconvenincia de ter de sair da cama. No final das contas, o uso de redes para aperfeioar a comunicao entre os seres humanos pode se mostrar mais importante que qualquer dos outros usos.

Pesquisa

Cite 5 exemplos de aplicativos que utilizam sistema de redes corporativos e 5 que utilizam rede domestica.

Apresente cada sistema e fale quais so os requisitos de rede para cada aplicativo.

Das könnte Ihnen auch gefallen