Sie sind auf Seite 1von 25

Prof. Sergio R. M.

Penedo EG-2010

As cores

A cor uma percepo visual provocada pela ao de um feixe de ftons sobre clulas especializadas da retina, que transmitem atravs de informao pr-processada no nervo ptico, impresses para o sistema nervoso. A cor de um material determinada pelas mdias de freqncia dos pacotes de onda que as suas molculas constituintes refletem. Um objeto ter determinada cor se no absorver justamente os raios correspondentes freqncia daquela cor. Assim, um objeto vermelho se absorve preferencialmente as freqncias fora do vermelho.

Cores do espectro visvel


Cor
vermelho laranja amarelo verde ciano azul violeta

Comprimento de onda ~ 625-740 nm ~ 590-625 nm ~ 565-590 nm ~ 500-565 nm ~ 485-500 nm ~ 440-485 nm ~ 380-440 nm Espectro Contnuo

Freqncia
~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ 480-405 510-480 530-510 600-530 620-600 680-620 790-680 THz THz THz THz THz THz THz

As cores so relacionadas aos diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagntico. So percebidas pelas pessoas, em faixa especfica (faixa da luz visvel).

Luz

Radiao eletromagntica capaz de produzir uma sensao visual conceito comumente associado ao termo Luz Visvel.

Intensidade luminosa
INTENSIDADE LUMINOSA (I): a potncia da radiao luminosa em uma dada direo.
A intensidade luminosa a grandeza de base do Sistema Internacional para iluminao, e sua unidade a candela (cd). Em termos fsicos, o limite da relao entre o fluxo luminoso em um ngulo slido em torno de uma direo dada e o valor desse ngulo slido, quando esse ngulo tende para zero.

Intensidade luminosa

Para uniformizao dos valores das curvas, geralmente estas so referidas em 1000 lm.

Fluxo luminoso

FLUXO LUMINOSO (F): a potncia de radiao total emitida por uma fonte de luz, ou a potncia de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. 1 Lmen (lm): Fluxo luminoso emitido no interior de um ngulo slido igual a um esferorradiano, por uma fonte luminosa puntiforme de intensidade invarivel e igual a uma candela, de mesmo valor em todas as direes.

Fluxo luminoso

Segundo a ABTN, a Grandeza caracterstica de um fluxo energtico, exprimindo sua aptido de produzir uma sensao luminosa no ser humano atravs do estmulo da retina ocular, avaliada segundo os valores da eficcia luminosa relativa admitidos pela Comisso Internacional C.I.E. tambm a radiao total da fonte luminosa entre os limites de comprimento de onda de 380 a 780nm. As lmpadas conforme seu tipo e potncia apresentam fluxos luminosos diversos:

- lmpada incandescente de 100 W: 1000 lm;


- lmpada fluorescente de 40 W: 1700 a 3250 lm; - lmpada de vapor de mercrio de 250W: 12700 lm; - lmpada multi-vapor metlico de 250W: 17000lm

ILUMINNCIA OU ILUMINAMENTO (E): a relao entre o fluxo luminoso incidente numa superfcie e a superfcie sobre a qual este incide; ou seja a densidade de fluxo luminoso na superfcie sobre a qual este incide. A unidade o LUX, definido como o iluminamento de uma superfcie de 1 m2 recebendo de uma fonte puntiforme a 1m de distncia, na direo normal, um fluxo luminoso de 1 lmen, uniformemente distribudo. EXEMPLOS DE ILUMINNCIA:
Dia ensolarado de vero em local aberto 100000 lux Dia encoberto de vero 20000 lux Dia escuro de inverno 3000 lux Boa iluminao de rua 20 a 40 lux Noite de lua cheia 0,25 lux Luz de estrelas 0,01 lux

Varia na razo direta da intensidade luminosa do ponto considerado Varia na razo inversa do quadrado da distncia da fonte ao ponto iluminado Varia proporcionamente ao co-seno do ngulo formado pela normal superfcie no ponto considerado e pela direo do raio luminoso que incide sobre o mesmo Lux [lx] ou foot-candle [ft-cd] 1 lux = 0,0929 ft-cd 1 foot-candle = 10,764 lx

I .cos E 2 d

LUMINNCIA: um dos conceitos mais abstratos que a luminotcnica apresenta. atravs da luminncia que o homem enxerga.
Por definio, luminncia a razo da intensidade luminosa (dl), incidente em um elemento de superfcie que contm o ponto dado, para a rea (dA) aparente vista pelo observador, quando esta rea tende a zero.

a diferena entre zonas claras e escuras que permite que se aprecie uma escultura; que se aprecie um dia de sol. As partes sombreadas so aquelas que apresentam a menor luminncia em oposio s outras mais iluminadas.

Unidade: Cd/m2.

I A.cos

Como difcil medir-se a intensidade luminosa que provm de um corpo no radiante, pode-se recorrer a frmula a seguir, onde:
= Refletncia ou Coeficiente de Reflexo E = Iluminncia sobre essa superfcie

.E L

Eficincia luminosa
EFICINCIA LUMINOSA (antigo rendimento luminoso): a relao entre o fluxo luminoso emitido por uma lmpada e a potncia eltrica desta lmpada.
lmpada lmpada lmpada lmpada incandescente de 100W: 10 lm/W fluorescente de 40W: 42,5 lm/W a 81,5 lm/W vapor de mercrio de 250W: 50lm/W multi-vapor metlico de 250W: 68 lm/W.

Eficincia luminosa

Temperatura de cor

Expressa em K No instante em que um ferreiro coloca uma pea de ferro no fogo, esta pea passa a se comportar segundo a lei de Planck, adquirindo diferentes coloraes medida que sua temperatura aumenta. Na temperatura ambiente sua cor escura,tal qual o ferro, mas ser vermelha a 800 K, amarelada a 3000 K e branca azulada a 5.000K. Aceita-se que cores quentes vo at 3000K, as cores neutras situam-se entre 3000 e 4000K e as cores frias acima deste ltimo valor.

Temperatura de cor

As cores quentes so empregadas quando se deseja uma atmosfera ntima, socivel, pessoal e exclusiva (residncias, bares, restaurantes, mostrurios de mercadorias); As cores frias so usadas quando a atmosfera deva ser formal, precisa, limpa (escritrios, recintos de fbricas);
Seguindo esta mesma linha de raciocnio, conclui-se que uma iluminao usando cores quentes reala os vermelhos e seus derivados, ao passo que as cores frias, os azuis e seus derivados prximos. As cores neutras ficam entre as duas e so, Em geral, empregadas em ambientes comerciais.

Temperatura de cor

Vida mdia
Normalmente se especifica a vida mdia vlida para um lote de lmpadas, funcionando em perodos contnuos de 3 h, quando 50% do lote est morto. Considera-se morta a lmpada que no mais se acende. Comparadas s lmpadas incandescentes, as lmpadas de descarga tm vida mdia muito mais longa.

IRC

NDICE DE REPRODUO DE COR IRC baseado em uma tentativa de mensurar a percepo da cor avaliada pelo crebro. O IRC o valor percentual mdio relativo sensao de reproduo de cor, baseado em uma srie de cores padres. Para indicar de forma consistente as propriedades de reproduo de cor de uma fonte de luz, idealizou-se um ndice de reproduo de cores padres (no caso 8) sob diferentes iluminantes.

Incandescente Halgena Descarga baixa presso Fluorescente Tubular Fluorescente compacta Sdio Mista Descarga de alta presso Vapor de Mercrio Vapor Metlico Sdio

Das könnte Ihnen auch gefallen