Sie sind auf Seite 1von 37

Escola Bauhaus

Curso de Paisagismo e Jardinagem

Silvia Meira

Aula de 27-08-2013

JARDINS NA HISTRIA

P. Brueghel, Parbola do semeador, 1557

O Jardim na Histria
da Antiguidade Idade Mdia.
3

JARDIM:
( garden, garten, giardino, jardn)

rvore / gua / vida / luz / ar

GAN (hebreu arcaico) proteger ou defender ODEN ou EDEN - prazer ou deleite Jardim expresso de arte correspondncia cultural, filosfica ou religiosa de refinado senso esttico e simblico (valores) da sociedade que o constri. Filosofia: arqutipo da perfeio; Manifestao artstica e filosfica em correspondncia a imagem do mundo ideal; Religio: origem e fim da vida; espao de transcendncia entre o cu e a terra Jardim- associado elite ao poder: aristocracia e religioso, at o sc. 19.

4
Bosch, Jardim do den, 1504, Palcio do Prado.

Primrdios: R.A.:8.000 a.C. Concentraes humanas nos vales dos rios Tigres, Eufrates: uso das tcnicas de agricultura e de irrigao com refinado aprimoramento esttico na construo de espaos delimitados consagrados ao luxo e ao prazer. JARDIM como SIMBOLISMO: elementos da natureza selecionados e ordenados no territrio; a natureza domesticada pelo homem (construo).

3 matrizes: CIVILIZAO CENTRAL

CIVILIZAO ORIENTAL

Jardim Persa em Shiraz

CIVILIZAO OCIDENTAL

Sheihoji, Kioto, Japo

6
Vila Adriano, Tivoli, Itlia

Civilizaes centrais
Oriente Mdio, Isl Isl no ocidente e no oriente

Jardins suspensos da Babilnia, 3.500a.C.

Geometria como elemento de estruturao e de interveno no territrio; Racionalidade da paisagem construda;

Transformaes no territrio e engenharia da paisagem;


Jardins como osis e a natureza idealizada como harmonia;
7

Oriente Mdio - sia Ocidental 2.250a.C. ~ 630d.C.


O clima ameno e bosqueado do norte da Mesopotmia e a regularizao de rios esto na base das cidades-estados. Isolamento pelos desertos base da organizao social;
Zigurat de Ur

Jardim: estrutura quadrangular sobreposta para o desfrute da paisagem distncia; interior distinto do exterior (hostil); geometria e simetria na ordenao, gua em canal, introduo de rvores exticas.

Templo Bahai, Haifa, Israel

Mesopotmia (Iraque)
Jardim como osis verde: espaos geometrizados no interior de muros, cujos elementos principais eram os canais de irrigao (e refrigerao) e as rvores como objetos de venerao, a lade-los; Os jardins constituam espaos exclusivos da realeza gua em canais e tanques e bosques de rvores com plantio regular foram incorporados nos jardins, por motivos funcionais e de conforto fsico.

Palcio de Khorsabad, Mesopotmia ~ 1.350 a.C. a 715a.C. atual Iraque

Painel dos jardins de Khorsabad

Prsia

500a.C ~ 1.450 d.C Isl.

Extraordinrio desenvolvimento cultural: astronomia, matemtica (geometria), agricultura, medicina, alquimia, filosofia: todo tipo de cincia, sistema de ensino; literatura; filsofos enciclopdicos; Religio monotesta: Deus nico, cuja existncia se expressa na fundamentalidade da prpria natureza; Jardim: lugar para debates capaz de absorver na harmonia dos espaos os contrapontos da religiosidade e da lgica filosfica.

Ispahan, praa real

sob muros protegidos, rvores frutferas e flores aromticas cresciam em canteiros entre riachos a partir de uma fonte central e formavam os 4 rios fundamentais: smbolo da cruz csmica, os 4 rios celestiais circundavam canteiros que continham todos os frutos da terra.
10

Ali Qapu, Ispahan

Representao do jardim persa

Ispahan, cidade dos jardins


no meio do deserto.

(capital da dinastia dos Safridas) projetada por Abbas I, como uma flor

Jardins geomtricos de propores quadradas e retangulares construdos em justaposio conformam a cidade possvel expanso pela continuidade; Princpio de desenho urbano.

Jardins de grande exuberncia, para a diverso, consagrados ao prazer, ao amor, sade e ao luxo. gua em fontes e canais elemento de grande valor e simbolismo.

Ispahan, plano da cidade, seqncia de jardins, palcios e mesquitas

11

Espanha: Expanso do Isl no ocidente: 711 ~ 1492. Andaluzia, Granada.

Condio climtica similar a dos territrios do oriente mdio; Composio est baseada na vista sobre Granada (fortificao e controle); Jardins e arquitetura: espaos geometricamente proporcionados para a escala humana; estreita vinculao entre espaos interiores e exteriores; controle climtico, frescor e vistas panormicas. Filosofia do prazer pela vida e pelo amor esto expressos nos jardins referncia no Renascimento.
Generalife: residncia de vero dos reis Nazar, construdo
300 anos aps Alhambra; 12

Alhambra, 1240 1391.

(1492).

Estrutura espacial cruciforme e de justaposio; o complexo no possui planta unificada simetria demasiada poderia ser ofensiva a Alah.

Delicada composio espacial . O interior se projeta para o exterior, atravs de muros para captar vistas; construes avarandadas; ptios como osis, vegetao com intenso cromatismo; gua: elemento de valor; o passeio como deleite.

13

Alhambra: Ptios externos se expandem para o espao construdo referncia da arte moura; uso de topiaria. gua: extremo valor.

14

ndia: Expanso do Isl no Oriente: Taj Mahal: Delhi e Agra 1220 ~ 1700.
Taj Mahal busca do equilbrio entre terra e cu; paisagem metafsica, centralidade, proporcionalidade; Conjunto desenvolvido sob referncias persas; Jardim islmico de grande simbolismo; princpio clssico e cruciforme; geometria de cnones; simetria; gua como elemento central, reflexibilidade e placidez; vegetao luxuriante; concepo extremamente original - forte referncia no
Renascimento.
Taj Mahal, margem do rio Jumna, Agra, 1632 a 1654.

15

ndia Mongol
Expanso do Isl no oriente: Shalamar Bagh seqncia de jardins quadrangulares e escalonados adaptado topografia; Serenidade: adequao ao modelado do terreno e ao entorno montanhoso; Cursos dgua percorrem os jardins; reflexibilidade com a arquitetura.

Shamamar Bagh, 1620

16

Civilizaes orientais
Civilizaes estruturadas pela religio e pela tica: base da ordenao espacial; Jardim: forma orgnica, sinuosa, sensvel, espao de corpo indivisvel entre interior e exterior. Jardins so espaos para a meditao China: cincias metafsicas e da terra fundamentam a concepo dos espaos; a cosmologia enfatiza o parentesco entre arquitetura e sociedade: sem harmonia no pode haver paz; os elementos so complementares yang / yin ; todas as formas tm foras csmicas e esto investidas de esprito humano ou animal;

Japo: limites espaciais levam a paisagem a ser contida e profunda: base do minimalismo. Jardim: microcosmos da paisagem natural e espao de venerao; casa e jardim so indivisveis; ndia: As montanhas e a selva formavam uma imensa paisagem da qual decorre o homem espiritual natureza ligada ao sentido interior.

Kinkaku-ji, Kioto, Japo, s. 14

17

Civilizaes orientais:
China
A humanidade emergiu das entranhas da terra. A cosmologia associa parentesco entre a paisagem e a sociedade; Valores de respeito s tradies, aos antepassados cujos espritos so prximos e amistosos; Cdigo de conduta, moral e religioso na pintura e no paisagismo - retratar a paisagem: pintura paisagstica; Jardim: espao para meditao: a quietude essencial;

Paisagem fluvial, Tung Yan, 1.000a.C.

Formas relacionadas s foras csmicas com caracteres de complementaridade cuja presena associa-se a paz; harmonia das foras:
YANG: fora masculina, estimulante e positiva: pedra, colina ou montanha, rvores (ou bambu); YIN: a fora feminina, serena e tranquilizadora: gua em repouso, vegetao em forrao;

18

Civilizaes orientais: China

Suzhou

Suzhou unidade plurifamiliar, pequenas residncias e jardins entrelaados, para garantir recluso e individualidade; Os jardins devem ter privacidade, tranquilidade, proporcionar proteo, e sobretudo, ter o sentido de um santurio interior, e a serenidade associada natureza em repouso;
19
Yu Garden, Shanghai

The Humble Garden, Zhuozheng Yuan, 1540.

20

Civilizaes orientais:
Japo
Religio xintosta e budista: intelectualidade para alcanar o infinito e esclarecer o significado e o propsito da existncia, atravs da meditao e da contemplao da paisagem; O jardim japons expressa um microcosmos da paisagem natural, com sentimento de amor e venerao; a influncia chinesa intensa, mas ao contrrio daquela manifestao extrovertida e ampla, no Japo, por razes geogrficas, a manifestao ser introvertida e expressa com profundidade: base do minimalismo. Casa e jardim so indissociveis.
Jardim de musgos do templo Seihoji, Kioto, Japo, s. 16.

21

Civilizaes orientais: Japo

Ryoanji, Kioto, sc. 14.

Jardim Zen: espao de meditao. Recinto de mosteiro solo luminoso contraste com o entorno arborizado.
A disposio dos grupos de pedras que parece arbitrria tem diagrama regido por propores matemticas, a transmitir sentido de harmonia, repouso e contemplao da natureza, s existente na imaginao e sublimao.

22

Ryoanji, Kioto, sc. 14.

23

Civilizaes orientais: Horyu-ji mosteiro em Nara; Ptios livres para cerimnias e rituais vo se transformando com a introduo de elementos primordiais: gua, pedra, rvores, pequenas colinas, ilhas, pontes; Geometria - eixo central; proporcionalidade; seo urea; captura do entorno e contraste
Mosteiro Horyu-ji, Nara, japo, sc. 17

24

Civilizaes orientais: Japo Kinkaku-ji expresso mxima de expresso pictrica. O pavilho dourado foi concebido como lugar de contemplao para um nobre; o edifcio parece flutuar sobre a gua; o lago est dividido em 2 partes por uma ilha e a paisagem prxima ao pavilho est animada por vrias ilhotas e pedras. Num jogo sutil de efeitos pticos quem est no pavilho induzido a concentrar a vista na complexidade do primeiro plano; a poro por trs da ilha vista por entre as copas das rvores e parece desvanecer na distncia.

Kinkaku-ji, Kioto, 1394 reconstrudo em 1950.

25

Civilizaes ocidentais
Egito Grcia Imprio Romano A Idade Mdia na Europa

exceo do Egito antigo, a origem da arte dos jardins retrata a paisagem agradvel e variada do entorno do mar Mediterrneo, alastrando-se para o Norte ; Conflitos territoriais quase contnuos nestas civilizaes compostas por estados independentes enriqueceram a cultura e legaram valores resgatados no Renascimento;

Tivoli, prximo Roma, ano 27a.C.

26

Egito 3.000a.C. ~ 500a.C. Estabilidade do ambiente ciclo do Nilo e dos fenmenos naturais (cultura autctone) Sociedade aristocrtica e militar Fara: autoridade suprema; religio politesta; Geometria primordial e avanos matemticos empricos: viso de mundo no qual tudo estava destinado ao seu lugar; propores ditadas pela relao urea [1,6180:1], aps adotada pelos gregos; Jardim de espaos geometrizados, extremamente vegetados e de cultivo (agrcola); gua em tanques ou canais (funo domstica, cisternas); predomnio da horizontalidade.

Templo funerrio da rainha Hathepsut, Luxor

Jardim egpcio, 18a. dinastia

27

Egito Residncia do governador de Tebas, 2.000a.C. jardim murado, estrutura axial na base de canteiros retangulares, tamareiras e plantas exticas como pessegueiros, jasmim, mirra, com plantio geomtrico, tanques dgua com ltus rodeados com macios de flores, parreiras e pergolado sob os quais se caminha para a casa.

28

Grcia Sociedade caracterizada pelo pensamento liberal; rgida estratificao social; filosofia da razo pura, a verdade embasada em conjunto cientfico possvel de ser deduzido intelectualmente, no por mitos, mas pela razo; Divindades: mitologia e religio politesta; Jardim para dignific-las. Jardins: ptios internos s arquiteturas ou hortos em locais semi-pblicos com aleias, fontes sagradas e nas academias; Delfos: recinto sagrado de venerao ao orculo: local de peregrinao; inspirao unificadora que expressa a estrutura do mundo. Cidades-estados paz s durante os jogos olmpicos; a vida tinha carter domstico e o jardim existia como espao de cultivo;

Jardim de Damiano, Helenstico

29
Delfos

Roma Clima e topografia acidentada na base da construo de jardins terraceados e escalonados ptios ajardinados; Jardim: extenso das arquiteturas nas vilas ao redor de Roma; harmonia entre a natureza ordenada e a silvestre; uso de estaturia e vegetao de formas expressivas;

Espaos justapostos com finitude,


grande influncia no Renascimento;

30
Villa Tiberius, Capri

Villa Adriano: 300ha nas cercanias de Roma. Seqncia de espaos interligados e autnomos; Ptios e jardins justapostos com sentido de finitude; construes e espaos livres interdependentes jogos e prticas esportivas

31

Imprio romano / greco jardim domstico

Filosofia: Sentido de dever e obedincia: reflexo da disciplina familiar;


Espao domstico: estrutura retangular com ptio central: flores e hortalias para consumo; Pluvium: Cisterna e iluminao Espaos de dimenses finitas, aquilatados em propores geomtricas (seo urea);

Templos, suntuosamente vegetados

Pompia

32
Casa de Vettii, Pompea

Idade Mdia na Europa: Cristianismo: fora motriz misticismo em oposio serenidade clssica e razo;

Cidades fortificadas espaos exguos; proximidade com o campo tornam os jardins espaos restritos da nobreza e do clero.
Jardins para cultivo de plantas medicinais e hortalias em mosteiros, claustros e castelos, nestes, jardim cercado por muros altos para prticas de cultura e prazer, estrutura quadrangular, normatizaes clssicas, jardim geometrizado; plantas aromticas e de colorido intenso: estimular os sentidos.

33
Mosteiro Saint-Michel, ordem Beneditinos, sc. 10

Mosteiro de Pedralbes, Espanha.

34

Idade Mdia na Europa:

O Jardim do Paraso, manuscrito Romano da Rosa

Os jardins da nobreza so cercados e protegidos (jardim secreto), nos quais atividades ligadas cultura, ao lazer, ao relaxamento e ao prazer so praticadas; tranquilidade e retiro (instrospeco); Estrutura espacial racional, geometrizado, gua (sempre presente) em chafarizes ou tanques, plantio regular (ref. agricultura), privilegia algumas espcies.

35

Idade Mdia na Europa: Cidade Medieval Espaos livres nas praas, sem vegetao(seca), espao de prticas cidads: reunio, festas: Palcio / Igreja / Comrcio; O campo estava prximo...

Piazza San Marco, Veneza, Itlia.

Piazza del Campo, Siena, Itlia

36

Bibliografia:

LAURIE, Michael. Introduccin a la Arquitectura del Paisaje. Barcelona: GG, 1990. cap 2. NEWTON, N. Design on the Land. Harvard: MIT Press, 1986. JELLICOE, G. El Paisaje del Hombre. Barcelona: GG, 1995. LAROUSSE. Gardening and Gardens. London: Hamlyn, 1988. VIEIRA, Maria Elena. O jardim e a paisagem. So Paulo: Annablume, 2007.

37

Das könnte Ihnen auch gefallen