Sie sind auf Seite 1von 21

CONCORDNCIA VERBAL

a concordncia do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa. Ex: Ela no acredita em Deus.

Sujeito pronome de tratamento 3 pessoa: Ex.: Vossa Excelncia sabe das coisas. Sujeito substantivo coletivo verbo no singular Ex.: O batalho atacou o bandido.
Sujeito substantivo coletivo mais adjunto adnominal no plural: verbo na 3 p. do singular ou do plural Ex.: A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo.

Sujeito expresso mais de um verbo no singular Ex.: Mais de um gato morreu. Entretanto, a partir de mais de dois verbo no plural Ex.: Mais de dois animais ficaram feridos. Sujeito locues partitivas (a maioria, a maior parte, o menor nmero de, grande quantidade de) verbo no singular ou no plural Ex. A maior parte dos alunos chegou / chegaram atrasados.

Sujeito representado por nome prprio no plural verbo no singular ou no plural Ex.: Os Estados Unidos investem bastante em tecnologia.

Ex.: Minas Gerais produz muita soja no cerrado.

Sujeito composto
*Anteposto ao verbo: concordncia com os dois. Ex.: Os jogadores e a torcida (Eles)comemoraram a vitria do time.

*Posposto ao verbo: Ex.: Voltaram ao hotel o turista e a polcia. (plural = eles) Ex.: Voltou ao hotel o turista e a polcia. (singular = mais prximo)

Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes: prevalece a menor pessoa

Ex.: Eu, tu e ele (Ns) faremos a pesquisa


amanh.

Ex.: Tu e ele reivindicastes /reivindicaram seus direitos.


VS ELES

Sujeito pronome relativo


QUE: concorda com o antecedente Ex.: Na verdade, sou eu que pago as contas. QUEM: concorda com o antecedente ou em 3 pessoa do singular.

Ex.: Fomos ns quem pagamos / pagou a conta.

Verbos haver e fazer


HAVER = existir impessoal e conjuga-se na 3 p. do singular. Ex.: H vrias pessoas aqui. // Pode haver vrias pessoas aqui.

HAVER = tempo decorrido - impessoal e conjugase na 3 pessoa do singular Ex.: H vrios meses viajou para o exterior.
HAVER = TER pessoal e concorda com o sujeito. Ex.: Ns havamos obtido timos resultados com a pesquisa.

FAZER = tempo decorrido impessoal conjuga-se na 3 pessoa do singular Ex.:Fazia dias que eu no o visitava. Ex.: Vai fazer dias que eu no o visitava.

TER=HAVER (existir) impessoal e se conjuga na 3 pessoa do singular (uso informal) Ex.: Tem muitos dias que eu no venho aula.

Verbo na voz passiva sinttica

VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (pronome

apassivador)

concorda com o seu sujeito.

Ex.: Aceitam-se doaes de tijolos. Ex.:Aguarda-se o resultado do sorteio.

VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS OU INTRANSITIVOS

+ SE (ndice de indeterminao do sujeito)

verbo na 3 pessoa do singular e sujeito indeterminado. Ex.: Necessita-se de amigos. Ex.: Vive-se muito bem.

SUJEITO PORCENTAGEM Sujeito nmero fracionrio verbo concorda com o numeral. Ex: Quase dois teros da produo sero exportados. Sujeito representado por porcentagem verbo concorda com o que expresso pela porcentagem Ex.: Cerca de 50% dos produtos importados ficaram presos na alfndega.

NCLEOS DO SUJEITO LIGADOS POR OU


Com ideia de excluso verbo no singular Ex.: Lauro ou Slvio ser o orador da turma. Sem ideia de excluso verbo no plural Ex.: Eu ou voc participaremos da eleio.

SUJEITO COMPOSTO RESUMIDO POR PRONOMES INDEFINIDOS ( TUDO, NADA, NINGUM, ETC.) verbo fica no singular Ex.: Casa, gua, comida e carinho, nada fez o pardalzinho feliz. VERBOS BATER, SOAR E DAR Indicao de horas verbo concorda com o numeral Ex.: Bateu uma hora no relgio da catedral. Sujeito determinado verbo concorda com ele Ex.: O relgio bateu cinco horas.

Concordncia verbal novos casos


Verbo SER Sujeito constitudo pelos pronomes tudo, nada (indefinidos) e isso, isto ou aquilo (demonstrativos) e o predicativo estiver no plural o verbo SER concordar normalmente no plural. Ex.: Aquilo eram fantasias de menino.

Verbo SER concorda com o sujeito quando este for representado por nome prprio. Ex.: Os miserveis so uma famosa obra do escritor Vtor Hugo. Se o sujeito se referir a coisas ou objetos, o verbo concordar, de preferncia, com o predicativo. Ex.: A tristeza so os dias perdidos da juventude.

Pronomes pessoais retos como sujeito ou predicativo o verbo concorda com um ou outro. Ex.: Ele os pilares da nossa casa.

As expresses muito, suficiente no se flexionam. Ex.: Quinhentos gramas pouco.


Indicao de horas, datas e distncias o verbo concorda com o numeral. Ex.: Hoje so vinte e cinco de agosto.

Qual de ns/ Quais de vs; algum de ns; alguns de vs Sujeito representado por pronomes indefinidos ou interrogativos seguidos de pronomes pessoais ns ou vs: a) Pronomes interrogativos ou indefinidos no singular, verbo tambm no singular. Ex.: Qual de vs deseja um txi? b) Pr. interrogativos ou indefinidos no plural, admite duas concordncias do verbo. Ex.: Quais de ns agimos/agiram com justia. Ex.: Alguns de vs concluireis/concluiro o curso.

Sujeito formado por ncleos ligados pela preposio COM: Verbo normalmente no plural, desde que no se queira destacar o primeiro elemento. Ex.: O presidente com os ministros renem-se no palcio Alvorada. Ncleos de sujeito ligados pela conjuno NEM sem ideia de excluso verbo no plural. Ex.: Nem eu nem voc conseguimos o emprstimo.

Se h ideia de alternncia ou a ao for atribuda a um nico ncleo, verbo no singular. Ex.: Nem eu nem Cludia ocupou a chefia.

sujeito representado por um dos que admite duas concordncias: a) verbo no plural Ex. : Ele foi um dos colegas que mais me apoiaram.
b) verbo no singular para destacar o indivduo no grupo. Ex.: A professora foi uma das pessoas que me incentivou.

Das könnte Ihnen auch gefallen