Sie sind auf Seite 1von 9

U N I V E R S I DA D E F E D E R A L D O C E A R CENTRO DE CINCIAS D E PA R T A M E N T O D E G E O G R A F I A DISCIPLINA: GEOGRAFIA E ENSINO II P R O F E S S O R A : M S .

E D I VA N I B A R B O S A

PLANOS DE AULA
Hrmison Bezerra da Silva Bruna Dayane Xavier de Arajo Shirlene da Silva Castro

*Tema: Problemas ambientais urbanos. *Pblico alvo: 1 ano ensino mdio *Livro didtico utilizado: Geografia para
o ensino mdio: Eustquio de Sene e Joo Carlos Moreira. Editora scipione. 1 Ed. So Paulo, 2007.

*Durao do bloco de aula: 2 aulas.

*
* 1 AULA: PREPARAO E INTRODUO DA MATRIA NOVA. * 1 momento: Inicia-se a aula reportando-se as temticas das
aulas anteriores (processo de urbanizao no Brasil). Faz-se uma rpida reviso sobre o processo de urbanizao no Brasil, pedindo que os estudantes falem sobre suas duvidas em relao a este contedo, com isto possibilitando uma ligao da nova matria com a anterior, o que proposta por Libneo. (tempo estimado: 10 minutos) novo contedo, sugerindo-lhes que digam o que pensam sobre os problemas ambientais das cidades e se conhecem algum. Obs.: anote no quadro o que eles disserem (tempo estimado: 10 minutos)

* 2 momento: Com o mtodo da tempestade mental inicie o

*3 momento: Socializao e reflexo das falas dos

estudantes, celebrando o bom desempenho da turma, se houver. (tempo estimado: 10 minutos) inicie uma amostra de imagens de impactos ambientais urbanos a partir de recortes de jornais pedindo para que os estudantes faam a correlao entre as imagens e seu cotidiano. Faa uma rpida avaliao da aula de hoje, percebendo os pontos positivos e negativos, compartilhe com a turma. Sugesto de imagens abaixo. (tempo estimado: 15 minutos)

*4 momento: Aps a socializao divida-os em grupos e

*
* 1 momento: Usando de aula expositiva discorra sobre os
vrios problemas ambientais e como eles se expandiram com a urbanizao do Brasil e o consumo exagerado. Aborde tambm o conceito de espao ligado a esta questo, recorrendo a autores e ao que os estudantes entendem sobre espao. (tempo estimado: 15 minutos) atividades que estimule a criatividade, porque se entende que dessa maneira o aluno poder desenvolver suas idias e o professor poder avali-lo melhor. Pode-se fazer uma charge sobre problemas ambientais, um croqui, trabalhar com uma musica(pardia) ou um poema. Importante: No se esquea de estar sempre a disposio para ajud-los. (tempo estimado: 15 minutos).

* 2 momento: Fazendo uso de novas linguagens proponha

* 3

momento: O professor agora pode trabalhar a cartografia a fim de desenvolver a habilidade de localizao e de representao dos alunos dos aspectos que se pretende trabalhar. Com o uso de mapas temticos ou no pea-os para localizar no mapa as reas da cidade deles com maior ndice de problemas ambientais e descrever esses problemas(de que tipo so e porque se localizam nesta ou naquela rea) a partir do que eles conhecem ou vivenciam.. Aps isso proponha a confeco de um mapa de seu prprio bairro, localizando onde ficam os pontos de maiores problemas ambientais. No se esquea de inform-los sobre o uso da legenda nos mapas. (tempo estimado: 20 minutos).
Onde voc v lixo?

* Esclarea os estudantes sobre o contedo da prxima aula e o


que ser trabalhado.

* A avaliao se dar desde o momento em que a aula comeou,

percebendo o trabalho em grupo, o trabalho com as atividades propostas, a concluso das atividades, etc. Claro que esta avaliao no tem o sentido de dar nota , mas sim de perceber seu desempenho a fim de desenvolver atividades que possam melhorar o processo de aprendizado do aluno. problemas ambientais em reas rurais, para que assim eles possam fazer um comparativo entre as duas realidades. Orienteos com relao a sites onde possam pesquisar e fale sobre a importncia dessa pesquisa para a prxima aula.

* Atividade de casa: Proponha aos alunos que pesquisem sobre os

Das könnte Ihnen auch gefallen