Sie sind auf Seite 1von 26

PLENRIAS REGIONAIS DE CONSELHOS DE SADE

COORDENADORES ESTADUAIS DA PLENRIA DE CONSELHOS DE SADE: Maria Georgina Pinheiro Martins Titular Acataia dos Santos Suplente Conselho Estadual de Sade do Maranho

2009

As Plenrias foram criadas por deliberao do 1 Congresso Nacional de Conselhos de Sade, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador - BA.

Durante todos esses anos foram construdas e fortalecidas por conselheiros de sade de todo o Pas. Em vrios momentos, questes conjunturais e estruturais do setor sade foram articulados e discutidos nesta instncia. Cabe destaque as lutas que ocorreram contra cortes de verbas e por mais recursos para a sade, pela vinculao oramentria desses recursos, por realizao de Conferncias de Sade e, acima de tudo, pelo fortalecimento do
controle social.

Na IV Plenria Nacional de Conselhos de Sade, em 1997, foi constituda uma Coordenao de Plenria Nacional de Conselhos de Sade com a finalidade de fazer um intercmbio entre os Conselhos Municipais, Estaduais e o Nacional, bem como contribuir no encaminhamento das lutas pelo fortalecimento do SUS e do controle social.

A plenria tem como objetivo acompanhar a implantao das deliberaes das Conferncias de Sade, analisar obstculos e avanos da ao dos conselhos de sade em seus diversos nveis no contexto da conjuntura Distrital e Nacional e propor diretrizes e caminhos para efetivar o controle social do Sistema nico da Sade do SUS.

Pacto Pela Sade no Brasil: O que mudou na viso do Controle Social?

A DESCENTRALIZAO NO SISTEMA DE SADE BRASILEIRO


Fundamentos jurdicos e normativos:

Constituio Federal de 1988


Lei Orgnica da Sade n. 8080/90 Lei n. 8142/90 Normas Operacionais Bsicas NOB publicadas em 1991, 1993 e 1996

Norma de Operacional da Assistncia Sade NOAS publicada em 2001 e republicada em 2002


Pacto pela Sade Portaria GM/MS n 399, de 22/02/06 Portaria GM/MS 204/2007

FAZER SUS: TER A OUSADIA DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI

NEM SEMPRE AFIRMADA E GARANTIDA PELAS PORTARIAS E PELA PRTICA

PACTO PELA SADE


DESAFIOS DA GESTO DO SUS
Desafios

Desafios

superar a fragmentao das polticas e programas de sade, organizando uma rede regionalizada e hierarquizada de aes e servios, qualificando a gesto, reconhecendo a autonomia dos entes federados

articular um novo Pacto Federativo

Promover inovaes nos processos e instrumentos de gesto.

Alcanar maior efetividade, eficincia e qualidade da resposta do sistema s necessidades da populao.

PACTO PELA SADE


PRINCPIOS

Respeito s diferenas locais e regionais

A diversidade como constitutiva do processo de pactuao e no exceo para modelos prdefinidos. Reforo da organizao das regies sade.(ainda Pendentes no Sistema) de

Qualificao do acesso da populao ateno integral sade Redefinio dos instrumentos de regulao, programao e avaliao

Instituio de mecanismos de co-gesto e planejamento regional.


Com base nas necessidades de sade da populao/devemos definir as necessidades. Fortalecimento dos espaos e mecanismos de controle social(percebemos que os mecanismos de gesto que so priorizados).

Valorizao da cooperao tcnica entre os gestores. Proposio de um financiamento tripartite.(ainda h desigualdade de repasses financeiros da Unio e dos Estados para Municpios e municpios que burlam a aplicao dos 15% de recursos, sem forte acompanhamento de CMS)

PACTO PELA SADE


3 DIMENSES
www.saude.gov.br/dad

Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gesto

PACTO EM DEFESA DO SUS


Qualificar e assegurar o SUS como poltica pblica Percebe-se nitidamente que o que vem acontecendo a viso do SUS como poltica de Governo, temporria e sujeita a mudanas conforme o governante de planto.

Repolitizao da Sade como um movimento que retoma a Reforma Sanitria Brasileira

No est sendo promovido e estabelecido indicadores para a massificao do SUS, para alm das fronteiras da Sade. Promoo da Cidadania como estratgia de mobilizao social construir uma agenda positiva do SUS no imaginrio popular Os conselhos e o movimento social devem estabelecer esta Agenda e apresentar sociedade e ao Poder Pblico.

PACTO EM DEFESA DO SUS


Ter os conselhos de sade como espao estratgico para construo e monitoramento do Pacto pela Sade
No existe registrado, uma legislao que resgate a Responsabilidade Sanitria dos Gestores, visando o Controle Social autnomo e desvinculado, assim o monitoramento almejado no se efetiva na prtica.

Garantia de financiamento de acordo com as necessidades do sistema Enquanto no houver compreenso de que os recursos so pblicos e devem ser aplicados com aes e servios de sade, no adianta ter aumento de recursos.Devemos definir onde sero alocados.

PACTO DE GESTO
DIRETRIZES

Descentralizao No pode significar desresponsabilizao. Regionalizao Dever ser estabelecida no com base em Mapas e Geografia e sim conforme a real situao dos municpios, sua atuao fronteiria, as dificuldades de acesso.

Financiamento So poucos os recursos? h devoluo dos recursos?Quem o verdadeiro gestor do Fundo de Sade? Planejamento Inicia-se na base municipal?est sintonizado com o Plano Municipal de Sade? Prev um relatrio de gesto com Prestao de contas trimestral por meio de audincia pblica?

PACTO DE GESTO
DIRETRIZES
Programao Pactuada Integrada Quem pactuou, levou a discusso no Conselho de Sade correspondente? Quais so os parmetros utilizados? Regulao Esse um dos principais papeis do Estado, est sendo feito de forma respeitosa e sem eliminar importantes aes assistenciais?

Participao e Controle Social Todos os Conselhos de Sade conhecem a Portaria GM/MS 3060/2007 e 2588 de 30 de outubro de 2008 que regulamenta a forma de repasse de recursos para esta e outras atividades e aes? Porque o repasse ainda no est sendo feito Fundo a Fundo? O Conselho conhece a Resoluo do CNS 363/2006 sobre a Educao Permanente para o Controle Social no SUS?

Gesto do Trabalho Como est sendo nossa atuao no combate a precarizao do Trabalho em sade, de quem este papel?Os princpios e diretrizes para o Plano de Carreiras,Cargos e Salrios no SUS, estabelecido pela Mesa Nacional de Negociao no SUS, vem sendo observados? Educao na Sade As comisses de integrao Ensino/Servio esto sendo implantadas conforme Portaria GM/MS 1996/2007 ?

PACTO DE GESTO Avanos


Instituio da assinatura do Termo de Compromisso de Gesto considerando que todos os gestores so plenos na sua responsabilidade

Marca a adeso, abre a possibilidade de


um novo movimento de pactuao

apontando
permanente

para

uma

qualificao

Temos medo do Estado continuar s passando qualificar atribuies, mas devemos as permanentemente

conselheiras(os) para romper com a


lgica de domnio e tratar todos com

igualdade de oportunidades.

PACTO DE GESTO Avanos


Regionalizao solidria e cooperativa, como eixo estruturante do processo de descentralizao Romper com administrativa a lgica poltica

Reconhecer regio de sade como espao de produo da sade em um dado territrio organizao da rede de ateno e enfrentamento dos problemas coletivos Colegiados de Gesto Regional Comisses Intergestores Bipartite ou Tripartite, so espaos de pactuao, mas quem delibera so os Conselhos de Sade, conforme lei federal 8.142/90

Bom mesmo ir a luta com determinao, abraar a vida e viver com paixo, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida muito para ser insignificante Charles Chaplin

Das könnte Ihnen auch gefallen